Пікірлер
@rvbergamin
@rvbergamin 11 сағат бұрын
Parabens pelo canal, acompanho a algum tempo. Na minha opnião, uma grande fonte de renda para a italiana são os descendentes de italianos espalhados pelo mundo que vão ao pais a turismo, deixando muito dinheiro na economia do pais. Se os consulados precisam de dinheiro pra se manter (e nao tenho duvidas disso), é so cobrar direito pelo serviço. Assim, quem usufrui paga, simples...
@Cris-qx1oo
@Cris-qx1oo 16 сағат бұрын
Em minha opinião, o Governo Italiano esta corretíssimo! 👏👏👏
@JoaoRobertoNapolis-wq1jd
@JoaoRobertoNapolis-wq1jd 22 сағат бұрын
Bisneto é terceira geração, não quarta.
@edmar09
@edmar09 Күн бұрын
Minha transcrição está desde março 2024 em Annone-Veneto, e até agora não saiu . 😕
@JaderAlves
@JaderAlves Күн бұрын
Quando será que vai entrar em vigor já quase 3 meses e nada ainda
@Mtt-Crmll
@Mtt-Crmll Күн бұрын
Eles estão tentando ,tentando,tentando e uma hora deve sair alguma coisa contra os descendentes.....A Italía mudou...Hoje a Italía não é mais a Italía dei nostri nonni.
@almirassuncao7613
@almirassuncao7613 Күн бұрын
Grande casal Fabian e Michelle, mais um show de respostas e informações para sedento mundo da cidadania italiana, obrigado e parabéns a ambos 👏👏👏👏🙌🤗
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 22 сағат бұрын
Grazie mille 🙏
@asescrituras8286
@asescrituras8286 2 күн бұрын
Eu consigo trocar a CNH com a residência na Suiça?
@MrEddieforceone
@MrEddieforceone 2 күн бұрын
Será que se eu solicitar sem usar o passaporte, posso ter problemas? Eu não tenho passaporte brasileiro
@MeetGuy
@MeetGuy 2 күн бұрын
Eu pretendia fazer a cidadania via comune em 2026, sou o trineto, e meu pai poderia deixar o Brasil para ir a Itália fazer a cidadania, então, se a lei passar, terei que fazer via judicial.
@mariapadilha6741
@mariapadilha6741 2 күн бұрын
Meu amigo quem é bisneto vai perder tb??
@maximusbrutchutchuis2753
@maximusbrutchutchuis2753 2 күн бұрын
Seria mais fácil a Itália se preocupar com os refugiados que estão atrapalhando a cultura do país, do que com os descendentes. E se for atrapalhar a cidadania, que seja acima da 4 geração, morar no mínimo uns 5 anos na Itália, sem sair do território Europeu, e se caso sair, voltar em no maximo 1 semana.
@jairzarate9917
@jairzarate9917 2 күн бұрын
Tamo junto 👉🏼👉🏼🇧🇷
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 22 сағат бұрын
👍👍
@MarcosFrancelinodoPrado-g8q
@MarcosFrancelinodoPrado-g8q 2 күн бұрын
Gostaria de informações sobre como poderia ser suprida judicialmente a falta da certidão de casamento do Dante Causa?
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 22 сағат бұрын
Se a certidão de nascimento do filho do italiano constar que o genitor que transmite a cidadania foi o declarante, não existe a necessidade de apresentar a certidão de casamento dele, já que ela serviria apenas para comprovar a legitimidade do filho. 👍
@robsonrodriguesjorge7846
@robsonrodriguesjorge7846 2 күн бұрын
Obrigado pela informação.
@patriciacordeiro6807
@patriciacordeiro6807 2 күн бұрын
Meu pai ja tem a cidadania reconhecida, eu e minha irma maiores de 18 anos sofreremos com essa alteração? Precisamos dar entrada antes dessa alteração de lei?
@maximusbrutchutchuis2753
@maximusbrutchutchuis2753 2 күн бұрын
Não, pois pra quem tem 18 anos, é só apresentar a documentação do pai e reconhecer a cidadania. Agr se for menor de idade, o próprio pai/mãe vai lá pra reconhecer a cidadania dos filhos.
@brita88
@brita88 2 күн бұрын
Mais fácil eu voltar pra Itália do que me inscrever no AIRE por SP.
@LuizGuilhermeBotelhodaSilva
@LuizGuilhermeBotelhodaSilva 3 күн бұрын
Uma opinião pessoal sua; Quanto tempo você acha que isso levaria caso fosse aprovado? E acha que seria para gerações não nascidas ou para todos?
@Ricardo-r7x6m
@Ricardo-r7x6m 3 күн бұрын
Se eu nasci no Brasil e tirei cidadania e meu filho tb....se tiver mais um filho ele poderá tirar cidadania?
@maximusbrutchutchuis2753
@maximusbrutchutchuis2753 2 күн бұрын
Se vc tiver outro filho, sim. E o seu filho tbm vai transmitir a cidadania para o filho dele. Aqui estão comentando de quem tem ancestralidade acima, apartir da 4 geração para fazer o reconhecimento. Por exemplo: se o seu dante causa for, seu avô, bisavô, ou trisavô, e nesse período a lei entrar em rigor, talvez vc perca os seus direitos de reconhecer. Mas se vc fizer o reconhecimento antes desse projeto, quando o seu filho for reconhcer a cidadania, vai pegar a sua certidão pra reconher. E não do seu avô, bisavô ou trisavô.
@Ricardo-r7x6m
@Ricardo-r7x6m 2 күн бұрын
@@maximusbrutchutchuis2753 valew!
@Robert-dq7ml
@Robert-dq7ml 3 күн бұрын
ta, mas e a resposta da pergunta? a pergunta continua, e se precisar retificar...como fica o RG, CPF...?
@martarochapaulucci3150
@martarochapaulucci3150 3 күн бұрын
Inscrição no AIRE feita, mas o comune não atualiza nunca, é incrível como os italianos são ruins de serviços! 🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️
@EderGiaretta
@EderGiaretta 3 күн бұрын
Sou trineto e meu processo está protocolado em Veneza. Que notícia triste, pois sou apaixonado pela cultura, estudo a língua e chego a sonhar com o dia que conhecerei o lugar de onde vieram meus antepassados e até mesmo morar aí!
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 3 күн бұрын
Entendo sua preocupação e fico feliz em ver seu interesse genuíno pela cultura italiana e a dedicação em aprender a língua! No entanto, gostaria de esclarecer que o projeto de lei Ius Italiae ainda está em análise pelos partidos da coalizão do governo e não foi oficialmente apresentado ao parlamento italiano. Mesmo que a proposta seja aprovada, há grandes chances de que ela não retroaja para quem já deu entrada no processo, como é o seu caso. Isso significa que, muito provavelmente, todos os direitos de quem já iniciou o reconhecimento serão preservados. Acreditamos que o governo tenha que seguir o princípio da não retroatividade, respeitando os processos já em andamento. Continue acompanhando as atualizações, mas mantenha a calma e o foco no seu processo. Se precisar de suporte ou de mais informações, estamos aqui para ajudar!
@allanfriedel
@allanfriedel 3 күн бұрын
Bom dia fera, ja conseguir a cidadania e ja tenho o passaporte italiano, quando eu tiver um filho no futuro ele vai ter direito a cidadania msm se essa lei for aprovada?
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 3 күн бұрын
Se você já possui a cidadania italiana e a lei for aprovada, o seu filho nascido após a nova lei ainda teria direito à cidadania, pois a transmissão de cidadania entre pais e filhos já reconhecidos como cidadãos italianos não deve ser afetada por mudanças futuras. As propostas de alteração sugerem limitar o reconhecimento para gerações futuras que ainda não foram registradas, principalmente para descendentes que não deram entrada no processo até a aprovação da nova lei. Portanto, uma vez que você já é italiano, seus filhos nascidos no futuro ainda devem ter o direito garantido à cidadania italiana, mesmo que a lei sofra alterações. Isso ocorre porque a cidadania é considerada um direito adquirido, e é passada automaticamente de pai para filho. De qualquer forma, é sempre importante acompanhar as atualizações, pois detalhes da legislação podem ser ajustados durante o processo de aprovação no parlamento. Se precisar de mais informações ou quiser conversar sobre como isso pode impactar sua família, estamos à disposição!
@maximusbrutchutchuis2753
@maximusbrutchutchuis2753 2 күн бұрын
Sim. Só vc registrar ele no hospital que nasceu na Itália, ou se morar fora, vai ao consulado e diz que quer reconhecer a cidadania do filho. O seu filho ou filha deverão fazer a mesma coisa que você para reconhecer a dos filhos deles.
@osmarpredebon5628
@osmarpredebon5628 3 күн бұрын
JUS SOLIS. No século XIX, os imigrantes italianos e alemães vieram para o Brasil e aqui se estabeleceram, contribuindo para o nosso país, e logo receberam a cidadania brasileira, assim como os seus filhos, logo do seu nascimento. Justo ou não? JUS SANGUINIS. O imigrante que chega na Itália e aí se estabelece, contribuindo com o país, precisa esperar dez anos para receber a cidadania e os seus filhos, nascidos e recebendo escolarização em solo italiano, precisam esperar os 18 anos para receberem a cidadania. Justo ou não? Enquanto isso, o brasileiro hoje, que tem um bisavô que nasceu na Itália, reconhece a cidadania, não contribui com nada com a Itália, tem um filho, que ainda não saiu das fraldas e não vai aprender nada e contribuir com nada relativamente a Itália, adquire a cidadania italiana. Justo ou não?
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 3 күн бұрын
Você levantou uma questão interessante e complexa! A diferença entre Jus Solis (direito de solo) e Jus Sanguinis (direito de sangue) reflete diferentes concepções de cidadania e identidade nacional. No Brasil, a adoção do Jus Solis está vinculada à ideia de que todos nascidos no território são automaticamente parte da nação, enquanto a Itália, assim como outros países europeus, utiliza o Jus Sanguinis para preservar um vínculo histórico e cultural com seus descendentes. O que está em debate com a proposta do Ius Italiae é exatamente essa "justiça" ou "conexão" com a Itália que muitas vezes é questionada por italianos residentes no país, como você bem mencionou. Por outro lado, para muitos descendentes, a cidadania representa um reconhecimento de suas raízes e um retorno à herança cultural que, em muitos casos, foi mantida viva por gerações. Essas divergências sobre o que é "justo" acabam gerando propostas como a do Ius Italiae, que tenta equilibrar a legislação atual para garantir que o vínculo cultural e social com a Itália seja mais forte. No entanto, qualquer mudança deve ser analisada com muito cuidado para não prejudicar os direitos já adquiridos e respeitar a história de cada família. No fim, é uma questão que envolve mais do que legislação - é sobre identidade, pertencimento e como cada país deseja definir quem é parte de sua nação.
@tiagojuliano248
@tiagojuliano248 4 күн бұрын
Essa proposta não restringe direitos de quem já nasceu, está escrito na própria proposta, ela vale apenas para quem nascer após hipotética nova lei entrar em vigor. Aliás, qualquer restrição de direito a cidadania de quem já nasceu e pela lei atual é italiano, seria inconstitucional. A lei atual diz que é italiano quem é filho de italiano e não há limite de geração, a pessoa nasce italiana, o procedimento de reconhecimento de cidadania é apenas uma comprovação disto. É por causa desta questão que a tal proposta joga limitações para o futuro, para as novas gerações que nascerem após hipotética nova lei entrar em vigor. Segundo a proposta só pode ser italiano nascido no exterior até bisneto em relação ao ancestral nascido na Itália, ou seja, se o bisneto tiver um filho e ele nascer no exterior, a criança não será italiana porque tem pai, avô e bisavô que são italianos porém nascidos no exterior, esta criança teria que nascer na Itália para conservar o direito a cidadania. Então esta criança passaria a ser italiana nascida na Itália, e os filhos, netos e bisnetos dela poderiam nascer no exterior sem perder a cidadania italiana, e o trineto teria que voltar a nascer na Itália para conservar a nacionalidade e zerar a contagem de geração novamente.
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 3 күн бұрын
A explicação está correta quanto ao texto atual do Ius Italiae. A proposta realmente menciona que a limitação seria aplicada somente para os descendentes que nascerem após a entrada em vigor da nova lei. Isso significa que quem já nasceu e tem o direito reconhecido pela legislação atual continuaria protegido. É importante frisar que, de acordo com o princípio da irretroatividade, qualquer lei que altere direitos adquiridos seria passível de contestação jurídica. Sobre a questão das gerações, a proposta realmente sugere um limite de até a quarta geração (bisnetos), a menos que a criança nasça em território italiano, o que "zeraria" a contagem de gerações e manteria o direito para os próximos descendentes nascidos no exterior. No entanto, como a proposta ainda está em análise e sujeita a alterações, é fundamental acompanhar o desenvolvimento e os debates que vão acontecer para entender o impacto real que essa proposta pode ter. No momento, como ela não é uma lei oficial, ainda não há efeitos concretos para quem já está no processo de reconhecimento ou planeja iniciar. Portanto, o importante é manter a calma e continuar acompanhando o andamento para ver se a proposta vai realmente avançar.
@rosemaratominc8466
@rosemaratominc8466 4 күн бұрын
Bom dia! Onde encontro essa circular? Obrigada!
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 3 күн бұрын
A Circular 77/2024 foi publicada pelo Ministero dell'Interno da Itália e é direcionada aos Comuni italianos. Esse tipo de documento normalmente não é disponibilizado ao público geral, mas pode ser acessado através de advogados especializados ou diretamente junto aos órgãos italianos, como o Comune ou Prefettura. Caso você precise de mais detalhes sobre a Circular e como ela pode afetar o seu processo, recomendo que entre em contato conosco para obter orientações específicas. Estamos à disposição!
@georgebarcellos
@georgebarcellos 4 күн бұрын
11:00 Sinceridade a melhor pessoa para reverte a situação da italia , de colocar uma nova geração , são os imigrantes que vem da africa , não sao os descendentes, o pessoal que são terceira , quarta , quinta geracao de italianos , nem o idioma sabem , ele não vao se mudar para italia fora de cogitação , muitos buscam a cidadania , no caso da necessidade de algum dia os filhos quererem ir quem sabe viver na europa , quem sabe na italia. descendente 30 , 40 , 50 anos do brasil , sair da terra natal para ir viver na italia, isso nao vai ocorrer. Pode ser um dia visitar... se a Itália depender de um povo para as proximas geraçoes podem contar com os tunisianos , libios os argelios , esse sim vao fazer surgir novos italianos.
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 3 күн бұрын
Entendo o ponto de vista sobre a imigração e a revitalização da população na Itália. É fato que muitos descendentes de italianos, especialmente aqueles de terceira, quarta e quinta gerações, não têm um vínculo tão próximo com a cultura italiana a ponto de considerar uma mudança imediata. No entanto, vale destacar que o reconhecimento da cidadania italiana para descendentes não é apenas uma questão de imigração, mas sim um direito de sangue (jus sanguinis) que está enraizado na história e na legislação italiana. Por outro lado, a imigração de outras regiões também desempenha um papel importante para atender a uma necessidade demográfica e laboral que a Itália enfrenta. Porém, o país precisa equilibrar esses fatores com a preservação das suas raízes culturais e históricas. Assim, cada nova proposta, como o Ius Italiae, busca encontrar esse equilíbrio, mas é sempre um tema complexo e sensível que gera muitas opiniões divergentes. Vamos seguir acompanhando as discussões e os próximos passos para entender melhor o impacto de cada mudança proposta.
@georgebarcellos
@georgebarcellos 4 күн бұрын
Ok , oque o pessoal esta esperando para iniciar o processo , estão esperando acabar , para dar entrada.
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 3 күн бұрын
Muitas pessoas estão receosas por conta da incerteza gerada pelo Ius Italiae. Mesmo que o projeto ainda esteja em uma fase inicial de discussão e longe de ser aprovado, há um sentimento de urgência para garantir o direito à cidadania italiana antes de qualquer mudança que possa impactar novas solicitações. No entanto, é importante lembrar que o cenário atual não exige pressa desmedida, pois ainda estamos lidando com um projeto que pode nem seguir adiante. Cada caso deve ser avaliado individualmente. Se você já tem interesse e a documentação pronta, vale a pena dar continuidade no processo. Caso contrário, acompanhar as atualizações é a melhor opção para tomar decisões com tranquilidade.
@Mementomorisp
@Mementomorisp 4 күн бұрын
Quem ja esta inscrito no consulado vai ser afetado ?
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 3 күн бұрын
Segundo a proposta atual do Ius Italiae, quem já está inscrito no consulado, em teoria, não seria afetado, pois o projeto menciona que não teria efeito retroativo, protegendo os direitos adquiridos. No entanto, é importante reforçar que essa é apenas uma proposta inicial, e até o momento, não há garantias de como será o texto final, caso avance no parlamento italiano. Assim, mesmo com a informação atual, vale a pena acompanhar o desenrolar do projeto, pois tudo ainda pode mudar até uma eventual aprovação e implementação. Minha recomendação é ficar atento, mas evitar preocupações excessivas com base em especulações neste momento.
@osmarpredebon5628
@osmarpredebon5628 4 күн бұрын
O vice premie da Itália e ministro das relações exteriores da Italia, Antonio Tajani, está em visita a Argentina e Brasil e hoje na Folha de São Paulo saiu uma entrevista com ele, de página inteira, cujo título é "Você se torna italiano porque se formou como um italiano". Uma das perguntas feita pelo jornal foi: -A Itália está pronta para esta proposta? A resposta: - A Itália não apenas está pronta para essa mudança. O nosso país já mudou e devemos garantir que as regras se adaptem a um novo contexto, profundamente diferente daquele de 30 anos atrás. Pessoalmente, prefiro chamar de ius Italiae(direito de Itália): você se torna italiano porque se formou como um italiano, conhece a sua história, a cultura, a língua e as tradições.
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
O comentário do vice-primeiro-ministro Antonio Tajani na entrevista reforça a ideia de que a Itália deseja adaptar as regras de cidadania a um contexto atual, valorizando mais do que apenas a descendência sanguínea. No entanto, ele destaca que a proposta visa incluir quem demonstra uma conexão cultural e educacional com o país. Isso sugere um foco maior em reconhecer como italianos aqueles que mantêm uma proximidade com a língua, a cultura e as tradições italianas, e não apenas quem possui ascendência. Isso não significa, contudo, que a proposta já foi aprovada ou que está em vigor. É importante lembrar que este ainda é um tema de debate político, e qualquer mudança deve passar por processos legislativos, análises e, possivelmente, emendas antes de se tornar uma lei definitiva. Assim, no momento, o que temos são declarações e intenções políticas, mas não uma certeza de como (ou se) isso será implementado. Para quem já está no processo de cidadania italiana ou está prestes a iniciar, o conselho é acompanhar as atualizações, mas não agir de forma precipitada. O contexto e as regras ainda não estão definidos, e qualquer decisão tomada agora pode mudar conforme o desenrolar desse debate.
@jonasalvarengadossantos1040
@jonasalvarengadossantos1040 4 күн бұрын
Já obtive a sentença e transito em julgado do meu processo via judicial. Está agora na comune para registro e emissão da certidão de nascimento. Acha que posso correr algum risco de perder? Sou bisneto de italiano.
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
Não, você não corre o risco de perder a cidadania neste estágio. Uma vez que você já possui a sentença com o trânsito em julgado e seu processo está no comune para a transcrição, o seu direito já foi reconhecido pela justiça italiana. Neste ponto, trata-se apenas de finalizar o procedimento administrativo com a emissão da certidão de nascimento e o registro no comune. Mesmo que novas leis sejam aprovadas no futuro, elas não podem retroagir e afetar direitos já estabelecidos. Como seu direito foi garantido pela sentença, agora é só aguardar a conclusão das transcrições pelo comune. Caso surja algum imprevisto durante essa etapa, seu advogado poderá intervir para garantir que o comune finalize o procedimento conforme a decisão judicial. Portanto, fique tranquilo e apenas acompanhe o andamento junto ao comune e com o seu advogado para verificar se tudo está ocorrendo conforme o esperado!
@Lulupipoca2025
@Lulupipoca2025 4 күн бұрын
Estou retificando os documentos para a cidadania administrativa, neste ponto todas as minhas certidões serão retificadas e um dos sobrenomes estará diferente do que é hoje. Tenho que modificar todos os meus documentos daqui do Brasil ? ou poderia continuar com os documentos Brasileiros normal e só ter a alteração ai na Italia ? Se não modificar as certidões consigo sair do Brasil com o meu passaporte Brasileiro com os documentos daqui? ou por mudar as certidões no Brasil sou obrigada a trocar e pode me dar problema na saida do Brasil ?
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
Quando você faz retificações nos documentos brasileiros para o processo de cidadania italiana, o impacto depende da extensão dessas alterações. Se o sobrenome ou outros dados forem alterados apenas para fins do reconhecimento na Itália e você optar por não atualizar os seus documentos pessoais (como RG e passaporte) no Brasil, é possível manter os dois registros distintos. No entanto, isso pode gerar complicações futuras para outros processos que exijam compatibilidade total de informações. Sobre o uso do passaporte brasileiro: Se as alterações forem feitas apenas nas certidões e você não atualizar o seu CPF, RG e passaporte brasileiros, você ainda pode sair do Brasil e viajar com o passaporte atual. No entanto, é importante estar ciente de que, uma vez que o passaporte brasileiro não reflete as mudanças, em alguns casos de verificação de documentos, como abertura de contas bancárias no exterior ou para processos administrativos na Itália, a discrepância nos sobrenomes pode gerar questionamentos. Sobre a atualização dos documentos no Brasil: Caso você opte por atualizar todos os seus documentos no Brasil conforme as retificações feitas, será necessário solicitar a emissão de um novo passaporte, RG e CPF com os dados atualizados. Se preferir não fazer essa atualização, a recomendação é que você mantenha as certidões atualizadas e todas as mudanças documentadas, para que, em caso de necessidade, consiga provar a continuidade do seu nome entre os documentos brasileiros e italianos. Em resumo: não é obrigatório atualizar todos os seus documentos brasileiros para efeitos do reconhecimento na Itália, mas é altamente recomendável para evitar problemas no futuro, especialmente se você pretende residir ou realizar outros procedimentos na Itália que exijam a compatibilidade dos nomes entre os dois países. Se precisar de mais orientações detalhadas, é interessante consultar um especialista em retificações ou um advogado para avaliar seu caso específico.
@dorinelmartins6905
@dorinelmartins6905 4 күн бұрын
estou aguardando as trancricao pelo comune, acharam um erro de uma letra voltou para o juiz corrigir marcou nova audiência para mês 11 já até paguei a taxa de 118,75 , será que corro risco de perder?
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
Nesse caso específico, não há risco de perder o reconhecimento da cidadania. A audiência foi marcada apenas para ajustar um erro formal no processo, e isso não afeta a transmissão do direito à cidadania. Esse tipo de situação é comum quando ocorre um erro de grafia ou de informações menores nos documentos, e o tribunal precisa corrigir antes de concluir a transcrição. Como você já fez o pagamento da taxa e o tribunal apenas marcou a audiência para regularizar a documentação, o processo seguirá normalmente após a correção. Portanto, não se preocupe, é apenas uma questão de tempo para a finalização correta do processo!
@fernandaqueiroz2480
@fernandaqueiroz2480 3 күн бұрын
Aconteceu o mesmo comigo.
@dorinelmartins6905
@dorinelmartins6905 3 күн бұрын
@@fernandaqueiroz2480 Fernanda seu processo continuou normal depois da correção? Ou ainda não finalizou
@Europando
@Europando 4 күн бұрын
Essa proposta é uma vergonha, não vai passar mas só o fato de propor já é falta de respeito. Cheguei ao canal pelo Vini. Gostaria de dar uma sugestão, poderiam falar sobre esse rolo da Agenzia delle entrate que vai cobrar retroativo taxa de 100 euros pra todos que fizeram via judicial. Tá ai um presente da Itália pra nós Italianos de sangue, 100 a gente paga pra bancar auxílio pra estrangeiro dentro do nosso país.
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
Entendo sua indignação. Esse tema realmente é polêmico e gera muita preocupação. A cobrança de uma taxa retroativa de €100,00 por italiano reconhecido na via judicial veio à tona como uma forma de regulamentar e “organizar” a situação fiscal de quem obteve a cidadania. No entanto, ainda não há nada oficial sobre essa cobrança específica, vimos poucos casos até agora, mas algumas associações e advogados estão se mobilizando para entender porque está sendo aplicado e se seria realmente legal está medida. A Agenzia delle Entrate (Agência Tributária Italiana) está de olho na regularização fiscal de novos cidadãos, mas essa questão da taxa retroativa ainda está em fase de especulação e discussão. De qualquer maneira, essa cobrança é mais um ponto a ser acompanhado para que todos estejam preparados para possíveis mudanças. Obrigado pela sugestão! Vamos ficar de olho nisso e abordar o tema em uma próxima atualização.
@Europando
@Europando 4 күн бұрын
@@FMCittadinanza Muito obrigado pelos esclarecimentos. Fiz meu reconhecimento em 2018 e não tenho a mínima ideia de como pagar. Seria fácil criar uma sessão on-line e cada um acessa e paga. Mas é a Itália, pra que simplificar? 🇮🇹🙃
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
@@Europando pois é, quando se trata de burocracia a Itália é especialista.
@Europando
@Europando 4 күн бұрын
@@FMCittadinanza Nessa eles se superaram.
@joseeduardo4371
@joseeduardo4371 4 күн бұрын
Problema Fabian e qué os problems qué o Brasil tem com a economia os decendentes ve AI na cidadania um jeito De sair do Brasil para ir para o USA ou Canada ou Europa e isso e ai o qué e da coisa 👍🇨🇮🇮🇪🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
Essa é uma questão bastante debatida. Muitas pessoas buscam a cidadania italiana como uma forma de ter mais oportunidades, seja na Europa ou em outros países que facilitam a imigração para quem possui cidadania europeia. No entanto, a cidadania italiana é um direito de sangue (ius sanguinis), ou seja, ela é transmitida aos descendentes, independentemente do motivo pelo qual eles a procuram. O que está em discussão atualmente com propostas como o Ius Italiae é a tentativa de limitar o acesso à cidadania para gerações mais distantes, considerando justamente o uso da cidadania para objetivos como imigração para países como EUA e Canadá. No entanto, não podemos esquecer que muitos descendentes também valorizam a cultura e as raízes italianas e querem fazer parte desse legado. Por enquanto, é importante acompanhar de perto as discussões e lembrar que o cenário econômico e político muda constantemente. De qualquer forma, a cidadania italiana deve ser vista como uma reconexão com as próprias origens, e não apenas um meio de sair do Brasil.
@queilasupriano3244
@queilasupriano3244 4 күн бұрын
Oi acabei de ver sei vídeo. Cheguei ate ele procurando um primeiro caminho pra saber se meus filhos tem a cidadania por parte da bisavó paterna. Mas nao sei por onde começo. Me da uma luz.
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
O primeiro passo é identificar a linha de transmissão da cidadania italiana. Você precisa verificar se a cidadania é transmitida de maneira contínua, desde o italiano até seus filhos, sem interrupções. Aqui está um guia básico para começar: Reúna as informações: Primeiro, você precisa saber quem é o antepassado italiano (bisavó no caso), reunir documentos como certidão de nascimento ou casamento dela que comprovem a cidadania italiana. Certidões dos descendentes: Colete as certidões de nascimento e casamento de todos os descendentes, desde a bisavó até os filhos. Certifique-se de que cada documento seja de inteiro teor, contendo todos os detalhes do registro. Verifique a linha de transmissão: É necessário saber se a cidadania foi transmitida por via materna ou paterna e se há algum caso de nascimento antes de 1948 na linha de transmissão materna (o que pode implicar a necessidade de um processo judicial). Analise as datas e documentos: Verifique se todos os documentos têm os nomes e datas corretos. Erros podem necessitar retificações. Decida a modalidade: Após analisar a linha de transmissão, você saberá se pode seguir pela via administrativa (consulados/comune) ou se precisará entrar com um processo judicial na Itália. Se precisar de mais ajuda para analisar os documentos ou entender melhor o processo, nossa equipe está à disposição para oferecer consultoria e orientações específicas para o seu caso.
@queilasupriano3244
@queilasupriano3244 4 күн бұрын
@@FMCittadinanza nossa é trabalho né. Meus filhos estão na Austrália num intercâmbio. Sem tempo lá de correr atrás. Eu vou começar essa busca... muitíssimo obrigado. Vamos ver como será, por que papéis de perdem né. Mais uma vez obrigado. Vou assistir os outros vídeos seus.
@danielalvesorlando7960
@danielalvesorlando7960 4 күн бұрын
Eu sou trineto, ainda poderia solicitar a cidadania?
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
Sim, atualmente você ainda tem direito a solicitar a cidadania italiana, mesmo sendo trineto. A proposta do Ius Italiae, como está sendo discutida agora, menciona limitar a cidadania a partir da quarta geração (trisnetos e além), mas ela ainda está em fase de análise pelos partidos da coalizão e não há nada aprovado. É importante acompanhar de perto, pois a lei pode sofrer alterações durante o processo legislativo. No entanto, até que algo seja aprovado e publicado oficialmente, as regras atuais permanecem válidas e você continua tendo o direito de entrar com o pedido.
@thiagopacchini8180
@thiagopacchini8180 5 күн бұрын
A Meloni já se posicionou contra duas vezes
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
Exatamente, a posição da Premier Giorgia Meloni já foi expressa publicamente em diversas ocasiões. Ela afirmou que é contrária a mudanças na lei de cidadania que possam restringir os direitos de descendentes de italianos ao redor do mundo. Isso é um bom indicativo de que, mesmo que o projeto avance no Parlamento, haverá resistência política. Por isso, é sempre importante acompanhar o desenvolvimento da proposta e entender como as forças políticas se posicionam, já que isso pode influenciar o futuro desse e de outros projetos semelhantes.
@viniciusreis9458
@viniciusreis9458 5 күн бұрын
A grande realidade que todo mundo só quer o passaporte. 98% que pedem a cidadania nem sabe da origem e muito menos a língua! Se Brasil tivesse se tornado uma potência como o Canada ate parece que estaria essa discussão. Eu acho que para tirar a cidadania deveria ter uma prova de conhecimentos gerais da Itália e da língua! “Está gerando ruptura cultural e emocional “?🤦 A maioria das pessoas não sabe nem falar bom dia em italiano e mal sabem da onde vieram!
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
Vinicius, seu ponto de vista é bastante comum, e entendemos a preocupação em relação ao uso superficial da cidadania italiana. De fato, muitos requerentes não possuem um conhecimento aprofundado da cultura ou da língua italiana, o que pode gerar a impressão de que o interesse está apenas no passaporte. No entanto, é importante lembrar que o reconhecimento da cidadania italiana, pela atual legislação, é um direito iure sanguinis (direito de sangue), ou seja, o foco não é a afinidade cultural ou linguística, mas sim a origem familiar. Concordo que ter mais conexão com a língua e a cultura italiana agregaria muito valor e respeito ao reconhecimento do direito, e iniciativas como aprendizado do idioma e conhecimento histórico são sempre incentivadas, principalmente para quem deseja viver e contribuir na Itália. Apesar disso, uma mudança para incluir provas de língua ou conhecimento cultural teria que ser muito bem analisada, para não afastar quem realmente tem uma ligação familiar e deseja se aproximar de suas raízes, mas ainda não teve a oportunidade de desenvolver esses conhecimentos. O importante é manter o equilíbrio: respeitar o direito ao reconhecimento de quem tem essa origem, mas também promover a valorização da cultura e da língua italiana, para que esse vínculo não se perca nas futuras gerações.
@brunosalgado9597
@brunosalgado9597 5 күн бұрын
Querem realmente destruir a Itália, acabar com uma cultura bissecular em menos de 15 anos jogando o país nas mãos de pessoas sem a menor aderência cultural e histórica. Em algumas cidades brasileiras respiramos Itália em vários sentidos, como na cultura, gastronomia e principalmente nas raízes fortemente cultivadas em nomes de bairros, nomes de ruas, de times de futebol e em diversos monumentos que remetem a rica cultura trazida com muita coragem e garra por nossos ancestrais italianos. Nós Ítalo-brasileiros carregamos em nosso sangue a Itália na religião, nos costumes, no peito e na bravura de nossos antepasados! Esse projeto de lei não destrói somente o direito de pessoas de bem que querem de fato se tornar italiano, mas também acaba em um futuro bem próximo com uma das culturas mais ricas e importantes da história da humanidade (não é exagero). A Itália precisa de nós muito mais do que precisamos dela, os políticos estão analisando a coisa toda pelo prisma completamente errado. Deveriam valorizar seus cidadãos que migraram para a América do Sul nos séculos passados, preservando suas memórias incentivando e facilitando que seus descendentes reconheçam suas cidadanias e migrem para a Itália para construírem suas vidas por lá. Aos já reconhecidos italianos que só querem saber de passaporte e não estão nem ai para isso que está ocorrendo, em um futuro bem breve nossos passaportes vão perder a força que tem atualmente, principalmente no que tange américa do norte...
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
Bruno, seu comentário é muito bem colocado e reflete um sentimento que muitos ítalo-descendentes compartilham. Realmente, a ligação cultural, histórica e emocional entre as comunidades ítalo-brasileiras e a Itália é profunda e merece ser valorizada. Entendemos a preocupação com o impacto que uma mudança drástica na legislação poderia trazer para essa herança. Por enquanto, o projeto Ius Italiae ainda está em análise e longe de uma aprovação definitiva. A intenção é acompanhar de perto, fornecer informações claras e estar preparados para qualquer mudança. Acreditamos que esse vínculo, que vai além de um passaporte, deve ser respeitado e defendido, e torcemos para que o governo italiano considere isso ao avaliar o futuro da cidadania italiana para os descendentes. No entanto, é importante manter a calma e agir com estratégia, preservando o que já foi conquistado e buscando o reconhecimento com o respeito que a história de cada família merece. Vamos seguir acompanhando e informando qualquer atualização relevante!
@inesaparecidadeoliveira5253
@inesaparecidadeoliveira5253 5 күн бұрын
Meu bisavô veio da Itália com 17 anos, estou pensando em entrar com o processo
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
Que ótimo, Inês! Se o seu bisavô veio da Itália, pode ser que você tenha direito à cidadania italiana por descendência. A primeira etapa é reunir todos os documentos que comprovem sua linha de descendência até ele, como certidões de nascimento, casamento e óbito. No momento, há um projeto de lei em discussão (o Ius Italiae), mas ele ainda está em análise pelos partidos e não há garantias de que será aprovado, muito menos no formato atual. O ideal é não se precipitar com base em especulações e sim começar a preparar a documentação com calma, pois o processo exige bastante atenção aos detalhes. Se precisar de ajuda para entender melhor os próximos passos, estamos à disposição para orientar!
@diegoveras7559
@diegoveras7559 5 күн бұрын
Eu sou Italiano, nasci no Brasil, suponhamos que a lei é aprovada, se eu tenho um filho após a lei aprovada, o filho não será italiano? Se um italiano nascido em Roma tem um filho no Brasil o mesmo também não será italiano? Se eu mudo para Austrália por exemplo e tenho filho o mesmo também não será italiano? Ou para filhos menores diretos não muda após possível aprovação da lei? Obrigado
@thiagopacchini8180
@thiagopacchini8180 4 күн бұрын
Será se vc como Ítalo descendente fizer, se vc não fizer e seu filho estiver na 5° gerações da família, por exemplo, ele não terá direito
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
Diego, excelente pergunta! No momento, a proposta de lei Ius Italiae ainda não define claramente todos os cenários, mas pelo que se entende, a ideia principal seria limitar a cidadania para descendentes de gerações mais distantes, especialmente para aqueles que nascerem após a vigência da lei. Se a proposta for aprovada, é provável que os filhos de italianos diretos (ou seja, filhos de cidadãos italianos no momento do nascimento, independentemente do local de nascimento) continuem a ter direito à cidadania, como acontece hoje. Isso significa que, mesmo se um italiano tiver filhos fora da Itália, eles ainda poderiam ser reconhecidos como cidadãos, mantendo o princípio de jus sanguinis para filhos diretos. O que a proposta poderia impactar é a linha de transmissão para descendentes que se encontram além da 4ª geração, como trisnetos e gerações mais distantes. Mas até o momento, tudo isso é especulação, pois a proposta ainda precisa passar por várias etapas e, se for adiante, pode ser modificada. Por isso, é fundamental acompanhar as discussões e ver como será definida a versão final, caso avance no parlamento italiano. Se precisar de mais detalhes ou quiser debater mais sobre o tema, estamos à disposição!
@diegoveras7559
@diegoveras7559 4 күн бұрын
@@FMCittadinanza perfeita explicação, muito obrigado!
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
@@diegoveras7559 nós que agradecemos você por acompanhar nosso canal
@MC-wh2ic
@MC-wh2ic 5 күн бұрын
bom dia aqui, boa noite ai olá estou providenciando os documentos para familia (5 pessoas), via materna sou bisneta de avos italianos, Via materna, Minha Avo nasceu brasil 1908 e meu pai 1931, eu 1962 eu posso realizar a minha via administrativa? preciso de advogado ai na Italia, muitos duvidas. Ja tenho docto antenatos região Laquila. Judicial preciso retificar qdo erros de troca de letra ? preciso de todas as certidões de INTEIRO TEOR? Vou correr sim deixar para meus filhos. Necessário certidão inteiro teor nascimento do meu marido?
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
Para a sua situação específica, como sua avó nasceu antes de 1948 e seu pai em 1931, o reconhecimento da cidadania deve ser feito exclusivamente pela via judicial, pois estamos lidando com um caso de cidadania via materna anterior a 1948. Aqui estão as respostas para suas dúvidas: Posso realizar o meu processo via administrativa? Não. Como a transmissão é feita através de uma mulher antes de 1948, esse tipo de pedido só pode ser feito pela via judicial. Se o nascimento fosse posterior a 1948, você poderia optar pela via administrativa ou judicial. Preciso de um advogado na Itália? Sim. A via judicial requer um advogado especializado para representar o processo diretamente nos tribunais italianos. O ideal é buscar uma empresa que tenha experiência nesse tipo de procedimento. Judicial precisa retificar quando há erros de troca de letra? Depende do tipo de erro. No caso da via judicial, pequenos erros de grafia (letras trocadas ou pequenos desvios ortográficos) muitas vezes não exigem retificação, especialmente quando não causam dúvidas sobre a identidade do requerente. No entanto, erros graves, como nomes completamente diferentes ou omissões importantes, podem sim requerer ajustes. Uma análise técnica detalhada é necessária para determinar quais erros devem ser corrigidos. Preciso de todas as certidões em inteiro teor? Sim. É fundamental que todas as certidões de nascimento, casamento e óbito (quando aplicável) sejam emitidas em formato de inteiro teor. Esse formato contém todas as informações detalhadas e evita problemas na análise documental. Além disso, é necessário que estejam apostiladas e traduzidas. Necessário certidão de inteiro teor de nascimento do meu marido? Se o processo for apenas para você e seus filhos, a certidão de nascimento do seu marido não é necessária para a transmissão da cidadania, pois ele não faz parte da linha de transmissão. Se precisar de uma análise mais detalhada, sugerimos realizar uma consulta técnica para verificar todos os detalhes do seu caso antes de iniciar o processo judicial. Isso garantirá que você tenha clareza sobre os próximos passos.
@JonathanSilva-jm9no
@JonathanSilva-jm9no 5 күн бұрын
Essa lei nao vai ser aprovada 👍🏻
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 5 күн бұрын
Obrigado pelo comentário, Jonathan! No momento, realmente não há garantias de que essa proposta será aprovada. A lei Ius Italiae ainda está em fase de análise pelos partidos da coalizão do governo e pode enfrentar várias barreiras políticas e jurídicas antes de seguir adiante. Continuaremos acompanhando de perto para trazer as atualizações mais recentes e manter todos informados. Vamos torcer para que as mudanças, se vierem, não afetem os direitos dos descendentes que buscam o reconhecimento da cidadania italiana!
@odevperovano
@odevperovano 5 күн бұрын
tino marcos, é você ?
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
😎
@miandrade777
@miandrade777 5 күн бұрын
Olá, , a cidadania do meu esposo saiu em julho deste ano, ele estava nos EUA quando saiu. Ai ele foi agora em setembro pra Italia pra morar e fazer os documentos italianos. Fez o codice Fiscale, mas nao esta conseguindo fazer a carta de identità pq nao conseguiu a residência ainda, o que fazer nessa situação???
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
Nesse caso, o problema está relacionado ao fato de que ele precisa primeiro regularizar a residência na Itália para conseguir emitir a Carta d'Identità. Aqui estão os passos sugeridos para resolver essa situação: Obtenção da Residência: Ele deve procurar o Comune (Prefeitura) da cidade onde pretende residir e solicitar a residência. Para isso, é necessário: Um contrato de aluguel, contrato de compra de imóvel, ou uma declaração de hospedagem (se estiver ficando na casa de alguém). Apresentar o Codice Fiscale que ele já possui. Documento de identidade (pode usar o passaporte italiano ou brasileiro, e apresentar a certidão de nascimento transcrita no Comune Italiano). Visita do Vigile: Depois de solicitar a residência, o Comune enviará um agente chamado Vigile para verificar se ele realmente reside no local declarado. É importante que ele esteja presente no dia dessa visita, pois a ausência pode causar atrasos ou até mesmo a recusa da residência. Conclusão do Processo de Residência: Após a confirmação do Vigile, ele será oficialmente registrado como residente no Comune. Com isso, ele poderá então solicitar a Carta d'Identità no próprio Comune. Dicas Importantes: Se o problema for a falta de um contrato de aluguel, ele pode buscar a ajuda de um CAF (Centro de Assistência Fiscal) ou de um Patronato para orientar sobre como resolver a questão de regularização do endereço. A residência é essencial para emitir não apenas a Carta d'Identità, mas também para facilitar outras solicitações futuras, como a inscrição no Servizio Sanitario Nazionale (Sistema de Saúde). Se ele tiver mais dúvidas ou precisar de ajuda com os documentos, pode entrar em contato com o Comune local ou buscar um suporte presencial para agilizar o processo.
@bomfim3173
@bomfim3173 5 күн бұрын
Me ajudeeee!!! Meu bisavo é o meu dante causa, veio da Italia, casou aqui no Brasil, teve meu avo (até aí tudo bem, tudo esta certo), porém, meu pai nasceu em 1955 e foi registrado só pela mãe (sem nome do pai -meu avo-), e minha avó casou-se com meu avo em 1960, e neste momento meu avô colocou seu sobrenome no meu pai, com 5 anos. A transmissão foi interrompida? o que devo fazer, meu avo é falecido.
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 4 күн бұрын
Nesse caso, o ponto principal é verificar como foi feita a retificação no registro de nascimento do seu pai. Aqui está o que você precisa considerar: Análise do Registro de Nascimento: Se o seu pai foi registrado originalmente apenas com o nome da mãe, e o pai só o reconheceu posteriormente durante o casamento, a situação de transmissão de cidadania pode ser impactada, porque a cidadania italiana é transmitida pelo genitor que declara o filho no nascimento. Reconhecimento Pós-Nascimento: Como o seu avô reconheceu seu pai após o nascimento e após o casamento com sua avó, a transmissão de cidadania pode não ter ocorrido automaticamente. Se o pai biológico não consta no registro original e foi incluído apenas posteriormente, isso pode ser interpretado como uma adoção tardiva. Possível Solução: Para casos assim, uma das opções é apresentar provas que confirmem a paternidade desde o nascimento, como certidões de batismo, documentos antigos ou registros históricos que possam demonstrar que seu avô sempre teve relação de pai com seu pai. Outra alternativa seria fazer um processo judicial para regularizar a questão e tentar uma equiparação dessa situação no Brasil ou diretamente na Itália. Ação Judicial: Pode ser necessário entrar com um processo de reconhecimento de paternidade retroativo ou usar documentos suplementares para comprovar que, mesmo com o nome sendo acrescentado depois, a relação de paternidade existia de fato desde o nascimento. Orientação Jurídica: Esse tipo de situação é bastante delicada e requer uma análise técnica detalhada. Recomendo que consulte um especialista em cidadania italiana judicial para revisar os documentos e, se necessário, orientar sobre um processo de regularização na linha de transmissão. Se precisar de ajuda para organizar os documentos e verificar a viabilidade de um processo judicial, você pode entrar em contato com nossa equipe para uma análise técnica mais aprofundada.
@FN-lb3by
@FN-lb3by 5 күн бұрын
Isso daí é tudo mentira pra gerar desespero e vender cidadania
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 5 күн бұрын
Entendo a sua preocupação, mas quero reforçar que todas as informações que compartilho são baseadas nas análises atuais do projeto e na legislação italiana vigente. O objetivo é manter todos informados sobre possíveis mudanças que possam afetar os descendentes de italianos, especialmente porque essas alterações podem impactar muitas famílias. O Ius Italiae ainda está sendo debatido e não há motivos para pânico neste momento. O mais importante é acompanhar de perto para estar preparado caso alguma mudança seja aprovada. Se tiver alguma dúvida ou quiser discutir mais sobre o tema, estarei à disposição para ajudar!
@FN-lb3by
@FN-lb3by 5 күн бұрын
@@FMCittadinanza vocês sabem que isso nunca será aprovado, os recém chegados acham que o mundo está acabando, as informações no vídeo são verídicas mas a também é bem apelativa e não condiz com a realidade
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 5 күн бұрын
@@FN-lb3by Entendo o seu ponto de vista e agradeço pelo feedback! O objetivo é realmente apresentar os fatos da maneira mais clara possível, mas sabemos que a maneira como o tema é comunicado pode influenciar a percepção de quem está buscando informações sobre o assunto. O projeto de lei Ius Italiae ainda está em fase inicial de discussão, e há muitos fatores políticos e jurídicos que influenciam a sua aprovação. Nosso papel é trazer uma visão realista para que todos fiquem informados e preparados para qualquer eventual mudança. Mas é verdade, não há razão para pânico no momento, e seguimos acompanhando de perto para trazer atualizações sempre que houver novidades.
@leandrolunardi3643
@leandrolunardi3643 5 күн бұрын
Os consulados prestam um PÉSSIMO serviço pra coisas básicas aos cidadãos como um mero passaporte e ainda se sentem no direito de dizer que estão "sobrecarregados" pra cortarem direitos. É o fim da picada mesmo. 🤡
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 5 күн бұрын
Entendo sua frustração, Leandro! 😕 A sobrecarga nos consulados italianos realmente é um problema frequente e causa muitos transtornos para quem precisa de serviços básicos, como emissão de passaportes e atualizações de AIRE. A questão é que a demanda é alta e, muitas vezes, a estrutura consular não acompanha esse crescimento, gerando atrasos e complicações. A proposta do Ius Italiae tem gerado polêmicas justamente porque ela levanta o debate sobre a capacidade do sistema em lidar com tantos pedidos. Vamos continuar acompanhando para ver se surgem soluções mais eficientes para melhorar o atendimento. 💪
@JoaoRobertoNapolis-wq1jd
@JoaoRobertoNapolis-wq1jd 5 күн бұрын
O “rascunho” de projeto de lei “ius italae” é expresso em asseverar que em caso de aprovação do projeto o mesmo somente será aplicado aos que nascerem após a vigência da lei, ou seja, alguém percebeu que a eventual lei (não acredito em sua aprovação por motivos políticos e jurídicos) deverá obedecer o princípio da irretroatividade da lei. Tenha uma excelente semana!
@FMCittadinanza
@FMCittadinanza 5 күн бұрын
Obrigado pelo comentário, João Roberto! 👏 O princípio da irretroatividade realmente é um ponto fundamental no direito italiano, assim como em muitos outros países. Até o momento, a proposta do Ius Italiae está em fase preliminar e ainda precisa passar por muitas etapas antes de se tornar uma lei definitiva. A ideia de aplicá-la apenas para nascimentos futuros é uma forma de evitar complicações jurídicas, mas tudo dependerá de como o texto final será redigido e aprovado no parlamento. Vamos acompanhar atentamente para ver como essa discussão se desenrola. Tenha uma ótima semana também! 💪