Boa tarde professor, entendo que os temas impactam relações de trato sucessivo CÍVEIS. Confere? Obrigada!
@tribunaleuvoupassar440420 күн бұрын
Muito esclarecerdor, amei a série de vídeos sobre a rotina sem floreio, a realidade
@rivaldodacruzlopes719422 күн бұрын
O problema da análise dos requisitos de validade do ato administrativo em relação as competências constitucionais do presidente da República como no caso em comento do indulto ou graça entraria mesmo que suas excelências não o queiram à análise do merito do ato. Já que levaria a crivo deles avaliar se ouve ou não vício de finalidade ou se afrontou o interesse público. Lembrando que está função de conceder graça ou indulto faz parte de uma técnica político-jurídico do sistema de pesos e contra-pesos de modo que um poder intervém em outro para que através desta intervenção legítima prevista na constituição possam moderar a ação de outro poder da República. Se estudarmos nas constituições pretéritas vemos que este mecanismo servia para moderar excessos do poder judiciário quando ele prolatava decisões judiciais demasiada severa que no paradigma democrático leva a priorizar a humanidade das penas de modo a ter uma ótica humana na persecução penal o que nos leva a entender que se favorecer o condenado será legitimo o decreto de indulto, pois este favorece o indivíduo. Então, entendo que o limite ao chefe do poder executivo quando exercer está função são os expressamente previsto na constituição e corroborando o que disse acima vejo que está função faz parte do sistema de pesos e contra-pesos e tende a moderar excessos do poder judiciário na área penal. Sou adepto da corrente de interpretação fraca do controle de constitucionalidade. Parabéns, doutor, pelo vídeo.
@AnaMaria-u6p3e27 күн бұрын
Bom-dia ,por!!!!!!!
@MilenaFerreiraSantos-v2x29 күн бұрын
O vídeo tem 20min, já tem 6 min e não falou nada, parabéns
@rodrigovirgulino9590Ай бұрын
Melhor aula que assisti sobre o tema. Parabéns mestre !
@andreiapessoa34074 ай бұрын
Obrigada pela explicação
@fernandoftavora53014 ай бұрын
Parabéns pela didática, professor!
@bisnettorodolfo4 ай бұрын
Vai monstro!!
@jocimariano11384 ай бұрын
Sensacional o vídeo.
@brunolemos31817 ай бұрын
Baita assunto e bem abordado!! Por mais conteúdos assim!!
@GuilhermeC.Vieira7 ай бұрын
Tema muito legal
@ronansoares32877 ай бұрын
Ótimos videos Doutor!!!! Obrigado por compartilhar sua vivencia
@MultiLeonardo3608 ай бұрын
Discordo com a interpretação do STF a respeito do “estado de direito”. Deve-se observar o princípio da legalidade tributária, a CF é clara ao dizer “Lei” e não “Lei ou decisão da suprema corte”.
@samanthazrolanekregis70148 ай бұрын
Olá Mateus! Existe uma previsão quando sairá o seu livro de direito tributária atualizado pela Juspodivm? Gosto muito da sua didática.
@andredias39979 ай бұрын
Continue com esse formato de vídeo, professor! Obg pelo vídeo!
@clauber_cln11 ай бұрын
Professor, muito explicativo, grato por compartilhar!
@clauber_cln11 ай бұрын
Professor, muito grato por compartilhar a sua experiencia sobre a rotina da Magistratura. Continue com os videos no KZbin, acompanho o senhor no Instagram.
@rasmus949011 ай бұрын
Esses assessores que vc citou são concursados? Ou comissionados?
@fabriciopaiva6766 Жыл бұрын
Nó cara, vc tão novo e juiz! Que benção... Tenho muita gratidão a sua pessoa pois aprendi Direito Tributário com você no cursinho do Estratégia! Inclusive fechei a matéria de Tributário na prova que fiz! Que Deus te ilumine 🙏
@Dheittor Жыл бұрын
Meritíssimo, que aula magna! É muito complicado pra quem não é servidor público e, federal, compreender essa realidade. E apesar de ter muita gente boa no mundo dos concursos, quem provê essas informações lá, geralmente, é muito dentro do ângulo "mainstream" deste ramo, e não como, o servidor público falando como é. Outra coisa pouco falada são as integrações entre órgãos, os equilíbrios e desequilíbrios do próprio órgão, como mesmo dito por sua Excelência, " interna corpores ", o que é bom porque mantém o "respeito" e costumariamente não tarda a logo estar tudo em ordem, questões de saúde mental e até estilo de vida dos próprios servidores públicos como um todo, fora do trabalho. Sou filho de 2 servidores públicos federais e a contra gosto inventei de empreender e não deu nada certo ( risos ), ainda estou novo então da tempo de corrigir, quero ver se vou pro TCU ou pra CGU, e a realidade de pareceres, etc, que estou vendo aqui na sua rotina me parece muito a dos próprios ministros do TCU, na questão de acórdãos etc, a rotina. Entre os auditores auditarem e remeterem aos ministros pra efetiva decisão. Deve ser muito análogo. Meritíssimo, Deus te abençoe, parabéns pelo sucesso e muito obrigado pela aula! Ainda faltam 2 vídeos. Salvo engano, não sei se estou certo, faz 1 ano que o Sr. não posta mais vídeos, quando achar um teminha, traz pra cá, sua aula é diferenciada! Há alguns anos atrás lembro de ter visto um material muito interessante de um desembargador, ou, uns, que estruturaram no RJ uma vara, algo do gênero, apenas pra questão de Milícia, e como aquilo era complexo e perigoso, sem falar que eles arrumaram tudo do zero, foi bem legal aquela parte. ( - o que faz um desembargador ? - quem estrutura o organograma do judiciário? ) Teve um bem legal também do pessoal da receita, na área da aduana, tem visões e ângulos que só os servidores federais são capazes de dar! Abraço
@CharlesCostadeOliveira-l2x Жыл бұрын
Boa tarde Doutor! Tudo bem com o senhor? Gostaria que fizesse um vídeo explicando diferenças entre Magistratura Estadual e Magistratura Federal, tanto antes, ou seja, na fase de estudos quanto já na vivência do dia a dia, ou seja, já depois de aprovado e trabalhando de fato. Seria interessante abordar aspectos como similitude e diferença em relação ao conteúdo programático, quais matérias em comum, quais só tem num e noutro caso, etc. Comparação das fases, enfim, são tantos temas que me faltam as palavras para perguntar. Moro em Belém, capital do Estado do Pará. Obrigado pela atenção e um fraterno abraço professor.
@LuziaErickaRodrigues-dx4rc Жыл бұрын
Top um sonho. E meu sonho q garoto q vire juiz, menos advogado. Amor direito temos ser direito ❤ dar certo ele gosta de estudar...
@JSafra1 Жыл бұрын
É muito lindo.
@rosanaalves9822 Жыл бұрын
Explicação perfeita, parabéns !!!!
@YuriTristan-c6x Жыл бұрын
Professor gato, gostoso, sexy
@Mariana-fv3yy Жыл бұрын
Excelentes vídeos! Há critérios objetivos/administrativos para mudança de seção/vara ou é sempre uma escolha pessoal?
@rafaelneves1684 Жыл бұрын
Explicação excelente
@williangoncalves5286 Жыл бұрын
É disso que falo, objetividade 🚀
@vitortadeucarramaomello4491 Жыл бұрын
Parabéns pelo canal.
@pedrohenriqueaguiar3593 Жыл бұрын
Ótima explicação!!
@neusacosta958 Жыл бұрын
Só na cabeça dos sem cérebro do STF é inconstitucional!!
@lucianagoncalves663 Жыл бұрын
😍
@oenigmadodoresp Жыл бұрын
Rotina pesadíssima. Acho que a magis federal hj é a carreira mais sobrecarregada do país.
@matheusfsreal Жыл бұрын
assistindo a última parte agora, foram ótimos os vídeos!!
@matheusfsreal Жыл бұрын
conta mais sobre a magistratura plss
@tanakaojj Жыл бұрын
Qual era o motivo da discussão se a CSLL era constitucional ou não?
@tanakaojj Жыл бұрын
O brasil não é para amadores
@gustavomachadoreboucas8915 Жыл бұрын
Parabéns pela didática, e obrigado pelo vídeo!
@paulocesarcordeiro81 Жыл бұрын
Professor, nesses caso, a decisão de agora (2022) que conferiu que a decisão de 2007 é modificação de direito autoriza a cobrança retroativa do tributo de 2007 até aqui??
@tanakaojj Жыл бұрын
sim, mas se n tiver interrompido a prescrição que foi o caso de algumas empresas que sofreram execução fiscal
@heyroses3853 Жыл бұрын
Muito esclarecedor, obrigada pelo video!
@mateuspontalti5653 Жыл бұрын
Eu que agradeço
@kikoograndemestre6071 Жыл бұрын
Gatoooo, Gostosoooo
@isaquebezerra4870 Жыл бұрын
Excelente.
@luandedeus1 Жыл бұрын
Maravilhoso vídeo !😍
@perola6750 Жыл бұрын
Doutor vc é lindo demais.Vc é todo todo perfeitinho que olho lindo foi feito a pincel.Vc é todo todo perfeitinho.
@adrianagarlet3877 Жыл бұрын
Bom dia. Na justiça estadual do RS, o magistrado precisa obrigatoriamente residir na comarca de lotação. Na justiça federal existe essa mesma exigência? Parabéns pela didática e generosidade.
@albertoribeiro8907 Жыл бұрын
Professor, tenho uma dúvida com relação às súmulas e informativos: para o concurso da magistratura federal o estudo das súmulas e dos informativos é suficiente, ou é preciso pesquisar acórdãos e decisões proferidas em recursos? Obrigado pela aula!
@elmanoramirez2857 Жыл бұрын
Show de bola professor, muito esclarecedor!
@jaquelinemelo22212 жыл бұрын
Nossa!!! Parece que trabalha muito ein e parece ser um trabalho bem cansativo. Parabéns.
@thiagogregoriodemelo17362 жыл бұрын
Professor, fale também sobre a rotina do cargo de Procurador da Fazenda Nacional. O concurso está se aproximando e muitas pessoas têm curiosidade sobre os detalhes do cargo e da rotina.