QUELHO DO PASSAL «RESTAURO HISTÓRICO»
8:36
SERRA DO MONTEMURO VESTIDA DE NEGRO
15:12
OUVIDA «MARCO GEODÉSICO»
1:43
Пікірлер
@abiliopereiracarvalh
@abiliopereiracarvalh 2 сағат бұрын
Veja este vídeo e ficará com uma ideia da idade aproximada destes castanheiros. kzbin.info/www/bejne/qXfYh3abbqqVnqssi=dPeZY59MGX9Y4KCx
@nacht98
@nacht98 3 сағат бұрын
Valeu bem a pena mostrar a todos nos este belos Castanheiros da Lusitânia. Tenho um pequeno terreno, talvez vá comprar um e plantar.
@nacht98
@nacht98 3 сағат бұрын
Que belo exemplar de castanheiro....que idade terá? E que bela a levada? Leva água todo ano? Espero que se aguente por muitos bons anos. Desejo do fundo do coração que não seja uma despedida entre os dois. ...porque não plantar mais castanheiros?
@josemarreiros8972
@josemarreiros8972 15 сағат бұрын
Gostei de ver o rebanho 14-10-2024
@nmlpc1976
@nmlpc1976 26 күн бұрын
Está mesmo complicado.
@pousodaserra-aldeiademonta7325
@pousodaserra-aldeiademonta7325 27 күн бұрын
Cordiais saudações, Professor Abílio. Sinceros agradecimentos pelo seu vasto contributo informativo e, neste caso, mais um adendo a nossa história local. Desconhecida por uns e ignorada por outros. Continue assim. Abç JC
@abiliopereiracarvalh
@abiliopereiracarvalh 28 күн бұрын
Isro tem que se lhe diga. Alojado aqui HÁ QUATRO ANOS só teve um número reduzido de VISUALIZAÇÕES. E mais não comento. Certo? Direi somente que o meu colega Dr. Nelson faleceu, entretanto.
@abiliopereiracarvalh
@abiliopereiracarvalh 29 күн бұрын
No caso presente parece-me ser opção dos moradores, pois o FONTANÁRIO bota água suficiente para encher os tanques. É só ver e ouvir.
@nacht98
@nacht98 29 күн бұрын
nota que tem havido menos agua do que antigamente? Como o clima está a mudar, nota-se nas pequenas coisas. Esses tanques já não enchem?
@nacht98
@nacht98 Ай бұрын
ha quantos anos o rio não leva cheia?
@XavierSaintClaude
@XavierSaintClaude Ай бұрын
Do passado já só resta a memória na cabeça dos mais velhos. A vila actual parece um bairro de suburbio de uma cidade do terceiro mundo
@arthuramaral5579
@arthuramaral5579 Ай бұрын
👏
@abiliopereiracarvalh
@abiliopereiracarvalh Ай бұрын
Só para os mais esquecidos ou descuidados. Esta é uma forma de EXERCER A CIDADANIA. Há que só vai ao “beija-mão” do PODER LOCAL. Eu “critico” aponto o que está mal e louvo o que está bem. 7:06
@abiliopereiracarvalh
@abiliopereiracarvalh 2 ай бұрын
O meu comentário in www.trilhos-serranos.pt/index.php/cronicas/1310-o-retabulo-de-aquilino-por-manuel-de-lima-bastos.html
@abiliopereiracarvalh
@abiliopereiracarvalh 2 ай бұрын
COMENTÁRIO deixado no meu MURAL DO FOCEBOOK por ODETE CORREIA: Odete Correia Que maravilha! Aqui fiquei agarrada, como noutros tempos, as pessoas ficavam a ouvir "Simplesmente Maria", uma rádio novela dos tempos em que a electricidade não chegava a todas as aldeias. No exercício da minha profissão, passei dois anos, no Carvalhal, concelho da Meda, onde não havia energia elétrica nem água canalizada, 1970/1972, onde um rádio a pilhas me trazia as notícias possíveis e alguma música. Hoje, senti -me com o mesmo empenho, ouvindo a interessantíssima entrevista que, gentilmente, o meu prezado amigo Abílio Carvalho partilhou. Um encanto! O meu agradecimento com um abraço de distinta amizade.
@abiliopereiracarvalh
@abiliopereiracarvalh 2 ай бұрын
Pois é amigo. Eu bem podia tornar-me um “inútil social” e gastar os fundilhos no banco de um qualquer jardim público. Mas os ossos do ofício, o imperativo da consciência obrigam-me a RODAR e a REGISTAR a TRADIÇÃO e MODERNIDADE dos tempo que passam. Por isso, aqui em C. Daire, prossigo na senda que na sua companhia iniciei aí, em C. Verde. E, aí, como aqui, sinto-me um SOLITÁRIO. Lembro muitas vezes o verso de Camões: “solitário entre as gentes”.
@colacoguerreiro
@colacoguerreiro 2 ай бұрын
Obrigado pela partilha deste testemunho da realidade socio- cultural e das tradições ainda presentes nas festas , feiras e romarias da região montanhosa do norte, em contraste flagrante com o que ouvimos e vemos em eventos congéneres nas planícies do sul , onde o apagamento das memórias rurais é um propósito "civilizacional" e sinónimo de progresso, imposto pela cultura urbana reinante.
@leonelfernandes7040
@leonelfernandes7040 2 ай бұрын
É fácil de ver é preciso saber
@joaocandidoteixeira5875
@joaocandidoteixeira5875 2 ай бұрын
Professor obrigado por mostrar a minha criancinha saudades que tenho de castro daire
@Gonzalomf7
@Gonzalomf7 2 ай бұрын
Impecável 👏🏻👏🏻👏🏻
@nmlpc1976
@nmlpc1976 2 ай бұрын
“E o senhor que os conte…, 5 anos ainda são muitos dias.”
@MariaPereira-j5c
@MariaPereira-j5c 3 ай бұрын
Suicídio.
@RosaSousa-l6i
@RosaSousa-l6i 3 ай бұрын
Meu deus de que murreu
@abiliopereiracarvalh
@abiliopereiracarvalh 3 ай бұрын
Agradecido pelo MÉRITO reconhecido, sendo que essa atitude de reconhecimento reverte para quem o reconheceu.
@ISTOEMUSICWAV
@ISTOEMUSICWAV 3 ай бұрын
Você é uma fonte de sabedoria .
@bruno.ml.almeida
@bruno.ml.almeida 4 ай бұрын
Parabéns pelo trabalho de divulgação do mostajeiro.
@fabiofigueiredo79vid
@fabiofigueiredo79vid 4 ай бұрын
Parabéns, Sr. Abílio! Muita saúde! Seus vídeos ajudam a matar a saudade. Um abraço do Brasil!
@abiliopereiracarvalh
@abiliopereiracarvalh 4 ай бұрын
Agradeço a todos aqueles que vão reconhendo o MÉRITO DOS MEUS TRABALHOS, pois faço-os na convicção da sensibilidade humana que eles despertam em todos os que, presentes ou ausentes, AMAM as NOSSAS TERRAS E AS NOSSAS GENTES.
@FernandaPereira-iv8hs
@FernandaPereira-iv8hs 4 ай бұрын
Muitos parabéns continue com muita saúde 🎉❤
@joaocandidoteixeira5875
@joaocandidoteixeira5875 4 ай бұрын
Parabéns professor Abílio os ares do montemuro em castro daire ainda ajuda muito viva os castrense
@margaridachaves7633
@margaridachaves7633 4 ай бұрын
Parabéns professor Abílio. 85 anos; uma vida!! Continue sempre com essa força e vontade a mostrar aos seus concidadãos as belas imagens dos seus vídeos e nossa terra, pois eles devolvem-nos as lembranças das nossas aldeias, quando estamos longe! Um grande bem-haja! Parabéns!!!
@williamaquino5397
@williamaquino5397 4 ай бұрын
O Sr. Está péssimo para comentar A lesma e a tartaruga Estão mais rápido
@abiliopereiracarvalh
@abiliopereiracarvalh 4 ай бұрын
Um seguidor lamenta não ter percebido “mesmo nada”. Pudera! Estas coisas são só para quem sabe. Mas eu vou deixar aqui dois textos (cortes) que a minha entrevistada refere. A “ROSA DO MONTE” e “UNHEIRO” retirados do meu livro “Cujó, Uma Terra de Riba-Paiva” editado em 1993, depois da entrevista que fiz à tia ROSA ABADINHA, já muito velhinha. Assim: ROSA DO MONTE: “Onde vão os três calafates? De onde vêm os três calafates? Onde vão os três calafates? Ao Monte Olivete, buscar a folha do lívio (oliveira) e a lã da ovelha viva, para cortar a “rosa do monte” que quer comer a gente viva”. UNHEIRO: eu te corto unha de unheiro, em louvor de Santa Ana, Santa Teresa e Santa Rita, milagrosa Santa Luzia. E seja tudo às cinco chagas de Nosso Senhor J.Cristo. Tudo envolvido em rezas, benzeduras, crucifixos, padre nossos e avé-Marias.
@MariaPereira-i4q
@MariaPereira-i4q 4 ай бұрын
Quando se colhia a celidónia tinha que se cumprimentar: bom dia Sra dona celidónia! Era assim que a minha mãe me ensinava!
@MariaPereira-i4q
@MariaPereira-i4q 4 ай бұрын
Que pena! Não consegui perceber nada, mesmo nada!..
@abiliopereiracarvalh
@abiliopereiracarvalh 4 ай бұрын
Obrigado João Cândido pelas suas generosas e incentivadoras palavras. Da minha parte julgo fazer o que me compete como munícipe que gosta das nossas terras e das nossas gentes, sobretudo a gente rija da SERRA.
@joaocandidoteixeira5875
@joaocandidoteixeira5875 4 ай бұрын
Senhor Abílio carvalho obrigado por divulgar terras de castro daire eserra de montemuro
@Carlos-Mendonca-Neto
@Carlos-Mendonca-Neto 5 ай бұрын
te enviei meu numero do whatsapp e te segui no instagram
@abiliopereiracarvalh
@abiliopereiracarvalh 5 ай бұрын
Ao CARLOS NETO que aqui me pede fotos do SOLAR DOS MENDONÇAS, por ter pertencido aos seus AVOENGOS, peço para pedir amizade no FACEBOOK e eu lhe poder mandar algumas fotos via whatshsap ou messenger.
@Carlos-Mendonca-Neto
@Carlos-Mendonca-Neto 5 ай бұрын
Olá Abilio, primeiramente gostaria de parabenizar seu trabalho como escritor,historiador e investigador! Sou neto de Carlos Emilio de Mendonça Oliva,estava pesquisando sobre ele para conhecer um pouco mais da minha origem e com o seu trabalho consegui bastante inforações. Tentei encontrar fotos de como estão as casas e os lugares que naquela epóca pertenciam ao meu avó mas infelizmente nao encontrei, gostaria muito se você podesse me ajudar de alguma forma me enviando algumass fotos ou videos ... Desde já sou muito agradecido!
@rodrigopereira5568
@rodrigopereira5568 5 ай бұрын
Em portugal tem vaca jersey?
@abiliopereiracarvalh
@abiliopereiracarvalh 5 ай бұрын
kzbin.info/www/bejne/fnzGYoqliZair5Isi=AJtXUWAQQ9D05d33
@abiliopereiracarvalh
@abiliopereiracarvalh 5 ай бұрын
Arroz, massa, batatas e tudo o mais. Só para quem gosta.
@JorgeLuis-pl6nv
@JorgeLuis-pl6nv 5 ай бұрын
....Outra vez arroz🤔
@abiliopereiracarvalh
@abiliopereiracarvalh 5 ай бұрын
Certo. Agradeço o contacto e, com efeito, assim aconteceu. Mesmo assim, tenho para mim haver gente que está “no” 25 de abril, mas não está “com” esse dia e respectiva efeméride. Mas, em DEMOCRACIA” eles têm o seu lugar.
@joaocandidoteixeira5875
@joaocandidoteixeira5875 5 ай бұрын
Obrigado o 25de abril já chegou a castro daire parabéns castrense
@mariabrito5664
@mariabrito5664 5 ай бұрын
Minha família veio de Bustelo . Gostaria de conhecer pessoas daí. Sou Pires Ferreira , de Bustelo
@abiliopereiracarvalh
@abiliopereiracarvalh 5 ай бұрын
Não sabia que era alentejana. Também a minha esposa era. E um filho meu nasceu em Beja. Ambos fomos docentes em Castro Verde e Beja. Se passar por estas bandas eu serei seu cicerone e mostrar-lhe-ei estes MONUMENTOS VEGETAIS.
@O.Mundo.Dos.Mandocas
@O.Mundo.Dos.Mandocas 5 ай бұрын
Que bonito e poético, a dedicatória que fez ao velhinho e belíssimo castanheiro, na minha terra, no alentejo, não os há, o que lá temos de mais majestoso são as azinheiras! Eu respeito muito esses seres vegetais, que esperam pacientemente, sem questionar a vontade de Deus! Com a modernidade perdeu-se ainda mais o respeito e até a relação com as árvores... mesmo o Homem sabendo que elas são um dos pilares da vida... Muito obrigada por mais um vídeo que enriquece aquele que o assistir, sr. Abílio!
@abiliopereiracarvalh
@abiliopereiracarvalh 5 ай бұрын
Sim, amiga. São cães de caça e eu até conheço o canil. Desta vez estavam soltos.