Que belo poema, Carmem! Eu gosto muito dessas intertextualidades, muito obrigada.
@polly_343 күн бұрын
Eu amo Kafka, eu gostei muito de ler os diários dele, apesar de ser bem agonizante, foi um grande aprendizado para mim. A metamorfose eu interpreto como: o desespero de um homem doente, porque quando adoecemos somos esquecidos no nosso emprego, vc vê o chefe dele sem o mínimo de pena, a família que o exclui , porque ele deixa de servir para a sociedade e se torna um fardo, para mim é a metáfora da pessoa doente. O Kafka é um grande critico da sociedade moderna, dessas grandes estruturas e papéis que interpretamos para sobreviver, um funcionário excelente mas que um dia deixa de ser importante, a quebra da perspectiva que os outros tem de nós, enquanto ele era pela família ele era o bom, depois ele passa a ser um inseto, e a escolha do inseto me remete a uma pessoa enferma que está reclusa em seu quarto, que precisa de alguém que leve a comida, o cuidado físico está em jogo, o doente se torna refém do próprio corpo e o Kafka tbm foi doente por muito tempo.
@analuisafangueiro12203 күн бұрын
🧡🧡🧡🧡
@AdryeleGomes3 күн бұрын
estou lendo este livro e fiquei feliz de encontrar o seu vídeo (e de ter compreendido o que candido aborda kkkkk)
@rovedacri3 күн бұрын
Que aula linda. A análise do poema está impecável. Obrigada por compartilhar tanto conhecimento.❤
@danielavivian68013 күн бұрын
Finalmente, penso ser bacana você abordar temas de viagens e, principalmente, tudo o que tem a ver com arte (não precisaria ser apenas literatura).
@danielavivian68013 күн бұрын
Penso que baixar o valor de colaboração para se tornar membros irá incentivar os seguidores. Acharia de 7 a 10 reais (na verdade o famoso R$ x,99) adequado.
@danielavivian68013 күн бұрын
Outra coisa que adoro é o projeto de ler para conhecer o nosso país, livros de ficção (porém não os ruins ou mais ou menos, e sim os que realmente são bons e as vezes nem tao conhecidos) e não-ficção (esses em especial, pois sozinha em geral não me animo a fazer isso). Acho isso tão necessário!
@danielavivian68013 күн бұрын
Carmen, parabéns pela jornada acadêmica. E obrigada por dar atenção pra gente durante essa realidade árdua. Como dica, gosto das leituras em conjunto de livros de não-ficção; você tem muito conhecimento e a nossa leitura cresce bastante ao ouvi-la. Grande abraço. ❤
@alexandrinobruno3 күн бұрын
Obrigado pela análise!
@jardelanderson38763 күн бұрын
Lindo gratidão!
@MarcosAntônioFariasdaSilva-f9b3 күн бұрын
Amei a análise do poema, e intertextualidade me interessa muito. ❤
@ResenhaLúcida4 күн бұрын
Muito bom! Você conseguiu trazer pontos muito interessantes sobre Germinal. 👏🔥 Acabei de gravar um vídeo sobre esse livro também, trazendo minha perspectiva sobre a força da narrativa e seu impacto social. Ficaria muito feliz se você ou quem estiver por aqui desse uma olhada! 😊📖 kzbin.info/www/bejne/fpTQmKmbpp14npY
@ariadinerrocha97904 күн бұрын
Carmem o que a faculdade de letras trouxe pra sua vida que antes não tinha?
@nathaliab.88366 күн бұрын
Muito bom o vídeo
@alexandrinobruno6 күн бұрын
Obrigado pelo vídeo
@RozinaR8 күн бұрын
O último parágrafo de A Peste, de Camus. Dói.
@heloisadacosta54479 күн бұрын
Já li, faz muito tempo, no tempo que retirava na biblioteca municipal, devia ter uns 13 anos… muito bom!
@lucianarabelo462610 күн бұрын
_Já li esse livro! Nunca ri tanto na minha vida, desde que li Incidente em Antares, meu!😮😂😂_
@annasantos671610 күн бұрын
Carmem, concordo com o seu desabafo e creio que a relativização de tudo, a pós modernidade nos colocaram nesta situação.
@denisefreitas672710 күн бұрын
Sabe que nunca li esse livro, Carmem? Mas, vou mudar isso. Um beijo e obrigada.
@deboracristinasilvadebys3110 күн бұрын
Li e achei chato
@joeliaalves5610 күн бұрын
Querida Carmem, bom dia❤
@cristinafranca364710 күн бұрын
Ótimo. Gosto muito desse livro ❤
@alexandrinobruno10 күн бұрын
Obrigado, Carmem.
@RozinaR13 күн бұрын
Vou comecar a ler A Peste e achei melhor passear por aqui. Que bom! Brilhante seu video.
@RozinaR13 күн бұрын
Mas esse último parágrafo que vc citou me lembrou que nesta semana de 2025 Trump voltou ao poder. "O bacilo da Peste não morre nunca... fica nos porões aguardando... e viria um dia em que, para desgraça e ensinamento dos homens, a peste acordaria os seus ratos e os mandaria morrer numa cidade feliz."
@PriDrummond13 күн бұрын
Amei a conclusao sobre excesso de relativismo. E eu n consigo entender como as pessoas aceleram, e querem tanto acelerar, os momentos de prazer, como a leitura de um livro por lazer, escutar as mensagens de pessoas queridas, ate escutar um video no youtube sobre um topico que vc gosta. A gente n precisa fazer nada disso, entao para que acelerar esse processo quando ele poderia ser saboreado?
@edvanqueiroz742213 күн бұрын
Estou terminando de ler GSV. Tá valendo a pena pq a curiosidade era grande. Mas que o livro é chato ah isso é. Admiro a habilidade de JGR para construir 400 páginas numa linguagem que é pura literatura. Mas que o livro é padante ah isso é.
@JuniorCostaLivros13 күн бұрын
Oi Carmem, tudo bm? Acabei de conhecer o seu canal! Amando! Também falo sobre livros e é sempre bacana encontrar outras pessoas na comunidade! Não conhecia o "História Social [...]" já adicionei nos meus desejados. Em 2024 li meu primeiro Byung-Chul Han com o Socidade do Cansaço! Adorei a sua lista! Parabéns pelo trabalho!
@alexandrinobruno13 күн бұрын
Não é déficit de atenção, é superávit de informação..
@alexandrinobruno13 күн бұрын
Hoje todo mundo tem TDAH e autismo.. 🙄
@josemara130114 күн бұрын
Percebo que viramos um bando de papagaios, nas redes sociais, nos comentários pode ver que quase todo mundo repete os mesmos chavões, daí vai cansando ate surgirem outros. Aqueles apps de frases prontas também são bem irritantes e robóticas, tira toda a espontaneidade da pessoa de escrever uma frase que transmita o que ela esta sentindo. Engraçado, eu ja nao tenho paciência de acelerar vídeos, eu paro de assistir, se acelerar eu fico mais ansiosa ainda.
@RozinaR14 күн бұрын
👏👏👏👏👏
@IsabelaB.Garcia-lp4do15 күн бұрын
Li "A Metamorfose" recentemente e gostei bastante, quero ler mais obras dele. Obrigada pelo vídeo!
@Volt100C15 күн бұрын
Vídeo incrível 👏👏👏 obrigado por ele❤❤
@LeiaMais16 күн бұрын
Banne Année! Amo tuas considerações sobre ficção e quando é sobre não ficção aprendo MUITO, mas tenho uma curiosidade (talvez já tenha algum vídeo) , queria saber sobre tua trajetória acadêmica e o que te levou ao teu objeto de pesquisa. 😊
@Cytinus16 күн бұрын
Eu não recomendo Memórias do Subsolo; acredito que Memórias é mais difícil do que Crime e Castigo, apesar de ser bem mais curto. Recomendo "Noites Brancas", "Um Jogador" e "O Eterno Marido"; são novelas curtas e menos densas.
@Cytinus16 күн бұрын
e também recomendo as traduções da penguim, eles geralmente pagam bons tradutores, em especial o Rubens Figueiredo.
@Igor1778216 күн бұрын
Comecei com noites brancas, depois li crime e castigo e adorei a história.
@renatagisele264116 күн бұрын
Amo todas suas resenhas voce arrasa, tem profundidade no que fala, tem alguns canais que a impressao que dá é que copiaram aquilo que outros falaram sem nem ao menos ler o livro.
@nycoleeduardapalma17 күн бұрын
Qual o livro que contém esses contos?
@cristinafranca364717 күн бұрын
Saudades desse conteúdo! Ótimo vídeo. Li muito Kafka na minha juventude. Li há poucos anos Carta ao pai e gostei muito . Comecei com Metamorfose.
@walenabrasil185417 күн бұрын
Ótimo video, Carmem, obrigada! 📚
@alexandrinobruno17 күн бұрын
Obrigado, Carmem!
@denisefreitas672717 күн бұрын
Gosto muito de Kafka. Eu comecei por A Metamorfose, depois, eu li Na Colônia Penal, O Veredito e Carta ao Pai. O último que li foi O Processo. Falta ler O Castelo e os diários.
@giovanealves432018 күн бұрын
Acabei de terminar a leitura. Ainda impactado. Grande obra ❤