O senhor é um fanfarrão, um brincalhão. Falsificando a opinião do Santo Doutor! São Roberto Belarmino, Santo Afonso Maria de Ligório e Santo Antonino, todos são unânimes sobre a questão da perda do pontificado em caso de heresia! Com certeza vai apagar meu comentário mas revise sua conciência, vale a pena ficar nessa mentira toda o resto da sua vida? Falsificando o que homens santos ensinaram às pequenas ovelhas e defendendo esses lobo-jumentos que usurparam a cadeira de São Pedro
@Maciel-dm9od3 күн бұрын
Igreja de Cristo são pessoas, e não instituições! Igreja de Cristo se conhece pelos frutos! Jamais poderia ser a igreja de Roma em que o centro é Maria!!!!!!!!!!!!! Sejam honestos e assumam que Jesus é secundário nessa aberração!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
@jacsonreiniak57018 күн бұрын
Uma questão. Como saber que foi São Jerônimo quem escreveu os prólogo?
@jacsonreiniak57018 күн бұрын
Ótimo. Obrigado.
@JoséDeJesus-j3i11 күн бұрын
Grande canal para católicos
@leandrocerbino314612 күн бұрын
Muito bom parabéns
@SinagogaVirtual13 күн бұрын
Uma OBSERVAÇÃO: O Templo de Y'rushalym (Jerusalem) nunca deixou de ser o Centro da Fé Judaica. Outr: É falsa a tese de que o Messias e seus Talmidim (discípulos) fundaram uma NOVA religião (O cristianismo). Eles nunca deixaram de ser Judeus e sempre preservaram as tradições judaicas.
@Udson-js6xo15 күн бұрын
O Rafael é confuso... É o mesmo que dizer que um pai que ensina seus filhos oralmente, não pode escrever uma carta com os mesmos ensinos. Porque, assim, ele prova que não tem certeza do que havia ensinado oralmente.
@EdivaldoSalazarCariman18 күн бұрын
Me converti ao evangelho lendo sobre a Reforma Protestante.
@emdefesadaverdade203023 күн бұрын
Achar que esse "papa" Francisco é um papa legitimo já é estupidez, aquela renuncia do tal Bento XVI e aquele conclave foi ilegitimo. E fora que esse "papa" só fala heresias e tá cada vez mais trazendo apostasia pra igreja de roma quer prova maior que isso?
@carloseduardodiasprado500026 күн бұрын
Ótimas informações
@MartinHellmann-pe2vk26 күн бұрын
Pessoalmente, não gosto muito do assunto sedevacantismo. Infelizmente, tem um familiar muito próximo que se tornou sedevacante e não quer mais ir a missa mesmo que seja a tradicional do IBP por considerar os padres do IBP ou qualquer um que não seja sedevacante "hereges", "cismáticos" ou que não são sacerdotes verdadeiros e não fazem parte da "verdadeira Igreja" que se resume unicamente aos sedevacantistas. É esxatemente assim que ele pensa e eu acho isso muito triste pois eu entendendo que o sedevacantismo é um erro.
@fernandx5889Ай бұрын
Pode, mas não em excesso
@adwaldooliveira2453Ай бұрын
Deus abençõe!!!!
@Miguel_Doria33Ай бұрын
Jesus disse: Pedro tu és pedra e sobre está pedra eu edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Quem tem ouvidos ouça
@joaobatistaferreira1653Ай бұрын
Parabéns irmão pela excelente trabalho apologético católico inspirado pelo Espírito Santo 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏
@Somente_Cristo_1Ай бұрын
Amém
@teennetworkceАй бұрын
Ola professor. Otimo video. Gosto muito do assunto. Existe alguma versao da septuaginta anterior a "traducao" ou "atualizacao" dos judeus da diaspora?
@teennetworkceАй бұрын
Professor boa tarde. Quer dizer que os judeus da diaspora "atualizaram" a septuaginta, retirando e substituindo os textos originais para esconder as passagens sobre cristo? Existe alguma literatura sobre isso? Lembro q vi s. Justino reclamar sobre isso em seu livro
@damiaolopesvieira6603Ай бұрын
Que legal que voltou a resenha com padre Júlio Maria, obrigado!
@pedrovalentimcarvalho8594Ай бұрын
Muito bom e esclarecedor.
@dirleinunes8276Ай бұрын
Salve Roma
@veritatissplendorАй бұрын
Salve!
@adwaldooliveira2453Ай бұрын
Deus abençõe!!!
@HulkRampageАй бұрын
Salve Maria Imaculada e Mãe de Deus e Salve São José ✝🇻🇦👨👩👦👑
@veritatissplendorАй бұрын
Salve! Seja bem-vindo ao nosso canal!
@HulkRampageАй бұрын
A igreja escolhida da Babilônia saúda-vos, assim como também Marcos, meu filho.* 1Pe 5,13
@HulkRampageАй бұрын
"A cátedra de Roma é a cátedra de Pedro, a Igreja principal, de onde se origina a unidade sacerdotal" (Cipriano, +258, Epístola 55,14).
@wecleioliveira4136Ай бұрын
Já imaginou, se o padre lançasse um curso sobre o livro dom de línguas?!
@diomersondallo1475Ай бұрын
Comprei esse livro há quase uma década e li com muito afinco na época! E para mim foi crucial para entender que a Bíblia é expressão da Santa Igreja Católica!
@rosaelimartins5563Ай бұрын
Comprei o livro , não consegui lê-lo completo ainda , mas sou tão grata por ter tão preciosos estudos em mãos ,agora ,ainda mais ,depois dessas palavras do grande Padre Paulo Ricardo. Obrigada Alessandro por toda dedicação.
@mariazonta3239Ай бұрын
Perfeita colocação, obrigada. Viva Cristo Rei e salve Maria Santíssima.
@rosaelimartins5563Ай бұрын
Realmente esse bate papo de vcs são preciosos . Acompanho sempre ,mesmo que seja o gravado . Bom domingo do Senhor. Deus os abençoe grandemente.
@TiranossauroRexDescoladoАй бұрын
Salve Maria Alexander!! vai ter refutação do vídeo cirúrgico d 5h q o dr Yuri Maria fez do seu livro? Foi uma verdadira lapada seca.
@veritatissplendorАй бұрын
@TiranossauroRexDescolado Salve Maria! Primeiramente acreditamos que o opositor a que você se refere é ALESSANDRO e não Alexander. Vocês nem conhecem o nome das pessoas a quem pretendem refutar, já começa errado, imagina o resto. Prof. Alessandro já refutou duas vezes o Sr. Yuri Maria, que não acreditamos que de uma hora para outra transformou-se em exímio intelectual, o coitado nem sabe ler.... Diante do exposto, não vamos mais nos ocupar das idiotices que ele produz.
@viviane-f6gАй бұрын
quero oração vida financeira e familiar viviane rodrigues
@LucF362Ай бұрын
Excelente.
@LFer-h4j2 ай бұрын
E se a Sé ficar vacante por 1 século? Deus não vai agir?
@veritatissplendor2 ай бұрын
A Sé não pode ficar vacante por um século. A Igreja não pode viver habitualmente entre interregnos papais. Isso não existe, seria a extinção da sucessão apostólica formal na Igreja. Leia a Mysticis Corporis Christy de Pio XII.
@LFer-h4j2 ай бұрын
@@veritatissplendor A sua resposta tem coerência agora seria interessante um católico sedevacantista responder esta questão que é e se a Sé ficar vacante por um século?
@culturafecatolica2 ай бұрын
Nunca imaginei conversar com o Alessandro LIma, ainda mais ter uma postagem nosso no canal do Veritatis.
@JorgeHenrique792 ай бұрын
Acredito que existe uma grande confusão, principalmente entre os protestantes, quanto ao significado da palavra CANÔNICO que variou bastante durante a Idade Média. Para Santo Agostinho de Hipona, CANÔNICO era entendido como livro lido nas celebrações litúrgicas sob o nome de SAGRADA ESCRITURA. Para Santo Atanásio de Alexandria, São Jerônimo de Estridão e São Gregório de Nazianzo, CANÔNICO era equivalente ao que Eusébio de Cesareia chamou de HOMOLOGOUMENA, isto é, livro recebido por unanimidade. É interessante notar que alguns livros presentes na Bíblia Protestante não aparecem em muitas listas de livros canônicos do período patrístico, tais como: Ester e Apocalipse. E os chamados livros NÃO-CANÔNICOS (ANTILEGOMENA) eram amplamente citados pelos Padres da Igreja como SAGRADAS ESCRITURAS.
@joaocosta46042 ай бұрын
Deus abençoe a todos , e que Viva Cristo Rei !!
@apologeticacatolicaemariol15852 ай бұрын
Quando os protestantes virem a taca a nossa senhora mãe de Deus pergunta pra eles se Nosso senhor Jesus Cristo é Deus e se Deus tem irmãos de sangue e pergunta pra eles se o primeiro Adão tevem irmãos kkkkkkkkkkkkkk
@joserubensrodrigues58152 ай бұрын
Ex protestante, mas nunca foi uma ovelha no aprisco do Sumo Pastor, chamado Jesus Cristo, só Ele usa o Espírito Santo como cajado para apacentar suas ovelhas. Por isso suas ovelhas só ouvem a sua voz registrada nos livros da Biblioteca do Todo Poderoso chamada Bíblia Sagrada, e se recusam ouvir a tradição dos homens.
@veritatissplendor2 ай бұрын
Essa conversa é repetida por todos as denominações protestantes. Então o Espírito Santo está ensinando coisas contraditórias em todas elas? Hum... E que engraçados... todos com a mesma bíblia, dizem que são esclarecidos pelo pelo Espírito e ao final... Só vemos balbúrdia... Essa é a Verdadeira Fé? DUVIDO!
@joserubensrodrigues58152 ай бұрын
@veritatissplendor : Não existe fé "protestante" e nem católica&Romana, a fé que gera filhos para o Reino de Deus é baseada no Evangelho que é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer, conforme ensinou o Autor e Consumador da fé, dizendo: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho, todo que crer e for batizado será salvo, mas quem não crer já está condenado, porquanto desprezou o Filho de Deus - desprezou o Sacrifício Vicário e Expiatório do Dele como SUFICIENTE, serão condenados porque pisaram o sangue do Cordeiro inocente que tira o pecado do mundo, isso é um ato de profanação. Então, para ser batizado, primeiro precisa crer, depois se arrepender dos pecados e confessar Jesus Cristo como único e SUFICIENTE Salvador, aí não tem lugar para a rainha do céu, nem para o papa, nem Pedro, ou Paulo, ou para os "santos" intercessores, no caso pessoas que já morreram, e não podem interagir com o mundo dos vivos conforme está escrito no capítulo 9 de Eclesiastes. Nem para batismo de crianças inocentes que nada sabem, portanto não conseguem discernir entre o Santo e o profano, nem tem concorrência do pecado, portanto não tem do que se arrepender. Por isso Ele disse: Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém VEM ao Pai senão por Mim. Também disse: Eu sou a ressurreição e a vida, Aquele que crer em Mim, Eu o ressuscitarei no ÚLTIMO dia, Aquele que crer em Mim, ainda que esteja morto viverá. Essas palavras do Divino Mestre colocam por terra o fabulo$o e famigerado purgatório movido a mi$$a$ pagas pelos vivos para quebrar o galho dos Romanistas que foram colocados nesse lugar medonho pelo clero mais corrupto e devasso da face da terra. Tudo esperteza para gerar arrecadação e abarrotar os cofres do Vaticano, aliás, nessa instituição religiosa paga-se ao nascer, na crisma, na primeira comunhão, ao casar, ao morrer e depois que morre indefinidamente, de sorte que as almas ficam eternamente presas sob o domínio dos fantoches vestidos de saia, e ainda serão condenadas devendo alguma coisa a esses enganadores.
@veritatissplendor2 ай бұрын
Diga isso aos membros de denominações protestantes. Meu caro, a Fé Católica é a a Fé de Sempre e isto se pode provar pelos testemunhos escritos pelos bispos, padres e teólogos que viveram logo após o tempo dos Apóstolos. Reuna-se com seus companheiros protestantes e definam quem está certo dentre vocês. Assim que decidirem, venham falar conosco.
@joserubensrodrigues58152 ай бұрын
@veritatissplendor : 1° Não sou protestante porque nunca protestei contra nada. 2° Sou católico apostólico cristão, não sou Romano. 3° A fé católica&Romana nada tem a ver com a doutrina de Jesus e dos apóstolos, essa fé é um sincretismo de cristianismo+espiritismo+paganismo+panteísmo. 4° Não tenho que me reunir com ninguém para decidir nada, o que está escrito nas Escrituras do Novo Testamento são as bases da doutrina cristã, e isso me basta. 5° Se quiser marcar um encontro para conversar sobre o assunto, estou a disposição, diga o dia, a hora e o local, que certamente estarei presente.
@joserubensrodrigues58152 ай бұрын
@veritatissplendor : Há, esqueci te te falar que no momento estou em missão no nordeste, e só estarei livre apartir da primeira semana de dezembro, veja aí tua agenda se resolver conversar.
@Igornovelli2 ай бұрын
4 PERGUNTAS AOS “TRADICIONALISTAS” 1 - Se os ditos papas pós-conciliares são de fato papas, sem nuance ou distinção relativamente aos papas anteriores ao CVII, isso significa que o Magistério de São João Paulo II, por exemplo, não vale menos que o Magistério de São Pio X e deve ser crido e obedecido com a mesma convicção e reverência, mas sabemos que não é o que acontece (a ponto de um dos grupos tradicionalistas mais influentes autodenominar-se RESISTÊNCIA), e quem não o faz afirma agir em nome da Tradição da Igreja. Pois bem: como é possível resistir ao Magistério em nome da Tradição se é o Magistério mesmo, ao qual se resiste, quem nos diz o que é e o que não é tradicional? 2 - Uma das notas distintivas da Igreja Católica é a infalibilidade. Em poucas palavras, é a garantia de que a Igreja não pode ensinar, promover ou mesmo aceitar doutrinas e condutas deletérias para as almas. Sem isso, não haveria diferença entra a única esposa de Cristo e as várias seitas protestantes, que estão habitualmente sujeitas a erros. Para os tradicionalistas, contudo, nos últimos 60 anos a Igreja tem ensinado heresias, dado aos fiéis sacramentos protestantizantes, promovido a impiedade, além de canonizar personagens que santos, certamente, não são. Como isso é possível, à luz da infalibilidade da Igreja? 3 - É sabido hoje, graças à descoberta das correspondências privadas entre aqueles indivíduos, que os modernistas professavam exteriormente adesão aos papas do passado, mas opunham-lhes resistência em nome das doutrinas que seriam defendidas pelos papas de hoje. Os tradicionalistas parecem fazer, paradoxalmente, a mesma coisa, mas ao contrário: resistem aos papas de hoje em nome dos papas do passado. Se hoje tal conduta é justa e necessária, por que, quando praticada pelos modernistas cem anos atrás, era condenável? 4 - Se é possível haver contradição entre dois ensinamentos pontifícios, fazendo com que o fiel se veja obrigado a julgar e decidir qual dos dois seguir, isso não resultaria, no fim das contas, numa espécie de livre-exame relativamente ao Magistério, tal qual Lutero instituiu quanto às Escrituras? Em outras palavras, se tanto a Dignitatis Humanae quanto a Mirari Vos são expressões autênticas do Magistério, por mais que se contradigam, a qual autoridade o católico pode apelar para saber se a liberdade religiosa é boa ou má além do seu próprio intelecto?
@veritatissplendor2 ай бұрын
Meu caro, não somos tradicionalistas... Então mandou suas perguntas para o canal errado.
@Vihvitoria-k4b2 ай бұрын
Olá, por favor me tira uma dúvida. Pq na bíblia não contém exatamente todos os livros da septuaginta?
@veritatissplendor2 ай бұрын
O Antigo Testamento Católico não possui todos os livros da Septuaginta porque não foram todos estes livros utilizados pela Igreja em seu culto público.
@RomuloRuan2 ай бұрын
Havia sim dois canos. Por isso o concílio de Jamnia rejeitou os livros, pq nao fazia parte da Palestina. Mas eu sei q os livros corretos era o canon alexandrino.
@veritatissplendor2 ай бұрын
Nunca houve dois cânons. Essa teoria já foi descontinuada há muito tempo. Não havia diferença entre os livros aceitos na Palestina e na Diáspora. Já existem muitas evidências disto. Muitas delas são apresentadas no curso "O Cânon Bíblico" do Prof. Alessandro na hotmart.
@RomuloRuan2 ай бұрын
@veritatissplendor então como é que esse livro foi aceito pela igreja? Só existia a septuaginta?
@veritatissplendor2 ай бұрын
Háviam escritos hebraicos e traduções gregas destes escritos hebraicos e outros livros escritos somente em grego. Mesmo na Palestina, as traduções gregas da Septuaginta foram amplamente utilizadas. Quando os fariseus do séc. I-II estabeleceram seu novo cânon, trataram de substituir a Septuaginta por uma outra tradução grega, a de Áquila. Novos textos hebraicos foram produzidos e estabelecidos entre os séculos V e IX.
@RomuloRuan2 ай бұрын
@veritatissplendor mas isso não muda o fato de que havia mais de um "canon".
@veritatissplendor2 ай бұрын
Você está confundindo traduções e códices com cânon. Já dissemos que não haviam dois cânons antes da vinda de Cristo.
@guilhermerodrigueztym2 ай бұрын
O problema grave de muitos é a incapacidade de estar sujeito e, portanto, recusam por orgulho a reconhecer e respeitar a(s) autoridade(s) em suas imperfeições. Por exemplo, um pai: embora seja lícito resistir-lhe caso o mesmo induza a um ato imoral pois isto atenta contra uma lei maior que é obedecer a Deus acima de todas as coisas, tais ocasiões não o destituem enquanto pai e tampouco quanto a sua autoridade. Uma pessoa piedosa não atenta contra as autoridades, por exemplo, o Santo Rei Davi que por duas vezes teve a oportunidade de tocar/abater o mau rei Saul, mas não o fez pois reconhecia legítima autoridade concedida por Deus ao mesmo e confiou no Senhor para que a resolução dos problemas ocorresse no tempo d'Ele (1ª Samuel 24, 6 e 1ª Samuel 29, 9-11): “O Senhor me guarde de fazer tal coisa a meu senhor, ao ungido do Senhor, de estender a minha mão contra ele, pois é o ungido do Senhor” - 1 Samuel 24, 6. “Não o mates; pois quem estendeu a mão contra o ungido do Senhor e ficou impune? (...) O Senhor me guarde de estender a mão contra o ungido do Senhor!” - 1 Samuel 26, 9-11. É preciso ser humilde e piedoso para reconhecer uma autoridade mesmo quando esta comete equívocos ou age de maneira imoral, coisa que os orgulhosos jamais poderiam sujeitar-se e, portanto, incorrem em rebeldia como uma alternativa aceitável. Outro exemplo - e ainda mais perfeito - que gostaria de citar vem do próprio Deus, quando Nosso Rei e Senhor Jesus Cristo frisou a seus discípulos que deveriam seguir as instruções dos fariseus e escribas, pois, apesar de serem hipócritas, eles exerciam autoridade por estarem assentados sobre a cátedra de Moisés: "Então, Jesus falou às multidões e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés se assentaram os escribas e os fariseus. Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras; porque dizem e não fazem." - Mateus 23, 1-3. Ora, reflitamos quanto ao contexto desta parte do evangelho: Qual era a aliança vigente? R: A Antiga. Qual era o referencial da antiga aliança? R: A Lei Mosaica. Qual era a condição das autoridades judias? R: Majoritariamente corrompida. Jesus reconheceu a autoridade da parte deles? R: Sim! Jesus resistia os erros deles (hipocrisia, excessos etc.)? R: Sim! Jesus tinha direito e poder de instaurar uma insurreição? R: Sim! O fez? R: Não. Não importa a conjectura ou o malabarismo que possa tentar mudar o sentido do que está explícito: Quando aquele que tem toda honra, todo poder e todo direito teve a oportunidade de expressar-se quanto as autoridades imperfeitas e corruptas, Ele não negou a legitimidade da autoridade deles e tampouco sugeriu a insurreição, pelo contrário, apenas salientou que não os acompanhasse em seus erros. Em resumo, o que posso compreender e imitar dos exemplos de Davi e de Cristo é: Se um fariseu (moralista) ou um saduceu (secularista) se sentar na cadeira da(s) autoridade(s) como ocorreu no passado, é lícito resistir-lhe os erros, mas não é próprio julgar-me superior a autoridade vigente para julgá-la (assim como fez o rei Davi) e tampouco afrontá-lo quanto ao que corretamente pronunciarem (assim como instruiu Jesus). Negar o todo por aspectos é o mesmo que enterrar um corpo por partes atrofiadas. A hierarquia descente de uma lei superior e somente alguém superior tem o direito de julgá-la. O problema - como sempre - dos rebeldes é que todos julgam-se deus, papa, rei e o que quer que seja para subjugar tudo para aquilo que melhor lhe convém, assim foram nossos primeiros pais, assim foram os rebeldes contra Moisés, assim foram os protestantes e assim se repete nos nossos dias. Reconhecer e resistir é aplicável: aos fariseus na antiga aliança, ao rei como no caso de Saul, a S. Pedro (no momento que ele titubeou quanto aos gentios) e até mesmo hoje, mas jamais nos concede a autoridade de determinarmos quem é Papa ou não é etc. Sim, antevejo objetores que ignoraram os exemplos citados pois julgam-se (conscientes ou não) superiores a Davi, a Cristo e a todos os santos que de igual maneira embora resistiram as autoridades vigentes (religiosas ou seculares), mas conservaram a humildade, mansidão, piedade e a obediência, qualidade última que não antevejo da parte de nenhum soberbo. Vivat Christus Rex!
@rafaelassis16512 ай бұрын
Procurei o livro nas lojas da veritatis e estava indisponível
@veritatissplendor2 ай бұрын
Você encontra na Ecclesiae: ecclesiae.com.br/o-canon-biblico-veritatis-splendor