Excelente. Vivemos com uma visão tão mercadológia que esquecemos que temos o direito de usufruir das conquistas humanas também nas Artes, seja apreciando, pe😂rformando e/ou criando.
@mharmoa8 күн бұрын
A querida Adriana Martelli sempre me instigou a antecipar o acontecimento dos próximos compassos. Melhorei muito por vezes apenas na conversa com ela. Assim neste vídeo, por exemplo, você deve mudar conceitos e ações posteriores dos colegas.
@mharmoa8 күн бұрын
O grande pecado do violonista é abandonar a partitura quando aprende a música!! Bela explanação professor, como sempre!
@wemersonsouza549217 күн бұрын
Oi amigo, legal o seu trabalho. Professor qual é o benefício ter um curso superior em música
@violonista316 күн бұрын
@@wemersonsouza5492 obrigado, Wemerson! Acredito que possamos começar com: produzir uma proteção social e profissional para quem deseja de coração um caminho de vida na musica. De maneira bembgeral, se aprende habilidades e um senso crítico sobre a arte na sociedade que te habilita a criar condições de trabalho nessa forma de vida específica - falo entre a subsistência e o ideal artístico de cada um. Mas isso é tema para um vídeo. Vou refletir a respeito e faço um com sua sugestão.
@wemersonsouza549216 күн бұрын
@@violonista3 muito obrigado meu querido. Estou maratonando seus vídeos. Oss
@JMoura-qj6rr18 күн бұрын
Excelentes reflexões!!! Parabéns. Obrigada.
@violonista316 күн бұрын
@@JMoura-qj6rr muito obrigado pelo incentivo!! Espero mesmo que possa ser útil! Forte abraço!
@haydeesorensen658820 күн бұрын
Chega
@violonista319 күн бұрын
@@haydeesorensen6588 é... como?
@haydeesorensen658820 күн бұрын
MARIA HAYDEE SORENSEN
@violonista319 күн бұрын
@@haydeesorensen6588 pois não, wm que podemos ajudar?
@paulinhoferreira1Ай бұрын
Sinceramente? O trinado em duas cordas, se for bem feito, ele fica lindo e não apenas em obras barrocas, mas também em obras de outras épocas e estilos. Acredito que tudo é uma questão de proposta musical e técnica boa o suficiente para colocá-lo em prática. Segue o link da Elodie, onde ela mostra o trinado em 02 cordas, de forma perfeita! kzbin.info/www/bejne/pHircqabedapmZY
@amosvicente7172Ай бұрын
Concordo, parabéns pelo canal e pelas orientações! Uma das coisas que faz violão empenar, é o fato de algumas pessoas colocarem cordas de aço em violões que foram feitos especificamente para nylon. Não façam isso nos violões.
@thellosenna1055Ай бұрын
Nossa! E eu em minha leiguice temendo comprar um yamaha serie C. Pensei que poderia empenar. Mas estou quase fechando um Rozini rx201,(com tensor) num preço irrisório.
@riffrocktab1613Ай бұрын
Então, mas como vc mesmo falou, é pra facilitar ajustes, com o braço sem tensor a regulagem não fica muito boa, eu acho né, nunca tive violão sem tensor, gostaria de comprar um Yamaha c45, mas tenho medo
@violonista3Ай бұрын
@@riffrocktab1613 o problema é que o tensor muda a angulação do braço todo ao mesmo tempo, como se fosse uma alavanca. Mas problemas de regulagem dizem respeito à forma como cada um dos 19 trastes estão colocados, cada um relação aos outros todos. A corda de nylon é mais flexível do que a de aço e isso agrega problemas. O ajuste tem que ser feito por um luthier, em cada traste, então o tensor acaba sendo inutil.
@riffrocktab1613Ай бұрын
@@violonista3 isso eu não, mas vlw a dica, vc acha os Yamahas da linha c um bom custo benefício
@LuthierPauloMarcosАй бұрын
Luciano, é claro que o Sérgio Abreu, gênio que era, buscava refinar a sua engenharia construtiva para aprimorar a assinatura sonora dos seus violões, como todos nós sabemos! Anos atrás, quando a minha demanda ainda não era tão alta como hoje, eu fazia reparos em violões de luthiers, e dentre os muitos violões que reparei, estiverem em meu ateliê, 3 violões do Sérgio, com o mesmíssimo problema estrutural, que era a tal cobrinha, trincada! Ela era estruturalmente muito frágil, e o Sérgio recebia muitas reclamações desse problema! Então, eu considero que o Sérgio, além de ter entendido que não havia necessidade da tal peça para o ajuste sonoro do violão, ele também a descartou, para eliminar um problema estrutural! Abraço!
@violonista3Ай бұрын
@@LuthierPauloMarcos excelente depoimento de um excelente luthier! Do ponto se vista de um violonista, eu passei a entender muito bem a razão da cobrinha, porque os violões dele tinham um "brilho" interessante quando novos, mas a idade trazia certa projeção que realmente poderia resultar em uma "estridência" quando não bem controlada... nem sempre isso acontecia. No meu eu não cheguei a reparar, mas meu violão, de 1996, n. 350, mudou muito pra melhor quando ele reduziu a altura da cobrinha. Ainda tenho dúvidas. É um detalhe estrutural que fazia parte do projeto original, então retirá-la pode ter consequências. Eu só faria alguma alteração com um luthier do seu nível! Forte abraço!
@antoniocarlosguedesdeolive8744Ай бұрын
Muito bom comentário sobre essa excelente violonista Gabriele,que mostra a força da mulher na música. Parabéns prof.Luciano.
@violonista3Ай бұрын
@@antoniocarlosguedesdeolive8744 obrigado pelo comentário, mestre! Honrado aqui, por ela e por você!
@albertobelo731Ай бұрын
Boa tarde amigo tenho um violão di Giorgio 1968 aniversário de 60 anos sabe qto vale ?
@violonista3Ай бұрын
@albertobelo731 olá, Alberto! Varia muito. Há um mercado de colecionadores que pagam muito caro por violões dessa fábrica e dessa década, mas ele precisa estar muito bem conservado e com todas as peças originais. Fale com luthier e negociante de violões Daniel Deutsch (você o encontra fácil no instagran), que ele tem os contatos e caminhos.
@JMoura-qj6rrАй бұрын
Fantástico!!
@violonista3Ай бұрын
@@JMoura-qj6rr muito grato!!!
@gambarussoАй бұрын
Muito obrigado
@gambarussoАй бұрын
Muito obrigado
@JMoura-qj6rr2 ай бұрын
Fantástico em todos os aspectos.
@JMoura-qj6rr2 ай бұрын
Maravilha. Não me adaptei ao estudo global mesmo de apenas uma pulsação ou parte dela por dia na fase inicial de uma peça. Obrigado. Seus vídeos estão ressuscitando o meu amor ao violão e assim ao estudo.
@violonista32 ай бұрын
Moura, que ótima notícia... mantenha contato, estou na UNESP agora, como professor efetivo do curso superior, mas pretendo continuar trabalhando com o canal justamente por depoimentos como o seu. Grande abraço!!
@JMoura-qj6rr2 ай бұрын
Excelente. Obrigado prof. Luciano Morais.
@JMoura-qj6rr2 ай бұрын
Excelente. Obrigado.
@miqueiaasls2 ай бұрын
Acredito que o melhor conselho pra autodidata é dedicação a pesquisa sobre teoria musical e a técnica do violão.
@violonista32 ай бұрын
@@miqueiaasls o melhor conselho para o auto didata é: encontre um professor.
@miqueiaasls2 ай бұрын
@violonista3 Jamais descartei a importância de um professor, porém nem todos tem condições de ter um professor e aulas formais seja por grana ou geografia, quem mora em interiorzão sabe a dificuldade de acesso a um professor. E a solução que esses aprendizes autodidatas tem é a internet. Nesse contexto o melhor conselho é uma maior dedicação a pesquisa da realização dessas técnicas, seja de postura, dedilhado e etc.
@jaspion14112 ай бұрын
Explanação bastante técnica e cultural
@mharmoa2 ай бұрын
Só não vai postar de sunga!!! Kkkkkkk E afinal, fala do tensor!
@clever_son2 ай бұрын
Como sempre, sábias palavras! ....Parabéns meu caro amigo.
@gambarusso2 ай бұрын
Muito obrigado
@taimadam2 ай бұрын
Muito bom! 👋🏼👋🏼🤠
@mauricioferreira41572 ай бұрын
Ola Luciano como voce diz no comeco do video O Ricardo Dias e uma pessoa muito importante na comunidade de violonistas no Brasil. Este video ja tem quase 5 anos sera que nao e hora realizar outro video com ele ? Seria bacana um video de duas partes em que ele poderia contar a biografia dele e a segunda parte ele contando sobre o Sergio Abreu. Eu moro fora do Brasil e ja tentei conseguir o livro que o Ricado escreveu sobre o Sergio Abreu mas infelizmente nazo consegui. Acredito que seria valido termos um video para as futuras geracoes com o testemunho de Ricardo que foi um amigo tao proximo do Sergio Abreu.
@FabioMenezes-tf6rf3 ай бұрын
Vc énasceu pra isso ! Cara as analigiias as reflexões ; tudo bem objetivo! Muito ótimo dimais
@nineznt93113 ай бұрын
Excelente vídeo, gosto muito da sua linha de apresentação do tema, sempre juntando aspectos objetivos ligados a um contexto histórico que reafirmam o que foi dito. Eu pessoalmente nem estava em dúvida sobre qual escolher - visto que já tomei essa decisão e agora estou na espera do meu instrumento ficar pronto -, porém fiquei completamente preso no vídeo justamente por sua narrativa.
@davidrocha793 ай бұрын
Grande Mestre, admirável sua técnica 🙏
@jonasbaptista88413 ай бұрын
Professor tudo bem? Estou iniciando no violão agora, não consegue achar o livro que citou, qual outro livro o senhor recomenda, mais atual, pra aprende técnicas da mão direita, esquerda e exercícios.
@honoriovascomachadomendesdosre3 ай бұрын
So chutam bola esses .
@marcosrogerio86943 ай бұрын
Comecei a ler a primeira vista começando com peças mais fáceis e aumentando o grau de dificuldade.
@honoriovascomachadomendesdosre3 ай бұрын
Super!! Meu abraço de Moçambique!!!
@adrianoviolonista3 ай бұрын
Este vídeo é uma excelente aula, obrigado!
@gustavofrancisco68513 ай бұрын
Parabéns, professor. Cheguei ao canal há pouco tempo, por indicação do meu professor de violão. Sucesso e não deixe o canal morrer.
@maiconwilliamguitar3 ай бұрын
🤩😍Que vídeo incrível 😍🤩 Melhor vídeo do canal ❤
@josemarcosribeiro48693 ай бұрын
Já tive um C80, muito bom, está certíssimo, mas colocando um pouquinho mais de grana vc compra o CG122, tampo maciço, outro nível, vou comprar um em breve, para estudo acho q é o melhor da Yamaha!!!
@violonista33 ай бұрын
Obrigado pelo depoimento! É importante... claro que há muitos bons luthiers que não estão cobrando muito caro e um violão de fábrica nunca vai chegar perto dos artesanais... mas é importante difundir as experiências com violões de baixo custo. Obrigado mesmo pela opinião!
@JL-bu8bz3 ай бұрын
Exatamente. O senhor todo poderoso. Se ele dá ele tira.
@benilsondejesus16473 ай бұрын
postila
@benilsondejesus16473 ай бұрын
boa tarde luciano tenho as duas postinha de teoria de contrabaixo 1 e 2
@sergiohenrique38344 ай бұрын
Parabéns maestro!!! vc merece, sucesso!!! eu tive oportunidade de assistir a um recital da gisela nogueira na viola de arame em duo com michel maciel, la pela decade de 2000 aqui na minha cidade em minqs gerais
@violonista33 ай бұрын
@@sergiohenrique3834 obrigado, Sergio, muito gentil seu cumprimento. Michel tem um duo incrível com o Guilherme Vicens, ambos moram em São João del Rei. E sim, a Gisela é maravilhosa, sempre vai ser impossível substituí-la. Adoro tudo o que ela fez...
@jestevaomoreira4 ай бұрын
Luciano, quais sao as possibilidades institucionais de se criar uma especie de "Conservatorio de Aplicação" no ambito da propria universidade, como possibilidade de se preparar os proprios professores para os conservatórios e, mais ainda: nesta preparacao, problematizar e pensar a questao da leitura musical no contexto hibrido atual? Talvez, o "meio do caminho" poderia ser oferecido como atividade de extensao, preparando tanto os futuros professores quanto alunos que queiram, de fato, aprender leitura musical? Abs
@violonista34 ай бұрын
@@jestevaomoreira Grande Estevão, você já deve ter excelentes respostas para ambas as questões. De um lado, observo que há uma demanda diferente para a universidade hoje que é diferente da universidade do nosso tempo,começo dos anos 2000, quando tive a honra de te conhecer. Hoje é muito mais voltada para a pesquisa. A questão da leitura também tem sido discutida, bem como de todas as habilidades específicas. Mas sim, acho que seria importante aplicar nos cursos de música a noção de "escola de aplicação", por todos os motivos que você já conhece bem melhor do que eu... O que acha?
@jestevaomoreira3 ай бұрын
@@violonista3 Querido Luciano! Demorei para responder pois fiquei pensando. Não tenho respostas. Mas tenho certeza que seu trabalho como professor, é também sua doação pessooal a este espaço de divulgação e reflexão que vc iniciou aqui (e que bem sei que é trabalhoso manter) ajudarão a tantas outras reflexões/ações de melhoria da universidade pública e da vida. Forte abraço!
@jestevaomoreira4 ай бұрын
Parabéns, Luciano! Estou muito feliz com esta notícia, sobretudo por testemunhar esta caminhada nestes 20 anos de amizade. E a Internet, neste sentido, favoreceu este acompanhamento! E sua síntese de informação versus formação ficou muito clara (e já ouvi vc falar disso ao menos em outra ocasião aqui em seu canal). Acho muito interessante que seu canal é exatamente esta "conversa" entre violinistas. Embora vc seja um acadêmico, vc traz estes temas, mas como se estivéssemos, literalmente, na sala de sua casa, tomando um café. Suas "conversas" fomentam outras conversas. Um forte abraço, Estevão
@violonista34 ай бұрын
@@jestevaomoreira meu querido amigo, obrigado pela participação... nós dois nos unimos por esse desejo de ver a "gente, gente, gente", partilhando sonhos que não envelhecem... Grande abraço...!
@jestevaomoreira3 ай бұрын
@@violonista3 E lá se vai mais um dia! Seguimos sonhando!
@edpoety4 ай бұрын
Lindos instrumentos ✨
@mauroregoviana4 ай бұрын
Parabéns Luciano. Fico feliz pela sua efetivação.
@josealvesnogueiradasilva20384 ай бұрын
Daqui do Norte de Portugal envio os meus Parabéns e votos de felicidades. Obrigado pela partilha da opinião
@kadumoura40964 ай бұрын
O meu é cedro porém, leque em abeto, muda alguma coisa também.
@violonista34 ай бұрын
@@kadumoura4096 muda. Fleta fazia isso. Os de abeto tinham leque em cedro. Eu acho que não resolve muito, mas é bem bonito também!
@kadumoura40964 ай бұрын
@@violonista3 Você poderia gravar um vídeo à respeito de cordas, seria interessante. Abraços.