Enquanto muitos criticaram por ter muitos detalhes e o vídeo ser longo,eu já achei bastante enriquecedora a maneira como o conteúdo foi passado. Parabéns,professor!
@carlinho2582 жыл бұрын
Esse professor é excelente, só achei muita informação.
@vitor222222 жыл бұрын
desculpe Carlos, tentarei me adequar em futuros vídeos. Abraços
@pcposeidon37002 жыл бұрын
pq o ser humano cria essas coisas mds
@julia-gabgomes Жыл бұрын
vídeo excelente!
@pedro567822 жыл бұрын
Cara, eu te adoro. MAS É MUITA INFORMAÇÃO. Isso se resolve em questão de 1 minuto se você domina a tabela verdade.
@vitor222222 жыл бұрын
Olá! Sobre ser muita informação, aí foi falha minha, tentarei melhorar em futuros vídeos. Quem sabe um dia regravo este mesmo. Peço perdão pela falha! Quanto à última parte de seu comentário, de que esse tipo de questão se resolve com tabela verdade, é importante distinguir algumas coisas: a) sim, toda a teoria de regras de inferência é calcada na tabela verdade. Isso inclusive é apresentado explicitamente, salvo engano, na parte 2, que dá continuidade a esta aula. b) sendo assim, de fato, toda e qualquer questão de regras de inferência poderia ser resolvida por tabela verdade. c) boa parte das questões de lógica que cai em concurso público é mesmo num nível de mediano para introdutório, e dispensa tranquilamente o conhecimento das regras de inferência. Essa mesma questão, trabalhada no vídeo, poderia tranquilamente ser resolvida de inúmeras formas diferentes. d) contudo, em questões mais complexas, fazer por tabela verdade demandaria um tempo enorme, incompatível com o tempo disponível numa prova de concurso público. É nessa situação que o conhecimento de regras de inferência começa a ficar mais relevante, pois te permite avançar com muito mais agilidade. e) claro que, para poder explicar o assunto, tentei trabalhar com exemplos mais simples, tanto nesta aula quanto nas seguintes, e mesmo assim foi muita informação, não é mesmo? Imagina se tentasse partir direto para questões complexas. Tudo isso para dizer o seguinte: sim, trabalhei com questões simples, para tentar tornar o assunto mais palatável. E, por serem simples, tais questões nem precisariam ser resolvidas por inferência. Mas não é por causa disso que o assunto é desnecessário. Ele será bastante importante a depender do perfil e do nível da prova que você esteja encarando.
@macazinha84492 жыл бұрын
Olá, estou com dificuldade nas regras de inferência e equivalência neste exercicio (B -> A), (Q -> S)/ (B . Q) -> (A . S) Você poderia por favor me ajudar com a prova de validade. Pelas regras de inferência e equivalência. Obrigado
@luccasbbm3 жыл бұрын
Na sentença tem " Beatriz é Bailarina OU Renata não é ruiva ", só que na resposta tá dizendo que as duas são exatamente algo que no enunciado diz que é uma ou outra, não entendi.
@viniciusrocha36625 ай бұрын
Quando se usa o "ou" podem ter duas premissas verdadeiras, o que não pode é ter duas premissas falsas. Entendeu?
@rodrigoniederauer2 жыл бұрын
Mas foi preciso saber a tabela verdade sim... já que p ^ q para ser verdade pelo menos uma das duas tem q ser verdade. Usando esse resultado depois com a condicional, precisamos saber de novo a tabela verdade.
@Tec.Concursos2 жыл бұрын
Oi Rodrigo, sempre se precisa saber tabela verdade. O que se pretende evitar é montá-la por inteiro.
@wilianfarias94443 жыл бұрын
Não gosto muito de usar a palavra decorar regras de inferências , nada de lógica se decora . Quem decora um dia esquece , agora quem aprende , não esquece mais nunca ......, São ao todo 10 regras de inferência e é muito fácil aprendê-la ....sem procurar decorar ... e quem domina essas 10 regras , muitas questões de argumento fica muito rápido acertar as questões .....serve como um atalho pra muitas questões de argumento pra ser feito no menor tempo possível .
@joao37183 жыл бұрын
Eu tô procurando vídeos dessas regras e não acho!! Quais são? São as mesmas regras de dedução??
@wilianfarias94443 жыл бұрын
@@joao3718 são as dez regras de inferências , que são os argumentos válidos ......que muitas vezes , vc está atrás de uma alternativa que deixa o argumento válido , e é exatamente sabendo essas regras , aí vc percebe que se trata de uma regra chamada por exemplo de modus tollens , e aí. Vc mata a questão rapidinho sem muito esforço ...encontra no Google ..vou te passar elas....só um momento ..
@joao37183 жыл бұрын
@@wilianfarias9444 tô estudando calculo e preciso estudar regras de dedução só que não acho uma listagem delas nem no KZbin nem no google!! Regras de dedução são as mesmas que regras de inferência?
@wilianfarias94443 жыл бұрын
@@joao3718 sim ...são....porque as regras de inferências , são os dez argumentos válidos fundamentais .....argumentos válidos que são dedutível.........somente os argumentos dedutíveis que podemos classificar o argumento como válidos ou não válidos .....mas as 10 regras de inferências são todos válidos.....agora tem o argumento que não são válidos , aí o argumento é chamado de falácias ou sofisma ...,..
@vitor222222 жыл бұрын
@@joao3718 @joao PORTELA olá, veja a continuação do curso, a parte 2, neste link aqui: kzbin.info/www/bejne/hH3XkH6doNl-mdU