Um livro difícil de falar e vc falou muito bem!!! Obrigadaaa 🤗 Parabéns! Linda, graciosa e inteligente.
@Luizgustavo1410917 күн бұрын
Boa tarde professora, não sei se lembra de mim era seu aluno de leitura e língua portuguesa no Gabriel
@letraspretas385410 күн бұрын
@@Luizgustavo14109lembro sim, um abraço
@tacianefaustino2449Ай бұрын
🎉 muito grata
@EuridiceVieiraSilvaАй бұрын
Vídeo instrutivo.O livro é Maravilhoso 🎉
@simonesedanoАй бұрын
Que voz linda. Achei o canal agora. Tu grava audio livros? Poderia.❤
@geohumanas-prof.crisyohanАй бұрын
Vendo esse vídeo em 2024 e infelizmente percebendo que está muito atual. Muitíssimo obrigado pela indicação, já comprei online para me aprofundar mais na questão das domésticas, e como a forma que esse trabalho funciona no Brasil é um resquício do racismo institucional, a "Casa Grande Moderna". O preto teoricamente saiu da Senzala, mas a elite branca não saiu da Casa Grande. Como diz uma música, vamos "tocar fogo no engenho" 🔥 #fogoNosRacistas
@LuanaFerreira-xy3eq2 ай бұрын
Estou lendo Mulher, Raça e Classe de Angela Davis e ela menciona o discurso de Sojourner Truth, fiquei encantada com as falas dessa mulher e resolvi pesquisar mais sobre ela e acabei achando o seu canal.
@rotinasaudavel20233 ай бұрын
Que voz bonita! Estou lendo ele agora, estou gostando muito.
@joaogabrielribeiro36473 ай бұрын
Lindo video! Parabéns
@letraspretas38542 ай бұрын
Muito obrigada 😊
@angelitagodinho33984 ай бұрын
Estava procurando informações sobre esse livro, que costumo trabalhar nas aulas. Que doce surpresa encontrar o seu canal, Patrícia. Parabéns!!
@letraspretas38542 ай бұрын
Muito bacana ver vc por aqui, querida. Saudades. Um beijo
@Junior100Sandy4 ай бұрын
Minha turma do teatro do Macunaima vamos fazer uma peça que vai esta em cartaz do coletivo que fazemos sobre a obra uma escuridão tão bonita nos dias 14, 15 e 16.
@pietroferrari81844 ай бұрын
Parabéns vc tem muito talento
@fosforodouradoElio4 ай бұрын
Parabéns pela análise impecável dessa obra muito interessante. Sou um estudante e procurava alguém que mostrasse um pouco sobre o que o livro se trata. Fiquei impressionado com cada detalhe que você aborda. Tenho certeza que você deve ser uma profissional incrível em seu trabalho. Muito obrigado por compartilhar suas reflexões e experiencia em ler esse livro! Você conseguiu despertar uma vontade de ler esse maravilhoso livro!
@julage78955 ай бұрын
Estou na dúvida em qual livro começar: Esse, Quando me descobri negra, ou Genocídio do negro brasileiro. Me lembro quando me descobri negra, em 2017!! FOI REVELADOR. Muitas situações que vivi fizeram sentido. E to sentindo que to perdendo um pouco da minha essencia. Fico calada em debates, não tenho mais a coragem para falar sobre a negritude e queria melhorar meu repertória, estudar mais. E queria muito um livro para me guiar, dar forças e me empodeirar mais! Alguma indicação ? AH, gosto muita de leitura fáceis, mais informais.
@letraspretas38544 ай бұрын
Obrigada pelo comentário. O genocídio do negro brasileiro é um pouco mais denso. O livro da Bianca trata de questões complexas, mas de uma forma leve. Sucesso na sua trajetória
@michelinetorres36195 ай бұрын
Gratidão a você, a este canal e a multitude de energias (visíveis e invisíveis) que habitam estes temas tão preciosos
@profadanielemartins60836 ай бұрын
Que voz e discursos lindos! Adorei o que você disse sobre a "nossa lingua". Sobre Bell Hooks, esse livro foi "cobrado" no concurso de Maricá para professor! Muito obrigada por compartilhar conosco sua leitura! ❤
@M810276 ай бұрын
Meu deus. QUE VÍDEO MARAVILHOSO!!!!! Que mensagem forte
@Functionviktor6 ай бұрын
🥰
@MarceloFernandez19676 ай бұрын
Os escravizados americanos eram proibidos por lei a aprender a ler. Nem em ambientes domésticos, por exemplo, poderia haver aulas de alfabetização,
@zaidapereira69606 ай бұрын
PEDRO PASSOS
@pedroohana99337 ай бұрын
Este livro é simplesmente incrível! A minha experiência com ele foi intensa, pois a forma como Bell aborda os acontecimentos pessoais da vida dela e como o racismo, machismo e patriarcado ressoam com a minha própria vida, mesmo não sendo uma mulher designada, me fez perceber que essa opressão vai muito além dos gêneros e está intrinsecamente ligada à estrutura familiar em que vivemos. Além disso, a distinção que ela faz entre o feminismo negro e o feminismo burguês é reveladora, mostrando como o movimento progressista pode ser distorcido pela estrutura capitalista em que vivemos. Este livro me trouxe uma valiosa lição e uma sabedoria, mostrando que a opressão que eu enfrento é muito mais ampla do que eu imaginava.
@simonegomespuc7 ай бұрын
Estou lendo essa obra linda agora, Paty e estou agora procurando análises e tive a boa sorte de encontrar esse seu vídeo.
@regianejc837 ай бұрын
Que potência seu canal! Adorei ouvir suas considerações, após minha leitura. Ampliou meu alcance de compreensão de fenômenos linguísticos (minha área), de intersecções (gênero e raça) e emocionais-psicológicos (enquanto ser humanA). Além disso, que voz e que expressão doce! Obrigada pela partilha...❤
@silviacardosodelima62889 ай бұрын
Incrível conhecer essa grande Mulher só agora. ❤ Obrigada ❤
@ahslash11 ай бұрын
Professora, a senhora me salvou! Tenho prova sobre esse livro hoje, mas não consegui compra-lo para ler, então vim ver ser resumo. Obrigada ❤
@renatorieraribeiro688311 ай бұрын
Viva as lindas loras , né?
@fonedeouvido-c5r11 ай бұрын
video otimo e livro tbm
@valentinafernandosa898211 ай бұрын
A questão da territorialidade que ela traz é muito interessante. Inclusive nós, falo como uma mulher negra africana do continente, estando no Brasil um país majoritária negra, agente também recebe esse tipo de questionamento, como se a universidade e o Brasil não é um espaço para nós. 🤐
@raareis1056 Жыл бұрын
" de onde seu Cristo veio? de Deus e de uma mulher, o homem não tem nada a ver com isso" Sojourner maravilhosa.
@MultiThais2011 Жыл бұрын
É muito importante ter a nossa história contada. O mundo não é um conto de fadas, e há muitas histórias, como esta, que precisam ser contadas!
@leyawesleya4951 Жыл бұрын
Sua voz é encantadora.
@gangomane840 Жыл бұрын
Como africano e negro essa história me deixou muito constrangido e cheio de orgulho ao mesmo tempo, constrangido por ouvir uma mulher dizer que era "um colchão de pancada " quanta covardia desse capitão que espancava mulhres e crianças até sangrar pela boca só por serem negros. Orgulhoso por saber que mesmo indefesa ousou desfiar um regime autoritário e assustador que aos negros somente tinha o desprezo, o perigo e a violência para oferecer.
@Karolz_6 Жыл бұрын
Ótimo, me ajudou bastante na minha apresentação de seminário!!
@mariaribeirocarvalho3705 Жыл бұрын
Tem filme? Quero assistir.
@anamariliagadelha137 Жыл бұрын
Essa moca tem uma voz tao doce, qual o nome dela?
@kamylla Жыл бұрын
Só que ela fez este discurso em uma convenção feminista e as próprias não queriam que ela subisse lá
@analucia-bh8ez Жыл бұрын
Parabéns!!!! Me inscrevi e fiquei muito orgulhosa de ter uma representante espetacular!
@profvivicarvalho Жыл бұрын
Estou trabalhando essa coleção na escola 💜💜🤌🏽🤌🏽💪🏽
@Profa.DeboraSalles Жыл бұрын
Quero muito essa primeira edição deste livro. Tenho a segunda, mas a própria Conceição Evaristo dia que fez algumas modificações. Queria trabalhar com eles dois juntos ,m mas não encontro em lugar nenhum físico ou PDF. Podem me ajudar? Obrigada!
@nayaranovaes3863 Жыл бұрын
como faz um teatro com esse livro❓, é para um trabalho da escola
@taniatorresdebarros4552 Жыл бұрын
Amei a sua apresentação... Eu tenho este livro e já trabalhei com algumas turmas. Mas, ouvindo você pensei em explorar mais as ilustrações com os estudantes. Muito obrigada!
@RafaMatosP Жыл бұрын
Vídeo excelente!
@Irmãsgameplays Жыл бұрын
Que belo resumo!! Deveria existir mais pessoas interessadas em conteúdos como este que retrata oque infelizmente a sociedade é. Você é necessária muito obrigada!.
@yuna.2005 Жыл бұрын
Ótimo vídeo!!! Faço faculdade de Filosofia no CPII. Estamos trabalhando o livro Memórias de Plantão - Grada Kilomba na aula de Decoloniais. Sobre a Máscara, os colonizadores faziam com que os colonizados usassem-a para impedir que eles (os colonizados) comessem café, cana-de-açucar ou cacau. Mas essa máscara também tinha uma outra função: calar os colonizados, impedir que eles falassem palavras de emancipação tentando emancipar o racismo. E isso gerou o silenciamento das vozes negras, silenciamento esse que é presente até os dias de hoje. Quando um negro/a fala da sua realidade ele/a ouve coisas do tipo: “Eu não entendo...” “Eu realmente não me lembro...” “Eu não acredito...” “Eu acho que você está exagerando...” “Eu acho que você é demasiado sensível...” Não dá pra continuar usando essa máscara, tá na hora de tirarem ela e ir atrás dos direitos que foram tirados de vocês.
@ellensa1483 Жыл бұрын
Prô saudações! Estava eu aqui procurando ideias para elaborar um plano de aula(para apresentar na última etapa de um concurso público ao qual estou participando), e, me deparo com esse vídeo. Senti do fundo da minha alma, que é sob esse livro que irei montar minha aula.❤😢 Me emocionou, desse modo, acredito ser a temática que devo seguir para um belíssimo trabalho. Se eu passar, certamente será uma aula que usarei com os estudantes 💕🙏🏿 de uma forma muito mais estonteante e transbordando gratidão ✨ Espero voltar aqui logo em breve com boas novas🎉 Seu modo de narrar no que se refere à feições, tom de voz e afetividade, me encheram de inspiração para seguir não só neste teste, como também na carreira docente. Um enorme abraço 🫂
@tulioalmeida2366 Жыл бұрын
Excelente!!
@douglaschaves1692 Жыл бұрын
😢😢😢😢
@wingredydantas5512 Жыл бұрын
já usei muito esse livro em redação e amo de coração! ❤️
@wingredydantas5512 Жыл бұрын
Amei!! Muito bom o resumo e a explicação! 👏🏻👏🏻👏🏻
@biarameta Жыл бұрын
Muito importante o estudo compartilhado, suas leituras são ótimas! É o primeiro vídeo que assisto, sem muitas delongas vai direto ao assunto tratando do conteúdo profundo do livro, são poucos os canais voltados à pauta dos escritos sobre negritude dessa forma. Não desanima, seus vídeos são muito importantes!