Mas que podecast mais interessante: o Prof. Severino Ngoenha, extraordinário e surpreendendo-nos como sempre, e bem assim o entrevistador, deixando o entrevistado falar e discurrer sem interrupćões, colocando questões inteligentes e, discretamente, evidenciando sólido conhecimento dos temas da entrevista. Muito bom: kanimambo! Abraço de Moçambique!
@reginaldogundane3 жыл бұрын
Wonderful
@priscillanasson62413 жыл бұрын
É sempre um prazer ouvir o professor Severino Elias Ngoenha. O seu pensamento serve de ponto de partida para a desconstrução e construção de Moçambique como lugar de partida e de chegada. Muito interessante ler suas obras e o lomuku aparece como produto da maturidade do autor, quando nos remete a necessidade do desmame das organizações da sociedade cívil em Moçambique e recentemente da desconstrução do pensamento de Mondlane e a sua actualidade no Moçambique de hoje.
@gilandre62443 жыл бұрын
Show! Bela introdução a Filosofia africana.
@PhantimaVilankulukhosa4 жыл бұрын
Muitissimo obrigado. Severino Ngoenha um dos melhores Academicos e Intelectuais que Moçambique tem!
@coletivoembauba75144 жыл бұрын
Passando pra dizer obrigado! Conheci o programa através do podcast. Fã de carteirinha já... Abraços!!
@ruipinto3499 Жыл бұрын
1:07:58 O que é um filósofo? O que é a filosofia?
@ruipinto3499 Жыл бұрын
3:25 Ngoenha relata o seu percurso académico, desde o tempo em que, no início da década de 1980, quando cursava biologia e química na Universidade Eduardo Mondlane para ser professor e simultâneamente, à noite, e quase clandestinamente, estudava teologia num seminário católico em Maputo, Moçambique, tendo posteriormente interrompido o curso para professor e rumado a Roma, onde prosseguiu os estudos de teologia e especialmente de filosofia, onde - no relacionamento com outros estudantes africanos de diferentes origensñ na Universidade Urbaniana - teve o 1o contacto com a filosofia africana. Em Roma se graduou e doutorou em filosofia, tendo depois leccionado numa universidade suíça, donde foi convidado pelo governo Moçambicano - na sequência da abertura constitucional de 1990 ao pluripartidarismo -, a retornar ao país para retornar ao país e liderar o processo de "design" e organização da reintrodução do ensino da filosofia em Moçambique.
@ruipinto3499 Жыл бұрын
35:04 A caridade do filósofo é falar simples
@ruipinto3499 Жыл бұрын
1:11:15 Qual o seu Filósofo favorito? "Não tenho filósofo favorito (...), sou como um pescador que pesca vários tipos de peixe (...) mas se tivesse que dizer um nome diria DIÓGENES, com a sua lâmpada acesa (...) que depois vai ser continuada por NIETZSCHE (...)".