Arte é algo humano, não é sobre quem se esforça mais, é sobre quem faz o processo pra compreender o que é arte pra início de conversa. Arte IA é a mesma coisa que você pedir para outra pessoa fazer a arte pra você. Arte nunca foi sobre o resultado, e sim sobre o que te inspirou para realizar cada passo para assim chegar no resultado.
@Ishin_Renan10 күн бұрын
Então vamos inverter a análise: um cliente pede a um designer para criar uma logo para sua marca e pede que seja uma borboleta. O cliente é um artista então? Não, é um co-criador talvez, mas artista não.
@VictorNaine10 күн бұрын
Bem observado. Vou inverter sua inversão rs: quando o diretor de um filme diz para o diretor de fotografia, "faça neste ângulo, com esta cor, está luz"... quem assina o filme é o diretor geral. Quantos são os artistas, em toda a história, que trabalharam sozinhos? Muitas vezes, quem assina a obra é apenas quem tem a ideia ou quem dirige o processo, não quem põe a mão na massa necessariamente. Várias obras de Rubens foram feitas comprovadamente a mais de 5 mãos, por ex. De toda forma, boa discussão! Abs
@Ishin_Renan10 күн бұрын
@@VictorNaine boa, merece um podcast haha
@VictorNaine10 күн бұрын
Penso nisso desde o início do canal em 2016 haha
@starboytkr634010 күн бұрын
cara... eu ja tentei fazer algo nesse meio... mas digitar algo bobo, qqr um faz, o problema é justamente o contrario...é todo o IMAGINAR, o ter a imagem na mente, e conseguir passar isso pra IA, pra que fique da maneira que você pensou... (a questão do "quebrar a cabeça" entra nisso)
@VictorNaine10 күн бұрын
Esse é meu ponto.
@Samuel-lq7kp11 күн бұрын
Gostei do ponto de vista, não havia considerado antes.
@marialuizatelesvasconcelos219712 күн бұрын
Nome: Maria luiza Teles Turma: 3° B Eu no começo estava até entendendo aí entrou em um tópico que eu não tava entendendo mais nada, mas e bem interessante. P.S. Profesor José Eudes de Língua Portuguesa o vídeo e um pouco estranho e também algo que eu nunca tinha me atentado antes. P.S. Ao autor (Victor) do vídeo pesso desculpa por estar lendo isso.😊
@VictorNaine10 күн бұрын
Olá. É um trabalho para a escola? Não entendi 😅
@beatrizbueno482712 күн бұрын
Obrigada
@VictorNaine12 күн бұрын
Gostou do vídeo? :)) espero que goste dos outros também! ✨
@alexandrebraga49013 күн бұрын
Glauber era dificil.Cansativo. Não. me entretenia
@VictorNaine13 күн бұрын
É verdade, mas já parou pra pensar que arte não necessariamente tem que entreter?
@existenciaintegrativa13 күн бұрын
😍👏👏👏
@Samuel-lq7kp14 күн бұрын
Você foi muito forte, Victor! Saiba que eu te valorizo, colega. Você é uma pessoa que sabe conversar, que sabe desempenhar seu pensamento de forma que o monólogo vira diálogo. Sua força e seu pensamento nunca serão em vão e, tendo isso em mente, você irá longe. Eu consigo com pouco esforço te visualizar expondo arte na Europa e criando podcasts de 1h sobre assuntos completamente ocultos da filosofia e da arte de um alemão aleatório que morreu há 200 anos atrás no anonimato e como que ele teria humilhado Nietzsche em um debate! Um futuro que eu desejo a todos. Arte, justiça e felicidade, Victor.
@r_zmk16 күн бұрын
Monogamia ~ Monogamia V F F V Espero ter ajudado 👍
@canalpapodoporco153518 күн бұрын
Agora é a IA que ameaça tanto os pintores quanto os fotógrafos, estaria certa essa afirmação? Qual sua opinião a respeito? Abs.
@lipe999.17 күн бұрын
na verdade, uma I.A ameaça qualquer tipo de serviço que um humano possa fazer, principalmente se continuar avançando a tecnologia de forma exponencial. Mas ainda acredito que mesmo que ela chegue a um nível de excelência absoluto, ainda não seria capaz de compreender e exprimir todos os nuances psicológicos que só um humano conseguiria fazer em forma de arte
@VictorNaine16 күн бұрын
Acho que depende mto de como a coisa vai evoluir, pra onde e se (AI exige uma energia absurda e nem todas as empresas darão conta disso a curto prazo). Também precisamos ficar de olho se a IA especialmente generativa vai se manter (muita gente temeu metaversos e NFT, mas já não estão na moda). Agora, a fotografia ainda faz algo que a IA ainda não faz: registrar uma fração do tempo com luz é uma prova de que algo existiu ali.
@VictorNaine18 күн бұрын
Veja o vídeo todo! ;)
@McCabecadePorcoАй бұрын
Nem tudo é essência Crianças tem comportamentos próprios que são muito diferentes do restante da família Muitos pensamentos delas são opostos aos valores dos pais
@VictorNaineАй бұрын
Isso é verdade. Não sei nem se acredito em essência.
@vanessamaia2125Ай бұрын
Excelente 👏🏽
@VictorNaineАй бұрын
Obrigado 🙌
@vanessamaia2125Ай бұрын
Uau! Que vídeo bom!
@VictorNaineАй бұрын
Obrigado! Que bom q curtiu! ♥
@vanessamaia2125Ай бұрын
Gentileza atrai gentileza
@SKVLL017Ай бұрын
Off topic: Onde você comprou essa camisa?
@VictorNaineАй бұрын
Hey! Show do Miyavi em SP, há mtos anos. Meus amigos produziram o show.
@Ti.honorato2 ай бұрын
Daqueles vídeos que você volta
@trissolariano2 ай бұрын
Meu tcc é sobre isso! Penso em museus que imaginam o futuro (como o Museu do Amanhã) como laboratórios para imaginar futuros otimistas baseados em valores sustentáveis e comunitários. A ideia é usar o conceito de hiperstição como arma.
@VictorNaine2 ай бұрын
Incrível cara!! Já entregou o TCC? Quando terminar volte aq pra falar mais sobre! E é tcc em q área?
@trissolariano2 ай бұрын
@@VictorNaine É na área da Museologia mesmo; uma área bem atrasada para debates contemporâneos, mas acabei caindo no mundo da filosofia e resolvi juntar os dois. Ultimamente existem muitos museus no mundo afora com esse foco em especular sobre futuros (Futurium na Alemanha e Museum of the Future no Dubai são exemplos que pretendo abordar), inclusive a própria UNESCO tem estudos filosóficos sobre imaginar o futuro, que chamam de Future Literacy, porém o Future Studies ainda é bastante voltado ao mercado, como era de se esperar, já que a tecnologia é bem próxima das corporações (Severance que o diga). Eu diria que o conceito de hiperstição já tá bem mais presente no mundo do que parece.
@Skyhordy2 ай бұрын
vc deve fazer essas ditas obras de arte, aposto que vc coloca umas pedras dentro de um sapato e diz que é arte, existe arte moderna bem feita e bonita, mas! a maioria é um monte de lixo, uns rabiscos em um papel sujo, uma empilhadeira parada, um certo de roupa, uma sujeira na parede!
@VictorNaine2 ай бұрын
Sabia que diziam o mesmo de Monet e dos impressionistas na época deles?
@Skyhordy2 ай бұрын
@@VictorNaine Você não estava lá para saber! como eu disse: há coisas boas que, com o tempo, serão imortalizadas. Mas estamos vivendo um momento de falta de verdadeira arte. Alguns dos chamados artistas pegam qualquer coisa simples, que exige pouco trabalho e que qualquer pessoa poderia fazer, colocam um conceito por trás e chamam isso de arte. São artistas preguiçosos, sem criatividade, que apenas pegam carona no movimento e destroem a imagem da arte moderna.
@VictorNaine2 ай бұрын
Não sou eu que estou dizendo. São documentos históricos da época. Sabe da onde veio o termo impressionismo? Dê uma pesquisada. É interessante. Sobre os contemporâneos, claro que há excessos, muita gente que pega a moda pra vender, que engana, etc. Mas generalizar não vale a pena. Veja meu vídeo chamado Zima Blue. Através de uma animação de 9min (Netflix), é possível entender porque tantos artistas que tem, sim, muita técnica, que pintavam realisticamente, desistiram de pintar algo "bem feito" pq acreditavam na abstração, na expressão... Abs
@Skyhordy2 ай бұрын
@@VictorNaine "Defender artistas que reduzem a arte a uma paródia grotesca, onde o valor se mede por atos chocantes ou provocativos, é apoiar uma visão superficial e destrutiva da criação artística. Como já apontaram alguns dos maiores críticos de arte, de Harold Bloom a Robert Hughes, o verdadeiro valor da arte reside em seu poder de mover, desafiar e transcender o comum, não em gestos fáceis que se limitam a chocar. O cenário contemporâneo, no entanto, frequentemente eleva a mediocridade a patamares de prestígio, validando expressões que muitas vezes parecem desprovidas de técnica, pensamento ou profundidade - como simplesmente 'cagar em um pote e chamar de arte.' Essa defesa dos pseudoartistas faz parte de uma crise maior no próprio campo da crítica, onde o papel do crítico não é mais separar o trivial do sublime, mas endossar qualquer manifestação supostamente transgressora, mesmo que vazia de sentido. Nesse contexto, a verdadeira criatividade, que exige técnica, dedicação e reflexão, é colocada em segundo plano, substituída por performances vazias, amparadas pelo discurso de uma suposta rebeldia. Mas, como bem disseram os críticos sérios, arte é criação, transformação e diálogo com a cultura, e não uma desculpa para chocar sem propósito ou substância."
@julianacerdamendes96282 ай бұрын
Vou começar a estudar assim! Valeu demais… ❤
@VictorNaine2 ай бұрын
Depois nos conte!! ✨
@julianacerdamendes96282 ай бұрын
Awesome 😎
@VictorNaine2 ай бұрын
Thanks!! ♥
@julianacerdamendes96282 ай бұрын
Que vídeo foda! Faça outros com desdobramentos de cada conceito, ideia e reflexão! ❤
@luizs.f53053 ай бұрын
Deuses não morrem, eles apenas assumem novas "formas" até mesmo entre os ateus e materialistas mais febris.
@VictorNaine3 ай бұрын
Depende da tradição. Alguns deuses morreram na mitologia. Se estivermos falando do Deus judaico cristão, se existe, não morre nem nasceu. Mas essa morte de Nietzsche é uma metáfora.
@luizs.f53053 ай бұрын
Exatamente irmão, trata-se de uma "metáfora". Mas Deus nada mais é que uma meta-narrativa (ideia) que serve de plataforma para explicar o mundo e o homem. Portanto até mesmo teorias consideradas materialistas -- como o materialismo histórico de Marx por exemplo -- não estão livres de performar a função de Deus fora da tradição platônica. Foi basicamente isto que eu quis dizer com a frase.
@VictorNaine3 ай бұрын
APOIE o canal: www.catarse.me/canal9
@gb60984 ай бұрын
Crianças são tão felizes, mas adultos sempre apodrecem.
@VictorNaine4 ай бұрын
Em alguns aspectos, talvez. Mas maturidade vem para alguns em outros aspectos
@preludios18914 ай бұрын
E pensar que no episódio Holidays of Future Passed , os Simpsons previram a internet no cérebro. Imagina isso na mão do Elon Musk
@VictorNaine4 ай бұрын
Curioso né!! Mas prefiro pensar como em 12:49 - Hiperstição é um conceito mto único
@preludios18914 ай бұрын
@@VictorNaine Quero muito ler o último livro do Nicolelis, Nada Mais Será como Antes, em que ele mistura teoria e o que ja é fato pra descrever um futuro próximo. Fica a dica pra um futuro video. abçs
@VictorNaine4 ай бұрын
Coincidentemente meu padrinho (também autor de Sci-fi) comprou esse livro pra mim na bienal e conseguiu autógrafo para mim.
@Ti.honorato4 ай бұрын
bate papo muito interessante!!
@VictorNaine4 ай бұрын
Obrigado!! Espero que goste dos demais vídeos do canal!
@Ti.honorato4 ай бұрын
@@VictorNaine claro! voltei no yt pra olhar seu canal, percebi que não tava inscrito. Conheci o Canal pela live sua e da Maria... Dito isso, estou gostando muito do seu conteúdo
@Ti.honorato4 ай бұрын
Espero que continue😁
@VictorNaine4 ай бұрын
Que incrível saber que chegou pela Live!! Falarei pra ela! Tá difícil alcançar meu público, mas tô firme! 🦾 dê uma olhadinha no meu Catarse.me/canal9 absss
@gabrielabeninibitencourt59504 ай бұрын
Amigo, vc poderia disponibilizar um curso de filosofia.
@VictorNaine4 ай бұрын
Farei isso!! Preciso me organizar. Mas enquanto não rola, tô oferecendo grupo de estudos via catarse.me/canal9 - mas ainda preciso de mais gente lá
@gabrielabeninibitencourt59504 ай бұрын
Infelizmente, realmente vivemos em uma época em que a ignorância é valorizada , a cultura e conhecimento filosófico nao é mais estimulado, salvo se gera dinheiro, se pode ser absorvido pelo capitalismo. Seu vídeo é muito necessário e te entendo. Estou tbm nessa busca, e é triste saber que é preciso buscar dinheiro , que é difícil ter um ócio criativo quando não se tem dinheiro para não ser engolido pela ansiedade
@natanaelmendes34474 ай бұрын
Um gigolo, preguiçoso, nao respeitava nem sua familha.vai estudar
@vanessafauchadour57414 ай бұрын
Acho que nunca te falei, mas minha filha se chama Alice 😊
@VictorNaine4 ай бұрын
Falou sim!! ♠️📕🐇⏳
@DesLimitado4 ай бұрын
Marx como referência. Ótimo argumento. 😂😂😂😂
@VictorNaine4 ай бұрын
Hahah verdade. Totalmente ignorável. Quem precisa de análise materialista quando se pode apenas assistir o sistema implodir sob o peso do próprio excesso, com pipoca na mão e uma pitada de niilismo, não é mesmo? 🥰
@gabrielabeninibitencourt59504 ай бұрын
Amigo, seu video esta incrível. Super bem editado. Adorei as imagens referências e pop cultura. O assunto , super complexo, está muito bem colocado.
@VictorNaine4 ай бұрын
Adorei o comentário!!!!!!!! :)))
@VictorNaine4 ай бұрын
Não, não entendo como ela casou com o mimadinho do vale do silício... 💔
@renstond4 ай бұрын
Such an interesting essay, Victor, these ideas are very often on my mind, Mark Fisher in particular (though I try to rein in my idolisation in the interest of self-preservation). Shame what happened Nick Land. Look forward to talking about these ideas further with you. Cian
@VictorNaine4 ай бұрын
Hey Cian! Great to see you enjoyed the essay, mate! Mark Fisher has intrigued me as well. I plan to read more of his essays for sure! Land, too, although I'm still trying to understand what happened to his personality (it's super hard to believe and understand!). Thanks for watching! Hope to meet you soon to have a nice conversation Take care man
@joaodacruz333-b7d4 ай бұрын
Só está faltando a abertura da sua alma para o amor de Cristo, com isso você superaria todas as experiências anteriores, se jogando e se entregando completamente a algo que está totalmente além de você e tudo, que é a transcendência, que é Deus. Pois nem na magia, e nem na metafísica, e muito menos nas outras experiências, você quis se abrir e se expor a isso e dessa forma, obviamente não retirando delas o seu valor e grandeza. Forma essa que é pela via do desapego de tudo e da entrega de si mesmo a Deus, pela via do amor verdadeiro, e não por suas variações ou pela instrumentalização de seus efeitos, mas pelo amor mais puro e verdadeiro possível. Somente ali, e não atoa Nosso Senhor quis unir-Se a nós por essa via, somente ali, por ali, é que as pessoas verdadeiramente se conectam, assim como também é por ali mesmo que podemos nos conectar, ou melhor, nos unir a Ele. De tudo que há no ser humano, desde a potência de sua vontade que pode expressar-se ordenada e desordenadamente, a beleza do intelecto humano, do corpo, das relações com as criaturas, de toda experiência subjetiva ou objetiva, de toda sensualidade, exterioridade, de toda dinâmica possível e de todas possibilidades do acontecer, de todas as potências do devir, nada é maior do que essa conexão de amor de Deus para com as almas humanas. É algo que transpassa a fluidez do devir, atravessa por entre as potências dos entes e suas atualidades, pelo ser das criaturas sustentado por Ele. E por isso mesmo a entrega de si mesmo, de sua própria alma para Aquele que nos atinge com Seu amor, é dentre as realizações humanas a mais elevada que a alma pode submeter-se. Não me refiro aqui a exterioridades que escondem esse amor, exterioridades que nos confundem mesmo nos atos mais honestos, como em uma Lectio Divina ou oração de algum outro tipo, que ao fazê-la nos sentimos bem corporalmente e temos em conjunto experiências subjetivas positivas e agradáveis, não é a nada disso que me refiro, mas no que está para dentro disso, que é o amor verdadeiro, que é aquela expressão da vontade de entrega passiva de si mesmo, total e completamente ao outro, sem esperar absolutamente nada em troca, nem mesmo os bens celestes, totalmente incondicionado, ou assim buscando ser (afinal para tudo há um começo). Por nossa capacidade de realizar o arbítrio entre coisas, de preferir isso e não aquilo, projetando-se para além das influências mesmas que ajudaram a moldar sua própria alma, superando a tudo isso, escolher valorar, não algo dEle, mas valor Ele Mesmo enquanto o que Ele É (mesmo que Isso lhe escape, assim você se projeta, assim você tende). Para ali, nessa entrega, perder-se completamente. Se você encontrou algo melhor que isso, então nos diga.
@neylanporto72014 ай бұрын
Ensaio maravilhoso.
@VictorNaine4 ай бұрын
Vlw cara!!! ❤
@existenciaintegrativa4 ай бұрын
Victor, adorei assistir e refletir e aprender tantos termos que eu não conhecia. Jornada nas Estrelas assisti na infância e tenho comigo a coleção inteira em DVD 😁 sem aparelho para assistir. Guardo como assim o faço com os albuns de fotografia que esses eu consigo abrir com as mãos e assistir. Assim, respondo: Jornada nas Estrelas me ensinou uma possibilidade de existência cósmica de vários povos, mas sempre havia um povo que não se ajustava. Outro que me inspirou era desenho animado, a Família Jetson em que a faxineira era um robô que dialogava tão bem com os humanos. Imaginava que tudo poderia ser possível em um futuro. Abraço longo. Apoiando o Canal 9 😍
@VictorNaine4 ай бұрын
Antes de tuuuudo, MUITO obrigado pelo apoio!! Acabei de ver aqui! <3<3<3 Isso me ajuda tanto a me manter financeiramente quanto emocionalmente para continuar fazendo vídeos legais! :)))) Em 16:02 , quando eu peço para os seguidores citarem ficções científicas otimistas, a única que me vem à mente é Star Trek! Um mundo futuro onde não há dinheiro nem desigualdade social, one há uma mulher negra na ponte de comando, além de um russo e um chinês em harmonia com os estadunidenses. Além do respeito pelas novas culturas de outros planetas. Mas curiosamente, mesmo Star Trek sendo mto influente, a maioria dos scifis são cyberpunks distópicos. Mas sim, tanto ST quando Jetsons são hipertições. Acho que Star Trek está todo na Netflix (ou em outra plataforma? Não me lembro!)
@existenciaintegrativa4 ай бұрын
@@VictorNaine Querido, lembra de mim quando morávamos no Leblon eu e a filha? Saudades. Agora em Niterói. Não uso redes sociais. Vou pedir p filha te passar meu zap para ficarmos em contato. Beijo no coração.🙏
@Neuromancer_Punk4 ай бұрын
Neofeudalismo aceleracionista X Aceleracionismo Anarco-Comunista
@Natisilverio4 ай бұрын
Muito didático, Victor! Gostei bastante. Acho que a discussão ética é cada vez mais necessária
@VictorNaine4 ай бұрын
Obrigado!! ✨ Sim! Mto necessária
@suBUXA-zy6eu4 ай бұрын
Do que se da falando?
@VictorNaine4 ай бұрын
Hey! Dá uma olhada no último vídeo longo do canal. Lá você vai entender. Abs
@thaleshenrique35174 ай бұрын
Muito bacana a reflexão, eu tenho um favorito mas ainda assim gosto muito de aprender tudo que venho aprendendo com e sobre todos os outros, mas o Diógenes tem um cantinho especial pra ele heheheh
@VictorNaineАй бұрын
Eu fiz um curta chamado que tem um morador de rua inspirado nele!! ;) procure por Fronese Mítica Filmes
@thaleshenrique35174 ай бұрын
Muito bom!
@edvaldojunior24734 ай бұрын
Um bom vídeo reflexivo!
@VictorNaine4 ай бұрын
Obrigado!!
@veronicanogueiranaves96144 ай бұрын
O assunto é complexo, mas ficou claro e conciso ☺️🙏 E adorei a mensagem de pensar nos problemas do presente e imaginar um futuro mais otimista ❤
@VictorNaine4 ай бұрын
Que bom que achou isso!!!!!!! Sim!! O único scifi otimista que me veio foi Star Trek! Como é raro né!!
@henrchaves4 ай бұрын
Que foda! Estava lendo esses dias mesmo o blog do k-punk.
@VictorNaine4 ай бұрын
Jura?! Coincidência boa!! E que perda a dele [Mark Fisher] pra esse mundo né
@henrchaves4 ай бұрын
@@VictorNaine Pois é, tipo de coisa que me deixa triste e ansioso. Mas, como você bem disse, talvez possamos transmutar essa ansiedade em força simbólica. 🦾
@wesleyrsff36014 ай бұрын
Bem massa!!! Dá o que pensar.... Abraço, meu querido!!!!
@VictorNaine4 ай бұрын
Minha cabeça explodiu várias vezes durante a pesquisa do vídeo. Que bom que curtiu!! Abs!!!!!!
@johnfrogman37104 ай бұрын
qualquer pensamento que começe se apoiando em marx já está condenado ao ostracismo desde o berço por justamente escolher uma visão de mundo que nega a realidade e a natureza humana. é por isso que a esquerda não sabe usar a internet e nem fazer meme. e quer censurar aquilo que não domina. na cultura, o capitalismo não vive de vender o futuro, na verdade, hoje, ele vive mais de vender o passado. basta ver as produções da cultura pop baseadas em nostalgia, reboots e remakes. a marvel se tornou a maior franquia da história do cinema adaptando hqs dos anos 60, 70, 80, 90 e 00. uma coisa que a tecnologia vai fazer é extinguir o estado, tão amado pelos esquerdistas, e nos levar ao anarcocaptalismo. não precisaremos mais de intermediários empoderados da violência institucional para supervisionar as transações voluntárias entre as pessoas da sociedade. se a humanidade quiser existir por milênios, é imperativo abandonarmos o corpo biológico. ele é a prisão fisico-quimica que nos mantem encarcerados no planeta terra. para termos uma exploração espacial capaz de superar as distâncias astronômicas, consciência artificial é a solução. afinal, a ciência já nos deu a data de morte do sol e da terra.
@gustavocirino61514 ай бұрын
Você fez um recorte muito inocente ao tratar a fase nostalgica das produtoras de HQs como representativas do que é capitalismo. Marvel/DC/Disney são uma fração do que é o capitalismo mundializado. Quando os marxistas dizem que o capitalismo vende futuro, pense que foi o modo de produção capitalista que criou os bancos, o sistema de crédito, a especulação, os juros... O capital ajusta-se no tempo como estratégia de suavização de crises. Aliás, ajusta-se também no espaço, como diria David Harvey. E, pelo conteúdo do seu comentário, você mesmo já está contaminado pela hiperstição que o Vitor Naine nos alerta no final do vídeo. É uma profecia que, de tanto acreditada socialmente, se torna real.
@johnfrogman37104 ай бұрын
@@gustavocirino6151 o recorte foi feito pelo victor. só pontuei que, no momento, na cultuta, o capitalismo vende nostalgia e não futuro. não disse que a mercantilização do passado representa o comportamento do sistema econômico como um todo. muito menos da especulação financeira. todos nós vivemos inseridos nos efeitos causados pela hiperstição. não ser contaminado por ela é praticamente impossível.
@vanessafauchadour57414 ай бұрын
Muito bom o vídeo, Victor. Assunto bem complexo, mas você explicou direitinho. E a edição está demais 😊
@lysliecunha4 ай бұрын
Victinho do céu!!! Que vídeo lindo!! Imagens enquadradas perfeitamente, super produção, top!!!😜👌🏼 E o assunto dá um nó na cabeça, ou, seria no coração?! 🤔 Falar de tecnologia, universo quântico, cibernética e afins, sempre nos remete ao futuro, e tudo que não conhecemos, nos amedronta! Parabéns!!! Abordagem farta e direta, com conjecturas e assertivas!! Simbora pro Blade Runner!😅🥰
@VictorNaine4 ай бұрын
Obrigado!! 🎉 Sim, me deu nó em todo o corpo pesquisar sobre isso tudo!! Simbora pro Blade Runner haha