Пікірлер
@amarulanet
@amarulanet 2 күн бұрын
Surpreso porque de forma convergente a pesquisadora falou exatamente o mesmo termo que sempre usei para as relações que possuem a mesma estrutura da monogamia, com a diferença que existem mais envolvidos que dois: monogamia extendida. Aquele padrão de duas mulheres e um cara em que elas não podem se relacionar com outros homens.
@oseiasmachado4342
@oseiasmachado4342 Ай бұрын
o melhor tipo de relacionamento é o monogâmico, porque no momento que um dos dois cônjuges resolver que não quer mais a monogâmia é só separar, e ir curtir a vida com outros parceiros sexuais.
@oseiasmachado4342
@oseiasmachado4342 Ай бұрын
na não monogamia se a esposa ficar grávida o marido registra a criança, ou tem que fazer o teste de DNA? se o teste de DNA der negativo o marido vai registrar a criança mesmo assim?
@derfelkardan7369
@derfelkardan7369 Ай бұрын
Como eles disseram no vídeo: as regras são feitas por cada um em seus relacionamentos, negociações ao longo do tempo… mas eu acredito que a grande maioria das mulheres que estão em relacionamentos abertos usam pelo menos dois métodos contraceptivos ao mesmo tempo (por exemplo: DIU e camisinhas ou pílulas anticoncepcionais e camisinhas)… eu sou uma mulher num relacionamento aberto e agora estou grávida, mas eu tenho certeza que meu bebê é do meu marido pq eu fui muito cuidadosa (incluindo passar uns meses sem fazer nada com mais ninguém)… não pode se descuidar pq ninguém quer ter filhos com um qualquer… o pai dos meus filhos vai ser meu familiar para sempre…
@irisgobato9676
@irisgobato9676 2 ай бұрын
<3 <3 amei
@cuidadosquemerecemoscomcri9286
@cuidadosquemerecemoscomcri9286 2 ай бұрын
Não Monogamia não é bagunça! A comunicação não violenta é primordial!
@madscientistfan
@madscientistfan 2 ай бұрын
Eu tava precisando ver esse vídeo. Eu estou me sentindo ansioso por situações dentro de um relacionamento não monogâmico e tive exatamente a mesma atitude de tentar me desafiar. Eu preciso trabalhar isso com minha parceria para me preservar, e com isso preservar a relação também.
@josieapicello1
@josieapicello1 3 ай бұрын
Queria assistir... Mas só de pensar em pole já fico arrepiada ... Não tenho confiança o suficiente pra aceitar isso... Sou ciumenta ...
@giseleesofiacosta
@giseleesofiacosta 3 ай бұрын
Tem gente que não da conta de um, imagine de três ou mais.
@Vinidoverdao
@Vinidoverdao 3 ай бұрын
Casamento é monogamia, não existe o contrário. Casamento é pra quem é forte, mentalmente saudável, maduro e está preparado. Pra quem tem tempestades emocionais, desvios no caráter e má indole, casamento não é recomendável, pois a disciplina é muito pesada pra pessoas narcisistas e arrogantes. Pra este tipo de pessoa, já existe um termo antigo e específico: AMIZADE COLORIDA
@CarlosFigueroa-tn5yx
@CarlosFigueroa-tn5yx 3 ай бұрын
Você é deus julgando os comportamentos alheios...
@Vinidoverdao
@Vinidoverdao 3 ай бұрын
@@CarlosFigueroa-tn5yx ???
@raymisonmaklouf6845
@raymisonmaklouf6845 2 ай бұрын
antes da monogamia ja existia o poli amor 😂 viramos monogâmicos por influência da religião
@Vinidoverdao
@Vinidoverdao 2 ай бұрын
@@raymisonmaklouf6845 sim. Por uma questão que transcende a nossa animalidade.
@raymisonmaklouf6845
@raymisonmaklouf6845 2 ай бұрын
@@Vinidoverdao então não é questão desvio de caráter ou má índole, uma vez que a maioria das pessoas monogâmicas quebram seus acordos com seus parceiros, antigamente as mulheres ficavam casadas obrigadas, claro que os casamentos durariam anos, não foi questão de transcender foi questão de influencia da igreja pra controle populacional político, projeto de poder etc enfim ta mais relacionado com história do que qualquer fator pessoal das pessoas!
@atoboldon8244
@atoboldon8244 4 ай бұрын
Esse pessoal viaja demais. Não fazem um debate antropológico sério.
@melinkovics
@melinkovics 4 ай бұрын
A monogamia foi introduzida ao "patriarcado" através da religião; como uma forma conveniente de controle. Portanto pra mim o principal culpado é PRIMEIRAMENTE a religião.
@rafaelmartins957
@rafaelmartins957 4 ай бұрын
Adorei o momento, muito obrigado pelo bate-papo 🙏
@raquelsoares7546
@raquelsoares7546 4 ай бұрын
Raquel soares do @poliamoremais, bom o que posso dizer que o poliamor tenta buscar viver mais na prática enquanto outras não monogamias , como a política, fica no campo filosófico, isso é bom também. Mas pensar em facilitar e não ficar parado no " só descontruir", mas praticar. Todas NM são importantes, mas a mais importante é que a gente consegue viver.
@Dani-ie4wn
@Dani-ie4wn 5 ай бұрын
É muito difícil alinhar as perspectivas entre homens e mulheres dentro desse assunto. O paradigma do padrão tradicional de relacionamento ainda está muito enraizado no inconsciente coletivo e por mais que se externe os desejos, na prática tende a existir desilusões em ambas as partes envolvidas.
@anapaulasilva7594
@anapaulasilva7594 5 ай бұрын
Ninguém me entende Eu sei e acho uma coisa óbvia
@delzaalves4193
@delzaalves4193 5 ай бұрын
Sou fã no 1 do programa. Sempre abordagens interessantes que atravessam os dias atuais.
@nilzamoreno4648
@nilzamoreno4648 6 ай бұрын
Ótima explanação para reflexão.
@helenamasseodecastro5548
@helenamasseodecastro5548 6 ай бұрын
Penso muito muito parecido, Doctor, que nos conhecemos em Congressos há mais ou menos 30 anos, 35 anos
@helenamasseodecastro5548
@helenamasseodecastro5548 6 ай бұрын
Excelente Demais!
@helenamasseodecastro5548
@helenamasseodecastro5548 6 ай бұрын
Maravilhoso, Dr Antonio Nery!!!
@ludimillamota169
@ludimillamota169 6 ай бұрын
Excelente episódio! Professora Marlene sempre maravilhosa nas suas pontuações. Adorei!
@GhibliHeroine
@GhibliHeroine 6 ай бұрын
eu sonho raramente, raramente mesmo...mas nem durmo bem e vivo estressada... acho que nesse sentido não é conexão e sim cansaço...sei lá, não sou especialista adorei esse entrevistado, ele é muito didático...bem relaxante assistir esse podcast
@caioalmeida89
@caioalmeida89 6 ай бұрын
Muito bom o trabalho de vocês, excelente tema de hoje, parabéns !
@FabioLuisdeSousa
@FabioLuisdeSousa 6 ай бұрын
Muito bom! Parabens a todos.
@liliandemattos
@liliandemattos 6 ай бұрын
Muito confuso. Melhor comer sempre o mesmo lanche
@CarlosFigueroa-tn5yx
@CarlosFigueroa-tn5yx 3 ай бұрын
Monogamia funciona para quem é monogâmico e não-monogamia funciona para quem é não-monogâmico.
@jefersongomes5542
@jefersongomes5542 2 ай бұрын
Pra vc entender, não monagima e o ser solteiro
@MACALVRODRIGO
@MACALVRODRIGO 23 күн бұрын
Sim, é muito confuso nossos próprios sentimentos....muito mais fácil é culpar o outro ou ficar estacionário....não necessariamente acomodado, mas acreditando que não existe outra saída.... oque invariavelmente vai fazer o deslocamento da minha responsabilidade afetiva para culpabilizacao do.outro
@IvanildeTerezinhaBrólSantos
@IvanildeTerezinhaBrólSantos 6 ай бұрын
1 Samuel 12: ²³ E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito. Quantas vezes já pedimos a Deus que ele nos ensine a orar,falar com ele? A fazer a sua vontade ,sendo que ela é boa, agradável e perfeita? E ensina-nos a contar, os nossos dias, as nossas bençãos,as nossas lições,as nossas experiências?
@rodrigoalencar1763
@rodrigoalencar1763 2 ай бұрын
Muita crença limitante...
@douqjr8940
@douqjr8940 6 ай бұрын
Obrigado
@DniSonWeb-TEO
@DniSonWeb-TEO 7 ай бұрын
O mestre e professor em sonhos, sabendo que o nosso inconsciente é repleto de coisas positivas e negativas, jamais deveria ensinar pessoas comuns a pedirem para ter sonhos. A verdade é que ninguém deve pedir para ter sonhos, deixe-o vir e depois decifre seu sonho. Ao pedir para ter um sonho você pode estar se auto sugestionando ou criando portas para ter acessos ao seu desejo (auto hipnose) durante o sono, e sabe-se lá o que o nosso inconsciente apresentará. O mestre e professor citou a Bíblia Sagrada, eu incluo a Tanakh, Bíblia Hebraica e Torah. Tanto para os judeus como para os mulçumanos os sonhos são simples reflexo dos dos afazeres cotidiano e do estado físico e mental. O Rei Salomão foi específico e registrou dizendo que os sonhos são frutos das muitas ocupações e preocupações. Todavia entre os sonhos comuns existem sonhos vividos e entre todos os tipos de sonhos, às vezes surgem as visões e revelações. Assim como, literalmente tem gente que sonha acordado, sem ironias, também há pessoas mais evoluídas que têm visões e revelações acordadas, mas voltemos a Bíblia Sagrada e Bíblia Hebraica e a Torah. O sonho mais polêmico foi do Rei Nabucodonosor que por duas vezes deu ordem para que todos os sábios do reino dissesse o sonho que o rei teve com o seu significado, e o rei não aceitou usos de subterfúgios. Somente o Sábio Beltessazar por meio da revelação. O sonho mostrava o crescimento e a queda do Reino de Nabucodonosor, isso pode explicar que inconscientemente o rei sabia todo o sonho e queria uma confirmação ou uma definição melhor, mas não ficaria bem o próprio rei narrando a parte de sua queda. Aqui fica se confirma que um sonho não pode ser contado para qualquer um porque o sonho revela a essência da pessoa. O próprio Mestre e professor de sonho disse que só se sente bem com uma pessoa, só confia totalmente em uma pessoa depois de saber ao menos um sonho dela... Você se sentiria bem se uma pessoa dissesse que só seria seu amigo de fato se você desse todo acesso as redes sociais e as contas bancária e passando uma procuração? Então pensa bem antes de contar um sonho para alguém, porque se a pessoa souber decifrar sonhos estará decifrando toda a sua vida e sabendo de muito mais coisas sobre você, do que você mesmo. Nunca conte os seus sonhos, não é em vão que muitos se tornaram escravos de namoros e casamentos abusivos, de religiões, psicólogos, pastores, cartomantes, hipnólogos e outros sujeitos. Se o SEU sonho é ser decifrado por outro, então deixa o vidente, intérprete, profeta entre outros, descobrir sozinho o sonho e então contar o que reoresenta.. Sai fora de hipnólogos, mestres dos sonhos, videntes e profetas.... Exceto se eles vierem ti e você permanecer calado. Pergunte a um psicólogo sério sobre quem dará as respostas sobre a sua situação. Ele dirá: você me dará respostas para tudo, mas você só saberá porque eu (o psicólogo) consegui usar palavras certas para destravar bloqueios no seu inconsciente. Deste modo fica provado que com paciência você poderá encontrar as respostas para o teu sonho Por fim eu volto ao início porque foi feito uma grande mistura. Foi colocado sonhos, vidências, visões (que surgem entre os sonhos) e revelações (que tbm surgem entre os sonhos) tudo dentro da mesma caixa como se fosse uma coisa só. Os sonhos são liberados, às vezes de modo claro e outras de modo distorcidos, pelo inconsciente que armazena tudo ao longo da vida desde a fase uterina. Visões são mensagens enviadas por analogia através de cenas formadas e enviadas entre os sonhos por figuras e símbolos. Revelações são mensagens claras enviadas através de cenas, cenários como se fossem "sonhos vividos" Se você for contar seus sonhos para alguém, escolha alguém de idade e confiança da sua família... Os idosos, por ter muitos anos de vida, de modo simplório sabem ensinar muita coisa, mas os jovens tolos desprezam.😢
@luismontmor4057
@luismontmor4057 8 ай бұрын
Existem sociedades poligâmicas e poliândricas, não é algo inédito necessariamente.
@isadorabarcelos9544
@isadorabarcelos9544 8 ай бұрын
Amei a iniciativa
@rodrigomachado4846
@rodrigomachado4846 8 ай бұрын
Grande Dr Marcelo, uma pena vê-lo repetindo até as vírgulas do que falou em um Tedx talks de muitos anos atrás... O tema é quase irrelevante (nem se trata de alguma CID), os intrevistadores são fracos e podiam ter "arrancado" um conteúdo muito mais rico do entrevistado! Fiquei com a impressão de que a moça está com alguma dificuldade no seu contexto profissional 🤔
@paixxaooficial
@paixxaooficial 9 ай бұрын
🤴🏿🙌🏿🦋🚀
@guianton
@guianton 9 ай бұрын
excelente
@wesleyroseno4339
@wesleyroseno4339 9 ай бұрын
É uma entrevista muito boa para tão poucas visualizações (548 visualizações).
@hari_arun
@hari_arun 9 ай бұрын
❤😍
@delzaalves4193
@delzaalves4193 9 ай бұрын
Incrível pensar junto com vocês ❤️
@baccobel
@baccobel 9 ай бұрын
Saúde mental no trabalho é um assunto que tem tomado mais relevancia no cotidiano e deve ser mais discutido. Excelente vídeo.
@kablexd
@kablexd 9 ай бұрын
Fabiano indignado com a inércia mental dos coleguinhas me lembrou a letra do Criolo: Acha que 'tá mamão, 'tá bom 'Tá uma festa Menino no farol se humilha e detesta Acha que 'tá bom Não é não nem te afeta Parcela no cartão Essa gente indigesta
@baccobel
@baccobel 9 ай бұрын
Não conhecia, mas creio que todos deviam saber que esse professor.
@rodrigoalmeida100
@rodrigoalmeida100 9 ай бұрын
Muito bom, conheci o Penseira agora. Tamu JUNTU
@IcaroBenjamin
@IcaroBenjamin 9 ай бұрын
nossa que podcast PERFEITO! eu n conhecia o Valter. Nossa, tantos pontos que me quebraram, essa do final, "Tia nastacia quem está fazendo bolo, mas a farinha não leva o nome dela" nooooossaaaaaaaa
@thiagofreitasdasilvasperan7285
@thiagofreitasdasilvasperan7285 9 ай бұрын
Outro ponto é que vc vcs debatem como se o casal andasse com ou outdoor escrito " estamos num relacionamento tal"... risos
@Gabitopia
@Gabitopia 8 ай бұрын
Pior que eh isso mesmo
@thiagofreitasdasilvasperan7285
@thiagofreitasdasilvasperan7285 9 ай бұрын
Engraçado que o debate esquece as relações no meio oriental... África... indígenas. Sempre o debate baseado no mundo europeu. Cruzes
@alexnascimento9445
@alexnascimento9445 3 ай бұрын
mas esse não é o nosso modelo de sociedade, vivemos em uma sociedade eurocentrica, entendi que foi por isso que não falaram em outros lugares....
@thiagofreitasdasilvasperan7285
@thiagofreitasdasilvasperan7285 9 ай бұрын
As pessoas ainda não perceberam que o relacionamento monogâmico tradicional é monogâmico só pra mulher? Que o homem na monogamia tradicional tá comendo todo mundo?! Oxe mexe no celular do seu marido aí...peça as senhas agora... aparece no trabalho dele e mexe nas gavetas pra vc ver se não tem o celular das "amigas"... aquele chip que não sai do trabalho...
@danborges1243
@danborges1243 9 ай бұрын
Gente que extraordinário esse episódio!!
@DEL42FERNANDO
@DEL42FERNANDO 9 ай бұрын
Parabéns, Valter!
@eduardocarvalho2517
@eduardocarvalho2517 9 ай бұрын
Como um casal monogâmico lida quando um deles sente atração física por outra pessoa? E vontade de concretizar um romance? Será que geralmente fazem o ideal? A maioria senta, expõem os desejos e dúvidas, conversam sobre isso? Investigam que necessidade pode estar mal atendida (afeto, elogios, toque, romantismo, parceria, amizade) e buscando em outro? Ou que pode ser que tudo esteja bem atendido no relacionamento e mesmo assim desperte a curiosidade ou outra coisa? Casais monogâmico fazem isso? Geralmente, jogam às claras, expõem seu íntimo? Ou casais monogâmico fingem que isso não existe? Que basta casar e não haverá mais despertar de desejo? Ou pior: traem, não assumem, não contam, possuem amantes e famílias paralelas e ainda vomitam julgamento moral em cima dos que são muito mais francos. Ou ainda: passam a achar que isso significa que seu relacionamento acabou ou precisa acabar. Seguem então com sucessivos relacionamentos monogâmico - que eventualmente chegam ao fim, algumas vezes por não saberem lidar francamente com seu íntimo e menos ainda conversar sobre isso com o outro. Fidelidade não deve ser vista como mera exclusividade sexual. É o respeito ao contrato proposto e ao diálogo. É possível um casal não-monogâmico mais ético e fiel do que um casal monogâmico.
@ricardochristian3449
@ricardochristian3449 8 ай бұрын
Excelente fala
@venomvi4447
@venomvi4447 6 ай бұрын
isso existe em relação monogamica mas vcs gostam da ditadura do poliamor kkkkkkkkkkkkkkkkkk
@eduardocarvalho2517
@eduardocarvalho2517 6 ай бұрын
@@venomvi4447 O texto não defendeu que poliamor seja mais ético, nem o oposto. É sobre o relacionamento, seja monogâmico ou não, não deixar criar tabus do que não se pode falar e esconder o que se faz. Você pode ser monogâmico e passar em todos os obstáculos levantados 👏
@jefersongomes5542
@jefersongomes5542 2 ай бұрын
Isso tudo q vc falou existe na monogamia. Não entendi pq falou isso
@eduardocarvalho2517
@eduardocarvalho2517 2 ай бұрын
@@jefersongomes5542 Sim, é possível uma relação de cumplicidade na monogamia. O texto todo é inquisitivo. Qual será o comportamento mais adotado? Exposição, sinceridade? Ou criar tabus, não falar, ocultar? Será que existiriam tantas traições se conversassem abertamente sobre o que sentem? De forma alguma foi a intenção de dizer que essa relação cúmplice não é possível dentro de um acordo monogâmico.
@wallacesireze
@wallacesireze 9 ай бұрын
Me parece que o problema maior (das relacoes historicamente nao serem bacanas) estar na estrutura social (patriarcal, capitalista, com homens tendo muitos privilegios, mulheres sendo objetificadas na industria da erotizaçao, , machismo por toda parte, "aos sete ventos", etc) do que nas relaçoes em si. Estas, talvez, se fosse livres das estruturas acima [machismos, falta de afeto (principalmente dentro do universo masculino), falta de autoconhecimento, etc] , seriam felizes, mesmo na monogamia. Porem estariamos tao livres dos cabrestos sociais atuais, que seria tranquilo quem nao quisesse monogamia, quem nao quisesse casamento ou filhos, etc. Um mundo mais livre, de fato
@justmeyouknow
@justmeyouknow 9 ай бұрын
A parte difícil é dividir a relação da parte social. Como animais sociais que se relacionam através de contratos reconhecidos socialmente (namoro, casamento etc) como separar o contexto social da forma que vc se relaciona? A relação amorosa não é, em si, uma relação social também? No mais, entendi seu ponto de vista! Abraço.
@EmersonRodriguesMonteiro
@EmersonRodriguesMonteiro 10 ай бұрын
A verdade é pessoas forçando se adaptar a regras da sociedade..... Se fôssemos tão monogâmicos, não existiriam tantas traições e separações
@TheDannabrito
@TheDannabrito 7 ай бұрын
Como se isso só existisse em relacionamentos onde há sexo envolvido. O que explicaria a traição na relações entre amigos e familiares, então? Eu realmente acredito que boa parte das pessoas não sejam monogâmicas, mas querer botar a falta de caráter individual na conta da natureza é de lascar.
@fabiosantos5359
@fabiosantos5359 5 ай бұрын
A cultura influencia. Veja o caso dos países menos corruptos e violentos: o comportamento não se dissemina, não "viraliza" (no sentido da rapidez). A monogamia, especificamente, tem a ver com biologia ou cultura? Entendo mais como uma influência sociocultural. Homens, por exemplo, expostos frequentemente a algum conteúdo sexu@lizado, sejam ensinamentos, orientações, mídias, experiências de vida. Flexibilizam comportamentos impróprios, como ter que "pegar" sempre, pra manter o status de homem. Isso pra não falar em crimes (@bus0s, assédios, est*pr*s). A "cultura do est*pr*" não é apenas sobre esse agravante, é sobre todo um modo de pensar que não é inato, a gente não nasce odiando mulheres ou achando que pode fazer o que quiser (tipo trair ou assediar, por ex.). A gente se adapta às regras, mas ao mesmo tempo somos bombardeados com outras coisas que vão na contramão dessas regras. O modo de pensar antecede o modo de agir. E isso vem de todos os lados: mais velhos, outros homens, mulheres, mídias (TV, cinema, séries). Não estou afirmando que isso determine quem não age de maneira monogâmica, são tantas variáveis, às vezes.
@atoboldon8244
@atoboldon8244 4 ай бұрын
Não é só ficar solteiro pô?
@CarlosFigueroa-tn5yx
@CarlosFigueroa-tn5yx 3 ай бұрын
@@TheDannabrito A dupla moral explica qualquer tipo de traição.
@oseiasmachado4342
@oseiasmachado4342 Ай бұрын
mas as separações acontecem porque um dos dois resolveu deixar de ser monogâmico.
@nilzamoreno4648
@nilzamoreno4648 10 ай бұрын
Muito bom. O ser humano é essência divina. O mundo pode ter diversas manifestações de progresso e inteligência, mas nada substituirá a criatividade, a energia humana, seu calor e sua energia. E sozinho você nunca desenvolverá esses aspectos. Precisamos uns dos outros sempre.