Eric Zemmou e a extrema direita francesa
2:20:23
Imprensa e Revolução na Rússia
20:23
História do Rio Grande do Sul
18:02
3 жыл бұрын
Antifascismo, raiz ou nutella?
1:34:00
4 жыл бұрын
Пікірлер
@NoeOliveira16
@NoeOliveira16 Күн бұрын
Parabéns!!! Excelente tema!
@vinialves5977
@vinialves5977 15 күн бұрын
Fraco; nada de novo!
@rosangelasilva2412
@rosangelasilva2412 15 күн бұрын
Todo espaço que se ocupa para trazer à tona a podridão desses governos neoliberais , nunca é fraco!
@jarbasrocha4838
@jarbasrocha4838 Ай бұрын
Domenico lousurdo é conhecido no Brasil por que ele valorizou o marxismo revolucionário do terceiro mundo, as lutas anti colonias, já o marxismo ocidental não valorizou esta luta.... Por isso a luta soviética sobre a liderança de Stalin é valorizada, as lutas na China, Vietnã, Angola, Cuba, corea popular e etc também tem o respeito de Domenico loueurdo, são lutas consequências da vitória soviética. Domenico loueurdo é fã do partido comunista italiano, que valorizava as lutas dos soviéticos e do terceiro mundo, mas DEFENDIA OUTRAS fôrmas de luta.... Viva a HISTÓRIA DO MARXISMO LENINISMO....
@conce2310
@conce2310 2 ай бұрын
Ótima fala Márcio!
@SuperBrunight
@SuperBrunight 2 ай бұрын
Lulopestimo e bolsonarismo são duas faces da mesma moeda servindo ao mesmo deu$$$. E enquanto houver PT não haverá revolução.
@alcir-martins
@alcir-martins 2 ай бұрын
Bom dia/boa tarde, camaradas!🤜🏾🤛🏾
@consideradomorto
@consideradomorto 2 ай бұрын
Ótima transmissão!!!
@DrPauloCaveira
@DrPauloCaveira 2 ай бұрын
Quando eu necessito ver algo sobre racismo, sempre opto pelo Camarada Mário Maestri. O nível de conhecimento é diferenciado demais!
@FORTESsemedo
@FORTESsemedo 2 ай бұрын
Muito bom
@IsabelaCallegari
@IsabelaCallegari 3 ай бұрын
Maravilhosa Celina!! Obrigada pela coragem
@mauebh
@mauebh 3 ай бұрын
Quando vem falar que sexo não existe, estou fora. Que vídeo tosco, sem falar que mais de 1 hora de lacração inútil.
@leticiamesquita7797
@leticiamesquita7797 3 ай бұрын
Ahahahah o comoanheiro não entendeu a ironia do manifesto. Volte uma casa e assista o restante do vídeo.
@lucianalauramarciel2740
@lucianalauramarciel2740 3 ай бұрын
Obrigada ao canal pelamanha allamattina por abrir essa oportunidade, para abrir essa discussão tão importante. Celina parabéns pela coragem e por trazer esse assunto de forma tão esclarecedora e lúcida. Meu muito obrigada a você também.
@SuperBrunight
@SuperBrunight 3 ай бұрын
Primeiro, amei o deboche no manifesto "camarade". 😂😂😂😂 Celina arrasando na sensatez e didática ao falar sobre esse assunto tão caro as mulheres e crianças. Obrigada ao canal tbm, por ter aberto esse espaço ao debate que a esquerda cirandeira tão autoritária quanto os bolsonaristas fecharam. Mulher é fêmea humana adulta. Não existe "cis". Não existe pessoas trans pq é impossível mudar de sexo.
@gutoriella7343
@gutoriella7343 3 ай бұрын
Interessantíssima a participação da companheira Celina!
@hannahzarco
@hannahzarco 3 ай бұрын
Celina, você nos representa, suas palavras nos contemplam, muito obrigada pela coragem e firmeza
@bru2011
@bru2011 3 ай бұрын
Obrigada pelo espaço para defesa das mulheres. ❤ Obrigada Celina, pela sua colocação!
@mayragarcia2892
@mayragarcia2892 3 ай бұрын
Parabéns, Celina, pela coragem! ❤
@julianadias9530
@julianadias9530 3 ай бұрын
Até que enfim, alguém com coragem e disposição para um assunto MAIS que NECESSÁRIO. ✊✊✊✊✊✊✊✊✊. Cada vez mais devemos DENUNCIAR esse tal "movimento" cuirrr. Que é uma CLARÍSSIMA SABOTAGEM do sistema capitalista às mulheres trabalhadoras.
@marinademarzo5348
@marinademarzo5348 4 ай бұрын
Celina, parabéns camarada, pela coragem de trazer a materialidade do real, e que gênero é violência contra corpos sexuados, não sentimento e performance que se compra como um produto em prateleira de supermercado
@TBolivar
@TBolivar 4 ай бұрын
Genial a exposição da Celina! Corajosa, cheia de conhecimento e muito didática!
@niloarag1
@niloarag1 4 ай бұрын
Excelente exposição
@luizzzzzss
@luizzzzzss 5 ай бұрын
Muito boa a fala, mas por favor chequem o microfone na próxima pra não ficar esse chiado.
@celsoacaciogalaxedealmeida5826
@celsoacaciogalaxedealmeida5826 6 ай бұрын
Parabéns ao professor Mário Maestri! Nunca foi tão importante denunciar a farsa identitária, a História acertará contas com seus falsificadores!
@kalashinikov100
@kalashinikov100 6 ай бұрын
Jacob Gorender, Presente!!!
@cryador
@cryador 7 ай бұрын
Viva o império!
@gobustam
@gobustam 8 ай бұрын
No es cierto que Salvador Allende haya sido una persona borracha o con problemas con el alcohol. También es mentira las referencias que indican que Pinochet no fuera el dictador que quebró la democracia y trajo muerte, retroceso y pobreza a Chile.
@TherezaBulhoes-xc6ug
@TherezaBulhoes-xc6ug 8 ай бұрын
Ivan Pinheiro fazia parte do Comitê Central que o expulsou ...impossível de entender...???
@TherezaBulhoes-xc6ug
@TherezaBulhoes-xc6ug 8 ай бұрын
Camaradamigo Ivan Pinheiro qual o motivo que o Comitê Central do PCB usou absurdamente para lhe expulsar?
@TherezaBulhoes-xc6ug
@TherezaBulhoes-xc6ug 8 ай бұрын
Ivan qual o motivo real que levou ao Comitê Central do PCB absurdamente a lhe expulsar
@TherezaBulhoes-xc6ug
@TherezaBulhoes-xc6ug 8 ай бұрын
Querido camaradamigo Ivan Pinheiro
@GustavoToreti
@GustavoToreti 9 ай бұрын
Biografia que é uma aula!
@manfredrommel9128
@manfredrommel9128 10 ай бұрын
Que aula, meus amigos!
@manfredrommel9128
@manfredrommel9128 10 ай бұрын
Maravilhoso! Incrível. Só fiquei triste porque não aconteceu o debate sobre a polêmica do Gorender com o Chaloub. Se alguém souber de algum material sobre essa querela, avisem por favor.
@esperantistabr
@esperantistabr Жыл бұрын
Ivan Pinheiro é um dos militantes mais dignos que conheci...
@JoanaMarisaBoaventura
@JoanaMarisaBoaventura Жыл бұрын
Excelente trabalho! Belíssima história!
@fliped2
@fliped2 Жыл бұрын
O que desmonta o caráter "estrutural" do racismo é a questão material, o negro é a maior vítima dele por ser o mais fraco economicamente, alterando essa situação ele também altera a lógica do racismo. A ideia de "estrutura" é totalmente idealista, está no mesmo barco que o "cultura do estupro", por exemplo. É certo que o desenvolvimento histórico está relacionado e contribui, mas explicar a coisa pela questão "colonial" é manter-se no passado, as estruturas sociais não são mais coloniais, elas são capitalistas.
@donramonn12
@donramonn12 10 ай бұрын
Exato. Na época do império havia sim o racismo estrutural. Ao negro está a reservado o papel do escravo. E todo o estigma que carrega o racismo em todos os aspectos. Porém ao longo dos anos, na República e com a constituição o país não tem mais cidadãos de segunda classe, sendo o racismo em crime,e ainda as ações afirmativas provam que o país repudia o racismo, apesar de ainda ser um problema. Acontece que o racismo estrutural virou uma religião. Cujos pastores são o Silvio almeida e a Djamila
@anapaulacorreia9229
@anapaulacorreia9229 6 ай бұрын
Oi. Você poderia desenvolver mais a questão da cultura do estupro? Por que ela não existiria? Numa cultura machista os homens aprendem que os homens devem dominar as mulheres em diversas esferas, principalmente na sexual, como se isso fosse natural. Seria natural do macho subordinar sexualmente as mulheres, é isso que elas esperariam e que eles deveriam fazer. É fácil perceber que homens adultos ensinam os meninos a se comportarem como predadores, perpetuando essa cultura, que podemos chamar de cultura do estupro porque não leva em conta o consentimento e o prazer da mulher. Aliás, muitos homens sentem mesmo prazer em machucar e humilhar mulheres. A pornografia demonstra isso.
@fliped2
@fliped2 6 ай бұрын
@@anapaulacorreia9229 Se olharmos por um aspecto objetivo e materialista (e já digo que o seu é subjetivo, idealista, aparentemente feminista), o homem subjuga a mulher porque ele pode fazê-lo, é mais forte, e objetivamente investigando toda a natureza nota-se que o mais forte sempre subjuga o mais fraco, é algo natural, e é natural que isso seja ensinado. Se formos lidar com o caso com visões morais, que é uma questão subjetiva e idealista, vamos lógico cair na esparrela feminista, que nada explica e nada demonstra. Não se trata do certo ou errado, do bom ou ruim etc, trata-se objetivamente do que se pode, do que é necessário. Não há "cultura do estupro" na prática com uma simples observação de senso comum nas sociedades em geral, o estuprador está condenado a morte, isso é regra, logo, nota-se o repúdio que a sociedade dispensa ao estupro, se o estuprador é pego na rua é muito provável que será linchado por populares, quando se fala em "cultura" estamos falando de algo aceito pelo conjunto da sociedade, algo que é visto como benéfico, louvável, que deve ser incentivado e ensinado. A única corrente que conheço que diz que o estupro é bem quisto socialmente é a feminista, o que como dito, uma mera análise de senso comum já desmonta. É claro que homens ensinam homens a serem "predadores", o ser humano se desenvolveu num ambiente no qual ele precisava ser um caçador, ou você acha que no meio da savana africana há 200 mil anos havia açougue? Novamente, cair em moralismos e dicotomias baratas não explicam as coisas, eu só não consigo fazer nenhum paralelo sobre ensinar ser um caçador com estupro, isso é um tanto absurdo, um devaneio, qual é o ponto concreto que liga um e outro? O consentimento e o prazer são duas questões distintas e recentes no aspecto social, há meros 100 anos a sociedade não entenderia tais conceitos, que diga-se, são conceitos, e como qualquer outro dependem de uma miríade de aspectos sociais que podem ser ampliados ou extinguidos, considerados ou desconsiderados, além do mais, quem não leva em conta consentimento e prazer alheio, um ou outro, uma boa parcela da sociedade, a maioria, todos? Veja, isso é tudo muito vazio da forma que você coloca, muito confuso. Animais em geral sentem prazer em machucar outros, até gatos fazem isso, mulheres também o fazem sempre quando podem, isso não é exclusividade do homem, não coloquemos a mulher sob um aspecto místico, divino, de pureza, isso não existe. O fato da mulher não oprimir o homem só ocorre por ela não consegui-lo fazer, dando-lhe um exemplo, se você ler um livro sobre a história da escravização nas Américas, por exemplo, você vai ler muitos relatos de como as esposas de donos de escravos eram cruéis com escravos, principalmente com as escravas que mantinham relações sexuais com seus maridos, logo, dizer que "o homem tem esse prazer", como se a mulher fosse um ser puro e divino que não padece de ânsias sádicas el ser no mínimo pedante. A pornografia é só um aspecto da sociedade capitalista e seus desejos comuns pelo entretenimento. O que ali está é o que homens e mulheres fazem no seu dia a dia, e recomendando-lhe mais literatura, você vê em pesquisas na área de psicologia o desejo comum entre mulheres de serem dominadas e xingadas em relações sexuais em diversas culturas, entre elas a ocidental.
@jozahfa
@jozahfa Жыл бұрын
Não adianta o maestri explicar que o identitarismo desvia o foco da luta de classe, de mostrar que a maior dos brasileiros se enxerga mestiça e que isso tudo é parte da contrarrevolução burguesa, que a pessoa insiste nesse tema. E ainda querem nos convencer que são marxistas.
@heyjude3498
@heyjude3498 Жыл бұрын
A participação do Diego Russo foi ótima
@gustavomachado3488
@gustavomachado3488 Жыл бұрын
Ótima para um pedido de internação compulsória num hospício.
@marcelojorgeferraz4139
@marcelojorgeferraz4139 Жыл бұрын
GORENDER DISSE CERTA VEZ QUE FOI A CUBA E VOU TANTA FOME, TANTA MISÉRIA QUE FICOU DESGOSTOSO COM O GOLPE A CUBA DO DITADOR FIDEL CASTRO!
@ivanetetonin7467
@ivanetetonin7467 Жыл бұрын
Mario maestri um dos historiadores mais lúcidos que nossa OPERÁRIA produziu obrigada pela contribuição...um grande abraço
@lugarsocial
@lugarsocial Жыл бұрын
Parabenizo os companheiros do Fronteira Vermelha pela iniciativa e excelente entrevista ! Como interessado em política e geopolítica tenho acompanhado a abordagem da guerra OTAN x Rússia em alguns canais alternativos, e posso dizer que esse depoimento do companheiro Nelson Serathiuk foi o que encontrei de mais esclarecedor acerca das origens do neonazismo na Ucrânia. Uma "aula viva" de História !
@johnamaral6415
@johnamaral6415 Жыл бұрын
Allckmim jogando de beque de espera?
@draerecinafigueiredo2867
@draerecinafigueiredo2867 Жыл бұрын
Lembrando : "Os livros não fazem revoluções a não ser que sejam lidos por trabalhadores que possam agir politicamente ." E isso nos falta no país
@draerecinafigueiredo2867
@draerecinafigueiredo2867 Жыл бұрын
Querido camarada , muitas coisas como os generais do norte não estarem acordados com o golpe eh minha ideia também assim como muitas outras pessoas de esquerda , quando a ação petistas teus antigos companheiros não estarem atuando ativamente contra a infiltração militar no serviço público , discordo veementemente , 8000 mil cargos foram destituídos de militares nesse governo . Você tem que reconhecer que Lula tem sido eficaz na crítica e atuação contra o papel dos militares na sociedade brasileira . Quanto a continuarmos a ser quintal do imperialismo não tenho a menor dúvida disso .
@humanidadeparalela4572
@humanidadeparalela4572 Жыл бұрын
VC CHAMA ISSO DE GOVERNO? É UM DESGOVERNO DESSE VELHO BURRO!!
@mariliaconforto7796
@mariliaconforto7796 Жыл бұрын
Mestre Maestri, como sempre, brilhante na análise! Sempre uma aula magna!👏👏👏
@aureliolaborda3720
@aureliolaborda3720 Жыл бұрын
Grande Mário Maestri!!!
@johnamaral6415
@johnamaral6415 Жыл бұрын
Reducao das horas de trabalho sempre sendo adiada, esperando o dia 30 de fevereiro chegar. Inventam desculpa, so em sociedade de plena ambundancia. Mas a crise de 1929 foi uma crise causada pela super producao de mercadorias, e de capital, que se manifestou no abandono do padrao ouro. Isto ja deveria ter colocado a questao do comunismo ou barbaria na agenda politica, pois se o capitalismo e fundado no trabalho salariado e onde a forca do trabalho e uma mercadoria, cujo valor e expresso no valor de outra mercadoria, o dinheiro, ao abandonar a convertibilidade da moeda papel em ouro fisico, o dinheiro mercadoria, metal, deixou de ser a expressao univetsal de todas as mercadorias. Portanto, ja em 1929/30, nos paises centrais do capitalismo, o capitalismo ja tinha chegado ao fim. A humanidade escolheu a barbaria do fascismo, stalinismo e guerra mundial, que ao destruir vasta quantia de capital e de trabalhadores, recriou as condicoes para uma nova expansao capitalista, com o dolar convertivel em ouro, substituindo este nas transacioes comerciais e financeiras internacional. Mas essa expansao capitalista pos 1945 se esgotou na decada de 1960 e qdo em 1971 os EUA abandonou sua obrigacao de converter dolares em ouro de acordo com o Acordo de Bretton Woods, o sistema caputalista outra vez implodiu, pq a mercadoria dinheiro deixou de expressar o valor das mercadorias em geral e de expressar o valor da forca de trabalho. O salario ja nao e pago com dinheiro, nem com papel moeda convertivel em dinheiro, mas simplesmente com papeis emitidos pelo, estado, papeis para serem usados como meios de trocas de produtos do trabalho, mas papeis quz como tesouro e inutil, pq eles estao sempre sendo depreciados pela constante impressao de mais moedas sem lastro. Resumo, estamos vivendo num tempo de super producao de capital ficticio, enorme capacidade industrial e agricultural subutilizada por mais de 50 anos. As condicoes para colocar na agenda politica a necessidade de reduzir drasticamente as horas das jornadas de trabalho ja estao amadurecidas faz 50 anos, e os marxistas ficam protelando o dia em que vao agitar a questao de reduzir as horas de trabalho. Keynes em 1930 previa que seria possivel reduzir as horas das jornadas de trabalho para 15 horas por semana em 1975. Os marxistas em 2022 ainda nao tem a minima ideia qdo sera pissivel fazer tal reducao. Esperam pelo comunismo, ignorando que a forma mais rapida em 2022 para chegar ao comunismo e a reducao das horas das jornadas dz trabalho, pq essa reducao incapacita o capital se expandir aumentando, intensificando a exploracao do trabalho.
@johnamaral6415
@johnamaral6415 Жыл бұрын
Um Lucas no live chat como se pronuncia Lukacs. Ja fiz essa pergunta a duas hungaras, nao sei se graduadas em universidades, mas com nivel pelo menos colegial. Ambas me disseram que se pronuncia Lucas, com acento no u.
@professorluciojunior3998
@professorluciojunior3998 Жыл бұрын
Onde está registrado que Lukács leu o Capital antes de ter assumido como ministro em 18? Na mesma época ele escreveu Bolchevismo como Problema Moral em que rejeitou o marxismo-leninismo. Eu creio que a vida inteira ele continuou no mesmo ponto, apenas tentou agregar este ou aquele elemento.
@victornunes8651
@victornunes8651 Жыл бұрын
Professor, você é stalinista ?