Prof. Gustavo, excelente aula. Entendi mais claro sobre o controle de fluxo, mas me surgiu uma dúvida: Tem alguma vantagem ou desvantagem na transmissão de dados o uso do controle de fluxo?
@ProfGustavoKikee11 күн бұрын
E aí! O controle de fluxo garante que o dispositivo receptor consiga processar os dados na velocidade correta, evitando perdas de dados ou sobrecarga no buffer de recepção. A vantagem é a maior confiabilidade na comunicação em relação a só enviar e receber pelo RX e TX. A desvantagem é que requer mais sinais, e no caso da RS-232 um cabo com mais vias pra incluir os sinais de controle. É um pouco mais chato de configurar também.
@lucianoamorim517516 күн бұрын
Consigo imprimir wsas informcao de reposta do arduíno??
@ProfGustavoKikee16 күн бұрын
Você diz a informação que aparece no Termite? Se é isso, sim. Basta selecionar o texto no campo onde aparecem os dados enviados e recebidos, aproximadamente em 13:58 no vídeo, copiar e colar.
@sarahsouto127019 күн бұрын
Melhor aula que encontrei até agora! Parabéns pela didática :D
@brunodavis730324 күн бұрын
Baita aula, me ajudou muito a entender o assunto. Obrigado!
@vendaslivrosАй бұрын
Na decada de 80 ja tinha internet mas era atraves do videotexto da telefonica usando o msx para o acesso
@agnaldomaloАй бұрын
Boa Noite professor estou batendo cabeça num computador que usa comunicação RS232 DB25 e DB9, porém no computador tem as portas COM1 e COM2, LPT1, porém no computador danificado da ma4ca Siemens, tem um conector DB25 fêmea, com o nome V24, e nesse outro computador que eu montei não tem o conector V24, e o monitor é touch-screen e o cabo serial DB25 conecta nessa porta, porém no caso eu fiz o cabo padrão e pluguei na COM1, porém não estou conseguindo fazer funcionar o touch-screen, o SO em DOS, está funcionando, fora só a IHM.
@ProfGustavoKikeeАй бұрын
Olá! Blza? Parece que tem que fazer uma análise mais profunda pra entender o que está acontecendo! Eu começaria verificando os manuais dos modelos dos equipamentos para descobrir as pinagens destas portas. A ideia é se certificar primeiro se os pinos onde estão os sinais TX, RX, GND e demais sinais da RS-232. No computador que tem as portas COM é mais fácil pois eles seguem o padrão, mas vc precisa conferir nesse equipamento com touch-screen em quais pinos da porta estão os sinais da RS-232. Talvez tu tenha q fazer um cabo específico. Normalmente estas IHMs usam um conector mas tu precisa olhar no pdf/manual a pinagem. Começa por aí Abraço
@agnaldomaloАй бұрын
@ProfGustavoKikee Ah blz, vou dar uma olhada nisso, infelizmente manuais dessa máquina são bem desatualizados, e a máquina é francesa, e os técnicos da empresa aqui na fábrica não tem.
@agnaldomaloАй бұрын
@@ProfGustavoKikee professor o Sr poderia me auxiliar nesse caso, pago a sua consultoria, eu estou precisando terminar esse computador e devolver, eu vou começar a trabalhar fora na semana que vem, estou em Manaus, porém tem o e-mail e o WhatsApp, o Sr poderia me ajudar na resolução desse problema.
@ProfGustavoKikeeАй бұрын
Olá! Cara, no momento não tenho disponibilidade pra prestar consultoria, mas espero q consiga resolver ai! Abraço
@arthurcordeiro381Ай бұрын
Estou cursando o quarto semestre de engenharia de controle e automação. Porém ainda estou na parte de cálculos. Onde consigo um curso especifico de robótica? Desenvolvimento e programação?
@ProfGustavoKikeeАй бұрын
Olá, Arthur! Tudo bem? Para cursos específicos de robótica e programação, você tem algumas boas opções enquanto ainda não chegou nessa parte mais avançada do curso. Para desenvolvimento, programação e robótica para iniciantes (usando componentes de baixo custo, como Arduino, servomotores e sensores mais simples), você pode procurar cursos como *Arduino Básico*, *Introdução à Programação com Arduino* e *Fundamentos de Robótica*. Existem kits disponíveis na internet que incluem componentes eletrônicos e estruturas prontas para montar robôs e carrinhos, facilitando o início. Na Udemy e Coursera, há diversos cursos sobre esses temas. Se o interesse for em trabalhar com braços robóticos e robôs industriais, o ideal é buscar diretamente pelos cursos oferecidos pelos fabricantes, como Fanuc, Mitsubishi, Omron, entre outros. Geralmente, eles oferecem opções de cursos online ou presenciais, que costumam ser mais específicos e, em alguns casos, mais caros. Abraço!
@patrickrlss6955Ай бұрын
Parabéns professor Gustavo!! Incrível tua aula. Faço IC na UFRGS e esse teu vídeo me tirou do atoleiro. Tudo começou a fazer mais sentido agora. Só elogios a ti! To usando arduino para comunicação serial via Modbus, porém com a plataforma ScadaBR. São bastante detalhezinhos que no começo parecem confusos, mas aos poucos vão fazendo sentido. Tenho duas dúvidas, se puder responder serei eternamente grato. A primeira é mais por curiosidade. Por que quando eu entro no API da biblioteca do MODBUS disponível no arduino as funções são diferentes das implementadas no código? Por exemplo, no API.md tem-se "modbusServer.inputRegisterWrite()", só que no código a gente usa "modbusRTUServer.inputRegisterWrite()". Já tentei usar o exemplo do API e não funcionou. O senhor saberia me dizer porque essa diferença? A segunda e mais importante lkkkk Estou na fase de desenvolver a representação da planta em 2D para o supervisório. O senhor recomenda alguma ferramenta para isso? Eu vi uns exemplos pela internet, mas não sei como fizeram. Por exemplo, a questão do desenho da bomba d'água, da tubulação, do medidor de pressão/vazão.... Novamente, muito obrigado pelos vídeos, tu me ajudou demaaaaaaaaaais! Forte abraço.
@ProfGustavoKikeeАй бұрын
Salve Patrick, blza? Valeu pelo contato! 1. Cara, se entendi bem, são duas coisas na primeira questão: - .inputRegisterWrite() é uma função, que faz parte de um objeto da classe. modbusServer e modbusRTUServer são só os nomes das variáveis dos objetos que representam a classe. Deve ser isso. então tu sempre precisa usar o nome da variável declarada 2. Normalmente as ferramentas de supervisório (Elipse E3, por exemplo) possuem já alguns ícones, símbolos e imagens padrão para os dispositivos, e dá pra importar na hora de desenhar o supervisório. Pra desenhar em 2D dá pra usar um programa de desenho gráfico mesmo (pesquise por alguns, dá pra fazer no draw.io, no Power Point). O mais importante aqui é o seguinte: A norma ISA 5.1 especifica a simbologia padrão utilizada em processos industriais. Nessa aula eu falo um pouco disso: studio.kzbin.infoIeXkXclvf6Q/edit Abraço
@filipebuene7897Ай бұрын
Parabens Prof Gustavo, gostei muito do video e achei interessante, gostaria de saber se ee possiver ler valores analogicos do arduino para o Machine Expert Basic?
@ProfGustavoKikeeАй бұрын
Olá! Não tenho experiência com o programa Machine Expert, mas se entendi bem, ele serve pra programação de CLPs da linha Schneider. Normalmente estes softwares não permitem ler dados de um dispositivo externo, mas vc teria q dar uma pesquisada mais a fundo nos recursos do programa. Nos vídeos que vi o pessoal programou o CLP e fez a comunicação do CLP com dispositivos externos. Abraço
@flaviolourenco1311Ай бұрын
Parabéns pelo vídeo professor, gostaria de uma indicação de um curso a distância de eletrônica voltada para IoT, quero montar um supervisório para ler dados de Modbus de geradores.
@ProfGustavoKikeeАй бұрын
Olá! Não entendi muito bem se você quer construir dispositivos eletrônicos para comunicar com os geradores, ou se quer supervisionar. Normalmente são coisas diferentes. O que você pode fazer é algum curso de Arduino ou ESP32, comunicação serial, comunicação modbus, webservers para conseguir acessar os dados do dispositivo e apresentar numa página html por exemplo. Outra opção é usar um sistema supervisório como o Elipse E3 ligado ao Arduino.
@flaviolourenco1311Ай бұрын
@@ProfGustavoKikee Gostaria de aprofundar em eletrônica o suficiente para construir um MVP com ESP32 + RS485 + GSM + GPRS quem sabe chegar ao ponto de produzir uma PCB com todos componentes. A maioria dos cursos que achei era nível básico, sou desenvolvedor web/mobile/banco e tenho carência nessa área.
@ProfGustavoKikeeАй бұрын
Legal, vou ver o que eu poderia fazer de conteúdo a respeito. Por enquanto, vc pode estudar/pesquisar por: - tutoriais de como usar o ESP32 com RS-485 - tutoriais de como usar o ESP32 como cliente Modbus com alguma biblioteca. - conceitos de RS-485, protocolo Modbus, manuais dos geradores para checar os endereços de registradores, configuração. - módulos GSM/GPRS para Arduino/ESP ou Arduino Cloud Essas são as peças do quebra-cabeça. Compreendendo bem os conceitos separados, e tentando juntar, vc deve conseguir sair do chão. Vou ver se consigo desenvolver algo mais específico no canal. Qual é o modelo dos geradores?
@xtransformmir4738Ай бұрын
teria como integrar ele a um zabbix?
@ProfGustavoKikeeАй бұрын
Olá, não tenho experiência com o Zabbix, mas uma pesquisada rápida no Google por "Zabiix RS-485" mostrou alguns resultados de como acessar os dados através do protocolo Modbus, como no link de exemplo abaixo www.zabbix.com/forum/zabbix-help/421880-modbus-zabbix-proxy Vale dar uma pesquisada nos requisitos e em artigos relacionados para verificar a viabildiade Quanto ao conversor do modelo específico do vídeo, ele deve funcionar em linux com os drivers específicos - favor acessar o link do fabricante na descrição.
@viniciusgamerS2Ай бұрын
+1 inscrito! <3
@Laura-p1gАй бұрын
Laura Rosa Lima Pinto
@GILCINEYJARDIMАй бұрын
Ansioso aqui! Precisando dessa aula
@RUDE055Ай бұрын
Cara quera ajuda eu tenho um display lcd um arduino mega e uma ramps 1.6 de uma vez que eu ia fazer uma impressora 3d acabei parando o projeto mais em fim queria aprender a progaramar o arduíno mega inicialmente quero fazer um teste usando o display e a mega em um som automotivo pra tranformar um Crossover analógico em digital mais nao sei como programar um mega se e difente de programar um uno n sei
@ProfGustavoKikeeАй бұрын
E aí! Legal ver seu interesse no projeto! A programação no Arduino Mega é bem parecida com a do Uno; ambos usam a mesma linguagem e IDE. A principal diferença é que o Mega tem mais portas de entrada e saída e memória. Para começar com o display LCD, você pode usar a biblioteca LiquidCrystal, que facilita o controle do display. Segue um tutorial de exemplo para o Uno, mas que também serve pro Mega: tecdicas.com/como-ligar-um-display-lcd-no-arduino-uno/ Faça um teste simples com ele e, quando tiver dúvidas, é só chamar. Esse projeto do crossover digital parece interessante, mas não saberia fazer essa parte digital com o Mega. "
@wellingtonfidelis8757Ай бұрын
Excelente aula e explicação! Pena que as pessoas não lembra de dar um joinha no canal...!!!
@rafaeljosepereirapereira7993Ай бұрын
Parabéns! Ótima aula!
@brenosilva4731Ай бұрын
Boa aula! conteúdo explanado de forma objetiva!
@WilliamGiavaraАй бұрын
Muito os vídeos, ja vou aplicar esses conceitos para iniciar um estudo de criar uma linha de produção de produtos da empresa em que trabalho.
@ProfGustavoKikeeАй бұрын
Boa! Desejo sucesso neste desafio! Abraço
@alexandremacedo205Ай бұрын
Top. Criador do grupo "software simulador ScanBus-BR" quem indicou seus vídeos. Se puder, dá uma moral pra ele!
@ProfGustavoKikeeАй бұрын
Valeu pela indicação, vou dar uma olhada nos vídeos do ScanBus-BR, vou ver se utilizo em algum teste! Já usei em aula aqui com alguns alunos :) Abração
@nilsonjosesouza99612 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo achei excelente sua apresentação. Se puder enviar o link da configuração do driver modbus no elipse?
@ProfGustavoKikee2 ай бұрын
Olá! Até onde sei, não é possível fornecer um arquivo pronto no Elipse - a configuração precisa ser feita manualmente no Driver. No link a seguir tem uma imagem que pode ser usada como referência kikee.com.br/2023/09/19/um-escravo-modbus-rtu-com-arduino-uno-2/
@ProfGustavoKikeeАй бұрын
Vou elaborar um vídeo específico de como configurar o driver Modbus no Elipse E3 em breve. Abraço!
@feijaoniro.o2 ай бұрын
A explicação foi tao boa que tu nem havia feito o for e ja deu para entender que dava pra fazer e ja havia feito.
@ProfGustavoKikee2 ай бұрын
Que massa mano! Fico feliz em ajudar! Abrass
@juniorvieira28442 ай бұрын
top 1000
@ronpdf20842 ай бұрын
legal
@thayroneadamo44222 ай бұрын
Muito bom cara, excelente didática. Parabéns! Deus abençoe!
@jadsongustavo77182 ай бұрын
A tecnologia trazendo novos métodos nos processos industriais para o futuro.
@zarkygamepley95692 ай бұрын
Topp irmão, vlw pela visão ae 🤝🏿
@ryognim61012 ай бұрын
Muito boa a aula. Estou saindo da parte de front e indo pra C++ na faculdade e está sendo um choque em estrutura de dados, mas seu video me ajudou muito!
@brayen_portolan2 ай бұрын
Ótima aula professor, o vídeo foi de grande utilidade para introduzir meu estudo em manipulação de arquivos, por mais que não seja um assunto muito procurado uma playlist abordando mais conteúdos sobre linguagem C seria incrível.
@gabrielcardosodeoliveira50532 ай бұрын
Qra aprender a fazer esses tipos de projetos mas eu não sei por onde começar ou qual curso fazer
@ProfGustavoKikee2 ай бұрын
E aí Gabriel, tudo certo? Vc está estudando no momento? Existem alguns cursos que podem ser feitos diretamente no site dos fabricantes de robôs - Fanuc, Mitsubishi, etc. Alguns oferecem cursos presenciais no Brasil também. Se procura uma formação mais abrangente e aprofundada com o intuito de se tornar profissional na área, o ideal é, depois do ensino médio, buscar cursos técnicos na área de automação industrial ou engenharia de controle e automação. Estes cursos vão te dar uma visão completa, não só do robô, mas de todos equipamentos, sensores e dispositivos necessários. Abraço
2 ай бұрын
opa blza, estou querendo uma especie de modulo, com arduino, para um palio 97 que não tem rede can para pegar alguns sianis para exibie em um painel digital, sinais esses como porta aberta, farol alo e baixo, seta, luz de freio, cinto de segurança, e, e conforme for irei pegar tbm sinais do motor a porta de diagnostico dele é de 3 pinos, K-line ela fornece varios sinais do motor, pendei em fazer com arduno mega, teria algum video, ou algum projeto,
@ProfGustavoKikee2 ай бұрын
E aí! Obrigado pela pergunta! Que interessante meu, vai fazer um "retrofit" no palio então! Hahaha gostei! Então, eu nunca usei o protocolo K-line, não fui muito a fundo mas tu teria primeiro que se certificar do tipo de meio físico dele (se é mesmo CAN, se tem os terminais CAN-H e CAN-L). Eu não tenho um projeto pronto, mas andei testando o Arduino Uno R4 Minima, que tem um microcontrolador da Renesas bem interessante, que possui uma porta CAN. No site oficial da Arduino tem um tutorial. Com esse hardware tu conseguiria capturar as mensagens da rede e exibir no Monitor Serial do Arduino. docs.arduino.cc/tutorials/uno-r4-minima/can/ Abraço
2 ай бұрын
@@ProfGustavoKikee se não me engano ele tem sim CAN -H e CAN -l e um conector de 3 pinos, Depois vou da uma olhada nesse link que vc mandou, obrigado pela resposta Deus abençoe você.
2 ай бұрын
@@ProfGustavoKikee vi aqui o tutorial, +/- oque vou fazer para pegar alguns dados do motor, porem quero pegar mais sinais, tipo porta aberta, farl alto e baixo, luz de freio, enre outros, acho que vou ter que fazer uma palca que receba esses sinais, e dele enviar para i arduino
@ProfGustavoKikeeАй бұрын
E aí! Blza? Isso aí, tu vai ter que fazer provavelmente uma plaquinha específica com CAN e ligar os sinais no Arduino. Vou tentar providenciar uma aula no ano q vem no canal sobre isso usando o Arduino Uno R4. Abraço
@heldervidal19302 ай бұрын
Excelente, simples e bem objectivo😊
@matrixexd3 ай бұрын
Show de aula, tenho uma duvida, existe alguma tabela geral para veículos, para ler de todos os veículos a velocidade , ou preciso fazer um protocolo para cada um:?
@ProfGustavoKikee2 ай бұрын
E aí! Existem várias normas e padrões que definem os identificadores (MSG ID). Cada ID pode representar um dado específico. Seguem algumas normas: ISO 11898: Esta é a norma principal que define o padrão para a comunicação na rede CAN; ISO 15765: CAN Protocol for Diagnostics on On-Board Networks (UDS - Unified Diagnostic Services), é utilizado para diagnósticos e monitoramento de sistemas de veículos via CAN. Inclui serviços de diagnóstico, que podem ser usados para obter informações como velocidade, temperatura, e outros parâmetros do veículo. ISO 14229 (UDS): Parte do padrão UDS (Unified Diagnostic Services), que define serviços para diagnóstico e comunicação entre ECUs (Electronic Control Units) na rede CAN. Inclui serviços para ler e escrever dados, que podem envolver diversos parâmetros. ISO 9141-2 e ISO 14230 (KWP2000): Estes padrões são mais antigos e também relacionados a diagnósticos e comunicação com ECUs, incluindo a leitura de dados de sensores e parâmetros. SAE J1939: Este é um padrão específico para a comunicação em redes CAN em veículos pesados, como caminhões e ônibus. Esses padrões e protocolos definem a forma como os dados são estruturados, transmitidos e interpretados na rede CAN, vale você descobrir qual padrão é utilizado na porta de diagnóstico ou no veículo que você deseja monitorar Abraço
@danielmartins79703 ай бұрын
Tu tem a manha viu
@antoniogaldinogaldino7923 ай бұрын
Show que maravilha
@antoniogaldinogaldino7923 ай бұрын
Muito bom professor
@antoniogaldinogaldino7923 ай бұрын
Acionamento de dispositivo e etc...
@antoniogaldinogaldino7923 ай бұрын
Gosto de sistema automação CLP e PLC
@antoniogaldinogaldino7923 ай бұрын
Estilo de musica
@antoniogaldinogaldino7923 ай бұрын
Gosto de bues raiz e outros
@antoniogaldinogaldino7923 ай бұрын
Gosto muito de musica ,toco guitarra
@ProfGustavoKikeeАй бұрын
E aí Antonio, td certo? Que massa cara! Eu aprendi guitarra tbm e o que mais gostava de tocar quando comecei a aprender era Blues tb! Abraço, bom final de ano pra vc
@antoniogaldinogaldino7923 ай бұрын
Adoro automação gosto muito
@antoniogaldinogaldino7923 ай бұрын
Muito boa essa aula ,maravilhosa professor de linguagem C
@antoniogaldinogaldino7923 ай бұрын
Muito boa explicação professor
@ProfGustavoKikee3 ай бұрын
Valeu Antônio! Abraço
@AlexandreSantos-gg9il3 ай бұрын
Excelente vídeo apresentado, muito obrigado.
@gilson_o_santos3 ай бұрын
Parabéns pela didática! Pra resolver o probleminha no scanf é só acrescentar um espaço entre as primeiras aspas duplas e o símbolo do porcento: scanf(" %c",&c);