Vc cometeu um equívoco. O presidente em 1973 era o Medici.
@juanmartinsalandro29917 күн бұрын
muy buen video! El tema de la hibridación podría pensarse en relación a la propuesta de García Canclini? Abrazo!
@CanaldoCarvalhal7 күн бұрын
@@juanmartinsalandro2991 Com certeza. Esses são pensadores que trabalharam em cima de uma formação de identidade no processo pós-colonial após a Segunda Guerra Mundial. Tem vídeo sobre ele aqui no canal. Uma pergunta, Juan: você é de qual país?
@juanmartinsalandro29917 күн бұрын
@CanaldoCarvalhal perdón que no escriba en portugués, hace muy poco empecé a estudiarlo y no quiero meter la pata. Soy de argentina
@CanaldoCarvalhal7 күн бұрын
@@juanmartinsalandro2991 Consegui entender, bom saber que pessoas de outros países aprendem aqui também!
@antoniocarlos-lx4lg14 күн бұрын
que vídeo bom meu amigo, meus parabéns pela qualidade da explicação
@CanaldoCarvalhal14 күн бұрын
Que bom que gostou, Antônio!
@gilsonmaciel128415 күн бұрын
Como estamos vivendo em outra realidade com N situações (o mundo pós moderno não é o mesmo do estoicismo)por isso a filosofia precisa urgentemente ter um olhar diferente para a tua realidade para q possam orientar as pessoas sobre o reflexo doentio q o atual sistema tem sobre a vida da grande maioria das pessoas.
@gilsonmaciel128415 күн бұрын
Quanto mais reflito em cima do simulacro mais percebo que isso está mais amplamente em muitas coisas e comportamento humano. Venho desconstruindo da minha do meu interior essa ilusão da vida moderna para que eu possa viver a vida real e esta vivendo de uma forma mais consciente. Olhar para as pessoas não como elas querem se apresentar mas como é realmente são por trás do simulacro do seu comportamento. (Claro faço isso sem julgar e criticar). O que você está comentando eu já venho percebendo desconstruindo pir exercitar a arte da observação (as situações da vida é como um rio que passa e eu só obseevo sem me deixar levar) que me possibilita viver uma vida mais autêntica sem falsas expectativas Refletir em cima desse assunto vai longe o reflexo do simulacro na nossa realidade.
@eduardoaugustocolombobarbosa25 күн бұрын
Muito bom.
@CelsoGalaxeАй бұрын
Parabéns pela abordagem de um tema extremamente relevante para se compreender o capitalismo dos nossos dias, Chesnais é um autor central que nos ajuda nessa caminhada. Sem maiores pretensões gostaria de levantar alguns elementos presentes no pensamento desse autor: Chesnais tem como ponto de partida para compreender o processo de Mundialização o entendimento da ocorrência de uma crise de super produção na primeira metade da decada de 1970, essa crise foi a maior desde a crise de 1929, na crise de 29 e principalmente a partir de 1945 se estruturou um modelo de capitalismo denominado Fordista, para além da produção o modelo Fordista se constituiu num modelo social, sendo pactuado entre o grande capital, grande trabalho e com a presença do Estado de matriz Keynesiana, esse modelo gerou o Estado do Bem Estar Social que vai entrar em crise, essa crise é enfrentada pelo grande capital oligopolista reduzindo a produção e aumentando os preços que vão atingir todo sistema economico gerando inflação e simultaneamente recessão,algo inédito até então a ponto de surgir o neologismo estagflação. Na versão burguesa a crise foi tratada como crise fiscal, os neoliberais diziam que a recessao se devia aos altos salários dos trabalhadores e a respectiva redução dos lucros, o que reduzia os investimentos , explicaram a inflação como resultante dos gastos públicos sociais. Com esse diagnóstico a classe burguesa implementa o modelo neoliberal, preconizando a redução dos salários através do desmonte dos sindicatos em escala mundial e corte dos gastos públicos na saúde e educação, ou seja, a saida da crise se daria penalizando duplamente a classe trabalhadora, por outro lado romperam com os controles sobre movimentação de capitais instituidos no pós segunda guerra, importante observar que o modelo neoliberal que vem ancorado na Mundialização do Capital foi uma ação da burguesia contra a classe trabalhadora buscando aumentar as taxas de lucro e facilitar a movimentação de capitais visando se apropriar da mais valia em escala planetária. Desculpem ter alongado o comentário !
@CanaldoCarvalhalАй бұрын
Grato pelo comentário, Celso!
@higorpires841Ай бұрын
A analise do Gilberto Freyre é muito superficial, ele limita o mito fundante à etinias, questões sociais e cultura supérflua. A análise do Darcy Ribeiro é superior, ao retratar o Brasil como a Nova Roma.
@lucasloubackАй бұрын
Obrigado pela aula! Ainda não entendia direito quais eram as ideologias da Escola de Frankfurt.
@CanaldoCarvalhalАй бұрын
Lucas, caso tenha interesse tem uma playlist no canal sobre Escola de Frankfurt. Basta você procurar na aba de playlists.
@dextermorganacre2 ай бұрын
Perfeito✅️
@AndressaFernandesSantos-x7o2 ай бұрын
Comecei a ler, achei meio complicado então comecei a procurar vídeos para me auxiliar. O senhor me ajudou bastante. 😊🙏
@jessicalopes182 ай бұрын
Muito bom ! Parabéns
@brunnacarrais2 ай бұрын
Obrigada pelo vídeo! Está sendo muito útil para a minha preparação para a prova de seleção de mestrado. Não é exatamente um dos textos bases da bibliografia, mas é fortemente citado por um deles 😁
@CanaldoCarvalhal2 ай бұрын
@@brunnacarrais boa sorte na prova!
@glaucedafne2 ай бұрын
Excelente!
@CanaldoCarvalhal2 ай бұрын
Que bom que gostou, Glauce!
@RinaFloremundi2 ай бұрын
cliquei em curtir mas não apareceu a minha curtida. Adoro seus videos!!!
@CanaldoCarvalhal2 ай бұрын
Que bom que você gosta, Rina! Tenta curtir novamente, porque também não apareceu para mim.
@angelitavasconcellos90852 ай бұрын
Muito bom
@andreseugirdor2082 ай бұрын
O retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde
@ffelegal2 ай бұрын
Será que os problemas climáticos não seriam uma contradição para o sistema capitalista liberal, não? Ele pressupõe lógica expancionista infinita e o planeta não aguentaria. Acho bobagem em falar de fim da história sendo que faz só alguns séculos que estamos sob um sistema único.
@CanaldoCarvalhal2 ай бұрын
Talvez questões como clima e desgaste de recursos possam ser a antítese à perspectiva do capitalismo consumista, mas não sei se também seria quanto ao modelo democrático liberal. Acho o maior problema do Fukuyama ele ter sido inscrito de forma muito influenciada pelo fim da Guerra Fria, o que afeta muitas de suas análises.
@marinamayerr2 ай бұрын
Parabéns pelo conteúdo, Guilherme! Me ajudou muito! Estou escrevendo sobre isso
@CanaldoCarvalhal2 ай бұрын
Obrigado, Marina!
@edileuzalima3 ай бұрын
O conteúdo do seu vídeo é maravilhoso. Se pronunciasse corretamente o nome do autor e o conceito de homo sacer, seria irretocável. Uma dica: use o Forvo para saber como se pronuncia qualquer palavra estrangeira.
@CanaldoCarvalhal3 ай бұрын
Esse é um problema recorrente aqui no canal. Grato pelo comentário e pela sugestão!
@Gabriel-nm7xd3 ай бұрын
muito obrigado! me ajudou demais!👍🏼👍🏼👍🏼
@euRaniSousa3 ай бұрын
Muito obrigada, professor! Estou começando a ler Milton Santos para a minha dissertação.
@dianasaraiva3 ай бұрын
Grata.
@feliciomedeiros10053 ай бұрын
Muito boa a explicação, acabei de ler a peça.. conseguiu me tirar algumas dúvidas.. obrigado
@agrepinodossantosneves14913 ай бұрын
Mas um psicopata com mania de grandeza ! Os guerreiros sempre lutam pela terra, mas no final ela pertence a os trabalhadores
@vagalumesarapatricia98363 ай бұрын
Não acho ela "uma mulher em conflito". O conflito é externo, vem das pessoas à sua volta.
@HelderMN4 ай бұрын
Um grande líder nacionalista e antifascista.
@natashafonseca37354 ай бұрын
show, adorei a explicação
@liviacavalcante31884 ай бұрын
Ótima aula!
@Dr.AdelinoMachado4 ай бұрын
Logicamente que nada é perfeito, isso desde que o mundo é mundo, porém a culpa não é da invenção e sim das pessoas. Essa autora da obra deveria considerar também a natureza humana ao abordar o tema.
@KaueAlexandre-gz6jm4 ай бұрын
na prática ela errou e muito: a classe operária brasileira no século xx tinha alto rendimento, tanto é que essa parte da classe trabalhadora já era “pequeno-burguês” aos olhos dos marxistas. isso se deve a peculiaridades estruturais, i. e., formação histórica, instituições sociais, religião nacional e outras. furtado esclarece tudo isso e promove uma verdadeira teoria latino americana sobre o desenvolvimento desses países. recomendo mais que kuznets, que se aplica somente ao Norte dominante.
@VicentedePaulaFerreiradeSouza4 ай бұрын
❤ perfeita a sua explanação de mitos fundador e suas atitudes ...
@TeenageSpirit-vl3lh4 ай бұрын
Ótimo vídeo
@alvaroxex4 ай бұрын
Erradicou o analfabetismo, emancipou a mulher e industrializou a Albânia. Que tragam um "ditador" desse pro Brasil 😂😂😂😂😂😂
@mariosaveriАй бұрын
@@alvaroxex Prêmio Vergonha Alheia 2025!
@alvaroxex4 ай бұрын
Vida longa a Enver Hoxha ❤❤❤
@mariosaveriАй бұрын
Vergonha Alheia Record
@Breno-ls2ve4 ай бұрын
Marchinho 01
@moreira14814 ай бұрын
Ótima explicação. A escola de Frankfurt como um todo nos ajuda muito bem a analisar a sociedade e o sistema, o que nos é oferecido e o que podemos fazer com isso. Obrigado, professor!
@g.rodrigues25865 ай бұрын
Sobre a contestação no Brasil menos o STF
@marcellepraia5 ай бұрын
Quanto mais desenvolvimento tem em uma sociedade maior tem a liberdade. Pobreza, falta de segurança, analfabetismo etc. Uma pessoa de extrema pobreza estara presa a aua realidade. Como superar isso? Uma pessoa com a renda mais elevada vai poder ter mais liberdade de escolhas dentro do mercado, uma pessoa que não tem uma renda alta e depende da saude publica uma pessoa com renda melhor pode pagar um plano de saúde, ter uma renda melhor. Liberdade de escolher. Pessoa que tem acesso a tratamento de saude vai ter uma liberdade melhor Ou seja se vc tiver bastante dinheiro tem mais liberdade.
@antonio_oliveira_wolski5 ай бұрын
Já tivemos mais de 50 tipos de guerras cívis até hoje.
@adekong5 ай бұрын
Muito bom !
@thiagorodrigo69685 ай бұрын
Continuo com Platão. A verdadeira noção de moral é majoritariamente extrínseca ao ser humano. Mas faço do mundo das idéias de Platão a mentalidade Divina, que detém e expressa a verdadeira moralidade através do próprio caráter de Deus. Porque se a moralidade estivesse dentro de cada ser humano de forma individual, então, a moral seria relativa, e uma vez relativa, cada um faria sua própria moral, e sendo assim, não haveria uma verdadeira moral.
@thiagorodrigo69685 ай бұрын
Então podemos dizer que na visão de Descartes a construção do self está dentro do ser? Enquanto que para Platão seria o o contrário?