Muito bom!!! Sou fã de documentários que mostrem a formação do nosso povo. Espero que mais vídeos cheguem.
@airtonfernandoiepsenАй бұрын
Boa noite! Obrigado! Dentro do possível pretendemos rodar mais um tema para 2025.
@jorgeknorst1587Ай бұрын
Todos que se manifestaram o fizeram com convicção, fundamentos e objetivos. Gostei.
@airtonfernandoiepsenАй бұрын
Bom dia! Sim, acho importante envolver pessoas que dominem o tema para a fundamentação do trabalho. Valeu!
@luizahelenavinholessiqueir1473Ай бұрын
Excelente trabalho de resgate, com tantas pessoas envolvidas, visando a preservação e o desenvolvimento da cultura pomerana. Parabéns Ms Airton Iepsen.
Olá! Bom dia! A Pomerânia e seu povo tem muita história para escrever.
@carloscbadia82113 ай бұрын
❤ Oremia Schneider a polaca poliglota da Pomerânia ❤
@wizard_meister4 ай бұрын
Existem membros da família Prietsch em São Lourenço do Sul?
@airtonfernandoiepsen4 ай бұрын
Bom dia! Sim. Existem.
@leandrocarvalho-lz5iu4 ай бұрын
Wunderschön!!
@fridaschlee52434 ай бұрын
Parabéns, ótimo documentário, meu pai era Pomerano.
@airtonfernandoiepsen4 күн бұрын
Obrigado Frida!
@normchandok44325 ай бұрын
Sabemos muito pouco da nossa história! Quem realmente somos? Alemães é que não somos(quanto à descendencia) pois a Alemanha não nos reconhece! E a Pomerania não existe mais.
@carloscbadia82113 ай бұрын
❤a Pomerânia vive no Brasil. Diz a polaca poliglota Oremia Schneider e vive a Pomerânia tem até a bandeira. Na Mãos da alemã Helena Schneider ❤❤❤❤❤
@airtonfernandoiepsen2 ай бұрын
Olá! Eu entendo que apesar de estar inserida entre Alemanha e Polônia, a Pomerânia e sue povo tem características (inclusive a língua) muito próprias. Em outros tempos, muito provavelmente seria um país autônomo. A partir dos anos 1990 não aconteceu uma explosão de independências especialmente na Europa Oriental, fruto da pulverização da União Soviética. A questão que vejo hoje (à distância, pois nunca estive na região) me parece a falta de identidade do povo, além é claro de muita gente que abandonou a Pomerânia e hoje vive bem longe de lá, mesmo mantendo suas tradições.
Brilhante a entrevista dos pesquisadores, muito legal! Parabéns pela iniciativa Airton!
@airtonfernandoiepsen Жыл бұрын
Caro professor: agradecimentos pela interação e pelo prestígio. Credito o trabalho e a qualidade ao aprendizado com os queridos professores e professoras da Licenciatura em História da FURG. Entre os quais, Marlon Borges Pestana.
@airtonfernandoiepsen10 ай бұрын
Bom dia professor! Obrigado! Agradeço pelos mestres que tive na FURG. Com eles aprendi um pouquinho, que consegui transferir para esse trabalho. Desculpa a demora, mas vi essa postagem somente hoje. Abraço!
@MarlonBorgesPestana10 ай бұрын
@@airtonfernandoiepsen imagina meu amigo! Eu que agradeço a companhia de sempre! Os comentários ajudam também a divulgar o precioso material! Abração!
@silviosaditesche1556 Жыл бұрын
A importante questão do Benzimento deve ser vista positivamente segundo o conceito dos Sacramentais, conforme a Tradição da Igreja antiga, dos tempos patristicos. "Los débiles son los custodios de lá verdad/Os simples são os guardiões da verdade", disse o teólogo argentino Pablo Soza, por ocasião de uma conferência em São Leopoldo. Infelizmente, o racionalismo protestante ingressou no imaginário de muitos pastores, em ar de verdadeira superstição.
@airtonfernandoiepsen Жыл бұрын
Bom dia Sílvio! Exatamente. Conforme meu trabalho de pesquisa, o benzimento foi uma forma dos primeiros imigrantes enfrentar a falta de oferta na área da saúde, além da ausência de estradas e a distância onde ainda existia alguma. O benzimento (que não é exclusividade dos pomeranos, mas que é largamente utilizado) mesmo no século XXI é recurso muito procurado para solução de males. Na minha dissertação coloco isso, ao entrevistar uma benzedeira (ela recusou imagens, e assim a incluí somente no relatório) que afirmou atender diariamente mais de 100 pessoas de toda a região sul do estado, menos quartas feiras. Eu agradeço pelo teu comentário.
@silviosaditesche1556 Жыл бұрын
Pouco conhecida e importantíssima a observação de que, no séc.XI, os Wenden, um misto de asiáticos e eslavos, de baixa estatura e cabelos escuros eslava, invadiram a Pomerânia. Contudo, devido à forte cultura pomerana com sua gente alta e loira, aquela invasão só permanece no tipo biológico de alguns pomeranos.
@paulojorgefriedrich9175 Жыл бұрын
Que otimo trabalho a historia nao pode se perder no tempo , seria tao interesante escrever um livro desde o principio ate os dias atuais .pra ficar na historia . pois sera de grande valia num futuro ainda
@airtonfernandoiepsen Жыл бұрын
Pois então, a ideia do livro realmente é interessante e de se pensar. Eu agradeço pela colaboração e interação, por demais importantes para quem se dispôs a realizar este trabalho de pesquisa. Obrigado Paulo Jorge!
@airtonfernandoiepsenАй бұрын
Bom dia Paulo! Em 30 de agosto passado lancei o livro : Pomeranos em São Lourenço do Sul Narrativas, memórias e tradições, com trabalhos meus publicados na Folha Pomerana Express expandidos. Caso tiver interesse, coloco meu telefone/whatsapp a disposição: (53) 991257257.
@paulojorgefriedrich9175 Жыл бұрын
Que aula de historia revivi coisas contadas pelos meus avos e experiencias vividas pelos meus pais hoje 24/09/2023 assistindo aqui com minha mae com 91 anos aqui confirmando a historia contada .isto nao pode ser perdido , gostaria de ter a relaçao de livros contando esta historia pra repasar aos filhos e netos antes que se percam
@airtonfernandoiepsen Жыл бұрын
Bom dia Paulo! Desde já agradecido pela interação. Caso quiser, posso encaminhar algumas sugestões. Tem trabalhos excelentes sobre os pomeranos e alemães, imigrantes que chegaram ao Brasil no século XIX.
@gladiskohls8324 Жыл бұрын
tenho muito orgulho de ser pomerana parabéns pela pesquisa
@airtonfernandoiepsen Жыл бұрын
Muito obrigado Gladis. E realmente temos orgulho de nossas origens. E vamos continuar trabalhando. Estou preparando a parte III, sobre a língua pomerana.
@arleciabohm5753 Жыл бұрын
Muito legal muita saúde e bênção
@airtonfernandoiepsen Жыл бұрын
Obrigado Arlécia!
@igordacunhaferreira5234 Жыл бұрын
Alle Achtung !!!! Schönes Video ... Ich finde es echt toll daß ihr euch bemüht die pommersche Sprache und die pommersche Kultur zu verbreiten obwohl ich es kaum verstehen kann. Macht bitte weiter und lasst diese schöne Sprache nicht von der Bildfläche verschwinden. Eine feste Umarmung. Tut mir echt Leid ich spreche aber nur Hochdeutsch.
@airtonfernandoiepsen Жыл бұрын
Bom dia! Obrigado pela visualização e também pelos comentários. Que sempre são e serão bem vindos. Estamos trabalhando em uma parte III onde pretendemos discorrer sobre a importância da língua pomerana na região no que se refere à transmissão e manutenção da tradição pomerana. Também um pouco do que se faz pela língua pomerana, e sua realidade não só falada, mas também escrita, posto que hoje ela só é falada. Pretendemos trazer ao público essa parte III talvez pelo final de abril próximo. E não tenha dúvidas: seguiremos trabalhando na pesquisa e documentação do povo pomerano, com o orgulho de ser um descendente deles.
@sergiomachado7220 Жыл бұрын
procuro parentes ,BEDUHN...
@airtonfernandoiepsen10 ай бұрын
Bom dia @sergiomachado. Em São Lourenço do Sul existem pessoas da família Beduhn. E em Turuçu também. Se eu puder ajudar...
@edeciofernandoiepsen47882 жыл бұрын
Muito interessante, Airton. Parabéns pela pesquisa.
@airtonfernandoiepsen2 жыл бұрын
Obrigado primo! Valeu o prestígio!
@edeciofernandoiepsen47882 жыл бұрын
Ótimo trabalho, Airton. Parabéns!
@airtonfernandoiepsen Жыл бұрын
Obrigado meu primo! Abraço!
@carle02 жыл бұрын
Gostando muito. Acho que existe muita semelhança de costumes entre a comunidade pomerana e a alemã. Como cresci numa pequena vila de alemães percebo estas semelhanças principalmente na forte religiosidade.
@airtonfernandoiepsen2 жыл бұрын
Sem dúvida nenhuma meu colega Jorge Eduardo Knors. O s dois povos são originários da Prússia ( a Alemanha só foi criada em 1871). Falavam praticamente a mesma língua. Uma diferença, com relação à religião: enquanto os alemães eram na sua maioria católicos, os pomeranos são genuinamente luteranos. E obrigado pela interação!
@normchandok44325 ай бұрын
Os pomeranos falavam outras línguas na Pomerania. Com a invasão dos germanicos os pomeranos tiveram que aprender a língua alemã e mudar de religião, além de deixar muitos dos seus costumes! Alguns pomeranos que chegaram ao Brasil não falavam a língua alemã, mas para se adaptar aprenderam Língua alemã.
@martaiepsen2 жыл бұрын
Interessantíssimo!!! Parabéns!
@airtonfernandoiepsen2 жыл бұрын
Obrigado querida professora Marta. Um incentivo para seguir nessa linha. Pensando em fazer a parte III...
@airtonfernandoiepsen2 жыл бұрын
Valeu professora Marta!
@martaiepsen2 жыл бұрын
Parabéns parente!!! Que rico legado.
@airtonfernandoiepsen2 жыл бұрын
Obrigado Marta! Satisfação de contar a história de nossa gente.
@claudiorenatohenke42962 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho.
@airtonfernandoiepsen2 жыл бұрын
Obrigado amigo e companheiro de lutas !
@cristianekath17882 жыл бұрын
Um linda e interessante pesquisa! Parabéns Airton 👏
@airtonfernandoiepsen2 жыл бұрын
Obrigado Cristiane!
@master_sam33252 жыл бұрын
Eduardo, que saudades, volta a me dar aula!
@mestrejorgeschneid2 жыл бұрын
*Parabéns!* _Muito interessante._
@airtonfernandoiepsen2 жыл бұрын
Muito obrigado! Amanhã tem a segunda parte!
@seelw2 жыл бұрын
Belo trabalho Airton!
@airtonfernandoiepsen2 жыл бұрын
Obrigado Willian! E agradecido por liberar imagem de tua casa para o documentário!
@Forced2EatCement2 жыл бұрын
Estudei com o Eduardo, um ótimo professor que explicava muito bem a matéria e mostrava muito amor por história
@airtonfernandoiepsen2 жыл бұрын
Perfeitamente. Eduardo mostrou isso no seu depoimento. Fã desse querido professor.
@master_sam33252 жыл бұрын
eu tbm
@simonepinho7652 жыл бұрын
O conhecimento não tem preço, parabéns Airton, por retornar ao público o fruto de tua pesquisa. Abraço!
@airtonfernandoiepsen2 жыл бұрын
Boa noite! Obrigado Simone Pinho. Lembro que sexta feira a partir de 20 horas teremos a segunda parte do trabalho. Convido a tod@s para assistir.
@almeridodorneles5206 Жыл бұрын
Parabéns pela Pesquisa. Cada vez me interessa mais sobre a vinda dos nossos Poneranos. Além de Radialista sou Professor de História e Geografia. E minha Vó também vinda da Pomerania.
@almeridodorneles5206 Жыл бұрын
Parabéns Airton. Muito boa esta pesquisa. Falando sobre a chegada deles e até coisas quase atuais também.
@airtonfernandoiepsen Жыл бұрын
@@almeridodorneles5206 obrigado Almerindo. Caso precisar de alguma coisa, com relação ao tema estou à disposição. Seguimos!
@airtonfernandoiepsen Жыл бұрын
@@almeridodorneles5206 a ideia é exatamente essa. A chegada, que foi de certa forma traumática, exatamente porque a propaganda dos agenciadores nos portos do norte de Europa em absoluto foram a realidade que os primeiros imigrantes encontraram por aqui. E talvez, muito disso se traduziu ainda hoje em um povo desconfiado com promessas. Agradeço sua interação e estamos trabalhando em uma parte III, que terá o tema da língua pomerana e a sua importância na transmissão das tradições e costumes.
@elianacamargoortiz2 жыл бұрын
Uma linda pesquisa, querido Airton!! Um abração!!
@airtonfernandoiepsen2 жыл бұрын
Boa noite querida colega! Agradeço por tudo. Especialmente pelos dois anos e meio de mestrado com muita troca de informações. Foi e continuas sendo muito importante para meu trabalho!