Na minha opinião ( eu trabalho segunda a sábado ) e consigo tempo para ler , aliás , segundo a pesquisa leio mais livros que a média dos brasileiros… Não creio que seja tempo O monopólio da Amazon pode até ser, porém eu já comprei 3 livros ( clássicos ) por menos de 100 reais . Quanto um brasileiro médio gasta com streaming? È com bebida alcoólica? Segundo a pesquisa as escolas são os ambientes que menos se lê Esse hábito tem que ser incentivado desde a tenra idade Se o seu filho não te vê lendo nunca a chance dele se tornar um leitor cai exponencialmente… Fora a cultura que se tem no Brasil de quando vc está lendo , para muitos, a maioria pelo menos vc não está fazendo nada ou está “ bancando de intelectual “. O problema do nosso país é cultural e infelizmente não acho que mudará . Vide nossos jovens do ensino fundamental.
@jessicamoreira293822 күн бұрын
🥰😍 estante perfeita
@Literatura1egyy6hcvhj524 күн бұрын
Na minha opinião é expectativa de Escritor de literatura O ano de 2027 cada pessoa vão ter um recanto de leitura em sua, seja livro e-book livro digital ou livro impresso, mais uma expectativa que em 2027 cada pessoa pela a sua vontade de estudar e capacita no trabalho vai ter uma micro bilhioteca vitual ou biblioteca de livros impresso para ler
@Literatura1egyy6hcvhj524 күн бұрын
Na minha opinião de escritor de literatura e pesquisador, na área da leitura e literatura o ano de 2025 as pessoas vão ler mais livros, não por que mais pela a evolução das máquinas que cada aspecto sociado a leitura de vários tipos de títulos e culturais as vão ler e estudar, para, conseguir ser mante no trabalho por causa da evolução e produção, isso vai elevar o nível do estudo e leitura no Brasil , Escritor Cleber Junior Ferreira da Silva Literatura brasileira
@Max.6342Ай бұрын
O que mais atrapalha a leitura é o preço dos livros...
@AdrianaVieira-g8gАй бұрын
Tem noticia ha mais de 8 anos que brasileiro nao tem o habito de ler nao sao de agora essas noticias.
@AdrianaVieira-g8gАй бұрын
Internet de graca para o povao do meu Brasil. Brasileiro nao le porque e viciado em redes sociais.
@DistantKingdomsАй бұрын
Pesquisas estatísticas, por amostragem, não devem ser tomadas como verdades absolutas, ou representações perfeitas da realidade. Só uma opinião de quem estudou e mexeu com estatísticas, devido minha formação em administração e a 20 anos trabalhando como profissional de educação (área administrativa de uma escola particular). O Brasil tem mais de 216,4 milhões de habitantes, que estão distribuídos de forma não uniforme, em 5.570 municípios em 26 estados + Distrito Federal A pesquisa abrange somente 5504 em 208 cidades. Uma amostragem que não sonha nem chegar perto dos 1% da população brasileira, que é imensamente diversa culturalmente, economicamente, em termos de formação educacional, etc. Eu indicaria que assuntos tão sérios deveriam ser avaliados apenas em pesquisa de escopo mais amplo, sendo incluída no CENSO por exemplo. Não digo que seja a intenção da equipe envolvida nessa pesquisa. Mas, pesquisas estatística tem mais sido ferramenta de manipulação política, fomentação de desinformação e polarização, do que realmente representações cientificas de seu objeto de estudo.
@DistantKingdomsАй бұрын
Como disse fui profissional de educação por 20 anos, tendo acesso a dados das secretarias municipal e estadual de ensino do RJ. Então sim, motivar crianças e adolescentes a lerem é um grande problema. Nosso sistema de ensino é defasado e antiquado. A imposição de livros e a cobrança de trabalhos, testes e provas relacionados a estes, contando contra a média bimestral, só gera nos alunos o sentimento de antipatia para com a leitura. Leitura não deve ser cobrada, não deve baler nota ou ser avaliada. Deve ser estimulada de forma lúdica, relacionada a diversão e entretenimento. O aluno deve entender o livro como fonte de prazer, não ansiedade. A minha questão é que a pesquisa faz várias afirmações e finca conclusões diversas conclusões, como se verdades factuais sobre toda a população brasileira, com base em uma amostragem de muito menos de um décimo de 1% da população brasileira. É o tipo de coisa que combatemos durante a p@ndemi#, pessoas pegando estudos soltos, com amostragens mínimas e resultados não testados por outros cientistas. E afirmando como verdades, vide caso da ozonoterapia, cloroquina etc. Da mesma forma que naquela situação, agora essa pesquisa também esta sendo usada para defender ou atacar narrativas, a conveniência do interlocutor. E já tem políticos propondo medidas e programas, questionáveis, com base nestes dados que não podem ser afirmados como representando a realidade. A atitude responsável, por parte deste instituto seria: gente achamos uns resultados alarmantes aqui. Mas, como a amostragem é muito pequena, vamos refazer a pesquisa com uma amostragem maior. E solicitar um agente terceiro de fazer uma pesquisa separada como contra-prova.
@jazibooksАй бұрын
@@DistantKingdoms obrigada pelas suas considerações, muito boas. Eu concordo em grande parte, e como disse no vídeo, a pesquisa precisa servir para pensarmos os dados expostos de forma mais aprofundada. Acredito também que, como o nome sugere é um "retrato", mostra uma parte da população e um recorte de tempo também, concordo com você que talvez fosse necessária uma amostragem maior para daí sim termos resultados um pouco mais fidedignos.
@marcosoliveira8327Ай бұрын
Enquanto isso os sites pornográficos e as redes sociais estão em franco crescimento.
@aliceportela6707Ай бұрын
Muito bom o vídeo! 👏🏻
@jazibooksАй бұрын
Obrigada, querida! Feliz de ter você aqui ❤
@milenaricarte3921Ай бұрын
Ameiiii!❤❤❤❤
@jazibooksАй бұрын
@@milenaricarte3921 obrigada amiga!! Que bom que você está aqui ❤️
@samyrasilva9771Ай бұрын
Oi acabei de ver seu comentário no canal da pat e me inscrevi logo de cara ❤❤
@jazibooksАй бұрын
@@samyrasilva9771 Ahh, que linda! Obrigada por estar aqui ❤️