O Lobo da Estepe, obra de Hermann Hesse, é muito pertinente a esse tema .
@DHARMATEISTA12 күн бұрын
Professor, esse tema sobre a solidão é muito interessante a ser estudado, faz você analisar o comportamento do ser humano em lhe dar com essa condição. Assisti alguns filmes abordando esse tema, mostra a incapacidade do homem, no sentido amplo da palavra, em conviver sozinho e manter uma perfeita sanidade. Os personagens entram no campo da loucura, criando companhias imaginarias, é o que chamamos de esquizofrenia, podemos citar alguns filmes: O naufrago e sua bola chamada Wilson, Robinson Crusoe e o seu amigo Sexta Feira, O Homem da Cabana e seus personagens imaginários e o Próprio Will Smith, no filme , Eu Sou a Lenda, apesar de ter um cachorro como companheiro, ele mantinha um diálogo com os manequins das lojas de conveniências.
@DHARMATEISTA12 күн бұрын
Professor, apenas uma pequena observação, Schopenhauer se queixava de seu pequeno público em suas aulas, devido Hegel e não Kant. Hegel com a sua filosofia dialética se tornou o "pop star" do mundo acadêmico, atraindo assim, uma multidão de alunos e professores em suas aulas.
@Compromissonaobra12 күн бұрын
Que Incrível
@lucianadacostapitta765418 күн бұрын
Excelente reflexão, como sempre, professor!
@thiagorodriguespereira17 күн бұрын
Obrigado pelo carinho! Um grande abraço
@fausydias235919 күн бұрын
Até o curso. Melhoras. Que esteja 100%
@thiagorodriguespereira17 күн бұрын
Obrigado! Já estarei sim! Um grande abraço
@escoladeatenas1981Ай бұрын
Parabéns pela belisisma aula. Infelizmente, cheguei após. Foi o egoísmo ético que levou Nietzsche à loucura no episódio do cavalo açoitado, a sua teoria ética emerge a partir deste cenário, antes ou posteriormente ? Meu prisma acerca desta temática é que todo ser humano tem sucestibilidade a uma tipologia ética, mas, dentro de dado contexto, é usuário de múltiplas dinâmicas. Eu, participarlamente, tenho um viés ético Aristotélico por conscientização de que a virtude é intrínseca a todo ser, uns fazem uso dela, outros , não. A etica Kantiana, também, é muito favorável e humanitária se levarmos em consideração as desigualdades sociais. Na medicina, por exemplo, a Ética utilitarista é muito usual em casos emergenciais onde o médico e a família optam por salvar a mãe em detrimento do bebê.Já o egoísmo ético, Nietzscheniano, embora, tenha um reflexo negativo na sua aplicabilidade, também, é possível alcançar a virtude da caridade para ambas as partes. Com relação a um conceito de decência: para mim, é todo ato que não escandaliza nem influencia seu semelhante a vulgaridade. Até a proxima. Atenciosamente, Marcos.
@thiagorodriguespereiraАй бұрын
Em primeiro lugar, obrigado pelas palavras tão carinhosas. Sobre os apontamos, tentarei responder da melhor forma que eu conseguir. Nietzsche já procurava viver da forma que entendia ser a forma correta, ou seja, procurando elevar sua vontade de potência, mas claro, nem sempre conseguia. O fato de Gênova foi um acontecimento que ele não conseguiu superar nem suportar, e teve um colapso nervoso. Ali morria o filósofo, restando apenas seu corpo, quase sem espírito... Concordo inteiramente com vc em relação a termos uma forma ética de viver mais forte em cada um, mas somos na verdade o somatório de todas elas, com maior ou menor abrangência. Sobre o seu conceito de decência, a ideia é interessante, mas enfrenta um problema. O que é vulgaridade? Ela é universal ou pode variar com o tempo? Quem deve determinar o que é vulgar? Por exemplo, inúmeras coisas que eram consideradas vulgar, hoje são corriqueiras no Brasil e ocidente, já em alguns países árabes, o que era corriqueiro hoje se tornou vulgar, como vemos no Irã. Novamente obrigado pela presença e nos vemos na semana que vem às 19h de todas as 6as feiras! Um grande abraço, Thiago
@escoladeatenas198126 күн бұрын
@@thiagorodriguespereira É verdade . A vulgaridade foi se transformando com o tempo e cada grupo étnico tem um viés, nesse caso, não seria universal. Portanto, encontrar um conceito universal para Decência seria uma sinuca de bico. Estou maratona o o seu curso escola de pensadores , se puder dá uma visualizada nos meus comentários, serei grato.
@AfonsoAfonso-ve5kbАй бұрын
Show de aula professor Thiago parabens e sucesso tmj.
@DanielaBezerra-m1iАй бұрын
Estou te conhecendo agora. E descobri quê quero filosofia,preciso da filosofia em minha vida. Conhecimentos e resposta para meus porquê!! Atenta criança
@gabrielbudackАй бұрын
muito bom o tema da aula professor!
@tudimarques6720Ай бұрын
Obrigada professor por essa brilhante live. Muito me orientou nas ideias que já estudei e estou revisando... A ORIGEM DA ALMA nos vário pensadores... 😍
@thiagorodriguespereiraАй бұрын
Fico feliz que tenha gostado! Nos siga aqui e no Instagram! Um grande abraço
@mariainesmadeirasaito7299Ай бұрын
Reflexão muito boa.
@fausydias2359Ай бұрын
Com relação ao filme "Um Dia de Fúria", a cena que mais me marcou foi a do coreano, quando ele pede para trocar uma nota de um dólar por moedas, para que ele possa ligar para o filho.
@fausydias2359Ай бұрын
A lembrança do Mercúrio Cromo fez-me ri, apesar do tema super sério. Realmente, vejo no trabalho e nas universidades pessoas frágeis, que não conseguem receber um não ou apenas um desvio de rota.
@luanafalcaooficial89022 ай бұрын
Amei o vídeo.
@fausydias23592 ай бұрын
Como sempre, uma excelente aula sobre Ana. A cada aula sobre esta filósofa, uma visão diferente a mais. Valeu!
@jonathanviturino20012 ай бұрын
Assim foi para Jesus e seus discípulos, mortos porque expuseram suas ideias.
@ANNEMICHAUDDEFARIAS2 ай бұрын
Sempre acompanho as suas lives às sextas feiras e me interesso bastante pelo assunto
@thiagorodriguespereira2 ай бұрын
Obrigado pelo carinho! Um grande abraço
@ANNEMICHAUDDEFARIAS2 ай бұрын
Professor, eu comprei um curso de Filosofia Essencial 1:36 do senhor EAD, mas não pude fazer, eu ainda tenho a senha, será que ainda posso fazer esse curso?
@thiagorodriguespereira2 ай бұрын
Pode sim, claro! Acho que sua senha não deve mais funcionar, mas tente. Qualquer coisa, me mande mensagem pelo Instagram que minha equipe irá te ajudar. Um abraço
@oli_bolivar2 ай бұрын
Filosofia no domingo... 🧉🔥
@VeraLucia-ll9gl2 ай бұрын
Adorei, já gosto muito de filosofia
@ricardobenja2 ай бұрын
Que ótima aula
@thiagorodriguespereira2 ай бұрын
Obrigado 😃
@Camila.Pacheco.Sekula3 ай бұрын
Sou aluna de História e, infelizmente, a Filosofia foi retirada de nossa grade curricular. Aula muito boa e didática, virei fã.
@thiagorodriguespereira2 ай бұрын
Muito obrigado pelo carinho!
@ivane92733 ай бұрын
Viva a filosofia!
@telmasantos273 ай бұрын
Aula incrível. Parabéns!!!
@thiagorodriguespereira3 ай бұрын
Obrigado! Fico feliz que tenha gostado. Um grande abraço
@ManoLu-dl4re3 ай бұрын
Baita vídeo! Sou da geração Z também e me identifiquei com tudo que você disse, me explicou muita coisa nas quais nunca tinha parado pra pensar e é exatamente isso o que eu sou e vivo hoje, obrigado por dar luz pra um tema realmente necessário hoje, e seria muito bom poder fazer mais vídeos sobre.
@thiagorodriguespereira3 ай бұрын
Obrigado pelo carinho! Um grande abraço
@fausydias23593 ай бұрын
Interessante a onipresença do elemento ar.
@AnaLima-nw1vz3 ай бұрын
👋👋👋
@paulosouza37613 ай бұрын
Thiago. Você divaga e é prolixo. Desculpa mas precisei fazer a crítica
@thiagorodriguespereira3 ай бұрын
Sem problema! Não tem como agradar a todos...rsrsrs... e ser filósofo é divagar. O filósofo não vai dar a resposta, mas fazer a pergunta, refletir sobre ela e fazer com que vc reflita tb.
@CarlosOliveira-bk8bi3 ай бұрын
Excelente e limpa abordagem, realmente. Estava buscando ensinamentos para associar a outros e esse resumo me ajuda muito. Saber de onde vêm ideias que aplicamos hoje pode facilmente nos ajudar a defende-las ou repudia-las. Mas, tendo nós, uma dicotomia de ideias conflitantes, qual delas seria a correta a ser seguida ou a ser repudiada? A única forma de receber uma aceitar uma fonte segura que oriente toda a humanidade é uma fonte vinda do Criador dos Céus e da Terra. Uma vez que tenhamos essa fonte diante de nossos olhos, normalmente com 66 livros básicos, como achar a resposta para a proposta de Platão, de que a "alma vem antes do corpo e que aquela não morre"? Ou a proposta de Sócrates, discípulo de Platão, que nos diz que somos um ser holístico, como um todo. Ou seja, não podemos ser divididos. Para chegar a essa conclusão, há que buscar os detalhes descritos na formação original do primeiro homem. Após aprender corretamente como fomos feitos, saberemos como somos defeitos. Assim foi feito o primeiro homem: Corpo + Sopro de Deus . Esse ato, sopro de Deus, foi chamada originalmente como Ruah, em hebraico. Depois, Pneuma, em Grego. Depois espírito, em língua Portuguesa. Também temos de ter a compreensão de onde veio a palavra, em língua Portuguesa, inferno. Veio do Hades, Grego. Que significava para eles como sepultura o nome do "deus do mundo dos mortos" Outra palavra em grego chamada Gueena, nos tempos de Jesus Cristo na Terra, era um lixão público que queimava incessante, mas só enquanto havia material a ser queimado. Então, as palavras Gueena e Hades foram traduzidas para a língua Portuguesa como inferno. Seguindo adiante nos estudos veremos que há ensinamentos de experiências várias nos dando conta de que após a morte o ser humano tem o seu corpo destruído completamente e sua mente deixa de funcionar. Assim, não sofre, não pensa, não ama e não adora a Deus. Porém, o Criador continua detendo o poder de recriar cada um de suas criaturas quando, como e quais pessoas Ele bem desejar e trazer de volta a vida. Dentre as experiências de pessoas que morreram e reviveram dispostas nas Escrituras Sagradas, nenhuma delas trouxe em sua memória alguma ação enquanto mortas. Daí a melhor forma de entender o momento pós-morte é um estado de inconsciência total. Sendo que apenas com o retorno do espírito humano de volta ao corpo humano será o momento de nova vida, consciência. Juntando esses conhecimentos, vemos que Platão não nos ajudou a identificar corretamente o que ocorre no pós-morte, que podemos entender como UM SONO PROFUNDO, mas perto de um coma cerebral do que um sono normal. Qualquer pessoa ao ser despertada de um sono normal e, pior, de um sono profundo ou coma, não lembra de nada e nada fez quando estava naquele estado. Paz e bem.
@lucianescardovelli69293 ай бұрын
😢 Estou arrasada e exausta!! Tal qual na Sindemia ( Pandemia) eu me sinto uma Cassandra tentando advertir as consciências.
@thiagorodriguespereira3 ай бұрын
Estamos todos exaustos, mas temos que continuar...
@oli_bolivar3 ай бұрын
FILOSOFIA É A MÃE DAS CIÊNCIAS, EMPURRANDO AS MENTES A BRINCAR AO AR LIVRE... 🌳
@ManoLu-dl4re3 ай бұрын
Bela análise! Realmente o que vivemos hoje é algo que tem se relativizando e poucos estão se importando, é mesmo muito importante filosofar sobre o mundo onde vivemos e o pensamento da sociedade como um todo.
@ManoLu-dl4re3 ай бұрын
Muito bom, parabéns!❤
@mariliasilvacruz37523 ай бұрын
Que delicia de aula...tipo de conhecimento que faz bem p alma.
@thiagorodriguespereira3 ай бұрын
Obrigado pelo carinho.
@cristianopedras3 ай бұрын
Palestra espetacular!👏👏
@MaiPoirot3 ай бұрын
Muito interessante!
@renatatatiana61164 ай бұрын
👏👏👏👏👏👏
@dudugamesmarques29254 ай бұрын
Esqueceu de mencionar neocomunismo. eurocomunismo esquerda radical.
@valdeterosa55104 ай бұрын
❤❤
@zeus781164 ай бұрын
Uma abordagem bacana e útil para os que amam filosofia. Valeu , professor!!!!