Gostei muito da pergunta bônus! Vale a pena assistir até o ultimo minuto das entrevistas.
@cleomarmarques1348Ай бұрын
Parabéns pela entrevista. Sempre há um histórico de muita dedicação e trabalho na vida de vencedores. Parabéns Claudia pelo exemplo que dá às novas gerações e pela sua dedicação às coisas que acreditou/acredita. Um abraço afetuoso.
@claudiam.bauzermedeiros2026Ай бұрын
obrigada, Marques!
@AgmaTrainaАй бұрын
Que entrevista fantástica! Parabéns à Claudia pela trajetória inspiradora e ao André por conduzir de modo leve e com sabor essa linda entrevista! 👏👏👏
@claudiam.bauzermedeiros2026Ай бұрын
obrigada, Agma querida!
@undefined-null-noneАй бұрын
Santanche precisa ser entrevistado, o conhecimento sobre dinossauros, slides, componentes, arquiteto lelé, etc precisam ser reveladas ao mundo.
@cleomarmarques1348Ай бұрын
@@undefined-null-none Zé Ruela?
@jubeckedorff2 ай бұрын
Olá. Tem o vídeo completo desta palestra por favor?
@adolfogustavoserrasecaneto49702 ай бұрын
Ótima palestra! Fui aluno de Análise de Algoritmos do Carlinhos quando fazia doutorado no IME-USP.
@vinaumzaum2 ай бұрын
Muito bom! Saudade desses professores e do IC!
@edsmark.e2 ай бұрын
Que entrevista legal! Prof. Busato praticamente criou o "overlay" em FORTRAN IV. Nos anos 80, trabalhando com um Itautec I-7000 tive que providenciar um esquema semelhante, para conseguir que o aparelho pudesse calcular o máximo fatorial (que era 36! com a memória disponível no I-7000) conseguindo até 56! para cálculo estatístico no Serviço de Estatística e Computação da UNESP (Botucatu). Entre muitos treinamentos, tive o prazer de frequentar alguns cursos no CCEUC com o Prof. Rubens Queiroz. Foram bons tempos!
@JandeirssonSilva2 ай бұрын
Senhores, 1 minuto de silêncio, ai está o topo do Brasil.
@СергейКазимиров-э3ь2 ай бұрын
Obrigado pela previsão! Só uma pergunta fora do tópico: Eu tenho uma carteira SafePal com USDT e tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Qual é a melhor maneira de enviá-los para Binance?
@cleomarmarques13482 ай бұрын
Parabéns pelas ótimas entrevistas.
@fabioazevedo20482 ай бұрын
Mais uma excelente entrevista da série! Tive o prazer de ter aulas com a Professora Eliane Martins em 1995 e no início dos anos 2000. Além de aprender sobre testes, era um prazer ouvir essa bela voz de cantora. Parabéns pela carreira e pelas contribuições, Professora!
@gustavow57462 ай бұрын
👏👏
@cleomarmarques13482 ай бұрын
Eu reativei um IBM1130 que estava encostado. 1980. Eu fui testá-lo, usei a máquina de perfurar cartões. Programa em Fortran IV, do Tércio Pacitti, kkk. Rodou bem, imprimiu também. A partir de então, os alunos, meus colegas, começaram a usá-lo também.
@felipediso2 ай бұрын
Excelente episódio. A professora Eliane é espetacular. 👏🏻👏🏻👏🏻.
@gerusaaraujo96912 ай бұрын
*BOA TARDE GENTE !* 🖐😃🎉✨
@marciamadeira38393 ай бұрын
Parabéns, professor Anido. Aqui no Colégio Salesiano Itajaí/SC, participamos da OBI há muitos anos e isso foi um grande incentivo para muitos alunos e alunas. Sua atuação é um grande exemplo da universidade atuando muito além das suas fronteiras.
@gustavo_chaves3 ай бұрын
Que histórias deliciosas! Ótimo professor.
@jufborin3 ай бұрын
Quantas histórias interessantes! Muito obrigada, Vanini por compartilhar suas memórias conosco e por toda a contribuição para o IC e a Computação no Brasil!
@TiagoMadeira3 ай бұрын
Que beleza essa série de conversas! Muito obrigado por contar essas histórias! Conheci o Prof. Ricardo Anido quando participei da OBI, de 2004 a 2008, e sou muito grato por sua dedicação às olimpíadas. Elas fazem muita diferença na vida dos adolescentes. Tenho muito carinho pelo IC-UNICAMP pelos cursos que fiz naquela época e só não estudei lá mais tarde porque não passei no vestibular; acabei fazendo graduação e mestrado no IME-USP. Desde que a UNICAMP começou a ter vagas pra participantes de olimpíadas, penso que se isso existisse antes minha história poderia ter sido diferente.
@luccasguimaraes3 ай бұрын
👏🏼👏🏼
@cleomarmarques13483 ай бұрын
Muito boa entrevista. Parabéns.
@AgmaTraina3 ай бұрын
Que entrevista mais gostosa e interessante! Valeu professoras ❤
@claudiam.bauzermedeiros20263 ай бұрын
Agma querida, obrigada!
@fabioazevedo20483 ай бұрын
O Professor Catto dispensa elogios, como a Professora Claudia cita no começo da entrevista. Porém, essa conversa chamou minha atenção para a coerência do professor/profissional: fez seu doutorado em arquiteturas paralelas e, como ele mesmo disse, sua carreira sempre teve pelo menos dois lados, o acadêmico (na sala de aula) e o corporativo (nas empresas e centros de pesquisa e desenvolvimento). Se você não tiver tempo para assistir a toda a entrevista, avance para 55:47 e tenha uma verdadeira aula sobre o que ainda pode ser feito pelo futuro da nossa educação - como um todo, em todo o país. Fechou com chave de ouro, professor!
@joaomeidanis1913 ай бұрын
Caraca! Não sabia que a Cecília tinha feito matemática também na na graduação! Que legal!!
@joaomeidanis1913 ай бұрын
Monstros sagrados da computação!
@fabioazevedo20483 ай бұрын
Sensacional! Uma hora é muito pouco para capturar a magnitude da contribuição desses professores ao Instituto de Computação, à Unicamp e à Computação brasileira como um todo. O conselho final do professor Tomasz, em particular, apesar de "óbvio" (como ele mesmo disse) merecia ser repetido periodicamente: não podemos nos esquecer dos fundamentos, das disciplinas básicas. Aí se inclui o básico *mesmo*, como multiplicação. Pode parecer piada, mas quem entende do problema, sabe que não é... Professora Cláudia: muito "fofa" a sua homenagem usando a blusa de 1985. Como nativo de Campinas e ex-aluno, agradeço aos três por terem vindo - e ficado - por aqui. Obrigado!🙂
@gustavow57463 ай бұрын
👏
@giovannelucas4733 ай бұрын
As transições entre cameras e slides ficou muito boa. Parabéns pro pessoal da equipe técnica!
@gustavo_chaves3 ай бұрын
Que entrevista deliciosa! Memória viva da computação no Brasil. Três ótimos professores que impactaram a vida de muita gente. 👏👏👏
@undefined-null-none3 ай бұрын
muito bom. Jorge Stolfi no proximo por mais cronicas de computação
@cleomarmarques13483 ай бұрын
Excelente entrevista. Dois cientistas que são referências no país, orgulho de todos os brasileiros. Parabéns
@cleomarmarques13483 ай бұрын
Muito interessante esta entrevista.
@arthursalles10283 ай бұрын
Muito interessante, tive aula com a Claudia e estou tendo agora com o Edmundo. Muito interessante ver a historia dos professores e do IC. Parabéns à iniciativa!
@robertopereira95923 ай бұрын
Sensacional ouvir essas duas professoras formidáveis! Claudia e Cecilia têm contribuições muito importantes na computação. Tive o privilégio de ser orientado pela Profa. Cecília no doutorado! Uma pessoa inspiradora tanto pelo conhecimento científico\acadêmico quanto pela gentileza, generosidade e responsabilidade com a sociedade e a vida. Cada minuto e cada conversa com Cecília é algo a ser apreciado!
@luizernestomerkle60373 ай бұрын
Parabéns pelo belo registro e pela iniciativa desta ´série´! De minha interação com a Profa. Cecília, reforço sua generosidade e respeito à alteridade, tanto no interagir quanto no computar. Ao mesmo tempo em que ela enseja um enriquecimento de horizontes e uma multiplicação de vias de exploração e construção do conhecimento, medeia com mestria a articulação respeitosa de contradições, participações, aprendizados, diálogos e transformações. Obrigado.
@apfreire3 ай бұрын
Muito bom ver esta entrevista com duas pesquisadoras tão importantes para a Computação do Brasil!
@felipediso4 ай бұрын
Que delícia ver esse episódio. Duas professoras excelentes. ❤
@gabrielf12764 ай бұрын
┓ ┃┃╱╲ AQUI ┃╱╱╲╲ NESTA CASA ╱╱╭╮╲╲ EU ▔▏┗┛▕▔ E A MINHA ╱▔▔▔▔▔▔▔▔▔▔╲ FAMÍLIA ╱╱┏┳┓╭╮┏┳┓╲╲ SERVIMOS ▔▏┗┻┛┃┃┗┻┛▕▔ AO PROF. MEIDANIS
@joaomeidanis1914 ай бұрын
Linda casa!
@fabioazevedo20484 ай бұрын
Parabéns a todos por mais uma ótima entrevista! Professor Meidanis, obrigado por MC600, naquela edição de programar um "jogador de Connect-4 / Ligue-4" em 3 linguagens diferentes (ano 2000, 2º semestre). Agora, ficou mais claro por que a nossa nota era proporcional ao desempenho do bot-jogador nos campeonatos "todos contra todos": ganho por competitividade (produtividade), tal qual o financiamento da Fapesp para os sequenciamentos de genomas! Sensacional! 8-)
@joaomeidanis1914 ай бұрын
É, acho que deixei as coisas dos projetos influenciarem minhas aulas ... Lembro bem desta turma do Connect 4. Teve um grande embate entre o método do banco de dados e o método da busca alfa-beta. Muito emocionante!
@gustavow57464 ай бұрын
lenda!
@joaomeidanis1914 ай бұрын
Nosso alunos são lendários também!!
@matheusheusmat4 ай бұрын
Tive o prazer de ter aula com essas lendas. Parabéns pelo episódio. Ps. Meidanis dá MC558 pelo amor de Deus 🙏
@joaomeidanis1914 ай бұрын
Vocês, alunos são o que faz o IC pulsar. Sobre MC558, foi uma das que eu pretendo pedir lá, depois é com a coordenação.
@fabioazevedo20484 ай бұрын
Concordo totalmente, Matheus, duas lendas. Foi um prazer e uma honra ter feito disciplinas com esses professores!
@undefined-null-none4 ай бұрын
Com o mundo na beira do colapso das criptomoedas, Jorge Stolfi deve ser chamado pra falar a verdade sobre elas.
@cbckakaroto4 ай бұрын
Parabéns pelo episódio. Interessantíssimo!
@joaomeidanis1914 ай бұрын
Pena que só teve uma hora. Adoro falar sobre mim mesmo!
@karlaflorentino40974 ай бұрын
Amei a entrevista, no último semestre tive o prazer de ter aulas com os dois. Excelentes professores!
@EdmundoRobertoMauroMadeira4 ай бұрын
Obrigado Karla!
@luisguilhermerussi4 ай бұрын
O papo ficou sensacional! Meus parabéns professor Edmundo por toda trajetória e contribuições! Agradeço muito a oportunidade de ter sido seu orientando de mestrado. Forte abraço!
@EdmundoRobertoMauroMadeira4 ай бұрын
Obrigado Luis Guilherme!
@gustavo_chaves4 ай бұрын
Algumas histórias me fizeram voltar no tempo... que saudade da Unicamp! Durante 1987 e 1988, no final da minha graduação, participei de um projeto com mais três colegas (Benê, Carlão e Celso), no qual desenvolvemos para o CPQD um tradutor de programas Pascal para a linguagem CHILL. O prof. Tomasz nos orientou e tivemos o privilégio de ter "aulas particulares" semanais com ele sobre compiladores durante todo esse período. Essa experiência foi decisiva para aguçar o meu interesse pela técnica e na minha carreira, visto que trabalho até hoje no CPQD. Fiquei feliz, também, de rever meu colega de longa data José Pedro Júnior (JPJ!) na platéia.