Пікірлер
@zangiski9552
@zangiski9552 4 күн бұрын
uau, q aula
@prof.rafarcanjo
@prof.rafarcanjo 14 күн бұрын
Graduei em física assistindo aos seus vídeos. Hoje sou professor de física e mestrando em ensino de física e tive a honra de ser aluno do professor que substituiu a sua cadeira na UFF ( Professor Vitor Acioly ). Obrigado pelo carinho e empenho pelo ensino de física e pela paixão pelo ensino!
@matusalempacheco
@matusalempacheco 17 күн бұрын
Excelente aula. Creio que so consegui entender a relatividade do tempo, vendo a aula teórica anterior sobre Paradoxo da simultaneidade, juntamente com esse video de exemplo! Devo ter entendido a relatividade depois de uns 10 anos de tentativas! Te agradeço imensamente, professor!
@franciscaisadora6754
@franciscaisadora6754 18 күн бұрын
👏👏👏
@marcelosoares4679
@marcelosoares4679 24 күн бұрын
Que honra assistir essa sua primeira Live Professor! Que aula.
@cesaralexandremalta2671
@cesaralexandremalta2671 26 күн бұрын
Excelentes aulas de física.
@JoaoMarcelo-lv9td
@JoaoMarcelo-lv9td 26 күн бұрын
Apesar das contas terem dado correto, acredito que houve uma confusão. A velocidade relativa da bolinha 1 no referencial s' é sempre zero. Pense no seguinte, se voce estivesse em cima da bolinha um, não importa o que aconteça, se ela estiver em mru voce sempre verá ela parada, logo v'final 1 ser igual a -v2-v1 me parece ser um erro. Todavia fazendo as contas com as velocidades que julgo correto v'1 final e inicial = 0, v'2 inicial = -v2-v1 e v'2 final = v1+v2, chegamos na mesma conclusão de que v1final = -v2 e v2final = v1
@FisicaModernaUFF
@FisicaModernaUFF 25 күн бұрын
@@JoaoMarcelo-lv9td, me desculpe, mas não houve confusão alguma. O referencial S’ se move com a mesma velocidade que a bolinha 1 ANTES da colisão. Para ser inercial este referencial tem que manter a mesma velocidade o tempo todo, inclusive durante e depois da colisão. Logo, uma vez ocorrida a colisão, ele NÃO mais terá a mesma velocidade que a bolinha 1. Espero ter deixado mais clara a situação e o modelo que a explica.
@JoaoMarcelo-lv9td
@JoaoMarcelo-lv9td 25 күн бұрын
aah, isso faz sentido, entendi agora. No caso eu resolvi com 1 referencial S e dois referenciais S', um antes da colisão que tinha v = v1 e outro depois da colisão com v=-v2, mesmo dando o resultado correto isso seria um erro? Ter 3 referenciais inerciais
@FisicaModernaUFF
@FisicaModernaUFF 25 күн бұрын
@@JoaoMarcelo-lv9td, que bom que ficou mais claro. Quanto a usar 3 referenciais, em princípio me parece um engano, mas se você quiser me mandar sua solução em detalhes eu poderia te dar uma resposta mais conclusiva. Abraço.
@arthursantos1156
@arthursantos1156 29 күн бұрын
Professor, vc foi capaz de deduzir essa aula em 15 minutos. Quanto domínio, um excelente prossional, Parabéns, obrigado!!
@zaira4portela
@zaira4portela Ай бұрын
❤🎉😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮
@franciscofonseca4624
@franciscofonseca4624 Ай бұрын
Essa aula passa das nossas expectativas da compreensão da luz como sendo onda e partícula ao mesmo tempo. O entendimento decorre dos longos anos de estudo. Parabéns Professor pelos ensinamentos. Que mais brasileiros deste quilate possam surgir para modificarmos a historia do nosso país.
@franciscofonseca4624
@franciscofonseca4624 Ай бұрын
Aula para entender tudo sobre a teoria de Einstein. Fantástica!!!
@f3rnd_
@f3rnd_ Ай бұрын
Boa noite. Achei muito interessante, embora eu não tenha entendido nada... Sou da área da saúde, Deus abençoe a mente de vocês, o negócio parece complicado.
@robertoferreira2750
@robertoferreira2750 Ай бұрын
9:47 11/08/2024
@breqbs
@breqbs 2 ай бұрын
👏👏👏
@viniciuspessoa3872
@viniciuspessoa3872 2 ай бұрын
Direto e objetivo sem as gracinhas dos professores de menino que está estudando para vestibular
@Gabriel-h1q3b
@Gabriel-h1q3b 2 ай бұрын
Olá prof, tenho 14 anos e sou super interessado nesse assunto, excelente aula, você explica muito bem parabéns 🎉❤
@antoniofranca1903
@antoniofranca1903 2 ай бұрын
Estava eu viajando na velocidade da luz e pulei de paraquedas na sua aula de física. Confesso dizer que essa sua linguagem sobre a relatividade ainda vir de outro espaço...nada compreendo. Por ora.
@dara_amara
@dara_amara 2 ай бұрын
Muito obrigada pela aula excelente professor!
@lindomarcandidodonasciment7925
@lindomarcandidodonasciment7925 2 ай бұрын
Se o vagão estiver deslocando para a direita, o feixe de luz que chega primeiro é o da esquerda
@OHCxK1ll3rw0lffz_solador
@OHCxK1ll3rw0lffz_solador 2 ай бұрын
Dá like qm é fanático por física
@minutomatematico317
@minutomatematico317 3 ай бұрын
Fera!!!! Aula TOP !!!
@luccasguimaraes
@luccasguimaraes 3 ай бұрын
Muito bom! Isso é arte! ❤️👏🏼
@prof.jailtonfilho
@prof.jailtonfilho 3 ай бұрын
Impecável! 👏👏👏📕📕
@YT-fl4rr
@YT-fl4rr 3 ай бұрын
Nao curso fisica, mas to aqui ate essa hroa da madrugada com papel e caneta na mao estudando dilatação do tempo e contração do espaço kk tendo dificuldades em assimilar comprimento proprio kkk mas to quase la
@ykymobile5019
@ykymobile5019 3 ай бұрын
Adora suas aulas! Sensacional!
@ryandias5153
@ryandias5153 4 ай бұрын
Se trocar as derivadas parciais pela covariante,obtém tudo isso para o espaço-tempo curvo.
@gss4303
@gss4303 4 ай бұрын
Simplesmente sensacional.
@2p634
@2p634 4 ай бұрын
muito boa essa associação de que a temperatura mede indiretamente a energia cinética média das moléculas de um corpo espero em um momento ter inteligência suficiente para absorver esses conceito mais facilmente, bravoo
@nightgazr
@nightgazr 4 ай бұрын
Esta aula me ajudou muito professor, obrigado.
@S.O-
@S.O- 4 ай бұрын
IAM UFABC 2024
@haroldolima4296
@haroldolima4296 5 ай бұрын
Bom
@MarkAngels
@MarkAngels 5 ай бұрын
Mesmo sem entender porra nenhuma, curti.
@Giovani_Avelar_BR
@Giovani_Avelar_BR 5 ай бұрын
Gente, alguém quebra a minha expectativa por favor, isso ai não é uma aula, é uma palestra, se toda aula de física for desse nível, eu fiquei interessado nesse curso kkk
@FisicaModernaUFF
@FisicaModernaUFF 5 ай бұрын
Isto é um trecho de uma aula regular da disciplina de Física Moderna da UFF. Veja todas as informações sobre a disciplina na página de abertura do canal.
@2p634
@2p634 5 ай бұрын
pô, o Thompson descobriu uma série de coisas subsequentes, devia possuir uma ótima base de conhecimento, além de uma boa criatividade pra ligar os pontos. Esses caras não estavam de brincadeira
@wesleydossantosgalvao986
@wesleydossantosgalvao986 5 ай бұрын
bravo
@mariaeduardamoronari3986
@mariaeduardamoronari3986 5 ай бұрын
QUE DIDÁTICA INCRÍVEL
@rosangelacampos3198
@rosangelacampos3198 5 ай бұрын
Não entendo absolutamente nada, mas sigo e comento para engajar. Sou fã do conhecimento. ❤
@ThiagoRodrigues-zu6zy
@ThiagoRodrigues-zu6zy 5 ай бұрын
Parabéns Prof Jorge Sá, excelente aula!!!
@wendecrispim
@wendecrispim 6 ай бұрын
Aquele N que estava em baixo desapareceu e ele não deixou claro do porque sumiu. =(
@FisicaModernaUFF
@FisicaModernaUFF 6 ай бұрын
Não entendi a sua dúvida. Se você se refere ao instante 11:31 do vídeo, eu simplesmente usei o fato de que a média de uma grandeza microscópica - no caso, o quadrado da componente x da velocidade - é a soma dos seus valores para todas as N partículas dividida pelo número N de partículas. Faz sentido?
@almeida_martins
@almeida_martins 6 ай бұрын
Gostei!
@ThiagoRodrigues-zu6zy
@ThiagoRodrigues-zu6zy 6 ай бұрын
A física é uma arte, para sua compreensão é necessário persistência e extrema força de vontade...
@adailtonaraujo10
@adailtonaraujo10 6 ай бұрын
Ele domina a física com extrema precisa além de passar as informações com o mesmo nível de precisão. As aulas dele são verdadeiros presentes para quem gosta de física.
@FisicaModernaUFF
@FisicaModernaUFF 6 ай бұрын
Obrigado pelos seus comentários tão gentis.
@manuelacequetiassis
@manuelacequetiassis 6 ай бұрын
em 15 minutos entendi o que o meu professor >tentou< explicar em um mes
@farcusseta4666
@farcusseta4666 6 ай бұрын
Eu queria agradecer ao senhor pelos seus vídeo me ajudaram muito hoje eu sou Físico. Eu admiro muito o senhor, seria meu sonho conhecer o senhor fiquei alguns meses no Rio inclusive tentei testar na UFF para fazer lá o mestrado só hoje consegui descobrir que o senhor faz parte dessa universidade nunca tentei pesquisar meu objetivo era só ver os vídeos . PARABENS SENHOR.
@KC009-24
@KC009-24 6 ай бұрын
Eu queria agradecer ao senhor pelos seus vídeo me ajudaram muito hoje eu sou Físico. Eu admiro muito o senhor, seria meu sonho conhecer o senhor fiquei alguns meses no Rio inclusive tentei testar na UFF para fazer lá o mestrado só hoje consegui descobrir que o senhor faz parte dessa universidade nunca tentei pesquisar meu objetivo era só ver os vídeos . PARABENS SENHOR.
@robsonribeiro2831
@robsonribeiro2831 6 ай бұрын
Parabéns
@robsonribeiro2831
@robsonribeiro2831 6 ай бұрын
Que aula top
@ZenildaJesus-hv9bu
@ZenildaJesus-hv9bu 6 ай бұрын
HB. Vejamos então um segundo físico colocado em S'. Ele se julga imóvel, tendo o hábito de tomar seu próprio sistema como sistema de referência. Aqui ele está fazendo o experimento de Michelson-Morley, ou melhor, ele também faz metade do experimento. Num relógio colocado em O' ele anota o tempo que leva para o raio de luz ir de O' a B' e voltar. Então, qual é esse tempo que conta? Obviamente o tempo que ele vive. O movimento do seu relógio é contemporâneo ao fluxo da sua consciência. Ainda é tempo real por definição.Assim, o tempo vivido e contado pelo primeiro físico no seu sistema, e o tempo vivido e contado pelo segundo no seu, são ambos tempos reais.Obviamente em tempo real, no sentido que demos a esta expressão acima. Entre a saída e o retorno do raio a consciência do físico viveu uma certa duração: o movimento dos ponteiros do relógio é um fluxo contemporâneo deste fluxo interior e que serve para medi-lo. Sem dúvida, sem dificuldade. Um tempo vivido e contado por uma consciência é real por definição.cas.Com efeito, seja qual for o sentido que entendamos as desacelerações ou acelerações do tempo e consequentemente dos Tempos Múltiplos que estão em questão na teoria da Relatividade, uma coisa é certa: estas desacelerações e estas acelerações devem-se unicamente aos movimentos dos sistemas que consideramos e dependem apenas da velocidade com que cada sistema animado é assumido. Portanto, não mudaremos nada em nenhum Tempo, real ou fictício, do sistema S' se supormos que este sistema é uma duplicata do sistema S, porque o conteúdo do sistema, a natureza dos eventos que ali ocorrem, n não são levados em consideração: apenas a velocidade de tradução do sistema importa. Mas se S' é um duplo de S, é óbvio que o Tempo experimentado e notado pelo segundo físico durante a sua experiência no sistema S', julgado por ele imóvel, é idêntico ao Tempo experimentado e notado pelo primeiro. no sistema S também é suposto ser imóvel, uma vez que S e S', uma vez imobilizados, são intercambiáveis. Portanto, Tempo vivido e contado no sistema, Tempo interno e imanente ao sistema,Eles são o mesmo tempo? São tempos diferentes? Demonstraremos que é o mesmo tempo em ambos Voltemos aos nossos dois sistemas S e S'. Se considerarmos o Tempo que o físico Pierre, localizado em S, atribui ao sistema S', vemos que este Tempo é de facto mais lento que o Tempo contado por Pierre no seu próprio sistema. Este tempo, portanto, não é vivido por Pierre. Mas sabemos que também não vem de Paulo. Portanto, não é nem de Pedro nem de Paulo. A fortiori não é feito por outros. Mas isso não é suficiente para dizer. Se o Tempo atribuído por Pedro ao sistema de Paulo não é experimentado nem por Pedro, nem por Paulo, nem por ninguém, é pelo menos concebido por Pedro como experimentado ou capaz de ser experimentado por Paulo, ou mais geralmente por alguém? por alguma coisa? Olhando mais de perto, veremos que não é esse o caso. Sem dúvida, Pedro atribui um rótulo a este Tempo em nome de Paulo; mas se imaginasse Paulo consciente, vivendo a sua própria duração e medindo-a, veria com isso Paulo tomando o seu próprio sistema como sistema de referência, e depois colocando-se neste Tempo único, interior a cada sistema, do qual acabamos de discutir. falar: assim também, além disso, Pierre abandonaria temporariamente o seu sistema de referência e, consequentemente, a sua existência como físico e, consequentemente, também a sua consciência; Pedro não se veria mais, exceto como uma visão de Paulo. Mas quando Pierre atribui o tempo desacelerado ao sistema de Paul, ele não considera mais Paul um físico, nem mesmo um ser consciente, nem mesmo um ser: ele esvazia a imagem visual de Paul de seu interior consciente e vivo, não retendo o caráter do que seu envelope externo (só isso de fato interessa à física): então, os números pelos quais Paul teria anotado os intervalos de tempo de seu sistema se ele estivesse consciente, Pierre os multiplica para trazê-los para uma representação matemática porMas então, quais são os Tempos Múltiplos, com velocidades de fluxo desiguais, que a teoria da Relatividade encontra nos vários sistemas de acordo com a velocidade com que esses sistemas são animados?Finalmente, o Tempo Real é o mesmo para S e para S'.o universo tomado do ponto de vista dele, e não mais do ponto de vista de Paulo. Assim, em resumo, embora o tempo que Pedro atribui ao seu próprio sistema seja o tempo que ele viveu, o tempo que Pedro atribui ao sistema de Paulo não é nem o tempo que Pedro viveu, nem o tempo que Paulo viveu, nem um tempo que Pedro concebe como experiente ou capaz. de ser vivenciado por Paulo vivo e Sou pintor e tenho que representar dois personagens, Jean e Jacques, um dos quais está ao meu lado, enquanto o outro está a duzentos ou trezentos metros de mim. Desenharei o primeiro em tamanho real e reduzirei o outro ao tamanho de um anão. Um colega meu, que será próximo do Jacques e que também quer pintar os dois, fará o contrário do que eu faço; mostrará Jean bem pequeno e Jacques em tamanho natural. Nós dois estaremos certos. Mas, uma vez que ambos temos razão, temos o direito de concluir que Jean e Jacques não têm nem o tamanho normal nem o de um anão, ou que têm os dois ao mesmo tempo, ou que é como desejamos? Obviamente não. Tamanho e dimensão são termos que têm um significado preciso quando se trata de um modelo de pose: é o que percebemos da altura e largura de um personagem quando estamos ao lado dele, quando podemos tocá-lo e carregar uma régua de medição ao longo de seu corpo. corpo. Estando perto de Jean, medindo-o se quiser e propondo pintá-lo em tamanho real, dou-lhe a sua real dimensão; e, ao representar Jacques como um anão, exprimo simplesmente a impossibilidade de tocá-lo - mesmo, se é permitido falar assim, o grau dessa impossibilidade: o grau de impossibilidade é precisamente o que chamamos de distância, e é a distância essa perspectiva leva em conta.O que é então, senão uma simples expressão matemática destinada a indicar que é o sistema de Pedro, e não o sistema de Paulo, que é tomado como sistema de referência?Da mesma forma, dentro do sistema em que estou, e que imobilizo pelo pensamento ao tomá-lo como sistema de referência, meço diretamente um tempo que é meu e do meu sistema; é esta medida que incluo na minha representação do universo para tudo o que diz respeito ao meu sistema. Mas, ao imobilizar o meu sistema, mobilizei os outros, e mobilizei-os de forma diferente. Eles adquiriram velocidades diferentes. Quanto maior a velocidade, mais longe está da minha imobilidade. É esta distância maior ou menor da velocidade deles até a minha velocidade zero que expresso na minha representação matemática.
@rebecamaria3214
@rebecamaria3214 6 ай бұрын
Professor simplesmente incrível! 👏👏👏
@AntonioFernandes-y3i
@AntonioFernandes-y3i 6 ай бұрын
Obrigado!!!