Precisava de alguma aula sobre o texto e pelos ótimos comentários decidi assistir a sua. Faço coro aos outros, sua aula é realmente fenomenal. Obrigada por compartilhar, professora!!!
@biaolinto3 күн бұрын
Obrigada pelas tuas palavras!
@raimilsontavares78874 күн бұрын
Excelente aula!
@caiofrenneyr961616 күн бұрын
Meu fichamento do texto "Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos" - "É preciso estabelecer a distinção entre conceito e palavra" - "podemos admitir que cada palavra remte-nos a um sentido, que por sua vez indica um conteúdo" - "conceitos para cuja formulação seria necessário um certo nível teorização e cujo entendimento é também reflexivo" - "Defendo a hipótese de que todo conceito é sempre concomitantemente Fato (Faktor) e Indicador (Indikator)" (...) "indicativo de algo que se situa para além da língua" ***ser fato do fenômeno linguístico e indicar algo que transcende o fenômeno linuístico. Por isso ele diz que o conceito é reflexivo, pois pensa a realidade para lidar com ela e de modo reflexivo repensa a própria realidade para dar pasos além. Assim como o espelho não apenas nos mostra uma imagem, mas também como reflete tudo aquilo que é capitado. Em outras palavras, pensar é movimento - sendo possível pensar "com" palavras e até mesmo "contra" elas mesmas*** - "Um conceito relaciona-se sempre àquilo que se quer compreender, sendo portanto a relação entre o conceito e o conteúdo a ser compreendido, ou tomado inteligível, uma relaçãlo necessariamente tensa" - "A história dos conceitos mostra que novos conceitos articulados a conteúdos são produzidos/pensados ainda que as palavras empregadas possam ser as mesmas" - "a semântica comporta sempre em si estruturas de repetição, mas a semântica mesma, de acordo com o gênero e o tipo de texto, possibilitará, impedirá ou mesmo proibirá diferentes formas de repetição" Anotações sobre o vídeo da Prof Bia Olinto: + História dos conceitos é difenrente da História das ideias, sendo a hist dos conceitos uma tentativa de articular os conceitos com a vida social, política e econômica da época; + Palavras é diferente de Conceito: em td conceito há uma palavra mas "uma palavra vira conceito quando é passível de uma generalização", sendo algo não fixo. Cidadania é um bom exemplo: há mudança de o que é ser cidadão em épocas distintas. Porém, algo permanece: ser cidadão é ter algum poder político. ***O que encuca minha cabeça: dá para dizer que aquilo que permance ao longo das distintas épocas (ter algum poder políticio) é ver cidadania enquanto categoria? Já o conceito de cidadania seria a manifestação do ser cidadão em x,y e z época? Pois, categoria indicaria as essências, o ser do fenômeno e os conceitos indicariam existências, o estar do fenômeno?***
@kelmeespina476618 күн бұрын
Olá professora, sou estudante de história da Universidade federal do Acre, queria agradecer seu video
@biaolinto18 күн бұрын
Fico feliz em ajudar!
@jcnid75625 күн бұрын
EXCELENTE!!! super importante p os dias d hj
@biaolinto18 күн бұрын
Obrigada!
@PIXT_l_rАй бұрын
Ótimos comentários! ❤
@biaolinto18 күн бұрын
Obrigada pelo apoio!
@ricardolima723Ай бұрын
Em 1976 residia e resido até hoje em Manaus. Naquele ano a segurança era bem superior a de hoje. Não quero defender ditaduras, entretanto, muitos ítens eram melhores. A democracia é muito, mas não é tudo. Vamos continuar com a democracia, mas com seus dirigentes corruptos e demagogos.
@biaolinto18 күн бұрын
Obrigada por exemplificar a diferença entre memória e história.
@ricardolima723Ай бұрын
Admiro muito Hidem White
@mylenamartins7449Ай бұрын
Que aula incrível, professora! Sua didática é impecável, e o conteúdo, além de cativante, é extremamente enriquecedor. A senhora é um verdadeiro tesouro no KZbin! Parabéns pelo trabalho maravilhoso e obrigada por levar tanto conhecimento para além dos muros da universidade. 🤗🙏🏽
@biaolintoАй бұрын
Que bom saber que você está gostando! 😍
@JoseCarlos-bb2ylАй бұрын
Gostaria de compartilhar com você a minha classificação na seleção do mestrado da Universidade Federal Fluminense(UFF) 2025. Muito obrigado pelos seus brilhantes vídeos, pois me auxiliaram muito no meu processo de preparação para a prova de dissertação. Ótimo 2025!
@biaolintoАй бұрын
Parabéns!!!! Estou muito feliz por vc!!!!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@JoseCarlos-bb2ylАй бұрын
Continuo assistindo seus vídeos.
@JoseCarlos-bb2ylАй бұрын
@@biaolintoMuito obrigado!
@raimilsontavares7887Ай бұрын
Excelente explicação!
@biaolintoАй бұрын
Quero ver se no retorno das férias faço um vídeo sobre o livro do Veyne sobre o Foucault.
@estefaniacarneiro4760Ай бұрын
Prof. Bia. Seu modo de explicar é maravilhoso. Enfim compreendi:Materialismo histórico dialético. PARABÉNS!!! Obrigada.
@biaolintoАй бұрын
Obrigada pelo apoio!
@caiofrenneyr9616Ай бұрын
teria indicações de textos sobre a diferença, semelhaça entre conceito e categoria? se é possível um conceito virar categoria (e ao contrário) e como...?
@biaolintoАй бұрын
Essa é uma questão complexa. Mas o Koselleck aborda a diferença entre conceito e categoria no livro "Futuro Passado: sobre a experiência histórica".
@caiofrenneyr9616Ай бұрын
@biaolinto muito obrigado
@paulaleandra4577Ай бұрын
Obrigada pela aula professora. Já tenho uma base para minha prova .
@jcnid756Ай бұрын
excelente!!! super obrigada!
@biaolintoАй бұрын
Obrigada você! Fico feliz que tenha gostado.
@eleandromadureira5264Ай бұрын
Lembro sempre da angústia que eu sentia (sem compreendê-la cabalmente) como um ser de quem tinha sua essência humana retirada durante uma parte do seu dia, aquela na qual estava trabalhando na CSN. Quando, anos depois, me foi apresentado o que Marx chamou de alienação, eu fiquei estupefato, finalmente compreendia, horrorizado, a coisa toda.
@biaolintoАй бұрын
Quem vive ou viveu o chão da fábrica compreende na própria vida os efeitos da mais valia
@eleandromadureira5264Ай бұрын
Me lembrando do tempo de licenciatura: a quantidade de bobagens que ouvi dos jovens (e outros nem tanto) então no barco comigo; eu contava 40 anos, um ex-metalúrgico, com uma certa bagagem de leitura, mas insuficiente em face do imenso desenrolar de fatos e dados que os professores nos apresentava desde os primórdios civilizatórios. As bobagens: que Filosofia não servia para nada (Marx havia ensinado!), que a Idade Média significava 1000 anos de atraso cultural (pasmem mas isso rolou 👉🏼 em 2007!), que a História da África era uma espécie de excrescência absolutamente dispensável, que o modismo da micro-história atentava contra a verdadeira história, aquela contada pelos historiadores marxistas, e mesmos por outros, inferiores, já que weberianos ou hegelianos e outras tolices. Rebatia todos esses arremedos de inteligência com argumentos que tinha ou me ocorriam, ou com sorrisos sarcásticos (quando com preguiça ou vendo a inutilidade de pronunciar palavras). Voltando ao presente vídeo: que professora! que esclarecimentos! que documento necessário! P.S.: Encontro-me lendo o prefácio (de O queijo...) que Ginsburg escreveu para a edição italiana.
@biaolintoАй бұрын
Muito obrigada pelo apoio e pelas palavras!
@tayoisrael2 ай бұрын
Assistindo antes da aula de Introdução ao estudo da história (curso Relações Internacionais na UnB) muito boa aula 🙏🏻
@biaolintoАй бұрын
Fico feliz em ajudar! Parabéns pelo curso!👍🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@cereszin2 ай бұрын
Professora, não faço história, mas essa aula foi tão didática que foi tranquila de entender. Parabéns!
@biaolinto2 ай бұрын
Que bom que você gostou!
@oxenteumabruxa48782 ай бұрын
Que aula incrível ❤. Muito obrigado. 🫂😊🌹📚
@biaolinto2 ай бұрын
eu que agradeço o apoio!
@IgorPereira-ng7rs2 ай бұрын
obrigado, professora!
@ProfJonielCosta2 ай бұрын
Que Aula Maravilhosa! Venha para a UFES ensinar os professores ser didáticos igual a senhora.
@ProfJonielCosta2 ай бұрын
Que Aula facil de entender. Meu professor da Ufes podia aprender com a senhora a forma de explicar. Vou tirar 10 na prova amanha. Parabens!
@biaolinto2 ай бұрын
Vou ficar na torcida!
@vitoriaregiavianacarmosade87222 ай бұрын
A senhora é maravilhosa, professora!
@josecarloscarlos91122 ай бұрын
Aula muito boa!!!! Meus parabéns,professora.
@biaolinto2 ай бұрын
Obrigada! Fico feliz em ajudar.
@VICTORDAMONVIEIRADASILVA2 ай бұрын
Ótima aula, obrigado professora. Onde encontro as teses do Benjamin?
@biaolintoАй бұрын
Tem na internet, mas eu gosto mesmo da tradução da Editora Autêntica na coletânea de textos do Benjamin “Anjo da História “
@giovannadacruz56942 ай бұрын
Professora, você é incrível. Obrigada por disponibilizar esse conteúdo. ❤
@biaolinto2 ай бұрын
Eu que agradeço o apoio!
@ProfJonielCosta2 ай бұрын
@@biaolinto Qual suas redes sociais para a gente te seguir.
@robernilsonmoura18662 ай бұрын
Aula maravilhosa, parabéns!❤
@biaolintoАй бұрын
Obrigada mesmo!
@brunamoll44972 ай бұрын
Adorei, muito boa aula! <3 Estou estudando para uma prova de mestrado e sua aula foi um excelente complemento a leitura do livro, com ótimas referências e diálogos com o que vivemos hoje! obrigada
@danielbertolino47903 ай бұрын
Pro parabéns❤
@REGINAMARCIALIMAMOURA3 ай бұрын
excelente maneira de repassar o entendimento da temática. Valeu!
@danielbertolino47903 ай бұрын
Parabéns muita boa aula ❤
@JoseCarlos-bb2yl3 ай бұрын
Incrível aula!
@danielbritodesantanabispo45573 ай бұрын
Bia Olinto supremacy
@Fer11rp3 ай бұрын
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR) tem sorte por ter uma docente tão brilhante !!!!!!!
@biaolinto3 ай бұрын
Obrigada pelas palavras!
@joaogabriel_v3 ай бұрын
olaaa, boa tarde prof, qual texto do ginzburg?
@biaolinto3 ай бұрын
seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/61847 esse é o link do artigo do Gizburg "Nossas palavras e as deles: o ofício do historiador na atualidade" publicado na revista ArtCultura em 2021.
@joaogabriel_v3 ай бұрын
boa tarde, a senhora tem um drive com esses textos?
@biaolinto3 ай бұрын
Não tenho. Mas o texto base é um capítulo do livro: REVEL, Jacques. HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA: EXERCÍCIOS CRÍTICOS. CURITIBA: UFPR, 2010
@marciamariamenendesmotta5143 ай бұрын
Que aula!
@biaolinto3 ай бұрын
Professora Márcia Motta é uma honra ter você por aqui! Obrigada por todo apoio sempre!
@victordamon4513 ай бұрын
Estou construindo meu tcc em história e pesquisando mais sobre Koselleck. Obrigado pelo conteúdo professora!
@leticiaqueiroz44163 ай бұрын
Professora você tem mais vídeos sobre o hartog??
@biaolinto3 ай бұрын
Não tenho conseguido gravar os vídeos pois estou na vice chefia do departamento de História. Mas em fevereiro de 2025 termina o meu mandato e aí voltarei a gravar as vídeo aulas. Não desista do canal!
@lidiacristina73153 ай бұрын
Sou fascinada pelos seus vídeos! Posta mais! ❤
@rebecapassos41874 ай бұрын
Professora, seu conteúdo é excelente! Obrigada por compartilhar. Um abraço! 😘
@carlosgimenez84624 ай бұрын
Professora seus videos são muito importantes obrigado
@biaolinto4 ай бұрын
Obrigada você
@josevicthor24 ай бұрын
<10:50> Em que consiste a notícia falsa.
@Jose-ef4ek4 ай бұрын
Professora qual é a relação entre o saber e o lugar na operação histórica de Certou ?
@biaolinto4 ай бұрын
É importante vc lembrar que o Certeau estabelece uma distância entre a história e a historiografia. Assim, o lugar é o lugar no qual produzimos a historiografia. Ele é social, econômico, institucional, etc. O lugar nos dá as condições de possibilidade de produção do saber.
@VictorHugo-go4fs4 ай бұрын
Deus abençoe a sua vida, professora
@nanapgst4 ай бұрын
Vídeo maravilhoso!
@marcelaamaro86994 ай бұрын
que maravilhosa!!! quero ser sua aluna kkk
@carlosgimenez84624 ай бұрын
Seu aluno aqui professora! Ótima explicação 😊 Uma sorte ter você como professora.
@dianaribeiro44454 ай бұрын
E quando a história for contada pelos oprimidos, o passado não poderá mais remodelado? Logo, podemos falar do fim da história?
@biaolinto4 ай бұрын
As ruínas do passado estão e compõem o presente. Assim , toda vez que reconhecemos esse passado no presente, temos a chance de escrever a história dos oprimidos.