Conheça a Entomologia UFV
11 жыл бұрын
Пікірлер
@oflijose3103
@oflijose3103 Жыл бұрын
🦋
@jany908
@jany908 9 жыл бұрын
Meu sonho
@pabloagfs
@pabloagfs 9 жыл бұрын
O dado do doutorando aí está equivocado. Ele fala que 45% de tudo que é vivo é inseto. Está errado. Os animais nunca prosperariam se não fossem sobrepujados pelos produtores em pelo menos 3 vezes. Isso sem levar em conta as bactérias, que são disparadas o que mais se encontra de seres vivos no planeta. Creio que ele quis dizer 45% de animais, e não de seres vivos.
@hudsonventura425
@hudsonventura425 8 жыл бұрын
Caro Pablo Santos, de fato eu estou errado em dizer que são 45% de tudo que é vivo pois na verdade os números mais atuais dizem ser quase 60% de tudo que é vivo. Quando falei de tudo que é vivo, me referia ao número de espécies descritas e catalogadas até agora e não em termos de biomassa. Insetos, são sim o grupo mais rico em número de espécies no planeta, incluindo microrganismos, plantas, animais invertebrados e vertebrados. As bactérias que vc menciona, não chegam nem perto em termo de diversidade. Qualquer busca simples no google você poderá encontrar essas informações. Não sei se você notou que a primeira frase do vídeo é exatamente isso, "insetos são o grupo mais diverso e bem distribuído de organismos (macro e microrganismos) do planeta. Embora possa ter parecido dúbia a minha fala no vídeo, gostaria de deixar aqui o meu esclarecimento e agradeço desde já a sua reflexão.
@pabloagfs
@pabloagfs 8 жыл бұрын
Olá Hudson, obrigado pela resposta. Com relação à número de espécies catalogadas, não tenho mesmo como discordar, afinal de contas provavelmente é muito mais fácil descobrir e descrever uma nova espécie de inseto do que de bactéria. Já com relação a ser o grupo mais diverso de fato, existe controvérsias, e fiz exatamente o que sugeriu e pesquisei no google mesmo. O que sabemos é que sabemos muito pouco sobre a diversidade de microrganismos. Destaco essas partes: "Os autores no novo estudo admitem que seu método não funciona bem com bactérias. Cientistas acabaram de começar a investigar mais aprofundadamente a biodiversidade de micróbios, o que significa que estão descobrindo grupos de alto nível de bactérias em ritmo acelerado." "Microbiologistas, por outro lado, estão razoavelmente certos de que a diversidade de micróbios fará a diversidade de animais parecer pequena. Uma só porção de terra pode conter 10 mil espécies diferentes de bactérias, muitas das quais são novas para a ciência." Mas, mais uma vez, com relação à espécies catalogadas, não há como discordar. noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/quantas-especies-existem-no-planeta,a208aaccde6da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
@NiltonXion
@NiltonXion 11 жыл бұрын
Simplesmente um dos lugares mais incríveis que pude visitar graças ao doutorado de meu filho Fábio
@pukuruxo
@pukuruxo 11 жыл бұрын
muito bom!