Por favor, faça um vídeo sobre o TEMPO! Essa é a grande desculpa de todos nós, e se estende além da leitura. É sobre prioridades. No caso do problema, acho que é um problema estrutural/cultural no Brasil. O adulto médio trabalha 8h por dia, gasta 2-4h no transporte, faz tarefas de casa e dorme. E no final de semana ou em tempos mais tranquilos, se mergulham em algum ócio facilmente prazeroso - netflix, IG, Tiktok, conversas sem muito conteúdo, álcool, etc. Nao se nutre desde criança rotinas de vida de autodesenvolvimento, passar tempo com leitura, museus, entender mais profundamente culturas, filosofias, religioes e ideias. Se os adultos não fazem, como se vao originar jovens adultos que fazem isso?
@Diegoix5ks12 сағат бұрын
Como se isso pudesse surpreender vindo de Brasil! Justamente na época quando comecei a ler de verdade! 🐍
@calcadao14 сағат бұрын
Nao é a toa que foi considerado o 6° melhor livro escrito em língua inglesa de todos os tempos
@carriemathison421315 сағат бұрын
Essa garota é uma cópia da Tatiana Feltrin. Até no modo de falar kkkkkkkk
@leonardonatal810716 сағат бұрын
O Paloma sobre o nome da novela que se assemelha com O Conde de Monte Cristo não tenho certeza mas eu acho que era "Que Rei sou eu"
@leonardonatal810715 сағат бұрын
"O outro lado do paraíso" falando sobre livros que foram adaptado para novela vai ser reprisado Tieta do Agreste do Jorge Amado
@otartaro116 сағат бұрын
Nossa como eu gostei de ler Sebald, li Os aneis de Saturno. Pra mim foi a sensação de me expandir. Foi como estar num abismo de inteligência. Ou mergulhado fundo, metros e metros. Eu adoro Proust e a linda prolixidade do Sebald me lembrou Proust.
@cleivanfiremanclv940517 сағат бұрын
li montes de comentarios, mas ninguem achou a novela, rsrss fiquei curioso.
@PaiDaLorena18 сағат бұрын
Devo dizer que pesquisas dessa natureza me assustam. Sou um exímio consumidor de literatura há muito tempo. Sempre destinei uma soma considerável do meu salário para os livros. Livrarias como Cultura, Saraiva e Martins Fontes que o digam… vale ressaltar que as visitas nos sebos (que eu amo de paixão) sempre achei importantíssimo. Pois várias edições clássicas ou livros que carregam uma “marca” muito particular do seu ex-dono, sempre me chamaram a atenção. E sejamos honestos; sebos possuem um charme a parte. O que falta nas escolas públicas em particular, é o incentivo para que a leitura não deixe de ser algo agregador para a vida dos alunos. E acredito que os professores deveriam realizar mais eventos convidando as famílias para participar desse projeto. Só dessa forma é que poderemos mudar essa realidade tão preocupante. Em quem sabe, por o nosso país entre um dos mais destacados no consumo da literatura.
@lidianyarruda5234Күн бұрын
💜
@vanessaferreira_fotosКүн бұрын
Sensacional seus comentários. Obrigada
@nanda.bnaguiarКүн бұрын
Eu não era leitora desde a infância. Sempre gostei de histórias, mas tinha muita preguiça de ler, foi realmente uma mudança de hábito de 3 anos pra cá e tem sido incrível. Acho que muitas pessoas são como eu, que tinha tentado ler gêneros e livros que não combinavam comigo. E realmente minha família não é muito leitora, meu pai lê livros de trabalho e religião, muito diferentes dos que costumo ler. Concordo 100% que não adianta imperativamente dizer que devemos ler, pois melhor é aguçar a curiosidade, se não fossem amigas minhas e youtubers me instigando a curiosidade, eu nunca iniciaria esse hábito.
@RicardGomes76Күн бұрын
bolsonarização....
@rairoliveira2 күн бұрын
A novela é "O Outro Lado do Paraíso". 😊
@JVRA-c5q2 күн бұрын
Acredito eu que o hábito da leitura provém de uma expansiva e bem nutrida curiosidade e incessante busca e amor pelo conhecimento, o detentor dessas qualidades comumente devora muitos livros.
@Souza-yg5xm2 күн бұрын
O leitor mais chato que existe é aquele que se acha "superior" só porque lê clássicos. Ler clássicos é realmente maravilhoso, mas isso, por si só, não torna ninguém superior.
@luna-fp7jf2 күн бұрын
Eu me apaixonei pela minisérie, agora quero ler o livro!!!KKKKKK
@itsgabsv2 күн бұрын
eu acredito que o que mais funciona é o exemplo, tenho um irmão que esta sendo alfabetizado agora e ele me vê lendo no dia a dia e fica doido querendo saber o que é, principalmente se a capa for chamativa. Ele já disse várias vezes que esta aprendendo a ler para que eu possa emprestar meu livros para ele, acho muito fofo!
@mariaeduardarocha70672 күн бұрын
Bom, eu já falei algumas vezes que foi a educação que tirou minha família da pobreza. A luta da minha avó por uma vida melhor, levou ela a ser professora, o que a levou a sair do sertão nordestino, 21km de interior, sem água potável (lá não tem água até hoje) e levar os filhos para um estado em formação, em busca de um cargo público de professora. Minha mãe não finalizou o ensino médio porque precisou trabalhar pra ajudar no sustento, só conseguiu finalizá-lo depois que já tinha eu e meu irmão do meio. E, mesmo sem nenhum contato com a leitura, mesmo com toda dificuldade que ela tinha em gramática e todo desconhecimento que ela tinha de literatura, ela comprava gibis da turma da Mônica pra mim sempre que via é aquelas coleções de livros que vinham com cd na feira, ela vinha trazendo falando que tinha visto e achado legal, principalmente porque viu minha facilidade, já que fui alfabetizada entre os 4 e 5. A apresentação da minha mãe, que não conhecia literatura, mas que sabia do que eu gostava, de comprar algo porque lembrou de mim quando saiu e porque achou que eu ia gostar, me inseriu na leitura. Minha mãe nunca entendeu o quanto leitura era benéfica quando eu era criança, mas sempre que podia, me dava os livros que eu pedia na infância e na adolescência. Hoje, se leio com facilidade e leio clássicos, é porque lá atrás tive contato com leitura de “baixa qualidade”. Hoje, eu consegui fazer com que minha mãe e minha avó se tornassem leitoras, porque elas viram da importância e da quantidade de informação e literatura legal que tem por aí. Meu conselho é esse: sempre que você tiver a oportunidade de presentear uma criança com livros, que sejam HQs/mangás, presenteie. E se aquela criança não tiver incentivo dentro de casa ou tiver estímulo contrário (celular), se você puder, leia com ela! Faça parecer interessante, leia pra ela. Mais de uma vez eu dei livros pra crianças ao meu redor e os li pra elas, isso ajuda muito também. Às vezes a gente precisa usar o nosso precioso tempo investindo em outras pessoas se queremos que as coisas mudem.
@jonathanemanuel762 күн бұрын
Você parece a Natália Sulman
@dulceayabe60463 күн бұрын
Ainda só tenho clássicos brasileiros como, Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Clarice Lispector. Quero muito adentrar na literatura russa. Um passo por vez.
@leonardonatal810716 сағат бұрын
Recomendo para começar a ler Literatura Russa os livros Noites Brancas de Dostoiévski Primeiro amor do Ivan Turgueniev O nariz do Gogol e os contos do Tcheckov são livros bastante acessíveis a leitura
@aBookSum3 күн бұрын
Eu frequentava grupos literários em 2022 e era reverberado em todos cantos que o amor faria o Brasil ler mais... hehe
@alguemirrelevante.3 күн бұрын
Na minha humilde e ignorante opinião, o brasileiro não tem o hábito da leitura por causa dos livros que nos obrigam a ler na escola e também os livros que os vestibulares e Enem pedem para ler. Desculpem o meu português fraco e pobre. A questão é que se você tiver que ler livros como por exemplo; Machado de Assis na infância.. você provavelmente não vai querer ler mais nada depois. Esses livros com vocabulários ricos, dificultam o prazer da leitura. Imagina você ter que recorrer ao dicionário uma vez a cada dois parágrafos. A culpa do brasileiro não ter o hábito de ler é do Machadão!!! Kkkkkk Outro fator é que, quem escreve livros, lê livros. E isso significa que raramente livros atraiam o interesse das classes menos favorecidas por questão de afinidade e identificação com os temas e estórias. Vamos lá, 77% do Brasil recebe até 2 salários mínimos, sendo 34% 1 salário mínimo e 33% 2 salários mínimos. Apenas 12% dos brasileiros recebem 5 mil reais. Então, 80% do Brasil é pobre. Nós pobres, vivemos outra realidade. Nosso cotidiano, problemas, sonhos e planos são outros. Acho que falta um investimento, esforço e interesse dos professores de escolas públicas em identificar os melhores alunos em português e incentivar o cabra a talvez escrever um livro. Sabemos que existe ou existiu um esforço, investimento para que a educação não seja de qualidade. Em 1920 o instituto Rockfeller, modificando toda estrutura educacional, e também modificando a estrutura dos cursos de medicina no mundo todo. Acho que interesse em nos deixar cada vez mais ignorante vem de antes disso, lá da época da criação dos jesuítas, concílio de trento, aquela época próxima de 1550 kkkk.. index librorum proihibitorum.. começou aí nessa época.. Acho que o indício do plano de criação do NOVIDIOMA é dessa época. É isso, essa é a opinião de um cara ignorante.
@mariomorais90393 күн бұрын
E vai perder mais
@brunodalzotto3 күн бұрын
Governo lula, desastre econômico...
@julianolimadasilva1163 күн бұрын
Qual é essa novela?
@beatrizbianchi67363 күн бұрын
Acho que a novela foi Flor do Caribe, que descobri recentemente que é uma adaptação de O conde inclusive
@beatrize.94343 күн бұрын
Nossa, obrigada pela sua fala! Apesar de eu ser leitora desde criança, iniciando com “Turma da Mônica”, ainda não tive nenhuma experiência com livros clássicos. Amo os clichês e famosinhos, porém o que tem de fiscal de leitura não é brincadeira 🙃
@jorge-j7d3 күн бұрын
pobre não é incentivado à nada. o que fazer? família nem ajuda
@andressabufulin4963 күн бұрын
🌻
@euclidesrobertonovaesdesou15913 күн бұрын
Ainda bem que existem pessoas como você, para incentivar a leitura no mundo.
@yesbaby69363 күн бұрын
18:58 Mas sobre a leitura de dark romances? Você acha que é bom adolescente lerem isso ou se gera um certo impacto na construção do imaginário e visão de vida dos jovens leitores desses livros?
@DistantKingdoms3 күн бұрын
Pesquisas estatísticas, por amostragem, não devem ser tomadas como verdades absolutas, ou representações perfeitas da realidade. Só uma opinião de quem estudou e mexeu com estatísticas, devido minha formação em administração e a 20 anos trabalhando como profissional de educação (área administrativa de uma escola particular). O Brasil tem mais de 216,4 milhões de habitantes, que estão distribuídos de forma não uniforme, em 5.570 municípios em 26 estados + Distrito Federal A pesquisa abrange somente 5504 em 208 cidades. Uma amostragem que não sonha nem chegar perto dos 1% da população brasileira, que é imensamente diversa culturalmente, economicamente, em termos de formação educacional, etc. Eu indicaria que assuntos tão sérios deveriam ser avaliados apenas em pesquisa de escopo mais amplo, sendo incluída no CENSO por exemplo. Não digo que seja a intenção da equipe envolvida nessa pesquisa. Mas, pesquisas estatística tem mais sido ferramenta de manipulação política, fomentação de desinformação e polarização, do que realmente representações cientificas de seu objeto de estudo.
@taisamairink93233 күн бұрын
Paloma você é MARAVILHOSA!!!! Obrigada por estar aqui.....
@randreydrive81114 күн бұрын
o link nao vai pra pesquisa
@lennadosanjosubj4 күн бұрын
AMEI o vídeo! Me identifiquei muito também com a questão de ter sido uma criança leitora através do incentivo dos meus pais! Sou muito grata!
@suelyvandal.advogada4 күн бұрын
Eu vivo fazendo isso de tentar introduzir as pessoas na leitura. Falo de livros, converso sobre, tento falar da fofoca, só o marido que eu tento obrigar a ler kkkkk tem época que funciona e ele dispara na leitura, mas tem época que empaca.
@deusdtsiprianoribeiro464 күн бұрын
Eu já li: As Gêmeas de Auschwitz; A Bailarina de Auschwitz; A Viagem de Cilka; O Tatuador de Auschwitz; e Três Irmãs. Atualmente, estou lendo As Costureiras de Auschwitz. Depois, pretendo ler esse livro resenhado no vídeo.
@AryadyneVitoria4 күн бұрын
Acho que tem muita conexão com essa pressão sobre o que ler e o que é considerado leitura... Além disso, é importante entender que o seu gosto literário nem sempre vai mudar, não tem problema passar a vida toda lendo fantasia e romance hot... cada um com os seus gostos... É necessário respeitar as diferenças.
@helloyseoliveira5174 күн бұрын
20:24 tinha que ser homem kkk
@helloyseoliveira5174 күн бұрын
Li morro dos ventos uivantes porque era o livro favorito da Bella, de crepúsculo, depois disso me apaixonei pelos clássicos :)
@ramossobrinho40934 күн бұрын
Antes do golpe de 1964, quase todas as escolas primárias tinham um grêmio, os ginásios tinham grêmios, havia clubes literários criados por estudantes de ginásios e colégios diferentes, havia clubes de xadrez... A ditadura destruiu essa experiência coletiva e imprescindível ao País! Hoje, os pais não dão o exemplo lendo, levando suas crianças a livrarias, bibliotecas, concerto, etc. Atrasaram o Brasil em mais de 200 anos. Livros O golpe na Educação = Luiz Antônio Cunha e Moacyr Góes / O golpe na Alma = Marcius Cortez. Um abraço.
@isadoramontanari13004 күн бұрын
Eu sempre fui leitora ávida, únicos momentos em que me afastei da leitura por prazer foi por conta da época do vestibular e depois do TCC no fim da graduação. Recentemente entrei em um Clube de Leitura porque sempre foi meu sonho, hahahha, mas pude reparar que muitas meninas entraram no Clube buscando uma "motivação" para ler mais, coisa que sozinhas não conseguiam, mas a dinâmica de ter amigas com quem conversar, encontros e etc, traz um incentivo maior! Acho que seria uma prática muito boa pra inserir em escolas, por exemplo.
@dimensaoreluzente58844 күн бұрын
Sou da geração que não teve celular na infância e adolescência, o que hoje considero uma sorte (talvez se existisse não teria conhecido o prazer da leitura), só fui ter contato com meu primeiro aparelho celular aos 19 anos. Considero lamentável este cenário desesperançoso de nossa sociedade lendo cada vez menos, atrevo-me a dizer que a situação deve ser ainda pior do que apontado na pesquisa (costumeiramente as pessoas se sentem envergonhadas em admitir publicamente que não leem, então dizem que gostam de ler e que vez ou outra o fazem). É um tema que mexe bastante comigo, os livros salvaram a minha vida, literalmente... O fato é que livros podem transformar a vida das pessoas, mas não sei o que fazer para difundir essa ideia.
@jzadra_terapeutaholistico86994 күн бұрын
É uma pena que este País está sendo escravizado pelo ""celular "", a grande maioria são os jovens . Vejo pelos meus netos. Mas tem um.probleminha ?!!, Os livros estão caros . Obrigado.... acontece que os jovens usam o celular para ""banalidades "
@vau20074 күн бұрын
Ninguém da minha família lia. De fato meu avô nem ler sabia. Na escola mandaram ler dom casmurro odiei. Era muito nova, peguei ranço de ler e só comecei de gostar depois de adulta. E hoje gosto muito.
@alguemirrelevante.3 күн бұрын
É isso. Minha mãe me obrigou a ler o livro; memórias póstumas de Brás Cubas do machadão... E na época não existia smartphone kkkk imagina só, a cada dois parágrafos eu tinha que pegar o dicionário e procurar a bendita palavra. Jesus Cristo... Eu li 5 páginas, apanhei, e só fui voltar a ler na adolescência uns livros de auto ajuda..kkkk
@andpnk234 күн бұрын
Nunca gostei de ler, peguei aversão com os livros obrigatórios do colégio… mas eis que veio as crônicas de gelo e fogo!!!! Desde então leio muito.
@marcosoliveira83274 күн бұрын
Enquanto isso os sites pornograficos e redes sociais estao em pleno crescimento kkkkk
@leisafelinto65854 күн бұрын
Infelizmente o celular e as redes tem tomado muito o lugar dos livros, e isso só tende a piorar com as crianças recebendo celular cada vez mais cedo.
@maghallicosta66844 күн бұрын
Esse é o cenário que sou apaixonada. "Existe o livro da vida". Pra mim esse é o cenário da Paloma Lima da minha vida.❤
@jucrema4 күн бұрын
A tendência é ler menos ainda.... livros estão ficando cada vez mais CARO$.