Cerrado: o coração verde do Brasil
13:44
Ciência e Desenvolvimento
28:20
Жыл бұрын
Diversidade na educação superior
25:57
Ciência como direito
22:13
Жыл бұрын
Nanotecnologia a olhos nus
44:38
Жыл бұрын
Astronomia Indígena
37:55
Жыл бұрын
Outros modernismos, outras regiões
38:12
Modernismo negro
28:58
2 жыл бұрын
Пікірлер
@lucianomoraes3250
@lucianomoraes3250 25 күн бұрын
Muito bom! Vou pesquisar esse pessoal citado. Obrigado!
@rafaeldelunaX
@rafaeldelunaX Ай бұрын
Por que uma música tão alta em cima dos depoimentos?
@isabelanarde
@isabelanarde Ай бұрын
Excelente conteúdo
@raulbarcelar7009
@raulbarcelar7009 2 ай бұрын
Gostei muito e já compartilhei.
@lincolndiniz7266
@lincolndiniz7266 3 ай бұрын
👏🏼👏🏼👏🏼
@sergiopereira7553
@sergiopereira7553 3 ай бұрын
SOCORRO PROCURA-SE UM MILIONÁRIO AMBIENTALISTA MORO EM AVARÉ, MATA ATLÂNTICA PAULISTA. AQUI TEM UMA GRANDE FAZENDA QUASE TODA COBERTA DE MATA E PARTE EM RESTAURAÇÃO E QUE ESTÁ A VENDA!!! É PRECISO ENCONTRAR ALGUÉM PARA ADQUIRIR ANTES QUE CAIA NAS MÃOS DE FAZENDEIROS E IMOBILIÁRIAS. MARGEM COM A REPRESA JURUMIRIM.
@sergiopereira7553
@sergiopereira7553 3 ай бұрын
SOCORRO PROCURA-SE UM MILIONÁRIO AMBIENTALISTA MORO EM AVARÉ, MATA ATLÂNTICA PAULISTA. AQUI TEM UMA GRANDE FAZENDA QUASE TODA COBERTA DE MATA E PARTE EM RESTAURAÇÃO E QUE ESTÁ A VENDA!!! É PRECISO ENCONTRAR ALGUÉM PARA ADQUIRIR ANTES QUE CAIA NAS MÃOS DE FAZENDEIROS E IMOBILIÁRIAS. MARGEM COM A REPRESA JURUMIRIM.
@marta.ximenes
@marta.ximenes 3 ай бұрын
Esqueci o nome desse professor.
@paulog.o.salles5971
@paulog.o.salles5971 4 ай бұрын
Sensacional!
@davijardimblox2354
@davijardimblox2354 4 ай бұрын
Meu tio avô to falando sério, irmão do meu vô 😔
@cinacib9759
@cinacib9759 4 ай бұрын
Que lindo! Lindíssimo ❤ obrigada
@felipealmeidas
@felipealmeidas 4 ай бұрын
Aziz Nacib Ab'Saber presente 🌻
@leilaseleguini9291
@leilaseleguini9291 4 ай бұрын
Excelente aula, obrigada 😘
@romulomorenodebrito7132
@romulomorenodebrito7132 5 ай бұрын
Ótimo material. Parabéns!
@sergioroberto1103
@sergioroberto1103 8 ай бұрын
Após a Abolição, alguns ex-escravos tiveram que voltar para as fazendas de seus ex-senhores, pois não conseguiram encontrar emprego fora delas, vindo a formar, juntamente com os imigrantes europeus (e após 1908, também os japo- neses!!!) e os brasileiros natos rurais e pobres, os camponeses "livres" das fazendas dos "coronéis" na Primeira Repú- blica (1889 - 1930) !!!
@tongamerx9072
@tongamerx9072 8 ай бұрын
Conteúdo muito rico, nomes que deveriam ser falados cada vez mais no Brasil e no mundo, muito bom!!!
@marcosmassarioli3592
@marcosmassarioli3592 9 ай бұрын
Queremos ver as belezas da fauna e flora fo Rio doce, não esses tontos ideológicos querendo puxar a brasa pro seu meio de vida .
@ANDERSONDEALMEIDACOSTA
@ANDERSONDEALMEIDACOSTA 9 ай бұрын
Maravilha de material ❤ - Parabéns 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
@ednaaparecida2729
@ednaaparecida2729 10 ай бұрын
Lucely e Agalgiza, gigantes no coração do Brasil. Reportagem linda e importante.
@ednaaparecida2729
@ednaaparecida2729 10 ай бұрын
Quanto orgulho desta aluna! A professora maravilhosa e os pais incríveis.
@carlosestevaoavelar4271
@carlosestevaoavelar4271 10 ай бұрын
Boa noite, sempre colei nos e nas amigos/as pretas da época da Escola, porque sempre colei muito e eles e elas me ajudavam muito. Eram realmente os mais inteligentes, destacando-se em todas as matérias. Não é que eu fosse interesseira, na verdade sempre existiram relações fraternais mesmo, unindo o útil ao agradável. Meu marido mesmo, não tem nada que ele não sabe fazer e de fato é muito bom em cálculos. Fiz em grupo um estudo sobre a contribuição dos negros no Brasil e tiramos a melhor nota que era Excelente. Foi um trabalho bem longo e não dissemos exatamente tudo, tínhamos que fazer uma síntese do trabalho de OSPB. Parabéns por todas as informações e obrigada por compartilhar.
@jenivansouza8209
@jenivansouza8209 10 ай бұрын
O brasileiros teremos que darmos mais valor água 🥤 importância e bem maior para nação saciar suas sedes no futuro abastecimento das capitais brasileiras 👍🇧🇷♥️
@yarabarbosa9361
@yarabarbosa9361 10 ай бұрын
Muito interessante. E o nosso cerrado tem muitas surpresas. Parabéns
@valeriasilvestre9121
@valeriasilvestre9121 10 ай бұрын
Grande professor, Carlos Machado! Você não poderia faltar neste vídeo, seu livro foi uma das maiores alegrias de leitura que tive na minha vida acadêmica. Aprendi muito contigo, com sua pesquisa sobre o nosso povo incrível.
@valeriasilvestre9121
@valeriasilvestre9121 10 ай бұрын
Herança africana: nosso povo negro escravizado foi obrigado a passar todo o seu conhecimento (muito mais avançado que o Europeu), para fazerem fortunas nas costas do povo preto. Quero respeito, por está riqueza toda!
@valeriasilvestre9121
@valeriasilvestre9121 10 ай бұрын
Hoje diante de nossa revolta de saber que nossos antepassados foram usados como máquinas de fazer dinheiro para a sociedade branca, nos leva a continuar a luta por liberdade real e por políticas públicas afirmativas que possam buscar a reparação e a mitigação de danos, até que seja desestruturado definitivamente o racismo no Brasil e venhamos receber o respeito que merecemos.
@beatrizleal7245
@beatrizleal7245 10 ай бұрын
Spectacular! 👏👏👏Que benção termos pessoas tão dedicadas e preparadas cuidando do nosso cerrado. Adalgisa você vai longe minha querida! Continue se dedicando e se preparando para quando a oportunidade aparecer você poder pega-lá 100%. Keep up the good work! 👏👏👏🎉🎉🎉🎉
@martapaes5226
@martapaes5226 10 ай бұрын
Que belo trabalho. Parabéns p/ a Professora Laila e p/ Adalgisa. Nosso país tem muitos professores comprometidos com a ciência e alunos interessados , o que precisamos é política, reconhecimento e verba p/ a educação, ciência e pesquisa. E viva o nosso cerrado!
@AndreFerreira-ek3tq
@AndreFerreira-ek3tq 10 ай бұрын
Era só o que faltava fazer um recorte de ciência e tecnologia por "cor" ou "raça". Para mim isso é antintelectual e antiético.
@hallidu
@hallidu 10 ай бұрын
Mas vc não percebe que é exatamente isso que a população branca faz a séculos? Etnocentrismo branco na ciência, epistemicídio com os saberes e contribuições de outros povos, outras culturas, como se não tivessem valor. Só a Europa e os conhecimentos que vem de lá são válidos? Questione muito as leituras, as referências e autores que vc vem lendo.
@AndreFerreira-ek3tq
@AndreFerreira-ek3tq 10 ай бұрын
@@hallidu Querido, no século XXI todos nós já poderíamos estar a par que há 10 mil anos não havia uma só pessoa branca na Europa ainda( fonte:A Jornada dos Nossos Genes; Johannes Krause) acho que isso ajuda a combater um pouquinho esse negócio de "população branca", nós e eles, etc..Somos todos uma coisa só. Diferimos tão somente no fenótipo e na cultura. Em relação a ciência também não tem nada a ver com população e sim com indivíduos e suas pesquisas. Se eles tem cor de pele não é possível lhes retirar essa propriedade. O cálculo diferencial é uma coisa de branco? Ele foi desenvolvido por pesquisadores e pertence a todos nós. O que você acha de abrir um canal e ressaltar os avanços científicos que a "população branca fez?" Isso seria considerado moralmente ofensivo. Nunca vi isso em lugar nenhum. Algum sujeito racista deve ter vontade de abordar a coisa por esse ángulo( vide o período ultrapassado e repudiado do racismo científico). Amigo, em relação a origem de avanço científico no máximo se faz referência ao país do pesquisador e não a sua "cor" ou "raça". Quem faz isso está enxergando a cor/ e ou raça do outro. Esse sujeito está preso dentro de um labirinto a espera de ser devorado pelo Minotauro. À propósito o Minotauro é coisa de branco?
@hallidu
@hallidu 10 ай бұрын
@@AndreFerreira-ek3tq Com todo respeito André, mas seu discurso beira o romantismo do "só existe raça humana" "não existe consciência negra, somente consciência humana". Onde bem sabemos que são sustentados pelo mito da democracia racial e outras ideologias como da meritocracia pra abrandar a culpa branca que eles carregam, porque sim meu caro, existe um nós e eles! Você não vê nos noticiários a população que mais morre e sofre com as desigualdades estruturais? Durante os séculos de escravidão onde a população branca explorou e brutalizou o povo preto não existia um "nós e eles"? Depois que eles construíram toda sua riqueza, aristocracia e bens de herança que carregam até hoje em forma de privilégios e benefícios sociais não existe um nós e eles? O que a população branca vem fazendo hoje pra aplacar os séculos de desigualdades que eles criaram? Pouco ou quase nada. Então sim, ainda existe um "nós e eles". Existe uma sociedade estamental baseada na raça/classe. A Europa se construiu como centro do mundo a base do saqueamento de outros países, inclusive de conhecimentos (pilhagem epistemológica), em que eles reivindicaram pra si essa propriedade intelectual, como se houvesse sido criado por eles. Consulte O Legado Roubado de George M. James (tese de doutorado transformada em livro). Umas das citações mais famosas de Cida Bento em Pacto da Branquitude é pra tensionar exatamente esses mitos de igualdade racial: "fala-se muito na herança da escravidão e seus impactos negativos para as populações negras, mas quase nunca se fala na herança escravocrata e nos seus impactos positivos para as pessoas brancas". A intenção é desnudar a cumplicidade e o pacto narcísico da branquitide, que segue na manutenção dos seus lugares de poder. Além do fato das universidades serem historicamente a cabeça e o berço do colonialismo e identitarismo branco, que transforma todo conhecimento em mercadoria como diz o Mestre Nego Bispo. Meu discurso não é anticientifico, mas pra entender que até a ciência que a gente estuda e perpetua tem cor e intenção.
@SueliaRodriguesFleuryRosa
@SueliaRodriguesFleuryRosa 10 ай бұрын
Parabéns pelo lindo trabalho, é emocionante! Luta emociona! Nos faz querer ser sempre mais....
@estherbretas7831
@estherbretas7831 10 ай бұрын
Orgulho de gente como essa gente aí!!!! Isso é que é valor. Parabéns Prof. Laila. Parabéns Adalgiza.
@avayjr
@avayjr 10 ай бұрын
Conhecimento liberta!
@lecirnascimento7962
@lecirnascimento7962 10 ай бұрын
O orgulho de todas vocês ❤️❤️❤️
@mariadocarmosantos4166
@mariadocarmosantos4166 10 ай бұрын
Fantástico, obrigada pelo seu dom. Lutemos pelo cerrado.
@angelamarialopeskerb
@angelamarialopeskerb 10 ай бұрын
Epistemicídio
@mariasilva-jz6zj
@mariasilva-jz6zj 10 ай бұрын
RAÇA INFERIOR É A EUROPEIA QUE ABAFARAM O VALOR DO POVO AFRICANO
@ArcadoSabor
@ArcadoSabor 10 ай бұрын
É uma felicidade imensa ter a oportunidade de conviver com vocês! 🫶
@adrianetorquati
@adrianetorquati 10 ай бұрын
Parabéns! Desejo muito sucesso pra você!
@fabianabrandaoalvessilva2936
@fabianabrandaoalvessilva2936 10 ай бұрын
Gente, que orgulho ser professora desta aluna maravilhosa! Alegre, gentil, batalhadora e muito inteligente. Seu futuro já foi traçado e será brilhante!
@adrianetorquati
@adrianetorquati 10 ай бұрын
Que lindo❤
@juliacampos2759
@juliacampos2759 10 ай бұрын
Que reportem incrível e que família linda.
@daniellyferreiradossantos372
@daniellyferreiradossantos372 10 ай бұрын
Coisa linda ! Nossa família é linda ! Amo vocês
@prof.telmameiraqueiroz9948
@prof.telmameiraqueiroz9948 10 ай бұрын
O vídeo está falhando e as vozes gaguejam
@carolinasuarez6094
@carolinasuarez6094 10 ай бұрын
Reportagem linda! Orgulho demais de ter personalidades como essas na nossa ciência brasileira.
@aparecidarufino8741
@aparecidarufino8741 10 ай бұрын
Realmente o conhecimento é libertador!🤗
@ifmgcampusgv
@ifmgcampusgv 10 ай бұрын
O documentário ficou incrível! Parabéns a todas as instituições, pesquisadores(as) e demais profissionais envolvidos nesse projeto.
@gandhialves6173
@gandhialves6173 10 ай бұрын
Grande seu Vilmar, que Deus abençoe vc e sua família. Satisfação eterna
@amandalaura9846
@amandalaura9846 10 ай бұрын
que preciosidade!! ❤️❤️❤️
@denisebaptista3120
@denisebaptista3120 10 ай бұрын
Fantastico! A alma se enche de esperança
@fernandotavares9589
@fernandotavares9589 10 ай бұрын
Nó... Que maravilha de documentário pessoal, emocionante. Parabéns!!! Como tenho orgulho de ter nascido no entorno do PERD. Doloroso é saber que o esforço de tantos é suprimido pelo poder financeiro de poucos.... até hoje. Até quando será que o povo vai continuar achando q para construir precisa destruir?!!!
@alexandervalenca9589
@alexandervalenca9589 10 ай бұрын
MARAVILHOSO! Gratidão pelo Canal e Vídeo!