Primeira vez que ouço uma explanação do Paulo. Muito pertinentes as reflexões trazidas tanto no texto quanto nas explicações. Riquíssimos momentos de partilha nos seminários apresentados até então.
@miguelangelocaruzo11 күн бұрын
@@evertonaugusto8919 Obrigado pelo retorno, caro Everton! O Paulo possui um domínio excelente da filosofia clínica. Aguardo você nos seminários em 2025! Grande abraço!
@valeriareginasouzacruz608018 күн бұрын
Miguel, vc é excelente mesmo!!!!
@miguelangelocaruzo18 күн бұрын
Obrigado, Valéria! 🙂
@Pobrefilosofia21 күн бұрын
Alguém gostaria de cavar um berço de 30 metros, 1,20m de largura? Herdar tenossinovite estenosante não é nada bom... Os pensadores só lembram da parte boa que precisam usar...
@Pobrefilosofia21 күн бұрын
O JARDIM TAMBÉM MATA O JARDINEIRO, só quem foi sabe...
@Pobrefilosofia21 күн бұрын
Vou ter que operar a mão esquerda de tanto sofrer pelos jardins, kkkk... Profissão e romantismo não combinam...
@Pobrefilosofia21 күн бұрын
Sou jardineiro e filósofo, sei falar sobre jardins e não sobre consultórios, o mesmo ocorre com Hélio, ambos castrados de experiências...
@Pobrefilosofia21 күн бұрын
difícil achar um filósofo realmente empirista e materialista, na maioria não passam de românticos da realidade!!
@Pobrefilosofia21 күн бұрын
não tem nada de mágico no jardim, é só esforço e luta, os caras escrevem sobre o que não viveram...
@Pobrefilosofia21 күн бұрын
sou jardineiro
@Pobrefilosofia21 күн бұрын
eu estudo fábulas para usar melhor metáforas e analogias...
@Pobrefilosofia21 күн бұрын
boa
@Abagnano12 ай бұрын
❤❤❤
@DeboraGomeseunaosouotpb2 ай бұрын
Eu adoro Psicanálise, mas a ideia do momento presente, como aquele pensamento que o que importa não é o que aconteceu no passado, mas sim o que vamos fazer daqui pra frente, me atrai muito, porque é "botar a mão na massa", sinto resultados incríveis. Faz sentido eu me identificar mais com a Filosofia Clínica?
@miguelangelocaruzo2 ай бұрын
@@DeboraGomeseunaosouotpb Olá, Débora! Faz sentido, sim. Como o critério da Filosofia Clínica é a singularidade, o trabalho terapêutico se adapta às demandas de cada pessoa.
@miguelangelocaruzo2 ай бұрын
@@DeboraGomeseunaosouotpb também respondi a sua pergunta neste vídeo: kzbin.info/www/bejne/iKiQZmuXaKmekJosi=G8wxZLRioneCW4rT
@DeboraGomeseunaosouotpb2 ай бұрын
Adorei o vídeo! Sou entusiasta de tudo que é autoconhecimento, saúde mental. Você conhece um curso bom de filosofia clínica no Rio de Janeiro, pelo menos, semi presencial? Agora tudo online não me anima muito...
@miguelangelocaruzo2 ай бұрын
@@DeboraGomeseunaosouotpb Olá, Débora! Eu e outro colega, que também é professor, moramos no Estado do Rio, ele na Ilha do Governador, eu em Teresópolis. A Casa da Filosofia Clínica já teve turmas presenciais no Rio, em Niterói e em Petrópolis. Mas, por enquanto, não estamos com aulas presenciais. Temos pensando nessa possibilidade de retomar essas aulas. Tenho previsão de abertura de nova turma on-line (todas as aulas são ao vivo) em março (quando uma das turmas atuais conclui o curso. Também estou ofertando formação individual. Esta pode começar a qualquer momento. Acho que você vai gostar das aulas individuais ou em grupo. Se quiser conversar a respeito, entre em contato pelo e-mail [email protected] Abraço!
@cidagrassi47082 ай бұрын
Boa noite! Gostaria de saber é possível aprender filosofia clínica sem ter estudado a filosofia clássica?
@miguelangelocaruzo2 ай бұрын
@@cidagrassi4708 Boa noite, Cida! É possível, sim. Já dei aula para profissionais de diversas áreas e formações. Abraço!
@taisdeoliveira66252 ай бұрын
Gratidão, Miguel!
@miguelangelocaruzo2 ай бұрын
Obrigado pelo retorno, Taís! Espero que goste dos demais vídeos!
@reisimoveisrio3 ай бұрын
Compartilhando nos grupos!
@miguelangelocaruzo3 ай бұрын
@@reisimoveisrio Obrigado pelo apoio, Alexandre! Abraço!
@Abagnano13 ай бұрын
🎉🎉🎉🎉
@miguelangelocaruzo3 ай бұрын
🙏
@jandiraramirodesouza85083 ай бұрын
Muito bom! Esclarecedor.
@miguelangelocaruzo3 ай бұрын
@@jandiraramirodesouza8508 Obrigado pelo retorno, Jandira! 🙏🙂
@FilosofiaVermelha3 ай бұрын
Obrigado, Miguel! Você tem publicado um material de altíssima qualidade, estou acompanhando! Grande abraço!
@miguelangelocaruzo3 ай бұрын
@@FilosofiaVermelha Eu é que agradeço, Glauber! Acompanho seu canal há alguns anos e é uma alegria tê-lo por aqui. Abração!
@leonmarks3 ай бұрын
👏👏👏👏 perfeito!
@miguelangelocaruzo3 ай бұрын
@@leonmarks Obrigado! Aos poucos, vou responder a todas as suas perguntas. Abraço!
@Abagnano13 ай бұрын
☺☺☺
@miguelangelocaruzo3 ай бұрын
@@Abagnano1 🙂🙏
@Abagnano13 ай бұрын
😁😁😁
@miguelangelocaruzo3 ай бұрын
🙏
@minha.teologia3 ай бұрын
Mestre você da curso de Filosofia Clínica?
@miguelangelocaruzo3 ай бұрын
@@minha.teologia Dou sim. Estou com duas turmas em andamento. Pretendo abrir uma turma nova em outubro deste ano ou em março do próximo ano. Envie um e-mail para [email protected] para que eu possa avisá-lo quando abrir inscrições para nova turma.
@minha.teologia3 ай бұрын
Bom dia! Eu tenho o seu livro, muito bom bom. Então entre aspas não a Filosofia Clínica não é uma área digamos assim da FILOSOFIA.
@miguelangelocaruzo3 ай бұрын
@@minha.teologia Bom dia, Saulo! Obrigado pelo retorno sobre o livro! Pretendo publicar outro aprofundando o tema. Em relação à sua pergunta, podemos dizer que a filosofia clínica é sobretudo um método terapêutico baseado na filosofia. Por isso, filosófica, mesmo não sendo uma área da filosofia como a ética, estética, epistemologia, antropologia, metafísica etc. Inclusive, sugiro assistir a playlist “Breve Introdução à Filosofia Clínica” na qual abordo como a filosofia clínica bebeu da filosofia. Abraço!
@leonmarks3 ай бұрын
Olá Miguel, já tivemos a oportunidade de conversar e você me esclareceu muitas dúvidas, porém mais dúvidas foram surgindo enquanto vou assistindo aos seus vídeos e de outros, como de Fernando Fontoura, recomendado por você. Fica aqui algumas perguntas/sugestões de vídeos: 1. Visto a base filosófica do método, é utilizado em algum momento o diálogo socrático? 2. Apesar de não lidar com conceitos de patologia, se não me engano você já comentou da efetividade do método em hospitais psiquiátricos, também se aplicaria aos casos de TEA e TDAH? Como seria isso? E em casos de esquizofrenia, com alucinações por exemplo? 3. A FC veio para substituir ou complementar com a psicologia? 5. Há casos em que o melhor a ser feito é encaminhar o partilhante a um outro tipo de tratamento? 4. A ideia de Singularidade é bastante frisada na FC; há portanto, numa existência dialética, uma Generalidade? Algo que é comum a todos? (A critério de exemplo: a necessidade de balancear emoção e razão [ou talvez isso seja uma necessidade só minha e de outros, mas não de todos haha]) 6. Existe algum risco na má aplicação do método, ou da falta de esclarecimento da parte do próprio partilhante? 7. Novamente sobre singularidade, como saber a que ponto modificar o modo de agir ou de pensar do partilhante sem que ele perca sua singularidade? Seria apenas as contradições/paradoxos entre os Tópicos? 8. Resumidamente, qual o objetivo da Filosofia Clínica? (seria bem-estar, fluidez, autoconhecimento, etc.?) "Só" isso. 😂😂 Muito obrigado! Seus vídeos são ótimos, estou para comprar seu livro mês que vem!
@miguelangelocaruzo3 ай бұрын
@@leonmarks Obrigado pelas perguntas, Leonardo! Terei temas para os próximos dez (ou mais) vídeos respondendo às suas questões. São todas ótimas e pertinentes. Abraço!
@lilianferreira10673 ай бұрын
Na filosófia clinica no que consiste a interação?Qual é a sua relação con o processo de ensino aprendizagem?
@miguelangelocaruzo3 ай бұрын
@@lilianferreira1067 Obrigado pelas perguntas, Lilian! Gravei um vídeo respondendo às suas dúvidas. Amanhã, às 11h30, irei publicá-lo.
@miguelangelocaruzo3 ай бұрын
A resposta em vídeo: kzbin.info/www/bejne/g5jdhIikpatrsJYsi=jo-WNF3K7pwd6WSK
@jaquesadam3 ай бұрын
Excelente como sempre professor Miguel. Quem fala é o Beto Colombo "isso é assim pra mim". Ele tem um livro bem legal "Todo caminho é sagrado"
@miguelangelocaruzo3 ай бұрын
Obrigado pelo retorno e indicação, caro Jaques! Abraço!
@Abagnano13 ай бұрын
🥰🥰🥰
@miguelangelocaruzo3 ай бұрын
🙏
@leonmarks4 ай бұрын
Bom dia! Estou terminando minha graduação de Licenciatura em Filosofia, e quero buscar um rumo que não seja tão somente em salas de aula, visto a decadência na educação, principalmente em relação às disciplinas de ciências humanas, inclusive a baixa carga horária e o desinteresse dos alunos. Estou em dúvida quanto a me especializar em Filosofia Clínica ou Aconselhamento Filosófico. Também tenho interesse em Arteterapia, cito esse ponto pois eu gostaria de unir as práticas se possível. Dito isso, seria uma boa você fazer um vídeo diferenciando o Aconselhamento Filosófico da Filosofia Clínica (tem muita confusão sobre essa distinção na internet), tanto quanto a seus autores e fundadores.
@miguelangelocaruzo4 ай бұрын
Obrigado pela sugestão, Leon! Pretendo gravar um vídeo a respeito. Abraço!
Ao mencionar os pontos de contato das interseções, exemplificados com a ideia de conjunto, mostrou-me a dificuldade de elucidar a complexidade das relações e das interseções . Há pessoas, em nossas relações diárias, de trabalho e familiares com que temos alguns pontos de interseção e noutros, não. Mesmo entre irmãos e amigos. Algumas aproximações em certos pontos e noutros, afastamentos. Por exemplo: o que na minha EP me aproxima de fulana é o papel existencial de mãe, ao passo que no tópico axiologia que é determinante em minha EP, me afasta da mesma pessoa, por certas atitudes .E assim mesmo mantemos convívio, dependendo das circunstâncias . Ou seja, uma mesma interseção tem pontos de aproximação e de afastamento. Sofisticado e complexo. Então, as relações e interseções se dão com intensidades e dificuldades que podem oscilar, mudar.
@miguelangelocaruzo4 ай бұрын
@@jandiraramirodesouza8508 Obrigado pela ótima contribuição, Jandira! De fato, há uma complexidade presente nas interseções. Abração! 🙏🙂
@jandiraramirodesouza85084 ай бұрын
Muito bom. Sempre muito elucidativo. Fala clara e reveladora da vivência robusta do terapeuta experiente de consultório. Parabéns!
@miguelangelocaruzo4 ай бұрын
Muito obrigado pelo retorno, Jandira! Abração! 🙂🙏☕
@jeffersonmalvaespiritismo5 ай бұрын
🦉☕️
@miguelangelocaruzo5 ай бұрын
@@jeffersonmalvaespiritismo 🙏☕🙂
@jeffersonmalvaespiritismo5 ай бұрын
🦉☕️
@miguelangelocaruzo5 ай бұрын
@@jeffersonmalvaespiritismo 🙂☕🙏
@jeffersonmalvaespiritismo5 ай бұрын
🦉☕️
@miguelangelocaruzo5 ай бұрын
@@jeffersonmalvaespiritismo ☕🙂🙏
@jeffersonmalvaespiritismo5 ай бұрын
🦉☕️
@miguelangelocaruzo5 ай бұрын
@@jeffersonmalvaespiritismo ☕🙂🙏
@jeffersonmalvaespiritismo5 ай бұрын
🦉☕️ Filosofia clínica na veia.
@miguelangelocaruzo5 ай бұрын
@@jeffersonmalvaespiritismo Sempre bem-vindo, Jefferson!
@jeffersonmalvaespiritismo5 ай бұрын
🦉☕️
@miguelangelocaruzo5 ай бұрын
@@jeffersonmalvaespiritismo 🙂☕🙏
@comoomundoparece5 ай бұрын
🦉☕️
@miguelangelocaruzoАй бұрын
Obrigado por acompanhar o canal!
@comoomundoparece5 ай бұрын
🦉☕️
@miguelangelocaruzo5 ай бұрын
@@comoomundoparece 🙏🙂☕
@comoomundoparece5 ай бұрын
🦉☕️
@miguelangelocaruzo5 ай бұрын
@@comoomundoparece 🙏🙂☕
@comoomundoparece5 ай бұрын
🦉☕️
@miguelangelocaruzo5 ай бұрын
@@comoomundoparece 🙂🙏☕
@comoomundoparece5 ай бұрын
🦉☕️
@miguelangelocaruzo5 ай бұрын
@@comoomundoparece 🙏🙂
@comoomundoparece5 ай бұрын
🦉☕️
@miguelangelocaruzo5 ай бұрын
@@comoomundoparece Espero que goste também da nova sequência de vídeos de leitura comentada do livro Introdução à Filosofia Clínica. Abraço!
@comoomundoparece5 ай бұрын
Maratonando
@miguelangelocaruzo5 ай бұрын
@@comoomundoparece Seja bem-vindo! Espero que seja útil!