Boa noite Dr Ricardo já fui sua paciente por um bom tempo,eu tenho depressão e vc me diagnosticou com esquizofrenia,quase morri de tanto remédio,mas hj graças a Deus estou bem,como vc faz um diagnóstico de esquizofrenia apenas ouvindo o o acompanhante que no caso era minha minha vó,ou é só com base no que vc acha que é?
@RicardoBarcelosFerreiraMD-PhD2 жыл бұрын
Boa noite Fabiane Letícia! Obrigado pelo seu comentário. O diagnóstico de Esquizofrenia pode ser muito difícil em alguns casos e levar tempo. Não sei quantas vezes foi se consultou comigo, mas posso dizer que a gente propõe esse diagnóstico, quando há suspeita, e segue tratando o paciente até confirmar ou não, pois a Esquizofrenia é apenas o principal tipo de Psicose que existe, mas não é o único (existe p.ex: depressão com sintomas psicóticos, depressão pós Esquizofrenia (ou Esquizofrenia com sintomas depressivos), ansiedade com sintomas psicóticos, transtorno de pânico com sintomas psicóticos, transtorno bipolar com sintomas psicóticos, parafrenia, paranóia, transtorno de personalidade com sintomas psicóticos, psicose secundária ao uso de substâncias psicoativas, etc.). Com certeza não propus seu diagnóstico com base apenas na declaração de sua avó. Sem dúvida, o depoimento do familiar é fundamental, pois como você deve saber hoje, as doenças psiquiátricas podem nos tirar a capacidade de julgamento e insight, prejudicando a capacidade de informar os sintomas e fatos. Mas o diagnóstico é feito com base na história do paciente, na avaliação psiquiátrica na consulta, seus sintomas, antigos e recentes, e com a ajuda da família! Caso você precise, meu consultório está de portas abertas para recebê-la e rever seus sintomas. Um abraço, Ricardo Barcelos
@vivaavidacleuza.94434 жыл бұрын
Minha mãe está com sintomas de Alzheimer, mas não apresenta em exames , mesmo assim está tratando com medicamentos para essa doença.
@RicardoBarcelosFerreiraMD-PhD2 жыл бұрын
Boa noite Cleuza! Como está sua mãe hoje?
@stanislauskustrowa11024 жыл бұрын
Muito edificante estas palestras gratidão a todos por ai ok
@dinamariabarros21584 жыл бұрын
Deus Abençoe Dr.Ricardo pelo carinho e amor que tens para com o próximo e a sua profissão. Deus Abençoe sempre Abraços.
@RicardoBarcelosFerreiraMD-PhD4 жыл бұрын
Muito obrigado Dina e que Deus a abençoe também!
@corotin16224 жыл бұрын
Olá tenho 14 anos minha mae me falou que quando eu era pequeno eu bati a cabeça 4 vezes queria saber se posso ter mais riscos de ter Alzheimer no futuro
@RicardoBarcelosFerreiraMD-PhD4 жыл бұрын
Com certeza não seria por isso que você teria Alzheimer. Obrigado pela pergunta!
@sylvies97754 жыл бұрын
bem explicado.obrigada
@HeloisaSchulz57194 жыл бұрын
Muito obrigada pelas informações.
@najatsilvestre91124 жыл бұрын
Ter mesmo paciencia e entrar na mente do idoso..é um Don mesmo obrgd pela as dicas..
@deiseoliveira17754 жыл бұрын
Muito bom esclareceu rodas as minhas dúvidas.parabens professor.😂👏👏👏
@Younglover054 жыл бұрын
Ótimo vídeo, me ajudou muito. Obrigado Dr. Ricardo!
@renatarenascida1004 жыл бұрын
Sensacional!
@alittleinall77458 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo,foi possível desmistificar fatos muito importantes,fatos literalmente vitais.Obrigado por postarem o vídeo!
@beto63868 жыл бұрын
bom dia dr gostaria de saber se meu filho tem esquizofrenia porque era um menino tranqüilo e dia 31 de fevereiro ele du nada deu duas facadas em minha esposa e está preso estou ajudando ele porque sei que ele e um menino bom, e preciso arrumar um psiquiatra forense pra fazer uns exames nele VC poderia me indicar um
@RicardoBarcelosFerreiraMD-PhD8 жыл бұрын
sinto muito pelo que está pasando Anderson. A esquizofrenia pode sim causar agressividade, mas à esse nível, dependeria de uma série de fatores, como, por ex, a personalidade dele, os tipos de alucinações e delirios que ele tem e também do relacionamento com a mãe. Quanto ao psiquiatra forense posso lhe indicar, e caso ainda não tenha conseguido me avise, OK? Abraços, Ricardo Barcelos
@beto63868 жыл бұрын
+Ricardo Barcelos-Ferreira bom dia dr bem entramos em contato com outros advogados e ele recomendou que não procurassemos mais o psiquiatra forense segundo eles vai ser pior porque ele vai montar um laudo e segundo o advogado ele pode i para uma prisão aonde só tem louco ae sim meu filho vai ficar louco sim, estou visitando ele todos os sábados e domingo e ele conversa normalmente comigo e com a mãe que também está visitando ele pede mto perdão pelo que féz e não sabe porque fez isso agora estou esperando só a audiência dele creio que Deus vai abençoar dr
@ivonenogueira27277 жыл бұрын
anderson lorinho Lamento pelo que está passando, gostaria muito de ver tudo acabar bem. Recomendo que faça uma Constelação Familiar. Procure um lugar que faça em sua região. Ela explicará muita coisa! Tem me ajudado muito.
@rosanevasconcellos9 жыл бұрын
Adorei a palestra Professor Ricardo!! Parabéns!!
@RicardoBarcelosFerreiraMD-PhD4 жыл бұрын
Muito Obrigado! Que bom que gostou!
@relaxaremeditar9 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, este tipo de vídeo faz nossa vida melhor a cada minuto! Já compartilhei e me inscrevi no canal, parabéns mesmo. Criamos vídeos para Relaxar e Meditar também, se puder acesse nosso perfil e conheça nosso conteúdo também, se gostar está convidado para se inscrever :D O link do nosso vídeo mais recente é: kzbin.info/www/bejne/h3eZmnZmeZlgfqs (1 HORA Música Relaxante com Sons de Água e Pássaros Meditação Relaxing Music)
@adriellycouto52629 жыл бұрын
doutor,minha sogra tem 53 anos,e possui crise de esquizofrenia e transtorno bipolar desde aos 17 anos,porem fora das crises ela é normal,ja em crise ela canta,dança e ri o dia inteiro,perde o foco das responsabilidades e lembra muito do passado,faz 15 dias que ela esta em crise apos 14 anos em plena sanidade,ela faz acompanhamento com psiquiatra,por varias vezes no passado ela foi reabilitada em clinicas psiquiatra,o diagnostico dos especialistas diz que o principal motivo seria a emoçoes negativas,como morte de familiares e os problemas do dia a dia,seus medicamentos sao de uso continuo,haldol,prometazina e diesepan,gostaria muito que o sr respondesse meu comentario.OBRIGADO PELO MARAVILHOSO TRABALHO REALIZADO.
@RicardoBarcelosFerreiraMD-PhD9 жыл бұрын
Oi Adrielly Infelizmente, são duas doenças muito graves e que costumam recidivar após períodos de calmaria. Meu conselho é sempre manter o acompanhamento de um psiquiatra, mas oferecer uma assistência psicossocial. Os estudos mostram que pacientes com doenças psiquiátricas graves podem ter redução de mais de 30% dos sintomas (além do conseguido com a medicação) quando estão engajados em atividades sociais, como grupos de arteterapia, bingo, aula de pintura e musicoterapia. Vale à pena tentar!
@joniltoncopque257810 жыл бұрын
TRANSTOR DE ANSIEDADE TEM CURA
@RicardoBarcelosFerreiraMD-PhD10 жыл бұрын
Em geral os transtornos de ansiedade são crônicos e portando demandam tratamento contínuo, sendo passíveis de controle, não cura.
@RicardoBarcelosFerreiraMD-PhD11 жыл бұрын
There's still time to change!
@RicardoBarcelosFerreiraMD-PhD11 жыл бұрын
Uma das músicas mais belas que a humanidade já conheceu; mais de 1500 acordes reunidos em uma so melodia! Pra quem não conhece, a Nona de Beethoven: