Quando sinto que já sei
1:18:30
10 жыл бұрын
Пікірлер
@ellenjussiani3237
@ellenjussiani3237 Ай бұрын
Documentário incrivel ! Resignificou minha visao de ensino e aprendizagem. Maravilhoso explendido !👏👏👏
@lucianamalheiros5306
@lucianamalheiros5306 Ай бұрын
Que experiência maravilhosa! Valorização do aluno.
@adrianaviana9817
@adrianaviana9817 2 ай бұрын
10 crianças numa escola no meio da natureza...Vai implantar isso numa escola com 50 dentro de sala, como é a maioria... O sistema predominante visa emburrecer o ser humano, massificar... Essa é a realidade e é muito difícil escapar dela
@adrianaviana9817
@adrianaviana9817 2 ай бұрын
Muito bom o documentário, mas tem algo muito comum com outros de pedagogia. Só se fala em professor....e os demais profissionais? Vejo diariamente muita falta de respeito com o conhecimento e história dos demais educadores que compõe a escola. A ponto de chamarem meu trabalho de auxiliar de braçal. Se não respeitamos a democracia e todos os colegas em seus conhecimentos, como ensinar crianças?
@nilmarion8595
@nilmarion8595 2 ай бұрын
Faltou ouvir algum aluno que tenha concluido o ensino médio dizendo sua experiência exitosa no mercado de trabalho, vestibular e/ou concurso público. Essa ideia veio de Portugal, que não lidera o top dez do PISA. Qdo vi a criança pegando o sapo, sem a presença de um professor, pensei no que teria acontecido sebfosse uma jararaca. Tenho muitas dúvidas, priorizam a convivência, o conhecimento não foi explorado. Acho bonitinha a ideia, mas prefiro aguardar resultados. Até!
@lauragoncalves8490
@lauragoncalves8490 2 ай бұрын
Os Professores da rede estadual são vítimas do sistema,muitos relatórios, uso obrigatório de plataformas (Matemática, Português) salas lotadas, inclusões sem laudo , e sem Prof.especilaista(ou seja é "depósito de crianças")sem contar a desvalorização do Professor...
@claudianascimento4110
@claudianascimento4110 4 ай бұрын
Demontra a importancia de troca de conhecimento, aprendizagem, entre o aluno e professor, este video é um grande estimo de aprendizado com grande ideias, estimolos, como o emocional, e consequencias de nossoa sentimentos, podemos sim fazer da escola uma lugar prezeroso para se ensinar e aprender. uma troca de experinecia, onde o aluno aprende como professor e o professor aprente com ao aluno. muito bom este video.
@eddychess
@eddychess 4 ай бұрын
Isso não é aula, mas psicoterapia de grupos, Jacob Lewin está dançando em seu túmulo
@marciasimonemoraes7423
@marciasimonemoraes7423 4 ай бұрын
Reflexão, que vídeo lindo, para que possamos ser pessoas melhores!
@nicolicostarruda
@nicolicostarruda 4 ай бұрын
Que documentário lindo. Em 2014 já existia essa iniciativa de protagonizar o aluno, que esse movimento possa crescer e alcançar todas as escolas do Brasil. Meu sonho e colocar meu filho em alguma escola assim.
@mauricioaiello3333
@mauricioaiello3333 5 ай бұрын
as escolas por sua parte arquitetônica, nunca terão essa formatação de ambiente.
@daninani__1603
@daninani__1603 5 ай бұрын
Que hermoso escuchar esto<3 muchas gracias por compartirnos sabiduría
@scsuazo
@scsuazo 5 ай бұрын
Excelente entrevista al Dr. Miquel Martínez, destacando la importancia de la formación ética y la educación en valores, tan importante en la educación actual.
@chasechase7909
@chasechase7909 5 ай бұрын
Educar pra vida ❤
@fabionascimento7733
@fabionascimento7733 6 ай бұрын
Estamos em 2024 e o que vejo no ensino educacional hoje no Brasil é algo totalmente diferente do que esse viés utópico procurou fazer, esse vídeo é de 9 anos atrás e se tais ideais fossem realmente colocadas, talvez fosse ate melhor, mas hoje em dia, tá muito diferente deste sonho
@vitorcruz6284
@vitorcruz6284 6 ай бұрын
quais são os pontos negativos desse método?
@vitorcruz6284
@vitorcruz6284 6 ай бұрын
interessante, mas alguns discursos estão repletos de viés ideológico.
@andreluistauferlopes7040
@andreluistauferlopes7040 Ай бұрын
"Aquele que não concorda comigo é ideológico" rsrs. Ideologia é que nem sotaque a gente só vê o do outro. Você também é repleto de "viés ideológico" amigo.
@neusasantos5963
@neusasantos5963 6 ай бұрын
Ótimo vídeo
@Miriam-f6m
@Miriam-f6m 6 ай бұрын
Muito bom este método, gostaria de saber se faculdade tem como usar outro método que não seja o tradicional?
@OrigamiClubBrasil
@OrigamiClubBrasil 6 ай бұрын
10:00 Ana Elisa - Amorim Lima
@geisathomaz8793
@geisathomaz8793 6 ай бұрын
Daqui a pouco vão inventar de o mundo inteiro ter aulas EAD. vai acabar com bullying,o preconceito que muita das vezes dificulta o aluno a ir pra escola e focar nos estudos,por conta da implicância dos colegas de classe😢
@coxinhamaster7789
@coxinhamaster7789 7 ай бұрын
Se o seu aluno não aprende com você, será que você sabe ensinar da forma que ele aprende? Já vi educadores falando que a culpa é do aluno em não aprender, em não querer pensar, o fato é todos queremos pensar, pensamos o tempo todo, mas será que você pode fazê-lo pensar de modo que o ajude a aprender, pode fazê-lo querer pensar mais no que você fala? Acho que o melhor professor, aquele que quero me tornar no futuro, não é aquele que fala as coisas de modo claro, mas aquele que faz perguntas que levem ao aluno a questionar se está certo, a questionar o porquê de não saber certas coisas, porque não as questiona, a querer saber mais.
@CatiaDanielaAraujoBezerra
@CatiaDanielaAraujoBezerra 8 ай бұрын
Muito rico esse documentário ! Uma educação transformadora onde o estudante é o protagonista da sua ação.
@ClaudiaSilva-po8gt
@ClaudiaSilva-po8gt 8 ай бұрын
INTERESSANTE, COMO TUDO MUDOU, SOU ESTDUANTE AGORA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, COMO SEGUNDA GRADUAÇÃO :)
@liliansilva637
@liliansilva637 8 ай бұрын
gente isso ainda existe? se sim, por favor contem mais sobre os resultados
@Marcos-uv2xe
@Marcos-uv2xe 9 ай бұрын
Acabei de ver esse filme em 2023 e nunca fez tanto sentido para os dias que vivemos hoje. Provavelmente as crianças do documentário terão entre 17 e 22 anos e a metodologia adotada pelas diversas escolas e educadores transformaram a vida delas, sem sombra de dúvidas. Estou encantado e verei outras vezes para sugerir a replicação em escolas. Uma frase que me encantou foi: "a transformação da sociedade acontece nas comunidades que vivemos".
@arimartins2158
@arimartins2158 9 ай бұрын
Excelente! Que as boas práticas sejam disseminadas já!
@adilsonbordo1565
@adilsonbordo1565 9 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo e pelas excelentes dicas dadas e conhecimentos abordados.
@silesiaoliveira846
@silesiaoliveira846 9 ай бұрын
Muito importante
@mateuslemosmascarenhasdasi9139
@mateuslemosmascarenhasdasi9139 10 ай бұрын
5:14 9:40 11:45 22:20 24:00 36:20 39:00 41:45 48:25 52:40
@curiosoyt9655
@curiosoyt9655 10 ай бұрын
4:00 ; 4:20
@andrealichtdemoraesferraz9891
@andrealichtdemoraesferraz9891 10 ай бұрын
Coisa linda essa fala!
@gianedecarvalhorodrigues2183
@gianedecarvalhorodrigues2183 10 ай бұрын
quanto tempo a escola demorou pra chegar nesse nivel de alunos? e os professores fazem formaçoes onde? lindo projeto mas bem distante de muitas realidades sociais perifericas por exemplo, a escola da ponte ta funcionando pra vcs, mas e as escolas das regioes metropolitanas a merce das mais diversas violencias onde os alunos não querem estar ali e os predios escolares mal tem uma quadra, nem precisa comentar sonre aulas de circo e musica?
@MarcioOkabeKonfide
@MarcioOkabeKonfide 10 ай бұрын
Esse foi um dos primeiros documentários sobre educação que assisti e mudou completamente a minha visão de como as escolas poderiam ser para um ensino verdadeiramente livre. Na minha jornada tive a honra de conhecer pessoalmente o Tião Rocha, meu filho estudar no Amorim Lima e participar de vários eventos no Projeto Âncora.
@mateusignacio7186
@mateusignacio7186 10 ай бұрын
"Isso é coisa de Santo Agostinho na idade media dele..." 🤨
@laluna8259
@laluna8259 10 ай бұрын
Podem me exclarecer o porquê só fazem essas experiências com crianças e não com alunos dos fundamental II E ensino médio, EJA, crianças são fáceis. Tragam experiências assim para a realidade das grandes periferias.
@z.6521
@z.6521 10 ай бұрын
Excelente documentário rico em incentivo.
@daniellemontes798
@daniellemontes798 10 ай бұрын
Assistindo novamente porque esse documentário é muito bom.
@claudiamarciacabraldecarva3433
@claudiamarciacabraldecarva3433 10 ай бұрын
Achei esse documentário incrível porque ele nos faz pensar e nos enxergar diante desse tremendo desafio que é a educação e a interação humana. Parabéns!!
@carlosestevaoavelar4271
@carlosestevaoavelar4271 11 ай бұрын
Doutor Edson, fiz dois períodos de faculdade. Nesse período encontrei dificuldade com três professores. Um disse sobre um trabalho que ele nos pediu, que Paul Singer não teria dito o que escrevi. Fui na biblioteca da faculdade, peguei o livro o mostrei a ele. Ele respondeu que ele não mais escreveria o que escreveu, como se o mesmo fosse amigo íntimo do renomado Economista; um outro, me reprovou porque em uma questão da prova, assenti que um Ministro do Trabalho poderia ser favorável as greves (se eu fosse Ministra), perguntei-lhe porque e ele falou que um Ministro não pode ser favorável. Anos depois, muitos anos depois, um Ministro da Justiça foi favorável a greve do Judiciário... (confabulei com minha mãe que este Ministro não deveria ter sido aluno do meu)... Um outro caso, cuja prova ficou retida porque eu estava devendo um mês, também me deu zero, porque escrevi em análise da do livro de Darcy Ribeiro, que não concordava que tinha havido progresso na civilização (livro: O Processo Civilizatório). Por que os professores não permitem que tenhamos opiniões fora da ¨caixinha¨ que somos obrigadas/os a refletir sobre as condições humanas?? Obrigada.
@carlosestevaoavelar4271
@carlosestevaoavelar4271 11 ай бұрын
Mais uma vez boa tarde. Quando mencionamos os portugueses pela barbárie da colonização, fala-se apenas sobre eles, mas esquecemos dos siox, apaches...., astecas, maias, incas e, da nossa querida mama África. Sei que a abordagem é Brasil, mas dentro de um contexto globalizado, as desigualdades, injustiças e barbáries continuam sendo o subir o pano das cortinas... A questão dessas desestruturas e desequilíbrios - em todos os aspectos sociais - , que observamos no mundo, concernentes as geopolíticas ainda até hoje e ainda com mais virulência e voracidade, são etapas ainda não resolvidas do Processo Civilizatório da humanidade. Concordo com você que a fauna e a flora não precisariam dos humanos, mas nós não vamos conseguir sobreviver sem elas, muito menos sem a pérola maior que é a nossa água. Obrigada.
@carlosestevaoavelar4271
@carlosestevaoavelar4271 11 ай бұрын
Boa tarde. Doutor Edson, li há anos um livro que falava sobre os primeiros assentamentos ou domesticações humanas em que as sociedades eram igualitárias e, viviam em coletividade até que, segundo o livro, alguns trabalharam mais que outros e por conseguinte, enriqueceram mais que outros que produziam menos - ou seja, trabalhavam menos. Nasce assim as urbes, os policiamentos e as desigualdades com as mesmas características que vemos hoje em dia, surgindo dai os subempregos e as escravidões. Muitos séculos passaram para que as mulheres tivessem direitos em menor escala, no âmbito das sociedades ¨¨desenvolvidas¨¨. Trocando em miúdos, o senhor acha que a cultura realmente pode produzir uma sociedade melhor?? Vemos muitos tecnocratas, cientistas, no mundo ainda hoje, produzindo Tratados e Planejamentos, até muito bem intencionados, no intento de mais igualdade socioeconômica para todos. Muitos são os estudos econômicos e muitas são as Leis para uma redistribuição de rendas.... Tecnocracia, Meritocracia e muitas outras definições para as antigas urbes e agora metrópoles ou megalópoles, nem mesmo pequenos e médios municípios, percebe-se essa equiparação econômica. Como esse trocando em miúdos já se estendeu muito, pergunto-lhe se realmente acredita que algum dia- inclusive analisando países que já adotaram e fracassaram com o comunismo e socialismo -, haverá esta sociedade mais justa, humana e civilizada que sonhamos?? Obrigada por sua atenção. Um abraço de uma pessoa amiga da causa indigenista.
@solangeaparecidadosanjos9837
@solangeaparecidadosanjos9837 11 ай бұрын
Excelente documentário. Quisera eu tivesse escolas ao ar livre na minha cidade em que todas as ruas são asfaltadas e cheias de perigo. Por enquanto essas cenas me parece uma utopia.
@kelainesantos3944
@kelainesantos3944 11 ай бұрын
E atraves de iniciativas assim podemos melhorar a aprendizagem
@lucianapereira8279
@lucianapereira8279 11 ай бұрын
Boa noite todos estão de parabéns os pais professores e alunos achei interessante esse documentário aonde todos são participativos
@laniams1
@laniams1 11 ай бұрын
Saudade quando eu dava aula de Matemática assim ao ar livre com meus aluns e tudo à nossa volta era motivo de estudo!!!
@laniams1
@laniams1 11 ай бұрын
Como estas crianças falam bem!!!
@ramosmacedo44
@ramosmacedo44 Жыл бұрын
Ah que saudades da faculdade! esse filme fez parte das pedagógicas
@therubemsilva
@therubemsilva Жыл бұрын
Esse documentário é fantástico!
@Mari-hb8jp
@Mari-hb8jp Жыл бұрын
alguém pode me dizer por favor qual a parte do documentário tem a seguinte fala "Um olhar de julgamento de um adulto pode matar a expressão de 40 crianças"
@brygidarocha4389
@brygidarocha4389 11 ай бұрын
57:28