NOTÍCIAS, PROJETOS, AJUSTES DE ROTA.
14:07
Пікірлер
@raquellisboa7
@raquellisboa7 2 ай бұрын
Obrigada por compartilhar, professor.
@joaonetocamposdossantos3415
@joaonetocamposdossantos3415 4 ай бұрын
Professor, irei assistir a sua fala neste vídeo. Acho que o Professor Robert Maraes fez um leitura interessante. Eu sou estudante do curso de geografia da universidade de São Paulo (USP), o livro é muito citado, porém a leitura feita pelos Professores em si é uma leitura ruim, mal feita. Esse livro do Lacoste em si são dois livros diferentes partindo da primeira edição em relação a está edição que o senhor esta abordando. Pq são livros diferentes? Esta é uma questão importante. Lacoste fornece a chave para se entender toda a história do pensamento geográfico. A diferença esta na abordagemdo pai da Geografia francesa, Vidal de La Blache. A USP sendo a herdeira da Geografia francesa não tem a principal obra de Vidal de La Blache, ou seja, aobra wue Lacoste considera como a principal obra de La Blache. Abraço Professor.
@DouglasSantosGeo
@DouglasSantosGeo 4 ай бұрын
Olá João, bom dia! Espero que o video que fiz tenha ajudado de alguma maneira. Infelizmente não me ative a comparar as versões publicadas no Brasil do texto de Lacoste e, portanto, não tenho como tecer comentários em torno de suas preocupações. Lamento... Forte abraço e obrigado por participar do canal. Fico à disposição.
@Geografando1103
@Geografando1103 4 ай бұрын
Olá, João. De fato sua indagação é muito pertinente. Em recentes edições, o professor Yves Lacoste se retrata a respeito da não consideração da obra “a França do Leste”, de Vidal de La Blache, considerado por ele como um livro de geopolítica. Inclusive o Yves Lacoste chega a prefaciar este livro do La Blache tempos depois. Se tiver interesse e disponibilidade, gostaria de gravar um vídeo a respeito do tema. Pode me encontrar pelo meu canal, comentando algum vídeo. Obrigado!
@joaonetocamposdossantos3415
@joaonetocamposdossantos3415 4 ай бұрын
@@Geografando1103 precisamos abordar a Geografia com paixão, Yves Lacoste fornece a chave para entender boa parte do pensamento geográfico, mas o importante é que partindo desta chave, acaba possibilitando o entendimento dos EUA e sua geografia por completo englobando as " Escolas de Chicago _ economia, sociologia e psicologia_ que em si são formas de inventários a serviço do poder em conjunto com a Geografia dos professores. Abraços aos apaixonados pela Geografia.
@angelitavasconcellos9085
@angelitavasconcellos9085 5 ай бұрын
Muito obrigada pelo vídeo
@naiaraaraujo1846
@naiaraaraujo1846 7 ай бұрын
Esse era um assunto que eu estava procurando e encontrei nesse vídeo. Obrigada, obrigada, obrigada, obrigada!!!
@naiaraaraujo1846
@naiaraaraujo1846 7 ай бұрын
Obrigada professor por estes vídeos.
@naiaraaraujo1846
@naiaraaraujo1846 7 ай бұрын
Eu estou maratonando os seus vídeos!!!
@DouglasSantosGeo
@DouglasSantosGeo 7 ай бұрын
Uau! Que perigo….
@carlosSantos-rg5rr
@carlosSantos-rg5rr 7 ай бұрын
ENTÃO, SOU GEÓGRAFO E JÁ REFUTEI RAFESTIN EM UM TEXTO. BOM, ANTES DO TERRITÓRIO O QUE VEM É O LUGAR. É A FUNDAÇÃO DO LUGAR, O QUAL ABRANGE EM SEU ÂMBITO PRATICAMENTE TODOS OS CONCEITOS E CATEGORIAS DA GEOGRAFIA. PORQUANTO O TERRITÓRIO SURGE DA DELIMITAÇÃO E DO CONTROLE DO ÂMBITO DO LUGAR.
@domingasuab6658
@domingasuab6658 7 ай бұрын
Excelentes suas pontuações. Não se pode generalizar é necessário conhecer cada realidade. Sou tua fã ❤
@LorenBe
@LorenBe 8 ай бұрын
Professor pediu para apresentarmos um trabalho sobre o território da obra de Rasffetin. Como explicar algo inexplicável?? 😮Vim aqui no seu vídeo para tentar entender o que ele quer. Tive apenas uma noção. Mais ainda não consigo entender. É impressão minha ou o livro é mesmo complexo?
@DouglasSantosGeo
@DouglasSantosGeo 8 ай бұрын
Olá LorenBe, bom dia! Infelizmente, creio, não serei de grande ajuda na solução de seu problema. Tal como afirmei no video e busquei demonstrar utilizando do texto do próprio Raffestin, o autor tem muita dificuldade em construir um conceito de território e, ao associa-lo a um conceito igualmente confuso de Espaço, a conclusão é que Raffestin, apesar da importância dessa categoria em suas proposições ele, de fato, não faz ideia do que seja território nem espaço. O problema é saber se tal posicionamento dará conta da tarefa proposta por seu professor... Trata-se, portanto, mais de avaliar riscos que compreender Raffestin (uma tarefa impossível considerando as dificuldades do autor)
@LorenBe
@LorenBe 8 ай бұрын
@@DouglasSantosGeo poxa professor, muito obrigada pelo retorno. Eu confesso que estava duvidando da minha capacidade em entender tal assunto. No seu vídeo, é justamente a parte que o professor gostaria que eu explicasse. Mesmo não encontrando "a solução" encontrei um professor que conseguiu me deixar na margem do assunto. Obrigada msm. Tenha um bom dia.
@drdavidmir
@drdavidmir 9 ай бұрын
O interessante que quando eu estudei geografia no 2o grau com esse livro (1989) foi o ano em que houve a Queda do Muro de Berlin e a professora de Goegrafia da época sempre nos atualizava quanto a esses acontecimentos históricos. Pouco tempo depois, em 1991, quando conclui o 2o grau, a URSS se dissolveu.
@drdavidmir
@drdavidmir 9 ай бұрын
No espaço das ideias nos dias atuais podemos incluir a própria Internet surgida e popularizada a partir da década de 1990 e hoje em dia difundida através das redes sociais, que hoje ditam os pensamentos da sociedade de hoje e surgem como uma espécie de voz dessa mesma sociedade.
@DouglasSantosGeo
@DouglasSantosGeo 9 ай бұрын
Certamente... a internet revolucionou também nossa percepção de distância, posição, escala e, dessa maneira, a construção de repostas para a velha pergunta geográfica, isto é, "onde estou?"
@drdavidmir
@drdavidmir 9 ай бұрын
Caramba! Estudei nesse livro e no livro Espaço Brasileiro no meu 2o grau! Adorava esse livro, uma leitura agradabilíssima, instigante, q te leva a refletir e a debater, ainda mais a mim q aprendi a amar Geografia ainda lá na 5a série, com mapas, textos, nomes, cidades, países, lugares. Sempre tive curiosidade sobre tudo isso e que bom que tive uma excelente professora na época e tbm outras grandes professoras de Geografia nos anos posteriores. Usei tbm como livro-texto para meu vestibular em 1992 para Geografia, juntamente com outros livros de Geografia da época. Por favor, faça tbm um vídeo semelhante com o volume Espaço Brasileiro!
@DouglasSantosGeo
@DouglasSantosGeo 9 ай бұрын
é pena que avançamos muito pouco a partir daí... forte abraço!
@lucianoximenesaragao6097
@lucianoximenesaragao6097 10 ай бұрын
Excelente abordagem
@lucianoximenesaragao6097
@lucianoximenesaragao6097 10 ай бұрын
Professor Douglas, sinto grande admiração pelo seu rigor nas apresentações
@daltrosalvador6223
@daltrosalvador6223 10 ай бұрын
Grande Mestre! Uma ótima oportunidade para ampliarmos os nossos conhecimentos, neste tema tão importante!
@DouglasSantosGeo
@DouglasSantosGeo 10 ай бұрын
Forte abraço Daltrinho.
@claudiarochael5460
@claudiarochael5460 10 ай бұрын
Obrigada professor! Seus vídeos estão me ajudando muito. Uma engenheira se aventurando na Geografia. ❤
@NEIRGeo
@NEIRGeo 10 ай бұрын
Fala camarada Douglas. Forte abraço, Zeno
@DouglasSantosGeo
@DouglasSantosGeo 10 ай бұрын
Salve camarada Zeno, forte abraço.
@claudiarochael5460
@claudiarochael5460 Жыл бұрын
Obrigada professor pelo material!!! Realmente fiquei muito curiosa sobre a continuação da discussão! Vou procurar o livro. Um abraço!
@nacelicefreitas1209
@nacelicefreitas1209 Жыл бұрын
Que maravilha!
@LazinBR
@LazinBR Жыл бұрын
Salve! Muito bom
@markatto33
@markatto33 Жыл бұрын
Obrigado por existir, prof. Assisto todos os seus vídeos e acho seu trabalho fundamental, muitas vezes vou trabalhar ou estudar te ouvindo no carro, tal como faço com diversos temas e disciplinas. Mas sentia falta da presença de vídeos discutindo minha própria área de formação - a grografia. Até que te "achei" e desde então assisto todos os vídeos, alguns repetidamente. Já me ajudou muito a refletir a epistemologia da Geografia. Portanto, peço: Enquanto o sr. puder, continue a produzir! E agradeço novamente! Abraços, Marcos VF Gonçalves Mestrando em Geografia, UFRRJ
@DouglasSantosGeo
@DouglasSantosGeo Жыл бұрын
Bom dia Marcos! Confesso que tantos elogios, mais dia, menos dia, acabará fazendo mau ao meu ego... rsrsrsrsrsrs. Obrigado por acompanhar o trabalho. Sinta-se a vontade para acessar minha página no facebook e contatar-me pessoalmente pelo messenger. Estou à disposição. Forte abraço e um ótimo final de semana.
@reatry4622
@reatry4622 Жыл бұрын
valeu professor, ajudou bastante!
@raoanyribeiro5377
@raoanyribeiro5377 Жыл бұрын
Lacoste não disse que NÃO era importante responder se a Geografia era ciência ou não(temos que interpretar o não-dito pelo avesso do dito), mas que era menos urgente, ao ponto de que é mais importante e mais urgente, entender que a geografia é um dispositivo de poder. Afinal é uma situação de vida e morte, envolvendo a vida e a morte da humanidade na Terra, nos espaços. Não que não se deve provar a cientificidade da geografia ou que não seja importante, só não está a cima da consciência crítica de que ela seja utilizada para os fins estratégicos de poder nos espaços, nos territórios. Entendo desta maneira. Nenhum momento ele falou que não importava, e sim que quando se trata de prioridades de entendimento geográfico, esta pergunta pouco importa.
@paulo.mendes0210
@paulo.mendes0210 Жыл бұрын
Utilizei muito este material de vocês. Viva!
@tatianefernandes6576
@tatianefernandes6576 Жыл бұрын
Professor o senhor tem algum video que fala das obras de Haesbaert?
@DouglasSantosGeo
@DouglasSantosGeo Жыл бұрын
Oi Tatiane! Infelizmente não. Ainda não publiquei nenhum vídeo sobre a obra de Haesbaert. Lamento…
@joseluiz8226
@joseluiz8226 Жыл бұрын
Minha professora de geografia
@luquinhas180
@luquinhas180 Жыл бұрын
Muito bom, professor!
@ismarfariasdeoliveira6870
@ismarfariasdeoliveira6870 Жыл бұрын
A chamada Geografia crítica só foi estabelecida, dizem os Marxistas, somente no século XX mas precisamente nas décadas de 1960/1970. Mas no mundo real,fora das fábulas contadas pela galera fã do Stalin,os geógrafos anarquistas já estavam unido o conhecimento geográfico e a crítica ao sistema capitalista desde do século XIX! Durante toda a minha graduação na Universidade Federal de Alagoas,no curso de Geografia,nenhum professor falou ao menos 5 minutos de uma aula sobre a importância que esses geógrafos tiveram para o desenvolvimento da ciência e até mesmo para a determinação do seu objeto de estudo no século XX.
@ismarfariasdeoliveira6870
@ismarfariasdeoliveira6870 Жыл бұрын
unindo*
@DouglasSantosGeo
@DouglasSantosGeo Жыл бұрын
Olá @ismarfariasdeoliveira6870, obrigado pelos comentários. Segue alguns comentários para que gente continue nossa conversa. Creio que vc tem razão quando reclama que em sua graduação na UFAL pouco ou nada se falou dos geógrafos anarquistas. De fato, eles sempre foram pouco discutidos no Brasil. Creio que a primeira publicação com uma seleção de textos de Reclus só veio a público em função dos esforços de Manoel Correa de Andrade, nos anos 80. Ainda hoje as obras de Reclus, em sua maior parte, carecem de tradução para o português. É preciso se fazer um esforço considerável para que os anarquistas seja conhecidos dos brasileiros. Por outro lado, creio que sua associação dos Marxistas (enquanto um adjetivo genérico) com o stalinismo, exige mais ponderação - a afirmação se parece um pouco com a ortodoxia stalinista. Forte abraço.
@markatto33
@markatto33 Жыл бұрын
Um salve, professor. Abraços direto da Univ. Fed. Rural do Rio de Janeiro!
@DouglasSantosGeo
@DouglasSantosGeo Жыл бұрын
Abraços nossos! Obrigado por participar
@fidelvilioni5422
@fidelvilioni5422 Жыл бұрын
Olá professores. Bom ouvir vcs que foram meus queridos professores na PUC-SP no século passado kk. Com certeza os professores Marcos, Diamantino e Douglas foram e ainda continuam dando importantes contribuições para a geografia e ciências sociais. Abs
@fernandoalmeida5465
@fernandoalmeida5465 Жыл бұрын
fico feliz de poder participar desta abertura de horizontes para a Geografia e a compreeensao do mundo, assistindo estas palestras.
@luizpolatto8379
@luizpolatto8379 Жыл бұрын
Professor, a sociedade como centro das discussões geográficas, como colocada por vocês no livro, teria relação com o chamado movimento da Geografia Cultural?
@DouglasSantosGeo
@DouglasSantosGeo Жыл бұрын
Bom dia, Luiz. Mesmo considerando que Geografia cultural não passa do uso abusivo de um vício de linguagem (qualquer geografia é cultural e, portanto, o adjetivo é desnecessário) e traduzindo, portanto, a proposição para "dimensão geográfica da cultura humana"(considerando a possibilidade de que outros animais também possuem cultura), ter a sociedade como centro não se confunde (mesmo que possa abarca-la) tal proposição. Enquanto movimento ou "escola de geografia" a "geografia cultural" veio para tentar sufocar a discussão que colocou a sociedade no centro do debate geográfico, apostando no subjetivismo como saída humanista para a ciência. Assim, respondendo de forma direta sua pergunta: não há qualquer relação entre o que está proposto no livro e a tal da geografia cultural. Forte abraço e obrigado pela pergunta.
@luizpolatto8379
@luizpolatto8379 Жыл бұрын
@@DouglasSantosGeo Professor, bom dia! Fico muito satisfeito com sua atenção e aliviado com sua resposta, pois sou professor de educação básica, em escolas pública e privada, tenho verificado que a tal escola da Geografia cultural se alastrando nos discursos em formações e em propostas de materiais didáticos, e ao que me parece, se transformando em dicotomia dentro da Geografia. Muito obrigado pela sua atenção.
@CaynaConti
@CaynaConti Жыл бұрын
Esses vídeos estão se tornando um importante material de pesquisa. Vão me ajudar muito. Obrigado!
@edilsonsilvadesouza9491
@edilsonsilvadesouza9491 Жыл бұрын
Professor, vai ter certificado no final?
@DouglasSantosGeo
@DouglasSantosGeo Жыл бұрын
Bom dia Edilson! Os certificados são emitidos em nome do meu canal no KZbin. Não possuem caráter institucional.
@gabrielduarte9356
@gabrielduarte9356 Жыл бұрын
Ótima aula!
@gabrielduarte9356
@gabrielduarte9356 Жыл бұрын
Excelente aula. Terminei de ler este livro hoje, estou estudando ele. Parabéns pela aula.
@antonioveiga8771
@antonioveiga8771 Жыл бұрын
Que saudosismo que bateu por aqui... Fiz Geo na Puc entre 1987 e 1990... Vi o muro de Berlim cair, ouvindo esses três feras... Muito do que sou e da minha visão de mundo... Devo a vcs!!
@DouglasSantosGeo
@DouglasSantosGeo Жыл бұрын
Bom dia, meu amigo. Continuamos juntos, de uma maneira ou de outra. Abraços.
@iaranordi
@iaranordi Жыл бұрын
Muito bom revê-los! Eu usei essa coleção de livros nas aulas do EF! ❤ kzbin.infogaming/emoji/7ff574f2/emoji_u2764.png
@lygiaslaski1723
@lygiaslaski1723 Жыл бұрын
Que mesa de peso ❤️ que delícia ver meus queridos professores da Geo PUC -SP reunidos aqui ❤️
@99Munrra
@99Munrra Жыл бұрын
Já está transmitndo, mestre!
@84adelsonjr
@84adelsonjr Жыл бұрын
Professor, sugiro que o senhor pense em dar um ajuste no som para as Lives e vídeos, tenho que colocar quase no volume máximo para ouvir e ainda fica um pouquinho baixo o som da sua voz. O senhor tem uma voz suave, talvez um sistema de áudio adequado lhe deixe mais a vontade ainda. abraço.
@DouglasSantosGeo
@DouglasSantosGeo Жыл бұрын
obrigado adelson. Vou tentar resolver isso.... abraços
@norma5124
@norma5124 Жыл бұрын
Que tudo, obrigada professores
@marilenemalveira1563
@marilenemalveira1563 Жыл бұрын
Obrigada professor.
@vanessinhan85
@vanessinhan85 Жыл бұрын
Suas aulas são maravilhosas, Prof.!
@gaetanapereira1042
@gaetanapereira1042 Жыл бұрын
❤❤❤❤
@reijanecosta993
@reijanecosta993 Жыл бұрын
Obrigada por dividir tanto conhecimento.😊