Пікірлер
@JoséLuiz-s7s
@JoséLuiz-s7s Күн бұрын
Misericórdia, que música tão antiga! Uma verdadeira relíquia da música brasileira..
@paulorodrigues9742
@paulorodrigues9742 2 күн бұрын
Noel Rosa, compositor muito criativo.
@carlosvdidier
@carlosvdidier Күн бұрын
No ""Cem mil réis", parceria com Vadico.
@danielatt1620
@danielatt1620 2 күн бұрын
É interessante como os temas "Mangueira" e "Estácio de Sá" são recorrentes em sambas de primeira linha!
@GuisusAnimacaoGuisusverdadeiro
@GuisusAnimacaoGuisusverdadeiro 4 күн бұрын
Olha parece It All Frogotten now de Ray Noble And His orchestra com vocal Al Bowlly
@carlosvdidier
@carlosvdidier 3 күн бұрын
Não parece nada com "It All Frogotten now", de Ray Noble, com Ray Noble And His orchestra
@pedro3.6.3
@pedro3.6.3 4 күн бұрын
Agora é so bolinar no bondinho kaksksksk
@pedro3.6.3
@pedro3.6.3 4 күн бұрын
CARACA KAKAKAKKAKAK
@alexandregomessantanadasil1970
@alexandregomessantanadasil1970 5 күн бұрын
Maravilhoso samba do Noel Rosa. Com doce Aracy de Almeida e os musicos.
@MiguelSBR
@MiguelSBR 8 күн бұрын
Dentre o legado de Sílvio Caldas, é isto aquilo a que de mais fino eu já me pude expôr até o momento. O teu canal é uma verdadeira jóia de brasilidade! É um prazer imenso acompanhá-lo!
@rafaelbarros7557
@rafaelbarros7557 9 күн бұрын
Confesso que não conhecia esta gravação que bela letra e melodia,num sei pq lembrei de abelha da ironia,pena que não encontrei escrita a letra,ob😢
@pedroneto489
@pedroneto489 9 күн бұрын
Tem razão. Sílvio era , realmente , o monarca da emotividade !
@carlosvdidier
@carlosvdidier 9 күн бұрын
Bonita esta sua expressão: "monarca da emotividade".
@gustavomarques786
@gustavomarques786 11 күн бұрын
Fala mestre ! A fina flor por ai ? Lhe perguntar, a Dona Neuma comenta no disco "Cartola entre Amigos" sobre o concurso no teatro, e que este samba ficou em segundo lugar. Com isso, surge a dúvida... e o primeiro lugar ? Qual foi o samba vencedor ? Abraço sincopado!
@carlosvdidier
@carlosvdidier 11 күн бұрын
Salve, Gustavo. Era um concurso sobre os 2 melhores sambas da revista "Tudo pelo Brasil". Os vencedores são completamente desconhecidos: "É cedo", de Jota Soares, e "Vou me benzer", de Milton Amaral. Quinto time. Mais um concurso fajuto, dessa vez para divulgar a revista.
@robertacunhavalente
@robertacunhavalente 13 күн бұрын
livro divino <3
@carlosvdidier
@carlosvdidier 12 күн бұрын
Grato por seu carinho com o "Negra semente". Abraço sincopado.
@robertacunhavalente
@robertacunhavalente 13 күн бұрын
lembro tanto dessa música numa novela... com os Originais do Samba, mas o nome era outro: Nego véio quando morre...
@SEBALIMAPINHEIRO
@SEBALIMAPINHEIRO 13 күн бұрын
Agora vou mudar minha conduta
@danielatt1620
@danielatt1620 14 күн бұрын
Seria interessante ouvir uma versão de João Ninguém na voz do João Gilberto... Porém, o Tom Jobim gravou essa para o Songbook do Noel Rosa.
@danielatt1620
@danielatt1620 14 күн бұрын
Sempre achei curioso a semelhança da temática de "João Ninguém" de Noel Rosa e "Nowere Man" do grupo The Beatles, canção criada 30 anos depois e em outra língua. Tanto o João, como o Nowere Man não tem opinião nenhuma e nem ideal na vida.
@danielatt1620
@danielatt1620 17 күн бұрын
É lindo, mas também reconheço que a beleza foi realçada pela interpretação de Silvio Caldas. Talvez um Chico Alves não tivesse imprimindo tanta emoção
@danielatt1620
@danielatt1620 18 күн бұрын
Não conhecia essa belezura de samba, embora já conhecesse "Não me diga Adeus" (imortal na voz triste de Aracy de Almeida). Uma vez que "Enlouqueci" ficou com Linda Batista, por que "Não me diga Adeus" foi para Aracy, que era uma "rival" da Linda?
@danielatt1620
@danielatt1620 18 күн бұрын
Essa "rivalidade" entre Linda e Aracy vem lá dos tempos da Boate Vogue. Foi na Vogue que a Araca teve a felicíssima ideia de cantar Noel Rosa para uma nova geração. Estou certo, professor Caola? Corrija-me à vontade!
@carlosvdidier
@carlosvdidier 18 күн бұрын
O samba seguia o caminho possível. Quem se interessasse gravava. Para chegar até o intérprete, muitas vezes tinha de ceder parceria a intermediários.
@danielatt1620
@danielatt1620 18 күн бұрын
@@carlosvdidier Verdade! Também às vezes o intérprete era aquele disponível em certo dia e hora marcada na gravadora. Como na gravação de "Menina dos meus olhos", de Noel Rosa, quando Orlando Silva teve a sorte de substituir Joel de Almeida.
@carlosvdidier
@carlosvdidier 18 күн бұрын
Certo, mas esse é um caso particular. Em 1936, Lamartine e Noel eram duas estrelas, todos queriam gravá-los. E Orlando, que tinha estreado no Programa Francisco Alves em 1934, já estava estourando.
@carlosvdidier
@carlosvdidier 18 күн бұрын
Sobre a "volta de Noel Rosa", foi assim mesmo: através da voz poderosa de Aracy, atendendo a pedidos de boêmios como Lucio Rangel, Rubem Braga, gente desse tope, nas noites da Vogue, uma boite grã-fina da Princesa Isabel, em Copacabana, lá para 1949.
@danielatt1620
@danielatt1620 19 күн бұрын
Com certeza esse samba está na minha lista de melhores de todos os tempos.
@thiago00ist
@thiago00ist 17 күн бұрын
Conheci esse samba ontem, Aracy magnifica como sempre foi.
@danielatt1620
@danielatt1620 20 күн бұрын
Fico imaginando esses metais e essa regência em uma sala pequena pra gravar um disco na cera sem direito a errar. Os caras eram mesmo muito bons!
@carlosvdidier
@carlosvdidier 20 күн бұрын
Que os caras eram batutas, não há dúvida. Mas havia mais de uma tentativa de gravação, além das passadas da música. Essa postagem é um complemento à de ontem sobre o Mangue, segundo Lasar Segall e Manuel Bandeira. Como era só de imagem e texto, a postagem se restringiu ao facebook. Você tem facebook?
@danielatt1620
@danielatt1620 20 күн бұрын
@@carlosvdidier Ah, não tenho Facebook! Obrigado pela atenção de sempre!
@liliam69
@liliam69 22 күн бұрын
Quem seria Seu Candu?
@carlosvdidier
@carlosvdidier 21 күн бұрын
Manuel Bandeira correu atrás, sem conseguir se aprofundar no assunto. Pode ser que, na hemeroteca, algum de nós descubra a pista de seu Candu...
@liliam69
@liliam69 22 күн бұрын
Já é Demais - Título Já é demais, meu bem, já é demais! Deves dar fim a este modo de pensar, Basta de queixumes e ciúmes!... Eu já notei que tu queres me acabar. Será que a santa de minha devoção! Abandonou o meu pobre coração! Na tristonha solidão Da futura traição Da dor de uma paixão! Será que o sonho com todo seu poder! Cicatrizou o seu sagrado ser, Com mentiras de amor!... Que nos tras a padecer Sem um prazer se ter.
@liliam69
@liliam69 22 күн бұрын
Letra apareceu no 'Diário Da Noite' em 11/02/1930 e também no dia seguinte.
@danielatt1620
@danielatt1620 24 күн бұрын
A jovem senhorita Aracy Teles de Almeida, moradora do bairro do Encantado. Amava ler... Leituras prediletas: Eclesiastes, livro da Bíblia e os Poemas de Augusto dos Anjos. Gostava de cantar também. Foi cantando em rodas de samba que conheceu Custódio Mesquita, que a convidou para o mundo da radiofonia e, consequentemente, ao estrelato. Aracy era apontada nos concursos de melhores cantoras em segunda posição na lista, ficando atrás apenas de outra estrela: Carmen Miranda.
@danielatt1620
@danielatt1620 24 күн бұрын
Como sempre, me deleito lendo o texto da descrição do vídeo!
@danielatt1620
@danielatt1620 25 күн бұрын
Lindo, simplesmente lindo
@danielatt1620
@danielatt1620 26 күн бұрын
Que preciosidade! Lindo demais! Certamente a maioria discorda, mas pra mim o samba verdadeiro teve seu auge na década de 30, mas morreu precocemente em setembro de 1952, em um trágico acidente de automóvel. Depois disso, ainda foi reverenciado por gigantes da era de ouro como Cartola, Nelson Cavaquinho e Carlos Cachaça. Mas nunca mais tivemos essa autenticidade de novo. Desculpas para Martinho, Zeca e Nogueira.
@carlosvdidier
@carlosvdidier 26 күн бұрын
Concordo que o "auge" do samba aconteceu na década de 1930. Só não acho que a morte precoce e trágica de Francisco Alves guarde correlação com a decadência do gênero.
@danielatt1620
@danielatt1620 26 күн бұрын
@@carlosvdidier Sabia que ia discordar! Sem problema, é uma questão de gosto pessoal meu
@danielatt1620
@danielatt1620 26 күн бұрын
@@carlosvdidier Acho que a Aracy de Almeida iria concordar comigo... Ela não gostava do Martinho da Vila, por exemplo. Mas dos que gostava, estavam Chico Buarque e Caetano Veloso, mas não associava eles ao samba autêntico.
@danielatt1620
@danielatt1620 26 күн бұрын
@@carlosvdidier Minha opinião tem muito a ver com o Zeitgeist, o espírito do tempo. A partir da metade dos anos 50 o Brasil saiu da era Vargas, fechando um ciclo da História. Já havíamos passado pela fase do Samba canção e do Bolero, que se impôs na época do segundo conflito mundial... O gosto musical do brasileiro havia mudado e a música americana estava tocando nas rádios e nos toca-discos. Então é o espírito de uma época se sobrepondo a outra época. Não tem relação direta com o passamento do Chico Alves, mas pra mim serve como marco.
@carlosvdidier
@carlosvdidier 26 күн бұрын
Martinho da Vila significou, no início da carreira, um retorno ao samba de partido alto. O lado positivo era voltar às raízes do samba para o gênero recuperar sua força. O lado negativo surgia na opinião de Marília Baptista sobre o samba da segunda metade da década de 1970, não sobre Martinho especificamente: "Nós já tínhamos ultrapassado isso, Caola!".
@ricardolivi9158
@ricardolivi9158 27 күн бұрын
O samba dessa época é legal.
@danielatt1620
@danielatt1620 28 күн бұрын
Espetacular
@danielatt1620
@danielatt1620 28 күн бұрын
Lembro de ter lido na imprensa da época uma crítica negativa sobre essa marchinha, afirmando ser um declínio da carreira da Carmen e decadência da temática das letras na música popular
@carlosvdidier
@carlosvdidier 28 күн бұрын
O crítico devia ser um puritano. Trata-se de uma cena boêmia.
@danielatt1620
@danielatt1620 28 күн бұрын
Não conhecia essa versão de 1940! Na versão de 1974, a voz está um pouco diferente, mas ambas versões são ótimas
@carlosvdidier
@carlosvdidier 28 күн бұрын
Em 1974, o acompanhamento era, basicamente, das cordas do Conjunto de Benedicto Lacerda: Canhoto no cavaquinho, Meira no 6 cordas, Dino no 7 cordas, chorões batutas. Em 1940, Cartola estava apoiado por gente da Mangueira mesmo. A gente percebe isso pela gravação e, agora, pela fotografia. As pastoras têm um encanto de voz, os percussionistas são bambas nos fraseados rítmicos. Samba batucado autêntico.
@danielatt1620
@danielatt1620 28 күн бұрын
@@carlosvdidier Que reunião de feras em 1974! Impressiona! Cada um era uma lenda viva então! Gosto de ouvir os depoimentos e entrevistas do Cartola. Tanta simplicidade e singeleza em um só homem com aquele talento imenso...
@augustonorberto3999
@augustonorberto3999 29 күн бұрын
Noel viria a morrer meses depois
@carlosvdidier
@carlosvdidier 28 күн бұрын
A gravação teria sido em 05/03/1936, um ano e dois meses antes da morte de Noel Rosa.
@danielatt1620
@danielatt1620 29 күн бұрын
Simplesmente genial! Uma autêntica crônica da época em que foi composta, mesclando com aquele sentimento nacionalista bem em voga no Estado Novo. Pena não termos sambas de parceria de Noel Rosa e Assis Valente... Acho que da parte de Noel, essa parceria seria perfeitamente viável. Mas Assis Valente não era muito chegado a parcerias, porque gostava de ter o controle sobre a obra musical, inclusive comparecendo nas gravações.
@danielatt1620
@danielatt1620 Ай бұрын
Acredito que esta seja o primeiríssimo samba gravado pela Carmen Miranda sob a temática baiana. Isso antes de Ary Barroso e Caymmi trazerem essa mesma Bahia na voz da Pequena Notável, e elevando sua carreira ao próximo patamar de sucesso. Sobre Etc., a criatividade do arranjo torna a composição um exemplo da originalidade de Assis Valente, mesmo ainda iniciante. No começo da carreira, Carmen esteve na Bahia uma vez apenas, acompanhado de Josué de Barros e o ainda adolescente Betinho. A fama da Carmen "baiana" decorre principalmente dos filmes da Hollywood da década de 40, mas é o que ficou no imaginário brasileiro e mundial.
@carlosvdidier
@carlosvdidier Ай бұрын
Para filmar "O que é que a baiana tem", em "Banana da terra", Carmen recebeu orientações de gestual de Dorival Caymmi. Era uma baiana muito simples e autêntica.
@danielatt1620
@danielatt1620 Ай бұрын
@@carlosvdidier Existe uma história incrível sobre como "O que é que a baiana tem" foi parar no filme "Banana da terra", sendo essa uma composição de um novato Caymmi. O próprio Caymmi conta essa história em um depoimento que está aqui no YTB.
@danielatt1620
@danielatt1620 Ай бұрын
Como sempre, além da obra musical, os textos de descrição dos vídeos são deliciosos, bem fundamentos e muito interessantes.
@danielatt1620
@danielatt1620 Ай бұрын
Assis Valente era obcecado, pra não dizer apaixonado por Carmen Miranda. Em 1932, Carmen já era a maior estrela da Rádio Mayrink Veiga e Assis fazia tentativas diversas de se aproximar e, quem sabe, mostrar uma composição sua para Carmen, mas ainda sem conseguir esse feito. Por outro lado, o Teatro de Revista era também um dos melhores veículos para lançar sambas e canções. E Aracy Cortes estava no auge. Assis, sempre muito vivo e inteligente, mostrou sua "Tem Francesa no Morro" para Aracy, e foi batata! Um grande sucesso de imediato nos palcos. Grande composição e interpretação irretocável.
@carlosvdidier
@carlosvdidier Ай бұрын
Você está por dentro, caro Daniel. Parabéns por sua cultura. Amanhã, vou postar o samba com que Assis conquistou Carmen. Ele tinha, de fato, uma identificação muito intensa com ela.
@danielatt1620
@danielatt1620 Ай бұрын
@@carlosvdidier Obrigado, caro, Caola. Assis é um personagem fascinante, um gênio reconhecido e admirado por gente como Dorival Caymmi, Ary Barroso e Lamartine Babo, só citando alguns... Infelizmente, Assis Valente ainda não teve sua história contada com a precisão, a qualidade e o esmero que foi dedicado à biografia de Noel Rosa, por exemplo... E olha que li a última biografia de Assis (cheia de imprecisões e até erros). Assis merecia uma biografia no mesmo nível da sua genialidade. Quem sabe um dia...
@ediprescinato9148
@ediprescinato9148 Ай бұрын
Bom diferente das atuais. Já furam muito sucesso.
@mariadefatimaviriato8887
@mariadefatimaviriato8887 Ай бұрын
Nostalgia. Como é bom ouvi lo
@ikarotavares182
@ikarotavares182 Ай бұрын
mais uma foto que nunca tinha visto 💜
@danielatt1620
@danielatt1620 Ай бұрын
Muito interessante constatar como esse movimento musical regionalista no início do século passado foi influente: João Pernambuco, Augusto Calheiros, Catulo da Paixão Cearense, Turunas da Mauricéia, chegando até o Bando de Tangarás (mesmo sendo um grupo de cariocas)... No meu ponto de vista, esse "retorno ao norte" teve tanta força, que por si só justifica o imenso sucesso do chamado gênero musical Baião na década de 50 (Luiz Gonzaga, Carmélia Alves, Ivon Cury, e os compositores Humberto Teixeira, Zé Dantas...). O "Guaritã de Coqueiro" poderia ser chamado de "autêntico Baião" aos ouvidos das gerações seguintes. Interessante!
@carlosvdidier
@carlosvdidier Ай бұрын
Sua observação é aguda, mas me permita apenas uma correção. O "Guriatã de coqueiro" não é baião, não. Tem a pulsação rítmica dos lundus, herança africana, a mãe do baião: "colcheia pontuada, semicolcheia". A mesma rítmica que está nos "cocos" nordestinos. O "Guriatã" seria, então, um coco de andamento mais lento.
@danielatt1620
@danielatt1620 Ай бұрын
@@carlosvdidier Perfeito, amigo Caola! Mas minha observação foi no sentido de que a percepção imediata de um cidadão comum da década de 50 que ouvisse o "Guaritã de coqueiro", no meu ponto de vista, seria de rotular de baião. Mais uma vez grato pela atenção aos meus comentários.
@carlosvdidier
@carlosvdidier Ай бұрын
@@danielatt1620 Dando razão a você, o próprio Ratinho regravou, na década de 1950, como baião, com um andamento mais ágil, mas sem essa tristeza bonita da gravação de 1930.
@danielatt1620
@danielatt1620 Ай бұрын
Pixinguinha e China pegaram pesado com Sinhô aqui.
@carlosvdidier
@carlosvdidier Ай бұрын
Como o samba tinha história, contei essa estocada dos irmãos Vianna no Sinhô. Mas o quente da postagem é a flauta de Pixinguinha, improvisando no agudo.
@danielatt1620
@danielatt1620 Ай бұрын
@@carlosvdidier Verdade!
@claudiocanfild6445
@claudiocanfild6445 Ай бұрын
BELO RESGATE !
@marisaalves6271
@marisaalves6271 Ай бұрын
Ataulfo Alves, só músicas de qualidade, sou apaixonada por esses sambas.❤❤❤
@danielatt1620
@danielatt1620 Ай бұрын
Sempre me surpreendo com esses registros anteriores a 1920! Jamais teria a chance de ouvi-los se não fosse a Internet!
@carlosvdidier
@carlosvdidier Ай бұрын
Viva a internet!
@armandosergiodesouza9265
@armandosergiodesouza9265 Ай бұрын
Muito interessante! Este samba eu não conhecia. E ele é bom. Obrigado, Carlos, por resgatar!
@danielatt1620
@danielatt1620 Ай бұрын
Caola, uma pergunta por curiosidade que não se relaciona com esse vídeo: Mr. Evans, da Victor, conheceu a nata da geração da música brasileira nos anos 30. Será que em algum momento ele cogitou em "exportar", por exemplo, um Pixinguinha para atuar na Victor americana? Acredito que ele, Mr. Evans, tenha voltado aos EUA e morrido lá
@carlosvdidier
@carlosvdidier Ай бұрын
Daniel, desconheço qualquer desejo de Mr. Evans de exportar a arte do nosso Pixinguinha. Mas chamo sua atenção para duas coisas: primeiro, de acordo com Ciro Monteiro, mister Evans seria preconceituoso sobre os negros; segundo, a música afro-brasileira é de difícil assimilação pelos norte-americanos. Hoje, já há boas notícias nesse sentido. Nos 30 e 40, isso não era possível.
@danielatt1620
@danielatt1620 Ай бұрын
@@carlosvdidier Obrigado pela atenção e pela resposta! Na minha vã e insensata imaginação via Pixinguinha tocando sax ao lado do piano de Art Tatum ou Fats Waller... Acaba que a música brasileira e a americana se encontram depois, a partir de Carmen Miranda, Ary Barroso, Bola Sete e Laurindo Almeida. E mais depois, com Tom Jobim, João Gilberto e Sérgio Mendes, que nos deixou hoje. É só um exercício de imaginação. Obrigado!
@danielatt1620
@danielatt1620 Ай бұрын
O texto da descrição é uma delícia
@carlosvdidier
@carlosvdidier Ай бұрын
Concordo com você, me delicio toda vez que releio. Manuel Bandeira era um dos ases do baralho.
@claudiocanfild6445
@claudiocanfild6445 Ай бұрын
BELO RESGATE !
@danielatt1620
@danielatt1620 Ай бұрын
O Heitor dos Prazeres apelidou Sinhô, o Rei do Samba de "Rei dos MEUS Sambas".
@carlosvdidier
@carlosvdidier Ай бұрын
Era um samba de Heitor dos Prazeres: "Rei dos meus sambas". Temos a letra, a melodia segue desaparecida: "Eu lhe direi com franqueza/ Tu demonstras fraqueza/ Tenho razão de viver descontente/ És conhecido por bamba/ Sendo rei dos meus sambas/ Que malandro inteligente.// Assim é que se vê/ A tua fama, Sinhô./ Desta maneira és rei/ - Eu também sou!"
@monicaproenca
@monicaproenca Ай бұрын
Jura, que delícia ❤
@Hilderley
@Hilderley Ай бұрын
Obra Prima❤
@danielatt1620
@danielatt1620 Ай бұрын
Que foto sensacional! Nunca tinha visto!
@danielatt1620
@danielatt1620 Ай бұрын
Possivelmente essa cena foi durante o Programa Casé.
@Chasquate
@Chasquate Ай бұрын
​@@danielatt1620 Verdade também achei isso