Traí minha esposa com a psicanalista "freudiana" -Querida cheguei! -Como foi na consulta? -Conversei bastante com a psicanalista, posso dizer que essa conversa que teve daria um livro -O que tanto teve nessa conversa? -O suficiente pra caso falhe venha um livro, um filho, que dará a posterioridade uma historia nova... - Esse tipo de escrita que se for lido pelo método de leitura psicológica do autor não encontrar somente balbucios da vida pessoal, mas também uma revelação de casos que jamais seria descobertos se o livro fosse lido igual um jornal. Há todo um processo na literatura que passa em todas as áreas do psicológico humano, como o alicerce sendo a crítica social, sendo assim formando pela subjetividade do indivíduo levando a uma análise mais diversificada em outros ramos da vida adulta fuçando a gênese infantil do próprio. - a ilha sempre esteve ali, muitos podem ter a descoberto antes de mim, porém foi eu que transformei a ilha no que hoje ela é.
@Wedsocy16 күн бұрын
O pensamento originário é uma conta que não se conta a si mesma. Damos a origem um significado, a conta está cheia mas não sabemos a quantidade Entregamos a Um o que serviria a vários, o Um multiplica suas partes Jogamos o jogo pelo zero depois passamos pelo Um, atribuimos ao um o significado do zero Calmante é zero com o significado do Um, tornando o Um o segundo do zero Inconscistente dentro do incosciente é o Um sendo prímario dando ao zero o posto segundo lugar. Eis O multiplo no Um!...
@WedsocyАй бұрын
- Vamos! Está na primeira merda - , a criança solta depois de tanto sofrimento, - é prazer? - não, é repressão social, - mas ele não conquistou a imagem - que saber vou trocar a merda por outra merda, assim vamos enganar a todos - é a merda dele!
@melquigomes7688Ай бұрын
O desejo é como uma cebola: quanto mais descasca mais camadas aparecem. As vezes o desejo pode ser algo indesejado. Muitas vezes ocorre um flerte com o desejo e logo após uma negativa acerca dele. O que pode causar consequências destrutivas.
@anapatriciaaquino5620Ай бұрын
Se a pessoa não encontrar o seu Eu, não encontrará o seu sentido da vida, pois tudo parte do Eu. "Ame o teu próximo como a SI mesmo." Mt 22:39. Como amar os demais objetivos do meio se a pessoa não se ama e como amar o que não conhece? Para conhecer precisa encontrar.
@adelmomarcosrossiАй бұрын
Por que o autista não encontra a imagem do corpo dele??
@anapatriciaaquino5620Ай бұрын
Ótima pergunta e é o que desde de Freud procuramos saber. Bom, se falam em níveis e graus, mas digamos que o mais severo penso no momento diante do que encontrei sobre o termo autismo que diz: "foi criado em 1908 pelo psiquiatra suíço Eugen Bleuler para descrever a fuga da realidade para um mundo interior observado em pacientes esquizofrênicos", que se trata de uma pessoa presa dentro de si mesma que precisa de uma ajuda externa para aprender a interagir com os demais objetos do meio e assim se perceber parte desde meio.
@MarciacristinaOstaАй бұрын
O que mais me impressionou nem foi a vaidade da autora que a levou cair em contradição várias vezes, parecendo ter entrado numa metanóia. Me impressionou foi uma instituição séria como a USP, deixar de investigar e publicar algo tão absurdo. Em quem podemos confiar em questões de novidades científicas? Fica a pergunta.
Adelmo, um abraço em Machado de Assis que antecipou Freud!
@RicardoArgiles2 ай бұрын
Muito interessante.
@pauloludwig76722 ай бұрын
Machado de Assis, tentou conexão com Freud, sem alcançar o resultado que esperava. Com paciência, esperou por Adelmo Marcos Rossi, que no tempo próprio, esclarece e divulga o pensamento de Machado, tal como o autor escolheu o modelo.
@FlorisbelaSantos-pi8wx2 ай бұрын
❤😊❤
@gracacamargo53142 ай бұрын
Conhece pelo cheiro da mamãe
@MarciacristinaOsta2 ай бұрын
Li essa obra e me impressionou a capacidade interpretativa do autor Adelmo Rossi. O livro "A Cruel Filosofia do Narcisismo", do mesmo autor, nos permite uma leitura sob a ótica do Narcisismo, modificando assim toda a interpretação das grandes obras. Em suas obras, Machado foi se tratando e se precavendo e mostrando nas entrelinhas a nós, vermes leitores, a capacidade de fazermos uma autoanálise através da literatura. Parabéns, Adelmo Rossi, pela obra elucidária!
@MarcosSilva-mx2lx2 ай бұрын
A apresentadora soube conduzir com primazia. O livro é revelador, já o adquiri, muda muito o conceito tradicional de se enxergar um autor clássico, nos pega pela mão e apresenta de forma detalhada os conceitos psicológicos escondidos na obra.
@sabrynnaangel592 ай бұрын
É interessante nos perceber nas cenas narradas pela autora. Quantos de nós já se identificou com algum personagem e se viu através dele?
@anapatriciaaquino56202 ай бұрын
Interessante esta live. Trouxe como introdução um testemunho de cuidado com o corpo, casa do Eu tão estudando pelo escritor Adelmo. Casa esta que sem ela o Eu não teria onde habilitar apriore antes de ser registrado em obras de artes e na memória dos que conheceu a pessoa pela qual este Eu se manifestava.
@adelmomarcosrossi2 ай бұрын
@@anapatriciaaquino5620 Um estudo sério que está rendendo. Obrigado pelo comentário.
@veragoncalves84543 ай бұрын
Para tudo ele e de mais to apaixonada😂❤❤❤
@andreaborges83243 ай бұрын
Fase linda❤❤❤❤❤
@adrianorodriguez15633 ай бұрын
Kkkkk
@ayaniluis3 ай бұрын
Que fofo ❤❤❤
@adrianaregina3573 ай бұрын
Que gracinha de criança ❤🙌🙌🥰
@fatimasouza27563 ай бұрын
Que graça esta descoberta ❤❤❤❤
@MariaArruda-cz3tc3 ай бұрын
Lembrei quando me vi p primeira vez en um espelho, kkkkk. A anos atrás.
@Wedsocy3 ай бұрын
A imagem anda de mãos dadas com a realidade, as palavras ditas pela imagem inferem a realidade. A mulher si enpoderou-se diante as atualizações de padrões sociais do século atual. Dentro das próprias palavras o homem si embolou na imagem das mulher, o que levou a uma desregrenção do que é sobrevivência humana. Dando poder ao outro pra rebela-se manipulamente pra ter uma possível vingança. Quem dá corda ao que já está sendo metarmofosidado, vai acabar preso na linguagem controlada pela imagem daquilo que fazerá um ruptura diante a espécie humana. Aqueles quem pensam e quem querem "concertar", iram pegar uma lanterna é sairão diante o dia pra encontrar os verdadeiros seres humanos. Assim propós Machado de Assis, usando Diógenes com um lampião(lanterna) em busca de homens(verdadeiros seres humanos)
@PauloRamos-me3uw3 ай бұрын
O FILHO DE PORTUGUÊS MAIS FAMOSO BRASILEIRO...UM MULATO AUTÊNTICO
@loucosporliteraturageral3 ай бұрын
Leitura ímpar e comentários pertinentes.
@SomaisumLivro-im1ih3 ай бұрын
No início eu tinha preconceito em relação ao Adelmo. Hoje vejo a genialidade dele. Eu era muito imaturo para compreendê-lo. Assinado: Ubiratan Rodrigues Coelho de Lima.
@clariceborgesmessias3 ай бұрын
Um novo olhar para o Autismo, através do Narcisismo e Literatura.😊
@clariceborgesmessias3 ай бұрын
A sua vitória é nossa também, pois estamos aprendendo com você.🤗
@danuzafonseca18873 ай бұрын
Bem interessante e provocador.
@lincolncamarini51433 ай бұрын
Machadão é genial, muito à frente da sua época. Seus contos são sensacionais e suas obras cativantes e sim, muito da psicanálise e psicologia está presente em sua obra. Adelmo, mostra com primazia, essa análise comparativa entre o nosso autor tupiniquim e Freud. Capitu e Bentinho que o digam, né Dom Casmurro??? Parabéns pela obra e pela entrevista...
@odetecarvalho62623 ай бұрын
Excelente 👏👏👏❤
@MarcosSilva-mx2lx3 ай бұрын
A Linguagem, a psicologia e o narcisismo andam de mãos dadas em muitos autores, porém Machado, mesmo na imortalidade, nos manteve vendados quanto a estes aspectos profundos de suas obras. Segundo ele mesmo, só seria descoberto este véu, em 2222. O Adelmo antecipou em 200 anos.
@MarciacristinaOsta3 ай бұрын
Essa esclarecedora obra, que começou a ser elaborada durante o desenvolvimento do livro "A Cruel Filosofia do Narcisismo", também de Rossi, é um tratado para uma autoanálise. Após nos ser mostrado a literatura sob a ótica do Narcisismo, muda toda a forma de interpretar as grandes obras. Muito acima de religião, terapias, medicamentos, essas obras nos proporcionam um norte sustentável para nossas angústias e questionamentos. Agradeço a oportunidade de tê-las conhecido e assim conseguir me sustentar de pé durante as intempéries que vão surgindo no decorrer da vida.
@anapatriciaaquino56204 ай бұрын
"Madrugada grotesca", excelente conto de Lygia Fagundes Telles, onde ela mostra pelo protagonista, como pode ser grotesca, ridícula, a atitude de quem brinca com a vida, com os sentimentos de outras pessoas e se utiliza de farsa até cansar, como diz o trecho: "A farsa já não o divertia mais."
@rosemeiretrindade53984 ай бұрын
Um tanto incômodo reconhecer o narcisismo em nós mesmos...Passamos a vida apontando isso no outro como uma falha, sem entender que faz parte da vida de todos e ao tomar consciência disso, então passamos a ver nossas reações com outros olhos. Parabéns Adelmo , pelo incansável trabalho e pesquisa...
@AndréMansAlfonso4 ай бұрын
Excelente professor …. Muito corajoso por tratar de assuntos “perigosos”. Fazendo mais história daquele que fez história na nossa cultura.
@viniciuscosta88054 ай бұрын
Adelmo é um excelente teórico e pesquisador! Parabéns!
@jessicarhuana33484 ай бұрын
Exelente professor!💪👏👏
@filosofiacotidiana22044 ай бұрын
Muito bom! Parabéns, Adelmo.
@MarcosSilva-mx2lx4 ай бұрын
Narcisismo, não doentio, precisa ser matéria de estudo em qualquer formação humana! O livro mudou minha perspectiva de entendimento do humano.
@RicardoArgiles4 ай бұрын
A psicanálise tenta prender um pouco os pés do paciente no chão da realidade
@sabrynnaangel594 ай бұрын
Admirável determinação
@psi.andreiacezar4 ай бұрын
Iniciando a leitura do segundo livro... obrigada, Adelmo 📚✍🏼👏🏼
@ouseheid4 ай бұрын
Excelente!!!!
@deividasaphe19084 ай бұрын
Os contos realmente tinham potencial! Apesar de me perguntar se realmente é verídica a notícia de que Lygia era 5 anos mais velha do que dizia, já que as próprias netas dela negam e ela era uma mulher muito bonita e conservada, acho que a maior prova dessa possibilidade é a qualidade dessas obras ainda que primitivas, pois não consigo conceber uma menina de 15 anos escrevendo esses contos😅 Mto obrigado por compartilhar essa valiosa raridade! Lygia é minha escritora favorita faz alguns anos, sou apaixonada por suas obras e vinha procurando seus três primeiros livros renegados há meses, conhecer alguns deles valeu a pena. Ela não queria que nós lessemos e foi justamente isso que deu mais vontade de ler 😂
@adelmomarcosrossi3 ай бұрын
Convite para participar do Seminário Lygia Fagundes Telles Leitura crítica de Ciranda de pedra. chat.whatsapp.com/KRcbk8mqVA88zimd3UFYRt
@adelmomarcosrossi3 ай бұрын
Caso queira ter acesso aos dois primeiros livros, Porão e sobrado e Praia viva, entre em contato pelo whatsapp (27) 999895301
@deividasaphe190819 күн бұрын
@@adelmomarcosrossiagradeço o convite! Não sei se ainda estão estudando as obras dela... Mas poder ler os livros me deixaria imensamente feliz, sou estudante de Letras na UFMG e gosto muito de estudos literários
@anapatriciaaquino56205 ай бұрын
O que estiver digitalizado nas nuvens está salvo. Interessante! Como o ser humano quer ser Deus, além de se imortalizar por meio das palavras registradas em livros e outras obras, agora salva nas NUVENS suas atividades. O mundo das imagens virtuais...
@anapatriciaaquino56205 ай бұрын
Parabéns por mais um lançamento de um livro, Adelmo, porém mais do que isso, por transformar as tuas experiências de vida em literatura e o que poderia ser visto como uma desgraça em graça, um desastre em arte, justificando assim a inspiração que o levou a escrever sobre Machado de Assis e a escolha do título, O imortal Machado de Assis, autor de si mesmo, pois, assim como o bruxo do Cosme velho, tens sido autor de tua história, reconstruindo a tua imagem e deixando o processo de reconstrução pela a palavra, como exemplo do que falou Machado, a vida consiste em tirar o melhor bem do maior mal.