Пікірлер
@VictorPRGP
@VictorPRGP 2 ай бұрын
Didática incrível. Obrigado, professor.
@jefferson-763
@jefferson-763 4 ай бұрын
Excelente didática.
@marmadeoli
@marmadeoli 4 ай бұрын
"Somente pessoas boas poderiam operá-lo!" - Quem seriam as pessoas boas? Qual o conceito de bom? Eu poderia questionar a bondade de outrem? E se o bem que fizeste a um grupo não for o bem para o outro grupo; posso mudar de grupo caso não me sinta contemplado? Sendo eu filho de agricultor poderia inquirir o aristocrata cujo ato 'bom' não me respeitou?
@marmadeoli
@marmadeoli 4 ай бұрын
Talvez seja a solução para a nossa sociedade: voltarmos a ser servos e súditos para que o clero, a nobreza e a aristocracia retome o controle do Estado. Será que eu conseguirei decidir em qual grupo estarei? (rsrsrs)
@marmadeoli
@marmadeoli 4 ай бұрын
Claro que tudo o que falaste é correto mas apenas dentro de uma corrente de pensamento que, para o bom filósofo, sabe-se não ser a única e nem sequer, a (única) verdade. E ser intelectual não significa ser 'conservador', muito menos adepto de quaisquer religião. Aceito a escolha individual a partir do processo de cada um, mas jamais a sentença determinística da conclusão do mesmo. Alguns livros, talvez, faltem à leitura!!!
@marmadeoli
@marmadeoli 4 ай бұрын
Porque paraste de publicar teus vídeos?
@olgavaleska
@olgavaleska 5 ай бұрын
oi Guilherme, onde vc dá aula? tenho interesse em aprender línguas
@adrianafernandes7234
@adrianafernandes7234 6 ай бұрын
Excelente explicação, muito didática
@adorom
@adorom 11 ай бұрын
Obrigado Guilherme.
@ernestozanlorenzi8296
@ernestozanlorenzi8296 Жыл бұрын
Acompanho Celebração da Missa Tridentina que é Celebrada em Latim. Isso irá me ajudar muito no entendimento da língua Latina. Farei um esforço para acompanhar e aprender.. Muito obrigado 😊😊😊❤.
@wagnerferrussi721
@wagnerferrussi721 Жыл бұрын
muito bom
@T4njiro_YT
@T4njiro_YT Жыл бұрын
As monarquias historicamente foram tiranias e por isso se tornaram peças de museu. Somente aqueles que odeiam o povão são monarquistas. Ainda bem que eao cartas fora do baralho.
@alexandremegiorinroma678
@alexandremegiorinroma678 Жыл бұрын
Olá, preciso saber pronunciar "scientia vinces" e se o seu significado é "vencerás pelo conhecimento!" grato!
@GabrielChavesDeGois
@GabrielChavesDeGois Жыл бұрын
Muitos têm um entendimento equivocado da pronúncia eclesiástica. Eis talvez o único documento que ainda existe onde se apresenta de maneira clara e retíssima a pronúncia eclesiástica segundo o uso de Roma: archive.ccwatershed.org/media/pdfs/12/07/05/19-20-13_0.pdf
@samaramarianox
@samaramarianox Жыл бұрын
ótimo vídeo!
@volando9373
@volando9373 Жыл бұрын
Salve amice ! Doleo !sed valde fortis música est et verba tua comprendere non possumus. Ego tamem gratias tibi ago, quia lectiones tuas valde bonae sont , Vale!!
@almirrafaelarruda3295
@almirrafaelarruda3295 Жыл бұрын
Muito boa aula. Esclareceu-me muito.
@natabarbosa2834
@natabarbosa2834 Жыл бұрын
Viva a Santa Igreja Católica e ao Império do Brasil
@khalid17739
@khalid17739 2 жыл бұрын
obrigado por compartilhar o vídeo , gostaria de saber quanto de zoom esse aparelho consegue fazer enquanto o modo macro está ativado , é 2x ou mais
@guilherme1272
@guilherme1272 2 жыл бұрын
Eu estou aprendendo a mexer na câmera ainda. São muitas funcionalidades para uma cabeça antiquada como a minha! 🤣 Mas até agora, eu consegui usar zoom 5x no macro com uma qualidade absurda. Não deixa em nada a desejar, comparando com uma câmera digital semi-profissional.
@cecelogamer2273
@cecelogamer2273 2 жыл бұрын
O mestrado do senhor é em que? Qual foi a dissertação defendida?
@jeffersonleonardo2
@jeffersonleonardo2 2 жыл бұрын
O *Carmina Burana* me incentivou a escrever "poemas" sobre existência em latim. Haha
@jeffersonleonardo2
@jeffersonleonardo2 2 жыл бұрын
Eu até tenho um PDF das palavras eróticas em latim. Fiquei maravilhado em descobrir que quando se trata "daquilo" a gente entende até a última palavra. Sobre os palavrões, já vi gente em grupo do Facebook dizendo que os romanos não falavam palavrões porque o latim é língua santa.🤡
@Nartain
@Nartain 2 жыл бұрын
Muito bom!
@evandroolimpioribeiro
@evandroolimpioribeiro 2 жыл бұрын
Perenialismo?
@deborahcoldibelli9309
@deborahcoldibelli9309 2 жыл бұрын
oiii
@delovasco1237
@delovasco1237 2 жыл бұрын
Que aula DUKARAAAAAAIIIIIIIII
@marielagovea8579
@marielagovea8579 2 жыл бұрын
Excelente aula de história! Melhor do que qualquer aula que eu já tive na escola! Parabéns, Guilherme!
@lucasandrade4008
@lucasandrade4008 2 жыл бұрын
Salve Magister
@deborahcoldibelli9309
@deborahcoldibelli9309 2 жыл бұрын
bjok queridddoDeuste abnçoe
@deborahcoldibelli9309
@deborahcoldibelli9309 2 жыл бұрын
Oiiii lindo! ESTOU NO AMAZONAS
@mauriciozappa
@mauriciozappa 2 жыл бұрын
Muito bom!
@guilherme1272
@guilherme1272 2 жыл бұрын
Valeu, Mauricio!
@mauriciozappa
@mauriciozappa 2 жыл бұрын
Oi, Guilherme! Queria saber se, em sua opinião, eu me engano ao pensar que o latim ajuda uma pessoa a ter uma linha de raciocínio mais clara, mais bem estruturada. Tenho o palpite que estudar latim me faria produzir textos mais coesos e também mais coerentes. Me engano? Poderia falar algo a respeito ou me indicar algum vídeo ou texto em que esse tema é abordado?
@guilherme1272
@guilherme1272 2 жыл бұрын
Mauricio, todo "sim" ou "não" nessa direção vai ser repleto de ressalvas. A minha resposta é um "SIM, porém"... Existe um estudo de um professor americano chamado Albert Perkins em que ele tentou responder a essa pergunta com um experimento (não sei como está o seu inglês, mas o artigo é este aqui: www.jstor.org/stable/3287858 ). Os resultados do estudo pendem para o "sim". Mas existem argumentos (e bons) que dizem que, ainda que você possa colher algum fruto paralelo, como melhorar o português, se o seu interesse for só o português, é mais rápido estudar o português direto.
@mauriciozappa
@mauriciozappa 2 жыл бұрын
Muito obrigado, Guilherme!
@mariaeugenia4826
@mariaeugenia4826 2 жыл бұрын
@@mauriciozappa Opa, Maurício! Tudo bem? Como linguista, professora de idiomas e pesquisadora das neurociências, vim aqui dar meu palpite/ contribuição na discussão. De modo geral, o aprendizado de qualquer idioma melhora o nosso conhecimento e nossa versatilidade também no idioma materno, porque com ele nos tornamos mais conscientes das estruturas linguísticas e de aspectos gerais das línguas. Mas, como o Guilherme disse, também podemos atingir isso estudando apenas o português. Nós só temos essa impressão de aprender mais ao estudar outra língua porque isso nos obriga a prestar atenção a elementos que raramente estudamos por vontade própria no português. A aparente vantagem das línguas clássicas PARA NÓS está no fato de essas línguas serem as raízes das línguas modernas. Com isso, conhecer a estrutura (e a história) do latim, por exemplo, facilita nossa compreensão de várias estruturas que parecem confusas e obscuras. Do mesmo jeito, conhecer a etimologia nos ajuda a entender melhor as "irregularidades", a redundância e a aparente falta de lógica da nossa ortografia. Sobre o raciocínio lógico, terei de ser bem simplista, porque é um tema complexo. Primeiro: como qualquer tarefa cognitiva, o exercício da lógica também exige prática e treino. Segundo: ter uma boa capacidade de interpretação de texto é fundamental para a compreensão de conceitos e também para a manipulação deles. Terceiro: Também é verdade que o aprendizado de línguas está entre os tipos atividades que exercitam o cérebro. Isso implica em benefícios para a saúde do cérebro, a plasticidade cerebral e também para a performance cognitiva em certos tipos de tarefa. Mas existem outras formas de exercitar o cérebro: aprender um instrumento musical, praticar atividades físicas - umas mais do que outras -, meditar, exercitar habilidades manuais finas, etc. Cognitivamente falando, não existe um estudo que aponte que a melhora cognitiva seja uma prerrogativa do latim. Na verdade, não existe um estudo que aponte a prevalência de nenhuma língua sobre a outra quanto a esses benefícios. Infelizmente, esse mito da "superioridade cognitiva" das línguas é recorrente entre latinistas e também entre falantes de alguns outros idiomas (como o alemão e o esperanto). E até existem idiomas criados para serem lógicos e objetivos (as chamadas loglangs, de logical languages). Enfim, a conclusão é: leia muito, estude muito, e exercite seu cérebro de formas diferentes. Para leigos da área, eu recomendo uma página que sigo no instagram: @prolinguegp . Eles são um grupo de pesquisa sobre aprendizado de línguas e bilinguismo, e falam bastante de cognição. Abraço.
@paolorossi9180
@paolorossi9180 2 жыл бұрын
Il latino e' una lingua meravigliosa,la madre delle nostre lingue.IL napoletano e' una lingua italo-romanza e non un dialetto.Saluti da Roma
@guilherme1272
@guilherme1272 2 жыл бұрын
Sì, ma non avevo mica torto! Dialetto e lingua sono parole impiegate sotto criteri piuttosto politici, sopratutto fuori l'ambiente scientifico della linguistica. Ma sa che la diglossia formata fra l'italiano politico e i cosidetti dialetti è uno degli aspetti dell'Italia che mi incantano di più!
@paolorossi9180
@paolorossi9180 2 жыл бұрын
@@guilherme1272 complimenti per l'ottimo italiano.
@heliodossantos2045
@heliodossantos2045 2 жыл бұрын
Sensacional!
@cristovaodianza7013
@cristovaodianza7013 2 жыл бұрын
👏🏽👏🏽👏🏽🇦🇴
@adenauermartins
@adenauermartins 2 жыл бұрын
Expositio non tantum mihi, sed omnibus qui eam viderunt mirabilis est. Valde magister
@tuliowz
@tuliowz 2 жыл бұрын
Muito bom o bate-papo, apesar de não comungar de algumas opiniões, mas, como foi falado, é importante que exista o diálogo e se produza a partir dele. Abraços.
@virginiamariademelomagalha2574
@virginiamariademelomagalha2574 2 жыл бұрын
Seu trabalho está disponível na Internet? Gostaria de ler.
@MarcoAurelio-tx3sb
@MarcoAurelio-tx3sb 2 жыл бұрын
Prof. Pode disponibilizar sua monografia para download? Por favor! Foi publicada em algum periódico?