Seu canal é bem técnico mas mesmo sem ser da área dá pra entender pq vc explica muito bem. Tem pessoas que se alimentan só de carne, água e sal como a Mikaela Peterson, e alguns no Brasil como a nutricionista Lua Ferrari. De acordo com os seus estudos o que voce acha?
@metabolismoDrdeOliveira5 күн бұрын
@@rozzynha dietas restritivas são assunto delicado. Quando clinicamente necessárias, devido a condições enzimáticas limitantes (mutações, por exemplo), tendem a ser benéficas. Mesmo assim, podem surgir consequências de acordo com outras condições de cada paciente: histórico de doença renal ou hepática, doenças cardiovasculares, outras. Por exemplo: há uso clínico para dietas hiperlipídicas. Nesta situação, pode-se ter aumento no risco de aterosclerose, por exemplo. Limitar a dieta sem necessidade clínica pode levar a efeitos indesejados. Dieta hiperproteica pode causar prisão de ventre e distúrbios hepáticos e/ou renais devido ao aumento na formação de subprodutos oriundos do metabolismo de aminoácidos, como oxalato e amônia. Este oxalato é um dos principais componentes do cálculo (pedra) na vesícula e nos rins.
@rozzynha5 күн бұрын
@@metabolismoDrdeOliveira sim, tem sempre o risco. Mas são muitas pessoas com a dieta carnívora, hiper lipídica, eu tô testando em mim ha 1 ano e nunca me senti tão bem com a gordura e proteína , excluí carbo...nunca senti tanta energia, disposição , me curei de hipotiroidismo e psoríase. Os oxalatos pesquisei e vi que estão nas verduras e frutas....não na carne ,nunca li sobre isso. Mas obrigada pela resposta 👍
@metabolismoDrdeOliveira5 күн бұрын
@@rozzynha oxalato é produto da degradação de aminoácidos, como a glicina. Quanto maior a ingestão deste tipo de aminoácido, que faz parte de proteínas da dieta de forma muito comum, maior a chance de, ao longo de sua metabolização, gerar oxalato. O acúmulo deste pode causar cálculo. Não se trata, portanto, de estar presente ou não na dieta, apenas. Oxalato é formado endogenamente, como expliquei. Não sei de qual área é, mas sugiro leitura dos livros da área, como Bioquímica, especialmente. Sobre se sentir bem com a dieta, pode ou não ser por este motivo. Pesquisas sérias, conduzidas por pesquisadores de verdade, como é meu caso, mostram abordagens completas e riscos inerentes a cada tipo de dieta. O site PubMed é recomendado para buscas a respeito.
@rozzynha5 күн бұрын
Olá, somente as purinas causam aumento de ácido urico?
@metabolismoDrdeOliveira5 күн бұрын
@@rozzynha o catabolismo destas moléculas é a principal fonte endógena de ácido úrico. O alopurinol, usado no tratamento de gota, inibe a enzima xantina oxidase da via de degradação de purinas, por exemplo.
@joaopedromoreiramachado66599 күн бұрын
Pra vc ; do macro ao micro cosmo a ideia e a mesma ! Saíam do genjuts
@KamilleMacedo17 күн бұрын
aula muito boa!
@metabolismoDrdeOliveira17 күн бұрын
@@KamilleMacedo obrigado! Bom estudo!
@percivalaccarinicamargo207817 күн бұрын
Boa tarde professor, tudo bem? Sou estudante de nutrição e gostaria que nos desse uma aula sobre o metabolismo da frutose (fruta, mel, refrigerante/suco), em especial a fraca regulação que leva a problemas de fígado gorduroso quando ingerido em excesso. Agradeço todos os vídeos, tenho aprendido bastante.
@metabolismoDrdeOliveira17 күн бұрын
@@percivalaccarinicamargo2078 obrigado pelo comentário! Posso preparar o vídeo, certamente, mas não consigo confirmar se será nesta semana ainda. Abraço!
@kayansilvasantos725522 күн бұрын
Amanhã vou apresentar meu tcc de farmácia sobre os benefícios e os riscos do uso excessivo de whey protein, esse vídeo tá sensacional explicou mto bem o ciclo da glicose-alanina
@metabolismoDrdeOliveira22 күн бұрын
@@kayansilvasantos7255 obrigado!
@metabolismoDrdeOliveira22 күн бұрын
@@kayansilvasantos7255 e boa apresentação!
@emilesandradeАй бұрын
Muito obrigada pela organização dos conceitos de forma tão clara e didática. Aula maravilhosa!
@metabolismoDrdeOliveiraАй бұрын
@@emilesandrade muito obrigado! Bom estudo!
@compartelhar9912Ай бұрын
A gliconeogênese significa basicamente a nova produção de açúcar através de outros meios que não seja glicose pode ser aminoácidos, proteínas, etc. ▫️Períodos de jejum ▫️ Fígado ▪️LACTATO ➡️ PIRUVATO ▪️ALANINA Oxalocetato * Malato * Aspartato * Fosfoenol piruvato
@metabolismoDrdeOliveiraАй бұрын
Boa noite! Obrigado por participar. Alguns esclarecimentos que se fazem necessários: proteínas não são substratos gliconeogênicos, ou seja, não são transformadas em glicose. Alguns dos aminoácidos oriundos da proteólise, que é a quebra de proteínas, são utilizados na via após conversão em seu respectivo alfa-cetoácido. Aminoácidos como leucina e lisina, por exemplo, são chamados de "estritamente cetogênicos", pois não originam glicose na gliconeogênese, servido à síntese de corpos cetônicos, por outro lado. A gliconeogênese (ou "neoglicogênese", como chamada há anos atrás) é a síntese de uma nova molécula de glicose a partir de precursores que não são carboidratos (conforme menciono no vídeo e de acordo com seu comentário, até certo ponto). As moléculas oxaloacetato, malato e fosfoenolpiruvato não são precursores gliconeogênicos, mas intermediários da via. Não são considerados substratos porque sua concentração, na circulação, é muito mais baixa que a dos substratos reais. Além disso, não são um produto final de uma via, tal qual é o lactato da glicólise, o glicerol da lipólise e os aminoácidos alanina e glutamina de transaminações (dentre outras reações) observadas nos músculos em diferentes contextos. Estes aminoácidos são exportados pelos músculos em grandes quantidades para fins de eliminação de grupos nitrogenados em uma forma segura que não seja na forma de amônia (embora isto também ocorra em muitas ocasiões). Assim, é importante reforçar quais são os substratos gliconeogênicos: lactato, glicerol, piruvato (pois aparece na circulação em concentrações baixas), alanina e glutamina. Os demais, conforme explico no vídeo, não são considerados substratos, mas intermediários da via. À disposição!
@MachineMan-o5yАй бұрын
Sou da nutrição da UFRGS, curti o vídeo rápido com RD2 de fundo haha, valeu!
@metabolismoDrdeOliveiraАй бұрын
O jogo salvou minha falta de habilidade em edição de vídeo! 😅
@fredufrjsilva6663Ай бұрын
Dr. Poderia por gentileza tentar estabelecer um valor tóxico de glicemia duradoura...??? Obrigado.
@metabolismoDrdeOliveiraАй бұрын
Fred, valores de glicemia acima de 99 mg/dL são considerados de risco no jejum. Significa que o organismo não conseguiu manejar a glicose circulante mesmo em uma ocasião na qual não está ingerindo carboidratos. Assim, hiperglicemia duradoura, ou seja, acima daquele valor, é considerada como um facilitador para desencadear os eventos mencionados no vídeo. Sempre recomendo que, ao solicitar exames de rotina, peça também a quantificação de hemoglobina glicada. Ajudará a visualizar o "histórico" de glicemia. Já publiquei vídeo sobre isto, em detalhes, no canal. Dê uma olhadinha quando puder! Abraço!
@fredufrjsilva6663Ай бұрын
Melhor explicação que eu via até hoje do FENÓMENO DO ALVORECER. Muito bom.mesmo.
@metabolismoDrdeOliveiraАй бұрын
@@fredufrjsilva6663 obrigado!
@FelypeSantosPiresАй бұрын
ótima explicação, e ainda usando apenas lápis e folha.
@metabolismoDrdeOliveiraАй бұрын
Obrigado, Felype! Bom estudo!
@fredufrjsilva6663Ай бұрын
Entenderam os motivos que conferem ao HDL o título de bom colesterol? Obrigado Dr.
@metabolismoDrdeOliveiraАй бұрын
@@fredufrjsilva6663 obrigado!
@fredufrjsilva6663Ай бұрын
Aula top. Sou de humanas, mas entendi perfeitamente os conceitos. Obrigado Dr.
@metabolismoDrdeOliveiraАй бұрын
@@fredufrjsilva6663 obrigado! Bom estudo!
@MiguelCamposSantanaАй бұрын
Ajudou muito faleu
@TiagoNamasteАй бұрын
excelente, parabéns 🙏 como sugestão uma descrição também do que ocorre especificamente quando não é consumido em jejum metabólico 🌟
@metabolismoDrdeOliveiraАй бұрын
@@TiagoNamaste oi, Tiago! Obrigado pela sugestão! Estou devendo este vídeo e outros dois relacionados. Não consegui ainda... Obrigado! Abraço
@fredufrjsilva66632 ай бұрын
Para modular isso é melhor lançar mão de restrição alimentar e uso de recursos fármacos mesmo. Ponto final.
@domjuandeperon2 ай бұрын
♥ SHOW ♥
@ronaldferreira90992 ай бұрын
Na glicólise tem liberação de álcool ? Percebo as vezes em certos exercícios que minha respiração na primeira troca da hematose dps do exercício sinto levemente um cheiro de álcool queria saber se rola msm isso ou se é paranóia minha ( Obs: não sou alcoólatra, bebo raramente quase nunca )
@metabolismoDrdeOliveira2 ай бұрын
@@ronaldferreira9099 humanos não geram álcool a partir da glicose. Essa seria a via da fermentação alcoólica, coisa que nenhuma célula nossa consegue fazer. Será que o que sente não é acetona oriunda do metabolismo de corpos cetônicos? Esse tipo de via pode ser estimulada durante atividade física, dependendo do contexto metabólico e da duração e tipo de atividade. Posso fazer uma sugestão? Procure um endocrinologista para sua segurança.
@ronaldferreira90992 ай бұрын
@@metabolismoDrdeOliveira gratidão, gostaria de saber mais sobre
@metabolismoDrdeOliveira2 ай бұрын
@@ronaldferreira9099 tente assistir ao vídeo sobre metabolismo de corpos cetônicos aqui no canal. Também publiquei um sobre hálito cetótico. Podem ser úteis.
@ThaisLana-dy7qg2 ай бұрын
ótimo vídeo!! bem resumido
@metabolismoDrdeOliveira2 ай бұрын
@@ThaisLana-dy7qg obrigado!
@ThaisLana-dy7qg2 ай бұрын
seus vídeos estão me ajudando muito!! obrigada
@metabolismoDrdeOliveira2 ай бұрын
@@ThaisLana-dy7qg obrigado! Bom estudo!
@Gloyd-l1z2 ай бұрын
O que e fosforribosil aminoimidazolescarboxamida
@metabolismoDrdeOliveira2 ай бұрын
@@Gloyd-l1z um intermediário na síntese de purinas. Algum interesse específico?
@Gloyd-l1z2 ай бұрын
Obrigado
@giovannasantana28512 ай бұрын
Essa aula tirou um nó da minha cabeça !!!!! Obrigadaaaaaa
@metabolismoDrdeOliveira2 ай бұрын
@@giovannasantana2851 é uma satisfação poder ajudar!
@PedroBotelhoSencadasAreias2 ай бұрын
Obrigado pela aula!
@metabolismoDrdeOliveira2 ай бұрын
Obrigado por participar, Pedro! Bom estudo!
@lucasdias34742 ай бұрын
Sua voz é boa de ouvir, parece q me faz assimilar mais rápido 😂
@metabolismoDrdeOliveira2 ай бұрын
Obrigado, Lucas! 😂
@MônicaLemosGotardo2 ай бұрын
É o vídeo obrigatório para qualquer pessoa compreender, de uma vez por todas, a gravidade da resistência à insulina e dos diferentes tipos de diabetes... Todo esforço é válido na prevenção destes males... Obrigada!
@metabolismoDrdeOliveira2 ай бұрын
@@MônicaLemosGotardo obrigado!
@anasilvialeuck45282 ай бұрын
A tua letra é linda, obrigada por nos levar ao planeta bioquímico!