Ecofeminismo para Paloma Amaral
8:44
o que são direitos?
4:20
3 жыл бұрын
quem é Nietzsche?
6:29
3 жыл бұрын
Пікірлер
@darlisampaio139
@darlisampaio139 7 күн бұрын
Foi muito interessante essa live. Parabéns!
@jonasfelipemesquita4042
@jonasfelipemesquita4042 2 ай бұрын
Professora não entendi o final. Minha decisão não seria segundo uma reta razão?
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 2 ай бұрын
Com argumentos construídos através da razão... Mas os argumentos éticos não se limitam ao que é "puramente lógico li racional" e nem sempre sabemos exatamente o que é certo fazer, então é uma construção que inclui evidências e outros elementos éticos, sobretudo, para o caso da responsabilidade, o compromisso com o coletivo.
@jonasfelipemesquita4042
@jonasfelipemesquita4042 2 ай бұрын
Deliberar é decidir com uma justificativa! Anotado!
@professorjoaowesley6533
@professorjoaowesley6533 2 ай бұрын
Muito interessante, ainda não conhecia essa filósofa.
@pauloweiss1670
@pauloweiss1670 4 ай бұрын
Gostei muito do teu conteúdo, obrigado.
@mariahlima7302
@mariahlima7302 4 ай бұрын
Amei ❤️
@ranierdesa2036
@ranierdesa2036 5 ай бұрын
otima aula. mas se fosse mais direta no topico abordado seria melhor ainda
@indrigodiaz
@indrigodiaz 5 ай бұрын
obrigado foi muito esclarecedor. de verdade. agradecido mesmo
@robertoteco7719
@robertoteco7719 7 ай бұрын
Boa noite, Maria Alice parabéns pelo vídeo. Professora, qual o nome do seu livro ? Quantos livros você tem publicado? Professora Alice, sou professor de Filosofia e tenho muito interesse em Bioética, forte abraço, Roberto.
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 7 ай бұрын
Oi Roberto! Tenho o direitos animais da editora apeku que é a minha tese doutoral e organizei o livro "animalidades" da editora fi. E aí vários capítulos de livros... Que bom saber do seu interesse... Espero que meus vídeos possam te ajudar a pensar a bioética tbm junto da filosofia política e do direito.
@robertoteco7719
@robertoteco7719 7 ай бұрын
@@mariaalicedasilva4303 oi Alice!!! Tenho certeza que aprenderei muito com você a propósito também gosto de filosofia política, mais minha paixão mesmo é a Bioética. Maria Alice, você tem exemplares para vender, para enviar ? Qual o valor ? Abraço.
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 7 ай бұрын
@@robertoteco7719 você pode comprar meu livro diretamente do site da editora, aqui ó: www.apeku.com.br/produtos/direitos-animais-fundamentos-eticos-politicos-e-juridicos-maria-alice-da-silva/
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 7 ай бұрын
@@robertoteco7719 já o livro que eu organizei tem disponível gratuitamente aqui : www.editorafi.org/268animalidades
@robertoteco7719
@robertoteco7719 7 ай бұрын
@@mariaalicedasilva4303 Que bacana irei baixar e apreciar a leitura, gratidão e forte abraço. 🙂❤
@aleph_zero
@aleph_zero 7 ай бұрын
E qual sua opinião sobre um novo artigo, do Prof. Singer, novembro de 2023, onde este defende que a z00_filia é moral e deveria ser permitida. Este senhor realmente ama os animais. source: journalofcontroversialideas org article 3/2/255 ABSTRACT As one of our most deeply entrenched social taboos, z**philia is widely considered to be wrong, and having sex with animals is illegal in many countries. In this article, I would like to go against this de facto consensus and argue that z**philia is morally permissible. This would have major implications for how we legally and socially deal with z**philia.
@loocriativo
@loocriativo 8 ай бұрын
Muito boa aula...grato....Como é bom termos pesquisadores de alto nível, com a generosa atitude de traduzir contextos e autores complexos
@lucasgomes3403
@lucasgomes3403 8 ай бұрын
Immanuel Kant é progrevadia!
@JosePedroLopesPedroLopes
@JosePedroLopesPedroLopes 10 ай бұрын
Gostei ❤❤
@AlexanderDenarelli
@AlexanderDenarelli 10 ай бұрын
Ótima Aula !!! Parabéns !!
@AlexanderDenarelli
@AlexanderDenarelli 10 ай бұрын
Excelente Análise !!! Felicitações !!
@AlexanderDenarelli
@AlexanderDenarelli 10 ай бұрын
Ótima Reflexão !!!
@leonardopiodafonseca1500
@leonardopiodafonseca1500 Жыл бұрын
...importante exposição,
@brunaviana3825
@brunaviana3825 Жыл бұрын
começa em 2:14
@r.rosasaron387
@r.rosasaron387 Жыл бұрын
(SIM) me CONSIDERO uma PESSOA AUTÔNOMA (GOSTEI do ASSUNTO 😊👍🏻)...
@EduardoSilvaHP
@EduardoSilvaHP Жыл бұрын
Conheci essa filósofa numa entrevista, e adorei ela.
@KaleebSantos-ji9py
@KaleebSantos-ji9py Жыл бұрын
Q não me respondeu não me mandou nada haver não me respondeu não me respondeu não tem mais nada haver com isso
@lz4ff362
@lz4ff362 Жыл бұрын
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@maxaugusto8689
@maxaugusto8689 Жыл бұрын
👏👏Ótima aula ! Como isso se relaciona com as gerações de direito ?
@brunoandrade6948
@brunoandrade6948 Жыл бұрын
Só queria saber o que é responsabilidade sociemocional
@robertwilliam9284
@robertwilliam9284 Жыл бұрын
Uma pergunta: Eu sou leigo no assunto, logo possuo todas as duvidas existentes sobre o tema. Peço de sua parte comiseração, não considerando minha ignorância como ofensa. Se todo mal da sociedade provém do patriarcado, como garantir que alguma mulher trans, se descobriu mulher depois de uma longa formação social nos moldes atuais, não leve para dentro de um movimento feminista as ideias patriarcais ?
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 Жыл бұрын
Oiê! A socialização e as violências são múltiplas e complexas. O patriarcado prejudica todas as relações, inclusive entre mulheres cis. Então, uma mulher trans está sujeita às violências que todas as pessoas estão , mas sua condição tbm é singular e muito vulnerável numa sociedade cisheteronormativa e eu acho que isso deve ser nosso foco.
@claudialopes9309
@claudialopes9309 Жыл бұрын
eu Cláudio Lopes da Silva Nogueira me considero uma pessoa autônoma no sentido de relacionamento hoje eu consigo primeiramente é adaptar comigo mesmo não querer qualquer coisa para minha vida porque viemos aqui para ser feliz e não para sermos escravos e a partir do momento que você é escravo quando você deixa um relacionamento tomar conta de tudo sobre sua vida e Isso não pode acontecer autônomo é quando você decide estar só quando tudo não vai bem porque a outra pessoa acha que você tem que ser prioridade dela e não é assim temos que ter um relacionamento mas sermos Livres livres e a partir do momento que você se ama você consegue ser uma pessoa autônoma porque você consegue diferenciar uma companhia com uma pessoa que simplesmente está na tua vida para colocar redes em você uma pessoa autônoma ela consegue o desejo de escolha
@claudialopes9309
@claudialopes9309 Жыл бұрын
Quero dizer que uma pessoa autônoma até em relacionamento ela consegue não entrar em qualquer relacionamento tóxicos Porque a partir do momento que ela é uma pessoa autônoma ela começa num relacionamento com com regras e quando a pessoa não consegue entender nem acompanhar as regras ela já pode perceber se a pessoa está com mal intenção ou não Então a partir de conversas de atitudes de comportamentos ela já consegue perceber que aquela relação não é para ela então eu cheguei nesse nível de autonomia hoje me sinto muito feliz por não deixar lixos entrar na minha vida
@josewilsonwiggers5630
@josewilsonwiggers5630 Жыл бұрын
parabéns, ajudou muito.
@josedavidchimucuacua1329
@josedavidchimucuacua1329 Жыл бұрын
Vídeo interessante
@robfbms
@robfbms Жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo, Maria Alice 😀 Ele me inspira a contar abaixo - e, espero eu, em outras ocasiões futuras em outros lugares também - um pouco da minha relação com os livros, infelizmente um pouco mais instável. Eu lia livros didáticos na infância, mas infelizmente esse hábito foi abandonado na pré-adolescência. Além disso, nunca fui ensinado a gostar de ler literatura, tanto que mesmo hoje tenho um histórico pequeno de livros literários de ficção lidos, todos estrangeiros traduzidos pro Brasil. Os dois anos de Fundamental II que eu estudei em uma já extinta escola de classe média recifense atrapalharam ainda mais, ao colocar a leitura de determinados livros de literatura brasileira como uma obrigação cujo descumprimento seria punido com notas zero e reprovação. Isso pra mim é uma das piores formas de se tentar incentivar crianças e adolescentes a gostar de literatura. Só fui aprender a gostar de ler, tanto não ficção quanto um pouquinho de ficção estrangeira, aos 20 anos, quando estava na minha primeira graduação, sem estímulos de terceiros. Dali pra frente, sempre que tinha dinheiro, comprava livros de Sociologia, mitologias, História Antiga, religiões asiáticas e pagãs etc. Esse hábito novo me motivou a fazer minha segunda graduação em Ciências Sociais, depois que me formei na primeira. Eu achava que teria uma deliciosa rotina de leitura de temas que uniam o útil ao agradável, só que infelizmente não tinha a mínima consciência de que na verdade eu sou triplo-excepcional: sou autista e superdotado e tenho TDAH. O TDAH me trazia - e até hoje me traz - dificuldades imensas de ler, me concentrar nos livros, gostar de obras que desviassem um pouquinho que fosse dos meus interesses temáticos prioritários e organizar meu dia-a-dia. E pra piorar, meu hiperfoco nos meus blogs e o uso das redes sociais comprometiam quase todo o tempo que eu tinha pra investir nos estudos. Até esse ano, nunca tinha tido acesso a um(a) psicólogo(a) que me ensinasse e ajudasse a organizar meu tempo enquanto pessoa multiplamente neurodivergente. (continua)
@robfbms
@robfbms Жыл бұрын
Com isso, eu até tirava notas muito boas em Ciências Sociais, mas o aprendizado que eu aplicava nas provas se perdia em poucas horas. Eu não tinha - até hoje não adquiri - o costume de reler livros e fazer anotações. A universidade não ensinava ninguém com necessidades específicas como estudar de maneira adaptada e inclusiva. Eu nunca achei, até hoje, livros que ensinem adultos neurodivergentes, principalmente quem tem TDAH, a estudar e fixar permanentemente seu aprendizado. O resultado foi que eu me formei em Licenciatura em CS, mas a maioria do que eu aprendi na universidade se perdeu, eu nunca consegui passar da primeira fase de seleções de mestrado por me faltar conhecimento teórico e metodológico de Sociologia. E hoje eu sei que preciso estudar tudo de novo - dessa vez da maneira adequada - pra fixar e avançar rumo ao mestrado e ao doutorado. Além disso, eu tenho uma enorme coleção de livros no meu quarto, mas não devo ter lido nem 10% deles - e fixei aprendizado de uma porcentagem menor ainda. Ou seja, infelizmente minha trajetória de leitura até hoje é muito conturbada, de uma precariedade agravada pela falta de suporte e inclusão pra autistas, pessoas com TDAH, superdotados e duplo-excepcionais, em especial adultos, - nas escolas e universidades, no SUS e nos planos de saúde.
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 Жыл бұрын
Robson, que coisa boa ter seu comentário e interação... Houve uma época que eu acompanhava tudo do seu blog e já foi de grande importância para meu amadurecimento em relação ao veganismo.. muito obrigada por contribuir agora também em relação às situações específicas de pessoas neurodivergentes. Sabe que algo que é muito importante da gente pensar é que as nossas relações não precisam ser regulares e seguindo um padrão de totalidade e continuidade que imaginamos de uma leitura "adequada"... Depois de uns anos eu percebi que tem livros que não vou ler até o final, que vou usar como consulta, por exemplo. Outros que são mais inspiracionais ... Outros que eu relaciono com algo que tô sentindo no momento e nunca mais quero vê-lo, ou que voltarei a ler tempos depois. Ser generoso com o nosso processo também é importante. Mas antes de tudo, vc falou: precisamos conhecer como aprendemos, como é o nosso processo e para isso, realmente seria essencial que todo o sistema educacional e de saúde estivesse preparado para nls ajudar. Eu espero que você tenha adotado recursos que deixem essa experiência mais leve e se eu puder ajudar em algo, tô aqui!
@robfbms
@robfbms Жыл бұрын
@@mariaalicedasilva4303 Obrigado, Maria Alice ☺ Uma novidade boa, sobre o blog, é que ele está voltando aos poucos! Já fiz edições em quase todos os artigos de 2020 e 2021, e em janeiro vou voltar a escrever artigos novos 🙂E o meu outro blog, o Consciência Autista, também está voltando, com edição de artigos antigos e a volta aos posts novos em janeiro. Vc vai adorar quando os dois blogs voltarem de vez ☺
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 Жыл бұрын
@@robfbms que novidade boa!!! me avise por favor quando estiver tudo pronto. um abraço, querido
@robfbms
@robfbms Жыл бұрын
@@mariaalicedasilva4303 Massa, eu aviso sim :) Abraço, querida!
@gabrielmartins5133
@gabrielmartins5133 Жыл бұрын
já faz algum tempo que venho construindo a minha consciência de poder de escolha que eu tenho para seguir um caminho que faz bem para mim, sem interferir na existência do outro. E sei o quanto isso é particular, já que cada pessoa funciona de uma maneira diferente. E, reconhecer isso, é a coisa mais incrível do mundo.
@lucassouzadossantosmarcene297
@lucassouzadossantosmarcene297 Жыл бұрын
entendi muito obrigado pelas palavras vc falou tudo 👏
@DireitoPenal777
@DireitoPenal777 Жыл бұрын
Me inscrevi no canal e deixei meu like. Ótima aula!
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 Жыл бұрын
Oba
@Twelviz
@Twelviz Жыл бұрын
Me ajudou muito, estava com certa dificuldade pra compreender o conceito em si mas sua explicação direta me ajudou muito.
@gabriela770
@gabriela770 Жыл бұрын
Cheguei no seu canal pelo vídeo sobre a Martha Nussbaum. Não sei se você já leu o artigo dela sobre a Judith Butler, mas pra mim ele explica muito bem como o feminismo queer vai totalmente de encontro à realidade material das mulheres (recomendo a leitura, tem ele traduzido no site "xibolete" com o nome "A Professora da Paródia - A Moda do Derrotismo em Judith Butler"). Fugindo um pouco do que ela trata nesse texto: na minha opinião, as pessoas não deveriam ter a obrigação de adotar um sistema de crenças que afirma que uma pessoa do sexo masculino pode ser uma mulher. Obviamente a única diferença concreta e inalterável entre homens e mulheres é o fator biológico do sexo, até porque seria impossível que qualquer outra definição que se pautasse em algum conceito subjetivo de gênero se expressasse como regra na realidade que a gente vive. Pra mim, se você acredita em signos, em Deus e/ou em identidade de gênero, pouco importa, só acho que é preciso reconhecer que esses pensamentos são totalmente arbitrários e que eles não deveriam ser impostos, justamente por serem crenças pessoais.
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 Жыл бұрын
Obrigada pela sua contribuição
@laissapacheco8711
@laissapacheco8711 Жыл бұрын
Olá, onde se encontra sua tese doutoral? Qual o título? Obrigada!
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 Жыл бұрын
Oii! No repositório da universidade: repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191490
@hungtran4897
@hungtran4897 Жыл бұрын
Si le Nil disparaissait, l'Egypte pourrait-elle survivre ? En savoir plus sur l'Égypte kzbin.info/www/bejne/b2apiKuoatRriKs
@rubensjohnsonbarcelosnogue3144
@rubensjohnsonbarcelosnogue3144 2 жыл бұрын
No caso do presidente, a dúvida de tomar um medicamento buscando um socorro, melhor não né?! O indivíduo pode sim morrer asfixiado; porque lhe foi tirado o direito de lutar pela sua própria vida. Uma vez que não existia na época, medicamentos específicos e eficazes para te dar a cura. Então não tome, apenas morra em paz com sua consciência... Não é isso?!
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 2 жыл бұрын
As vezes tudo que precisamos é justamente entender "que não há evidências" e por isso, é importante perceber a dúvida como um benefício pq pode haver efeitos colaterais grandes caso vc não considere isso (e justamente por não ter evidências não sabemos quais).
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 2 жыл бұрын
Agora, se não já há evidências de não haver efeitos colaterais... Ótimo, tome e faça sua escolha individual. Mas sendo vc presidente, não basta isso. Sua recomendação não pode ser baseada apenas numa possibilidade..vc sendo chefe do estado precisa falar pelas instituição e ter sabido não só a eficácia mas a responsabilidade de tudo que envolve isso.
@sergiobatista6289
@sergiobatista6289 Ай бұрын
@@mariaalicedasilva4303o problema é que no caso da vacina a condição foi ainda pior, pois não foi dado ao povo o tal benefício da dúvida.
@almirmorais9180
@almirmorais9180 2 жыл бұрын
Boa noite Você faz video ainda????
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 2 жыл бұрын
Oi!!! Aqui no KZbin não mais. Quem sabe logo volto. Mas tenho bastante material novo na minha plataforma de ensino: aulasdamariaalice.com.br
@sla2786
@sla2786 2 жыл бұрын
Tendi quase nd ;-;
@leomoreno27
@leomoreno27 2 жыл бұрын
Na minha opinião, somente deveriam existir os direitos negativos. Se existisse um país que tivesse os direitos negativos respeitados, seria para lá que eu iria viver.
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 2 жыл бұрын
Se não houvesse hierarquia de opressão em que deixassem alguns dos indivíduos tão vulneráveis, seria ótimo que apenas direitos negativos bastassem! Acontece que a realidade é tão mais complexa que há poucos lugares onde é possível desejarmos só direitos negativos. Mas seria ótimo se assim fosse, significaria que não precisaríamos da mediação dos sistemas ❤️
@mariaeduardamiranda5462
@mariaeduardamiranda5462 2 жыл бұрын
Boa noite professora! Como faço para adquirir o seu livro? Que incrível!
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 2 жыл бұрын
Oi querida! Você pode comprar no site da editora apeku, na Amazon ou ainda em livrarias independentes. Eu sugiro na Nigrakoro que está com desconto: nigrakorodistro.com/loja/direitos-dos-animais-fundamentos-eticos-politicos-e-juridicos/
@prof.marcelolandim7658
@prof.marcelolandim7658 2 жыл бұрын
Olá professora Maria Alice. Encontrei seu canal por acaso. Procurado informações sobre o livro "A ideia de Justiça". Eu gostaria de compreender como surgem as estruturas de poder, vc poderia me ajudar com dicas de livros e por onde começar? Por favor!!
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 2 жыл бұрын
Oi prof Marcelo, que bom saber desse nosso encontro virtual. Vamos trocar figurinhas 😍 eu vou t sugerir três livros. O primeiro é um livro que foi bem importante no final da minha tese doutoral, pra eu entender o básico da teoria crítica. O "educação e emancipação" do Theodor Adorno. Usei esse livro como uma das bibliografias principais quando lecionei pro curso de jornalismo na UFSC e o resultado foi ótimo!!!
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 2 жыл бұрын
O segundo livro é o "o ponto zero da revolução" da Silvia Federici. Eu gosto muito da maneira como ela demonstra as estruturas de poder se formando. Acho que vale muito a leitura 😃
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 2 жыл бұрын
E o terceiro livro que vou indicar é um livro novo pra mim, ainda não li ele inteiro, mas os fichamentos que fiz me engrandeceram muito. É o livro "descolonizar o imaginário: debates sobre pós extrativismo e alternativas de desenvolvimento" organização de Gerhard dilger, Miriam Lang e Jorge Pereira filho. Esse livro é muito necessário para uma visão menos colonizada das estruturas de poder e para a projeção de um futuro melhor
@prof.marcelolandim7658
@prof.marcelolandim7658 2 жыл бұрын
Muito obrigado doutora Maria Alice. Será um prazer aprender contigo!!
@ANNaClara-py1nx
@ANNaClara-py1nx 2 жыл бұрын
valeuu
@ricardocarvalhofraga7981
@ricardocarvalhofraga7981 2 жыл бұрын
Excelente.
@andersona9396
@andersona9396 2 жыл бұрын
Gostei demais desse canal ! obrigado
@mariaalicedasilva4303
@mariaalicedasilva4303 2 жыл бұрын
Obrigada pela sua mensagem ❤️❤️❤️
@pripaivainspirandovida4157
@pripaivainspirandovida4157 2 жыл бұрын
Que lindeza amada! Adorei conhecer essa perspectiva filosofica da maquiagem. Eu parei de usar a algum tempo como uma forma de amor próprio mas tenho resgatado o poder de usar um batom vermelho como lembrete do meu servir como Guardiã do Lar e do quando somos poderosas! É mágico o processo de se olhar e ressaltar a nossa beleza!!! Você pode passar por escrito o nome dos produtos que usou?
@lawdisorder7867
@lawdisorder7867 2 жыл бұрын
Brilhante <3
@charlessoares5796
@charlessoares5796 2 жыл бұрын
ladrão tem que ir pro pau mesmo, chega dessa justiça que defende vagabundos que são tratados melhor que trabalhadores
@calopsitalibertaria1860
@calopsitalibertaria1860 2 жыл бұрын
top