O racismo também se manifesta por meio de palavras e expressões. Site: www.liliaschwar... Facebook: / liliaschwarcz Instagram: @liliaschwarcz Realização: www.uzmk.com.br
Пікірлер
@mateusbalves Жыл бұрын
o termo "criado mudo" é encontrado séculos antes da escravidão. Tentar teorizar para criar novas ofensas é um tiro no pé.
@EmersonSomer-o9f Жыл бұрын
Na astronomia como deveremos chamar agora um "Buraco Negro" e em aplicativos de texto como devemos chamar agora o botão "Negrito"?
@mauro28904 жыл бұрын
Algumas palavras apresentadas possuem um cunho claramente racista. No entanto, palavras que atribuem ao negro, ou ao preto, sentidos pejorativos podem ter sua origem no medo que as pessoas tinham da escuridão. Quando estava na faculdade fiz minha monografia sobre a noite. A literatura que li sobre este período mostra que a noite, a escuridão, eram consideradas paisagens do desconhecido e durante muito tempo objeto de terror para a humanidade. Em contrapartida o dia, o claro, não confundiam a percepção e, portanto, eram considerados positivamente para a humanidade, cujo o mundo é decifrado pela visão. Por exemplo, a palavra denegrir, é uma palavra latina que significava nódoa, mancha, não possuindo o sentido que foi atribuído no vídeo. Como a filologia não é uma área que eu conheça, não posso afirmar quais palavras ou termos são criações de cunho racial e quais possuem outras gêneses, mas acredito que é necessário mais estudos sobre esse assunto. Me parece, que muita das afirmações feitas sobre esse assunto ainda são bastante nebulosas (e acabei usando mais uma contraposição entre claro e escuro).
@leonardocolossi22704 жыл бұрын
Finalmente um comentário sensato
@lucianopereira84144 жыл бұрын
Quando vi o vídeo no feed achei que ela traria a origem dos termos, q provávelmente seria racista. No entanto uma boa parte das palavras realmente não tem origem em termos racistas, como você falou; é o caso de "a coisa tá preta", "denegrir", "lista negra" entre outros.
@danielbarbosasales4 жыл бұрын
Sem dúvidas o Mauro está coberto de razão, mas é inútil apontar os fatos ainda que só o bom senso fosse o bastante. Essa gente está fazendo militância, não trazendo informação.
@anacletwilliams83154 жыл бұрын
Que bela monografia, seu Mauro. Um tema bem interessante. Muito bons os pontos de vista que o senhor traz para o debate.
@apenasmaisumdiogo.71154 жыл бұрын
Muito bem colocado! A associação da cor escura ao desconhecido e à podridão é muito anterior à escravidão em massa dos povos africanos pelos europeus. Ou a expressão "amarelar" por acaso associa orientais com covardia, e "dar branco", europeus a problemas de memória? O mesmo com vermelho de raiva, verde de inveja etc.. O que é, de fato, racista, é a associação da cor, no exemplo, usada como substantivo, com ações normalmente feitas por pessoas, como em "serviço *de* preto", em que a relação com pessoas negras, e não apenas com a cor preta, é mais óbvia. Se as expressões com "negro" fossem "mercado de negro", "lista de negro", "magia de negro" etc. então aí sim poderíamos dizer que estariam indiscutivelmente associando negros a coisas ruins, e logo, sendo racistas.
@josenildopereira94882 жыл бұрын
DIA DE BRANCO:Dia de trabalhar. Expressão vinda da Marinha que significava que no dia seguinte tinha que colocar o uniforme branco para ir para o trabalho.
@antoniofernando9889 Жыл бұрын
As palavras não são racistas , mas as pessoas sim.Denegrir vem do latim ,denegrare , que significar manchar . A palavra criado-mudo também não tem nada a ver com preconceito racial ; a origem é inglesa : dumbwaiter . As pessoas se esquecem que preto é antíntese de branco , se eu falo que a coisa ficou preta , simplesmente me refiro a algo que não está claro . Apenas isso . Daqui a pouco vão mudar a cor da bola branca de sinuca ,pois ela bate em todas as outras ,inclusive , na preta .
@Bostars_2 ай бұрын
Que aula mano
@gedasilva4 жыл бұрын
Gente.... Eu nunca soube dessa origem do palavra Boçal....
@duartelivre69114 жыл бұрын
Sugiro a vc a leitura do livro Brasil uma Biografia essas e várias outras informações vc poderá encontrar por lá.
@TamuiaAteuIta4 жыл бұрын
Aqui no nordeste a palavra Boçal significa alguém que se acha superior aos outros e gosta de se exibir. Nunca soube desses significados que ela fez referência no vídeo.
@duartelivre69114 жыл бұрын
Em tempo a maioria das informações, curiosidades e histórias apresentadas neste canal são quase todas retiradas desse livro que já citei.
@mariosergiolabussieremaria18254 жыл бұрын
@@TamuiaAteuIta tbm entendo assim. E se não é pejorativa, pode ser usada ! Rsrs
@rogeriasouza59764 жыл бұрын
@@TamuiaAteuIta para mim, a palavra boçal reflete exatamente o governo atual do Brasil.
@brunafiorentino50694 жыл бұрын
A maioria desses termos não tem nada a ver com uma pessoa negra e sim com o estigma do sombrio, das trevas, da escuridão.
@ronaldothomejunior37024 жыл бұрын
A questão é que o europeu usou exatamente isso como pretexto para iniciar a escravidão negra.
@silvasantosjc20114 жыл бұрын
Obrigado, Bruna.
@reseda72654 жыл бұрын
Concordo com você, Bruna
@Gabriel-io2hl4 жыл бұрын
Por isso q nos estados unidos se dis black nao negrian
@bygone.57634 жыл бұрын
falou tudo, espero que o pessoal que é cego por "igualdade" leia isso.
@BrunaDanielle2 жыл бұрын
Mentira!!! A história do criado mudo não tem nada a ver com isso, absurdo passar essas mentiras!!!!
@adilsonsantos7132 жыл бұрын
Bruna Danielle se for verdade é muita maldade fazer isso com uma pessoa hein, imagina o sofrimento.
@leonardomanzo493311 ай бұрын
Num vídeo do canal "Caçador de Histórias" de título "Expressões racistas no Brasil" um usuário de nome " @Rafael-zz1zn" trouxe uma explicação bastante satisfatória sobre esta expressão, vejam: "A palavra criado-mudo tem origem provável na tradução literal da palavra inglesa dumbwaiter.[3] Embora atualmente signifique um pequeno elevador doméstico de carga, já teve o significado de móvel auxiliar para dispor de pratos e talheres. Segundo a Encyclopædia Britannica (edição de 1911), tais móveis tiveram origem em Inglaterra no final do século XVIII.[4] Na língua inglesa, essa palavra é atestada desde 1749." Eu não fui atrás para verificar, mas se for isso de fato, então esta expressão não é racista.
@GIUVANEXx4 жыл бұрын
A origem da palavra "mulato/a" vêm do árabe mowallad ("mestiço") e não do latim, a partir de onde normalmente se relaciona a "mula".
@anacletwilliams83154 жыл бұрын
Não sei quem inventou essa idiotice, mas pelo jeito pegou.
@GIUVANEXx4 жыл бұрын
@@anacletwilliams8315 Bixo, não sei ao que você ta se referindo, mas a discussão é looonga, rsrs. Tem um livro interessante sobre isso que é o "Africans and Native Americans" de autoria de Jack Forbes. Num dos capítulos ele mapeia a ideia que relaciona à "mula" e diz que isso remonta do início do século XVII, e que já nesse século existe uma discussão entorno da etimologia de "mulato", sobre se a palavra deriva do árabe ou do latim. Ele não resolve a questão, mas o que acho mais interessante é que a conotação ligada ao árabe é anterior, anterior até mesmo à colonização da América e à diáspora africana. Agora, o sentido é mutável né, e dai que pode se instalar o problema.
@allebarbi1184 жыл бұрын
Explicando o não pode ser explicado.
@lilischwarcz71504 жыл бұрын
Giuvane Souza Klüppel não há apenas uma origem Giuvane. E a que praticamos aqui ganhou sim essa conotação.
@Abumussabdf24 жыл бұрын
Existem duas teorias para a origem da palavra mulato: a latina e a árabe. Segundo a primeira, o termo 'mulato' adota o prefixo de mula (mulus, em latim). A mula é o progênito do cruzamento do cavalo com a jumenta ou do jumento com a égua. Por analogia, no século XVI, teria surgido o termo "mulato", que remete à ideia de "híbrido" (descendente de pessoas brancas e negras). A segunda teoria sustenta que o termo mulato provém do árabe mowallad ("aquele que é nascido de pai árabe e de mãe estrangeira, ou de pai escravo e de mãe livre"). Também remete à ideia de filho nascido de pais de etnias diferentes que eram integrados a uma elite de Guerreiro habilidosos em montaria e simitarras que servirá a diversos Khalifas , não tendo um gênero feminino ( mulata )já que mulher Muslins nunca existiram .
@joseamaral23074 жыл бұрын
A parte negra, nas palavras "Mercado negro" e "lista Negra" vem do "obscuro", "escuro", "noite", "pouca visibilidade", "perigo", "o mal acontece à noite"...e etc.. Não tem ligação com raça...Quem acha que tem conotação com raça é maldoso... Pura tolice. Mais, "Nasceu com pé na cozinha", conotação com trabalhos pouco dignos?? Como assim, trabalhar na cozinha é pouco digno??Só na mente de uma pessoa maldosa!. "Domésticas"..como se referir a uma pessoa que é doméstica?? Que faz trabalhos domésticos?? Também agora é racismo chamar alguém de doméstico, porque faz trabalhos domésticos?? Ou só é racismo se a pessoa chamada de doméstica for negra??A linguagem evolui com os tempos, palavras foram adaptadas...É uma estupidez andar atrás de coisas que hoje não fazem sentido nenhum, só para alimentar a indústria do racismo...Pessoas que vêem racismo em tudo, têm um sério problema com raça...No meu tempo racismo, significava uma raça achar-se superior à outra só por ser de um determinada raça...Agora, estar a inventar, todos os anos, um significado novo para o racismo só para alimentar narrativas de militantes e activistas é simplesmente nojento...
@estudandooinexplicavel11293 жыл бұрын
Concordo plenamente. As pessoas anti racista, não todas, mas alguma parte tão botando tanta coisa nova e inútil para combater o racismo que tá fazendo as "raças" se distanciarem
@Spaceman2582584 жыл бұрын
Boa tarde! Em Lista Negra ou Mercado Negro, o termo em questão não estaria se referindo à coisas escuras, das trevas, da noite, escusas e por isso, ruins?
@molmolsmolses4 жыл бұрын
obscuras, escondidas
@marcelitacabrita4 жыл бұрын
Sim. O negro do mercado negro não fala da cor de pele e sim de coisas escondidas, na sombra.
@nandooliveira24474 жыл бұрын
Ia comentar isso ..... essa dona Lili viajou na maionese ...... Então escuridão da noite, aquele ser é obscuro e como você mesmo disse lista negra é de cunho racial só no mundo dessa senhora .... essas palavras nunca tiveram conotação racial e sim Luz e trevas / bom ou ruim / condição favoravel e desfavoravel ... Aff 🤦♂️
@paulavieira89944 жыл бұрын
Denegrir, mercado negro, lista negra. .. Até aí acho exagero. O restante tem fundamento.
@marcelitacabrita4 жыл бұрын
@@paulavieira8994 sim. Concordo contigo. Realmente é racismo falar cabelo ruim, algo que diminua as características da pessoa negra. Agora pegar palavras com sentido diferente e jogar no video é pura falta de informação
@FernandoSantos-lw6vz3 жыл бұрын
Se o cabelo não é ruim por que alisam? E nota preta é negativo? Ou negativo vem de negro? A letra do texto deveria ser branca e o fundo sim deveria ser preto?
@danielcardosodearaujo1510 Жыл бұрын
Daqui a pouco todo mundo vai usar sinais,pq vai acabar eliminado as palavras e todos vão ficar mudo.
@AVGVSTVS100 Жыл бұрын
PERFEITO!! TÁ CHATO VIVER ASSIM!! TUDO RELATIVIZAM!! VÊEM PELO EM OVO!!
@silassilvaferreira27 күн бұрын
A questão vêem dos marxistas, movimento negro, Sociólogos da USP, SP
@eduardol.11892 жыл бұрын
domestica vem do "latim" domesticus "limitado ao lar"
@gustavoqb1314 жыл бұрын
Tenho que apontar uma ressalva quanto ao que foi abordado neste vídeo. Desde os tempos mais antigos o termo preto ou negro é utilizado no seu conceito mais básico no sentido de ausência de luz. Na espiritualidade, desde os mais remotos tempos infere-se que a ausência de luz significa ausência de consciência e não se refere a cor da pele das pessoas. No primeiro exemplo, denegrir que se originou no latim e tem a variante em espanhol "denigrar" e no inglês "denegrate" se refere a isso, tornar negro, sombrio, obscuro e não uma pessoa de pele negra. Neste caso, o racismo está nas pessoas que atribuem este significado a esta palavra.
@francislousada3.3 жыл бұрын
Pensei nisso!
@wlissescavalcante81443 жыл бұрын
Verdade, não se pode generalizar tudo, pq se for por esse caminho, acaba radicalizando, e daqui a pouco, vai abolir até as palavras da língua portuguesa.
@kiyoko8260 Жыл бұрын
Tenho a mesma opnião 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@D_Netuna Жыл бұрын
Eu descobri recentemente que essa palavra era de termo racista. Antes de pesquisar eu tentei adivinhar o que tornaria ela racista, mesmo sem entender o contexto. E se eu soubesse latim ou alguma língua parecida, iria entender que "De, Negrir" pode vim da palavra "De negro". Então, quando vamos estudar o significado dessa palavra, que é, tornar-se negro, entendemos que denegrir não é mais que manchar a imagem, sujar, a ponto de um negro. Pois o "negro" é usado como sujo, em várias outras palavras e situações racistas que usamos no dia a dia. Quando falamos, "não queria denegrir ninguém" é um termo simbólico de tornar alguém sujo, ou manchar alguém. É uma palavra bem pesada quando analisamos com calma.
@gustavoqb131 Жыл бұрын
@@D_Netuna é exatamente ao contrário, como escrevi acima. Não há racismo na palavra denegrir. O significado é outro. Dá uma lida no meu comentário.
@theprogramer3.6.962 жыл бұрын
Lado negro da força - Star Wars.
@silassilvaferreira27 күн бұрын
O lado obscuro.
@ArthurOliveira-ti7jj2 жыл бұрын
Denegrir é racista? Kkkkkkkkkkkkk rapaz, isso é doidice!
@decoalmeida88044 жыл бұрын
Mais uma vez aprendendo com a história. Confesso que não sabia a origem de algumas palavras. O que denota que muitos de nós brasileiros acabamos mantendo certos termos pejorativos. Outros vão dizer que é Mimimi. Parabéns Lili!!!
@eduardogreco47123 жыл бұрын
quando voce toca na madeira ,ela vai esbranqueçando ,o que quer dizer "contaminando" isso é um termo racista?
@mariacristinamirandaescrit82553 жыл бұрын
Tem muita gente procurando pelo em ovo…
@leitoresalem-mar47624 жыл бұрын
Professora, acho muito válido este vídeo e tenho muita admiração pelo seu trabalho. Sobre a palavra mulata, acho válido dar uma olhada no podcast Presidente da Semana, episódio 6, sobre o Nilo Peçanha. A historiadora Mary Del Priore dá uma outra explicação para a origem dessa palavra. Vale a pena ouvir!
@lilischwarcz71504 жыл бұрын
Luciene Faria vou olhar. Muito obrigada pela sugestão
@hugo-garcia4 жыл бұрын
A noção de negro /escuro vem da noção do ser humano com relação a claro/escuro a noite/dia a luz/escuridão. Ou seja da noção de escuridão e claridade, já que em TODAS culturas humanas, inclusive as culturas africanas ou seja lá qual for a escuridão sempre foi relacionada com o desconhecido, com o medo normal do ser humano ao escuro. Inventar que isso é racismo pra mim é muita falta de vergonha na cara.
@sandramacedo76534 жыл бұрын
Olá Hugo! Claro que sim a luz/sombra, o claro/escuro, dia/noite. Faz parte da vida e todos os ciclos, e a sombra/o escuro/ o sombrio são mais temidos. E eu pregunto-me se poderá isso estar relacionado com o racismo e a diminuição do negro ao longo da história, por se associar então que pele do outro é escura e portanto rejeitada e esse outro tem que ser controlado, dominado, submitido pelo outro que tem a pele clara, a "boa", a que deve imperar. Entendo o que dizes do claro/escuro como arquétipos, mas é real o racismo, é real a existência de uma linguagem que expressa esse racismo e que tem história. Falta de vergonha na cara é não podermos ver que esse racismo existe, está disseminado de muitas formas e falta de vergonha é não estarmos atentos ao nosso próprio comportamento e linguagem e os reflexos que têm.
@spinterchannel4 жыл бұрын
Ja ouvi falar que a palavra mulata tem origem do árabe muwallad
@joaogabriel-capielcripto29582 жыл бұрын
A história do criado mudo está totalmente errado, pesquisem aí. De acordo com o site Origem da Palavra, o termo “criado-mudo” vem do inglês “dumbwaiter” (ou “criado abobado”), um móvel inventado na Inglaterra onde se colocavam os materiais para o chá, dispensando a presença da criadagem que fatalmente acabava se inteirando das situações escabrosas da família. Vídeo muito mal pesquisado
@marry10castro2 жыл бұрын
Discordo de algumas palavras, muitos dessas estão no dicionário e tem origem no latim. A importância é na intenção da palavra, a movimentos que tentam nos limitar, na forma que falamos, pensamos e agimos.
@michelineoliveira18124 жыл бұрын
Me surpreendeu a origem da palavra boçal. Poxa, qual adjetivo eu deverei usar a partir de agora quando me referir ao excelentíssimo presidente do nosso país?
@JoaoVictor-uu2wi4 жыл бұрын
Apedeuta, energúmeno, acéfalo...
@juniorjr86094 жыл бұрын
Qualquer um que não preste...kkkkk
@luannbarros90802 жыл бұрын
1:42 termo boçal é usado por um contexto discriminatório e não criado por ele. Este termo n faria parte da dinâmica histórica da semântica das palavras? P.ex.: é comum designar o atual presidente como uma pessoa boçal (ignorante). Fato é q o uso está relacionado ao significado da palavra e não do sujeito, o contrário ocorre c a palavra denegrir.
@MarcioAntonioEstrela4 жыл бұрын
Professora Lilia, A palavra MULATO viria do árabe, muwallad (= mestiço de árabe com ‘não árabe’). Alguns historiadores e jornalistas (Eduardo Bueno)
@veiosentimental66134 жыл бұрын
O que a senhora diz, daquele fenômeno astronômico, o "buraco negro"?
@andreiatavares87854 жыл бұрын
Eu penso que não tem nada a ver com racismo. Buraco negro se refere a alguns lugares do cosmo vamos dizer assim que nem a luz escapa! Bom! Essa é minha visão!
@LucianoLoureiro4 жыл бұрын
Professora, postei esse vídeo em uma página do Face de "História e Historiografia" e me assustou a quantidade de comentários preconceituosos contra. É assustador como as pessoas não querem problematizar a questão do racismo no Brasil.
@anacarolinasilvadejesus68904 жыл бұрын
Criou se a ideia de que "se não falar acaba sozinho". Óbvio que isso é uma falácia. Só discutindo o problema vamos acabar com ele.
@anacletwilliams83154 жыл бұрын
@@anacarolinasilvadejesus6890 Tenho dúvidas. Muitas dúvidas. Acho que essa atitude só reforça o lado negativo da questão. É claro que a história do Brasil não é feita só de rosas. Aliás, a história de nenhum país é feita só de rosas. Mas temos o dever de buscar também ressaltar os lados positivos da nossa história em relação à de outros países. Na minha opinião, é um bem tremendo para o país a política de miscigenação que os portugueses sempre implantaram no Brasil, desde sempre, seja com os negros, seja com os índios. E essa política era implementada não só no Brasil, mas em todas as colônias portuguesas, como na Índia. Isso formava desde sempre uma população miscigenada, híbrida, "mulata" se você quiser. Muito diferente de outras colonizações, que segregavam os grupos, onde relações entre eles eram punidas, como nos EUA ou na África do Sul, que deu origem ao mal do apartheid que, felizmente, nunca tivemos. Por que não ressaltar também os lados positivos, ao invés de procurar pelo em ovo?
@user-hq2mh4ec6r4 жыл бұрын
@@anacletwilliams8315 não teve nada positivo. Foi menos pior que em outros países? Foi. Mas a gente não precisa ficar comparando: só porque outros países viveram situações piores não quer dizer que a do Brasil foi boa e nada que nos faça ter orgulho. Em alguns pontos a história foi até bem pior aqui: o Brasil foi o país para onde mais escravizados africanos foram trazidos no MUNDO. A história do Brasil é totalmente racista e ficar tentando ressaltar os pontos positivos só apaga a história. Aliás, essa miscigenação servia muitas vezes para "embranquecer" populações não-brancas e muitas vezes era resultado de estrupos de homens brancos contra mulheres negras, tanto que os filhos continuavam escravos e não eram integrados na sociedade. Tentar achar pelo em ovo é tentar achar ponto positivo do racismo no Brasil, porque simplesmente não tem
@anacletwilliams83154 жыл бұрын
@@user-hq2mh4ec6r Então continue olhando para o lado vazio do copo. Eu prefiro olhar para o lado cheio do copo. Lamúrias e lamentações não levarão a nada de bom.
@user-hq2mh4ec6r4 жыл бұрын
@@anacletwilliams8315 vamos ignorar os problemas que eles desaparecem então né :)
@lfanrevitcenter Жыл бұрын
Eu uso o termo a coisa tá preta, ou ficou claro, no sentido de Noite ( escuro não dá para enxergar) e dia claro (dá para ver, entender e enxergar.) E vou continuar usando. Não tem nada haver com cor de pele ou raça.
@robertowagner18454 жыл бұрын
Muito interessante, alguns termos são tão naturais de usarmos que não percebemos o que historicamente representavam. Grato pelas dicas.
@manoelbarros32064 жыл бұрын
Olá, professora. Chamar uma pessoa que é morena de morena ainda é aceitável?
@silassilvaferreira27 күн бұрын
Hoje fala pardo ou parda.
@debora30004 жыл бұрын
Oi, Lili. Sempre pensei no termo "grana preta". Eu sempre vi usado com algo positivo, no sentido de "muito dinheiro", mas depois de ler Mauá, do Jorge Caldeira, fiquei imaginando se sua origem não seria o dinheiro ganho com o tráfico de escravos. Porque traficantes de escravos eram os homens mais ricos do Império. Será? 😏 Só minha imaginação, viu?
@mariosergiolabussieremaria18254 жыл бұрын
Boa pergunta hein !
@rogerioaraujo20944 жыл бұрын
O dólar é preto.
@antoniaevafelix21424 жыл бұрын
Faz sentido
@zelamour32014 жыл бұрын
VC TEM RAZAO. AS PALAVRAS QUE A LILI FALOU TOMARAM VIDA PRÓPRIA, E A LILI, ALÉM TERÁ, SIM, APOIO DE LINGUISTAS, FILÓLOGOS E ATÉ A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS QUANTO A ABOLIÇÃO DO USO DESTES TERMOS MESMO TENDO TOMADO VIDA PRÓPRIA E SIGNIFICADO PRÓPRIO.
@madamebovary04 жыл бұрын
Faz muito sentido!!!
@pauloalbino10004 жыл бұрын
Olha só, curti muito. Professora veja como usamos inconscientemente as palavras: Eu iria escrever, após assistir o video: " ficou bem claro!" Me fez refletir sobre mais uma palavra pra gente se policiar: Claro no sentido de esclarecido, nítido ou talvez "não escuro", onde não vejo e não entendo nada. As palavras dizem muito vou me ouvir mais. Muito obrigado!
@georgejunior6134 жыл бұрын
Eu penso que faltou sugerir expressões que substituíssem as que foram mencionadas no vídeo como racistas.
@lilischwarcz71504 жыл бұрын
George Júnior boa ideia. Da próxima vez vou fazer
@desidrogenase Жыл бұрын
Noooossa que dificuldade de alguns aí em mudar algumas palavras do dia-a-dia! Parece que a língua vai cair até!
@devanirjunior13584 жыл бұрын
Ótimo vídeo! Parabéns..muito instrutivo!
@possoopinar442 Жыл бұрын
....2:05 nisso, a senhora tem razão. Percebemos que atrás da senhora, há muitos livros. Por gentileza, nos informe as referencias bibliográficas desse conteúdo. Quais foram os seus materiais da pesquisa? Gratidão.
@fabricioodassi4 жыл бұрын
Ei, professora, as línguas são racistas, sexistas, elitistas e denotam preconceitos dos mais diversos. Dentro das línguas existe a norma culta, os modos coloquiais, regionalismos, etc. A "politização" ou a sanitização do uso empobrece a língua e apaga camadas de registros históricos e costumes sociais. Penso que devemos estudar as palavras e utilizá-las com crítica, até como instrumento contra discriminações. Não obstante, parabéns pelo vídeo.
@oxnegative4 жыл бұрын
O socialismo é bom, o problema é ter que comero próprio cachorro para não morrer de fome.
@alexavieira64514 жыл бұрын
Minha mãe e branca e ela e empregada, ela se chama de doméstica, então ela e racista com ela mesmo?
@hfb-trader8234 жыл бұрын
Muito bom! E o verbo “judiar”? Tem origem antissemita?
@bygone.57634 жыл бұрын
eu não duvido ela acreditar que éKKKK
@marcioramosfoto3 жыл бұрын
Conversa de negros mestiços: Convidado por Benedita para audiência, Sérgio Camargo diz que não senta à mesa com “pretos racistas” “Não me sento à mesa para dialogar com pretos RACISTAS! Benedita da Silva me chama de ‘capitão do mato a mando do Bolsonaro’. Vá procurar sua turma! NÃO EXISTE CRISE INSTITUCIONAL NA PALMARES!”, escreveu Camargo no Twitter.
@Atualiza3603 жыл бұрын
e alvejar? Sera que quer dizer que brancos são alvos de alguma coisa? e amarelar? quer dizer que asiaticos são inferiores? azul de frio? é preconceito com o avatar?
@roquesilva96383 жыл бұрын
ME-TI-RO-SA. HIPÓCRITA de alma Sebosa !
@roquesilva96383 жыл бұрын
HIPÓCRITA, você não me representa. Aqui quem escreve é um negro nordestino ( paraibano): meus amigos são LOIROS, Brancos, negros, mulatos , morenos ,o escambau. Quando setamos à mesa ( veja, ignorante, é à mesa, e não na mesa, como diz LULA, "O orador ") , nossa coversar flui normalmente. Já trabalho nos (Jardins ) há muito tempo; nunca fui ofendido por um BRANCO!!!
@ruialmeida78124 жыл бұрын
Olá professora, concordo na análise de alguns termos com você e em outros com o Djalma, abaixo, mas sobretudo admiro sua imparcialidade intelectual. Demonstra em suas exposições ser uma pessoa autêntica. Certa vez li numa folhinha, calendário, o que um cego considerava uma mulher bonita, ele respondeu: aquela com quem me sinto bem ao lado dela.
@eliseu28724 жыл бұрын
Certo, legal, beleza! Mas, nós vamos abolir também os termos, "rapaz" e "coitado"? Pois, eles também possuem uma origem pejorativa.
@steniowoneyramosdasilva92384 жыл бұрын
Qual?
@lucascariri4 жыл бұрын
@@steniowoneyramosdasilva9238 A palavra "Rapaz" é algo do tipo "inclinado ao roubo". Tem a palavra moleque, muita gente não sabe, mas foi uma nomenclatura para se referir a escravo adolescente, mas no principio não era isso, Do quimbundo mu’leke, que significa literalmente “filho pequeno” ou “garoto”. O quimbundo é uma das línguas bantas (da família linguística nígero-congolesa) mais faladas em Angola, na África. Este termo chegou ao Brasil através dos escravos africanos angolanos, que chamavam os seus filhos de mu’lekes. Com o passar do tempo, esta palavra começou a apresentar um significado pejorativo, devido ao preconceito existente contra tudo o que era próprio dos negros, inclusive o modo como chamavam os seus filhos.
@steniowoneyramosdasilva92384 жыл бұрын
@@lucascariri Entendo. E a palavra rapaz, qual sua etimologia?
@marcelor.95234 жыл бұрын
Obrigado, Professora! A maioria eu já não usava, mas boçal, por exemplo, não conhecia a origem. Só vou continuar mantendo sexta como dia de branco porque é dia de Oxalá, tá bom? Parabéns pelo trabalho, sou seu fã!
@lilischwarcz71504 жыл бұрын
Marcelo R. Combinado Marcelo!
@joaonascimento8514 жыл бұрын
Lili. Gratidão, gratidão, gratidão! Você tem sido fundamental nesses tempos.
@wendel29514 жыл бұрын
faz um vídeo com as palavras que podemos substituir essas.
@mauriceneri4 жыл бұрын
Não pensei que a grande estudiosa Lili fosse aderir a essa moda do politicamente correto para agradar sua audiência. Perdeu pontos comigo. Daqui a pouco ninguém fala mais nada porque SEMPRE haverá uma parcela de pessoas que se sentirão ofendidinhas com qualquer coisa. Bem diz o Pondé: "o mundo está muito chato". As pessoas estão ficando muito fracas, não aguentam mais nada!
@Lemezito4 жыл бұрын
Tenho uma música chamada "Morena Mulata" na qual falo sobre um amor platônico entre um Pescador e uma Mulher que ele conheceu de vista, com toda a certeza eu ficaria imensamente decepcionado se a minha música fosse confundida ou comparada com algo tão sujo como é o Racismo.
@andredicenna4 жыл бұрын
Muito obrigado professora 🙏🏾
@ECanto-jx7uo4 жыл бұрын
Nunca é tarde demais pra aprender tratar todos os seres humanos com a maior dignidade com que Deus os colocou no mundo. É muito lindo saber olhar as pessoas sem preconceitos ou racismo. É libertação. Gratidão por seu vídeo.
@MrRicca12 жыл бұрын
A palavra "denegrir" não tem nada a ver com racismo.
@franklinsilva82612 жыл бұрын
Exatamente.
@danielapaes55312 жыл бұрын
Exatamente, é só olhar a etimologia da palavra. Eu não aguento mais essas pautas de esquerda, já deu. Claro q existe o racismo, é uma pauta importante, mas perde a credibilidade por causa dessas pessoas
@remarks66092 жыл бұрын
@@danielapaes5531 eles tem preguiça de pensar. Então inventam. 😂😂😂
@aroldoladislau6044 Жыл бұрын
LIVRAI NOS DA JUDIA RIA!!!
@kiyoko8260 Жыл бұрын
Exatamente. Ontem minha tia me deu uma "lacrada", como chamam, pois usei essa palavra. Que vergonha...
@PrisciladeMeloSilva4 жыл бұрын
Eu sempre tive dúvidas sobre a origem da expressão "dia de branco". Já ouvi dizer que se referia ao hábito de lavar as roupas de cama (que eram brancas) na segunda feira, o que fazia com que os quintais ficassem repletos de roupas brancas penduradas no varal nesse dia da semana. Já pesquisei muito e não encontrei nada definitivo. Por via das dúvidas não uso a expressão (nunca usei). Mas tenho essa dúvida sobre a origem da expressão.
@luciaandradedossantos98694 жыл бұрын
Até onde sei "negro/a" está relacionado a cor e não somente a raça. Algumas palavras o "negro" em questão tem a ver com a cor e toda simbologia relacionada a ela, sem ter qualquer conotação com a raça como foi citado.
@lilischwarcz71504 жыл бұрын
Lucia Andrade Dos Santos infelizmente não separamos por aqui cor e raça. Obrigada pelo comentário Lucia
@danybonzio3 жыл бұрын
Vc tem toda razão, muitas vezes as cores são atribuídas a sentimentos e a¢ões. Denegrir não tem nada a ver com racismo.
@igorT4873 жыл бұрын
@@lilischwarcz7150 ela quis dizer cor no geral, tipo azul, verde, não cor de pele
@sergiocesarjunior87524 жыл бұрын
Fantástica explanação! Muito esclarecedora. Confesso que não conheciaia a origem de alguns dos termos e expressões apresentadas nesse video, como as: 《boçal》e《dia de branco》. Nessa última expressão (《dia de branco》), eu associava a cor de um uniforme, ou vestimenta que caracterizasse um trabalho em consultório médico, ou similar. Como sempre, os videos que a sra. grava são uma prestação de serviço à formação de um espírito republicano e democrático. Grato!
@ronaldothomejunior37024 жыл бұрын
Eu acho essa discussão bem interessante, porque há muitas palavras que surgem com uma conotação e passam a ser usadas com outra. A palavra "daimon", por exemplo, que era usada para descrever os espíritos diversos na Grécia antiga, alguns protetores do lar, deu origem ao nome "demônio", que é um sinônimo de espírito maligno, em oposição a Deus. Carl Sagan usa essa semântica a favor do seu livro: O Mundo Assombrado pelos Demônios. Mas com certeza ele sabia que o uso dessa palavra era inadequado como um espírito protetor em nossos dias. Machado de Assis também usa uma palavra em seus livros que significa "caixa oval" e que, em nossos dias, é usada como sinônimo do órgão sexual feminino (não vou dizer aqui que palavra é essa). O mínimo que se pode dizer é que, quando se conhece melhor o que uma palavra quer dizer, você obtém recursos para entender o passado e a liberdade de desenvolver uma escolha vocabular adequada a situação em que está. Dito isso, super concordo com o vídeo - se uma palavra tem carga negativa e você tem o conhecimento sobre ela, talvez ela possa ser substituída da nossa escolha vocabular sem prejuízo - e nem polêmica. E, claro... Nos permite aprender e conhecer novas palavras! Abraços Lili;)
@mariosergiolabussieremaria18254 жыл бұрын
Bom comentário sobre a etimologia das palavras. Mas mesmo q vc seja um eclesiástico, pode escrever a palavra "vagina" que não é pecado. Papa Francisco flexibilizou mta coisa.
@ronaldothomejunior37024 жыл бұрын
@@mariosergiolabussieremaria1825 beleza... Obrigado. Mas a palavra não era "vagina", era iniciada com a letra "b". Enfim... Abraços;)
@mariosergiolabussieremaria18254 жыл бұрын
@@ronaldothomejunior3702 ah bom... Essa já é minha mãe q não me deixa falar kkk Boa sorte!
@vocetemrazao22394 жыл бұрын
@@mariosergiolabussieremaria1825 O Papa Francisco não flexibilizou nada e nunca houve problema em dizer "vagina", visto que este termo foi cunhado numa universidade católica pelo anatomista e também católico Johann Vesling. Enfim, traduzindo o termo "vagina" do latim para o português significa "bainha".
@mariosergiolabussieremaria18254 жыл бұрын
@@vocetemrazao2239 tá aí um sujeito que entende dos milagres da igreja. Esse sim é um eclesiástico ! Rs
@lfanrevitcenter Жыл бұрын
Tanta coisa importante para nos preocuparmos, como AMAE E RESPEITAR AO PRÓXIMO... O problema não é o que fala. E sim o que PENSA!
@DiogoSilva-pc9vd Жыл бұрын
Esse seu discurso só funciona no discurso mesmo, na prática isso não acontece
@j.pereira84224 жыл бұрын
Eu devo usar a expressão "deu branco" quando esqueço alguma coisa? Ou vermelho de raiva? Branco de susto? Fiquei bege! Amarelou! Azul de frio! Roxo de frio! Os animais vermelhos que tem essa cor para alertar que são venenosos estão politicamente incorretos? Darth Vader deveria ser branco? Meu Deus eu não sei o que é certo! Ajudem-me!
@LOVELIBERIA-AMOLIBERIA4 жыл бұрын
Querido, é somente conhecer a origem de algumas expressões que reforçam uma idéia preconceituosa ou ofensiva. Acontece o tempo todo sem que percebamos, em parte por pura ignorância, não por maldade, sobretudo em uma sociedade onde reina a hipocrisia. É uma questão de tomada de consciência, para evitar mal entendidos... O mundo seria melhor sem tanta desigualdade não é mesmo? O conhecimento nunca é em vão. Por exemplo, azul de frio... Tem a ver com o nível de oxigênio do sangue e sua circulação em determinada condição, neste caso, diante da exposição prolungada a baixas temperaturas ... A palidez durante um susto, ou em situação de medo, por exemplo, também tem esse fundo fisiológico... E por aí vai. Um abraço e boa pesquisa. 🌺
@eduardogreco47123 жыл бұрын
tudo isso são termos racistas ,voce sera preso.
@eduardogreco47123 жыл бұрын
@Yasmin Nascimento mercado negro é referente a lei estar no escuro ou fazendo algo que não esta na luz da lei,não vejo como racismo.
@Atualiza3603 жыл бұрын
@@LOVELIBERIA-AMOLIBERIA posso usar a palavra escravo mesmo sabendo que ela surgiu para designar inferioridade a um povo de cor branca? n é ofensivo ao povo eslavo?
@marciozielinsky76993 жыл бұрын
Esse papo é estratégia Comunista. Dividir para conquistar. Antônio Gramsci na veia. Só inocente útil apoia essa idéia idiota!!!
@adeliasylviapennaramos46142 жыл бұрын
Lilia, em Salvador se usa dizer que "sexta feira é dia de branco", para referência de que é dia de Oxalá, que veste branco, a cor que devemos vestir na s sextas feiras. Hábito que está se perqdendo conm a "modernidade". Quando lá cheguei em 1972, lembro de comentar sobre a quantidade de médicos que via nas ruas e me deram a explicação.
@angelax88374 жыл бұрын
a lilia é otima ela mostra a branquitude que não basta não ser racista , tem que ser anti racista,só assim pra esse atraso no brasil cessar.
@lilischwarcz71504 жыл бұрын
Nivea Santos que ótimo esse comentário nivea. Obrigada
@themarlon81 Жыл бұрын
Eu sou negro se eu me ofender porque alguém usou a palavra denegrir, eu preciso de internação psiquiátrica, a etimologia da palavra denegrir vem da palavra denigrare do latim, se tornar escuro ou "manchar" não tem conotação racial,
@inesmendonca984 жыл бұрын
Acho que o importante não é a palavra em si..mas o sentido que damos a ela...O importante não é o que a gente fala mas a intenção que está por tras disso...Se eu chamar um amigo de nego com amor, eu já serei abençoada pelo quem acredito ser muito mais importante que meia duzia de pessoas que vão me criticar e que provavelmente tem muitas questoes a trabalhar nessa vida como solidariedade, gratidão e amor...
@wagnersilva79184 жыл бұрын
Vídeo muito elucidativo. Algumas palavras eu já sabia sobre suas origens, mas outras como boçal, doméstica e criado-mudo eu não fazia ideia de como tinham surgido. Confesso que mesmo sabendo do racismo implícito na palavra denegrir, muitos vezes uso-na com uma certa recorrência por ato falho de fala ou na falta de pensar em outra palavra substituta mais adequada para o discurso. Enfim, a desconstrução vem com o tempo e precisamos evitar persistir nessa naturalização semântica. Obrigado Lili e parabéns pelo canal.
@Atualiza3603 жыл бұрын
criado-mudo é a mais engraçada kkkkkkk vcs acreditam em qualquer coisa... se ta no youtube só pode ser verdade.
@wagnersilva79183 жыл бұрын
@@Atualiza360 e por que desconfia que não seja verdade? Vc acha apenas uma coincidência denominar um objeto como criado? E a objetificação dos negros escravizados, não significa nada pra vc?
@Atualiza3603 жыл бұрын
@@wagnersilva7918 A origem mais provavel da palavra criado-mudo é a tradução literal da palavra inglesa "dumbwaiter". Não é uma coincidencia, é o nome que se deu a esse movel pois ele era um movel auxiliar e de mobilidade, n era um movel principal, era um "servo" da mesa, e mudo se refere a ele ser um movel que não fazia barulho por ser um movel de apoio principalmente para o candelabro e algum tipo de bebida ou comida, dado que na epoca de sua criação as portas dos armarios faziam muito ruido. a palavra correta para se traduzir "waiter" é garçom ou aquele que serve. veja, n é que eu desconfio que não seja verdade, o fato é que isso é uma mentira. Simples assim. www.etymonline.com/word/dumb-waiter vc tem alguma referencia que indique o contrario? mas veja... n vale blog e facebook, nem video no youtube. Vc sabia que a palavra escravo tem origem no povo eslavo? Vc acha certo continuar objetificando o povo eslavo com esse termo pejorativo? Vc acha certo usar a palavra "amarelar"? Vc n tem pena dos asiaticos que são amarelos? vc acha correto chamar os asiaticos dessa forma? E a palavra alvejar? acaso os brancos merecem ser alvo de alguma coisa? coitados dos brancos, n merecem ser alvo de nada. Vc percebe que qualquer palavra pode se tornar racista tirada de seu contexto? É isso que vcs fazem, e se acham a cerejinha do bolo... 5 minutos de leitura evita de estar falando qualquer coisa na internet. Procure a etmologia de todas essas palavras e vc vai ver que nenhuma delas é racista. Vcs acham que o portugues caiu do ceu, ele simplesmente tem origem em outros idiomas mais antigos, em regiões da Europa com fonteira triplice não é incomum uma mesma palavra ter diferentes sentidos em idiomas diferentes... mas enfim... vcs n querem saber. palavras n são racistas, pessoas são racistas. um escravo pra ficar a noite inteira segurando um copo kkkkkkkkkkkkkkk tem q ser muito burro pra acreditar nisso, serio. Isso n tem nem fonte historica nem etimologica.
@Atualiza3603 жыл бұрын
@@wagnersilva7918 Acredito que a escravidão no Brasil causou a população negra sequelas irreparaveis, é so ver a cor dos nossos parlamentares e a pouca ou nenhuma representatividade dos negros, cargos de diretoria, etc... etc... agora eu preciso ser burro e subverter o meu proprio idioma para concluir isso?
@wagnersilva79183 жыл бұрын
@@Atualiza360 isso não é subversão linguística. É apenas a constatação de que o racismo foi tão naturalizado, que se entranha até pelo uso de um léxico que sequer é analisado. Claro que fazer uso de termos e expressões antiracistas não apagará o racismo da história de uma hora pra outra. Mas ignorar essa revisão linguística tbm não vai contribuir muito.
@marcelitacabrita4 жыл бұрын
Domestico vem do francês domestique que vem do latim domesticus e domus que significa casa. É relacionado a atividades da casa, absolutamente nada a ver com escravidão.
@marcelitacabrita4 жыл бұрын
@Michel Carvalho huahuahuahaugua 😝😘
@anacletwilliams83154 жыл бұрын
Não vem do francês coisa nenhuma. Vem direto do latim mesmo, "domus" = casa. Daí doméstico, domicílio.
@marcelitacabrita4 жыл бұрын
@@anacletwilliams8315 pois vá corrigir a informação dada pela google
@anacletwilliams83154 жыл бұрын
@@marcelitacabrita Para começo de conversa, é "o" google, masculino. Em segundo lugar, "google" só é fonte de informação para quem não tem coisa melhor. Em etimologia, doméstico vem diretamente de "domus", assim como domicílio. Sem intermediários. Corrija-se a senhora mesma.
@marcelitacabrita4 жыл бұрын
@@anacletwilliams8315 a google também é usado ue. Pra se referir a empresa google. Realmente no contexto que usei o correto é "o google". Mas a informação dada pelO google é retirada de dicionários 😪 ta querendo desmerecer pesquisas na internet é? Como se tu nunca tivesse feito isso. A moça do video poderia muito bem da uma pesquisada nO google pra não passar significado se palavra equivocado. Tiro nem um merito do conhecimento dela por isso
@JanyelsonxD4 жыл бұрын
Eu já ia dizer que foi muito "esclarecedor"... Mas percebi que a expressão também pode soar racista kkk. É realmente bem difícil fugir desses nossos maus hábitos linguísticos, mas seu vídeo ajuda bastante nesse cuidado. Obrigado!
@apenasmaisumdiogo.71154 жыл бұрын
esclarecedor vem de esclarecer, que vem de claro, ou seja, esclarecer algo é torná-lo claro, mas pode usar sem medo, não tem nada de racista nisso, quando iluminamos um lugar escuro com uma lanterna, tudo fica mais visível, da mesma forma que um esclarecimento pode explicar um assunto
@leonardomanzo493311 ай бұрын
Não, este vídeo descuidado e sem rigor algum da Profª Lilia Shwarcz não ajuda coisa alguma neste cuidado, pelo contrário só atrapalha...
@marianatoledo15764 жыл бұрын
Lili, esses dias eu ouvi duas pessoas conversando; uma branca e a outra era negra. A pessoa branca falou q está sentindo "inveja negra" pelo novo emprego do marido dela. Daí, a pessoa negra perguntou o porquê dessa inveja ser negra. Ela respondeu que não podia dizer q era inveja branca, pq era ruim mesmo... Por isso a inveja negra! 🙄 Quase tive um treco ao ouvir esse diálogo!
@lilischwarcz71504 жыл бұрын
Mariana Toledo claro Mariana. O significado das palavras se faz em contexto. Mas eu expliquei situações em que o sentido é negativo. Abraços
@edmondrodrigues48294 жыл бұрын
Querida professora, a expressão PESTE NEGRA, também está relacionada ao racismo?
@AntoniaSantos-kv4wo4 жыл бұрын
Vai eliminar a cor preta da palheta de cores também, nunca vi tanta besteira aff
@melanciafeliz4 жыл бұрын
Qual palavra pode usar no lugar de doméstica?
@duartelivre69114 жыл бұрын
Pois é teve palavras que ela não conseguiu nos dá o equivalente para substituir.
@tinininho4 жыл бұрын
Ué, simples! Como é chamada a pessoa que faz o serviço de limpeza dentro de uma empresa??
@tinininho4 жыл бұрын
Pode chamar tbm de: Secretária do Lar ou melhor... Anjo, pois a pessoa que dedica seu tempo para cuidar da sujeira do outro, fazer sua comida, as vezes até cuidar da família é um Anjo.
@melanciafeliz4 жыл бұрын
@@tinininho anjo pode parecer que a pessoa quer praticar assédio sexual. Não acho boa ideia não.
@rafaelnagao4 жыл бұрын
Empregada, diarista (se fizer diária), trabalhadora, parceira ou coworker (no "rebranding" neoliberal), funcionária
@zelamour32014 жыл бұрын
É MESMO LILI? MAS VC JÁ COMBINOU OU DISCUTIU COM OS LINGUISTAS E FILÓLOGOS SE ESTÁ CERTO PARAR DE USAR TERMOS CORRENTES DA LÍNGUA , JÁ COM SENTIDO PRÓPRIO, REPITO, JÁ COM SENTIDO PRÓPRIO, EM VISTA DA ORIGEM DESSAS PALAVRAS? ?
@Sheilafilosofiamusic4 жыл бұрын
Professora, na boa, e a re-significação que alguns termos ganharam , não conta não? "Mulata", por exemplo tem sentido pejorativo nos territórios marcados pela academia, que é extremamente preconceituosa de todas as maneiras, e entre os grupos de luta antirracista, que muito bebem do discurso acadêmico. Na periferia e na cultural popular a mulata é simbolo da beleza no Brasil. A língua é dinâmica e quando eu me refiro à mulata não tô pensando em animal não. Eu até entendo que na academia faça sentido lembrar da etimologia da língua, afinal os acadêmicos aí da USP não gostam nem de preto, nem de mulato, nem de pobre. Eles sim têm que tomar cuidados com o vocabulário deles!
@apenasmaisumdiogo.71154 жыл бұрын
Isso me lembra até do termo queer, que era pejorativo nos EUA, mas virou um símbolo de orgulho na causa LGBT+.
@cleilanesantos79364 жыл бұрын
Professora, incrível seu trabalho! Eu só passei a lhe conhecer quando fiz críticas a um texto, que falava sobre mulheres negras brasileiras, postado na internet em um blog de mulheres filosofas. Minha primeira crítica foi sobre o fato de que não havia como referência bibliográfica escritos de mulheres negras brasileiras, como se não houvesse produção nossa!!! O texto tinha seus escritos como destaque, foi a escritora brasileira que ganhou o papel principal em detrimento de uma pequena citação de um livro da Djamila Ribeiro. Como resposta, fui informada sutilmente, que a Djamila Ribeiro não era uma pesquisadora/intelectual (tão somente uma militante que escrevia pra levar informações sobre racismo na internet e em livros de bolso) e que, a senhora sim, seria uma pesquisadora. É interessante pensar que o fato de usares as redes sociais para propalar conhecimento não te diminui enquanto autoridade intelectual, mas a Djamila sim!!! Hoje, depois de ver diversos vídeos do seu canal, percebo que quem te usou como referência naquele texto não te conhece. Fazes um trabalho importantíssimo, mas sabe que seu papel nessa luta é a de coadjuvante e não uma qualquer, mas uma coadjuvante que sabe usar seu espaço e potência pra fazer o melhor e de maneira correta, sem apagar o diminuir o protagonismo de quem deve ser de direito. Sem palavras pra expressar minha gratidão: obrigada !
@karenmenezes14294 жыл бұрын
A senhora da palestra falando sobre expressões preconceituosas??
@eduardo.mr-rs4 жыл бұрын
De onde que você tirou que este termo "doméstica" surgiu de domesticar negras na escravidão para trabalho no lar? Qual a fonte disso? Doméstico/a vem do latim domus, e quer dizer "casa", "referente a casa", "referente ao lar" e não vem de domesticar. É próxima, pq domesticar é outra palavra que deriva de domus e quer dizer tornar caseiro. Doméstica serve para outras coisas, por exemplo, se fala em "questões domésticas" para se referir a assuntos internos de um país, assuntos de casa, de domus, mas não para "domesticar assuntos internos". Essa relação, abolir palavras com base em suposta etimologia preconceituosa não faz o menor sentido, ainda mais quando não faz sentido também essa suposta etimologia. Por isso te pergunta a fonte científica.
@junior812914 жыл бұрын
Essa senhora está caducando cada vez mais. Ela é a prova de que diplomas e títulos diversos, não garantem inteligência a ninguém.
@AntoniaSantos-kv4wo4 жыл бұрын
Alienada🙄
@eduardo.mr-rs4 жыл бұрын
Acho que a luta justa contra o racismo e a necessária reflexão sobre os problemas ainda não resolvidos do nosso passado colonial é uma coisa, mas mistificar o passado é outra. É um absurdo, parece um "olavismo" às avessas. Então uma loja de móveis para lucrar e gerar publicidade grátis com problematização nas redes sociais, inventa que criado-mudo vem de escravo que ficava do lado da cama a noite inteira segurando um copo de água, mas os senhores de escravos não gostavam pq ele falava, daí inventaram o móvel. Uma loja conta esta "estória" e isso passa como verdade: "vamos abolir o termo pq é racista". Isso tá virando um terraplanismo, mas do lado invertido, com vernis progressista.
@Paulomizzo4 жыл бұрын
Acho interessante esta questão do homem vim corrigir a mulher. Como tambem acho interessante nao compreender que logo no início do video, ela abre o diálogo, convidando a reflexão, e sua resposta, me parece ter o cunho de correção, e isso nao entra na discussão. Para que está feio.
@eduardo.mr-rs4 жыл бұрын
paulo chiminazzo o vídeo é muito taxativo “16 termos racistas para abolir do vocabulário”. Parece muito claro o objetivo. Essa de “homem vim corrigir a mulher” como desvio do assunto, é um bom exemplo de como um olavismo às avessas está de espalhando na esquerda, onde apontar erros, no caso tão evidentes como esse, a pessoa pode ser desqualificada por outro atributo que nada tem a ver com a discussão em si. É isso que está tbem fazendo a esquerda construir fakes news, pois cada vez menos gente tem coragem de dizer A ou B, com medo de ser desqualificado por atributos que nada tem a ver com o tema em debate. Mas comigo isso não cola. Trata-se de uma prática emburrecedora. Uma espécie de “terraplanismo de esquerda” que se espalha feito uma epidemia. Comigo não cola.
@emmanuelpedroribeiro84874 жыл бұрын
Olá professora! Tive contato com o seu canal hoje pela manhã através de uma postagem no GP de Retórica e Direitos Humanos. Quando assisti fiz minha inscrição. A propósito de palavras ou expressões racistas que devemos abolir do nosso vocabulário, sempre ouvi a expressão, mas isso é "o samba do crioulo doido", gostaria de uma explicação sobre esse uso. Muito obrigado!
@sthess14 жыл бұрын
As palavras tem história e vem carregado de proconceto e ódio. Vivendo, aprendendo e melhorando! Obrigada professora Lili!
@mariosergiolabussieremaria18254 жыл бұрын
a palavras vem carregadas de história! O preconceito a gente agrega bem toscamente.
@joaovilareal48544 жыл бұрын
Oi Lili! Este teu vídeo me lembrou um antigo artigo da Giralda Seyferth, que faz uma análise dos ditados populares e a demonstração através deles do resquício das teorias raciais e eugenistas do século XIX e início do XX, não só em relação aos negros mas também ao preconceito regional. É de fato importante nos atentarmos à linguagem para percebemos a sutileza do preconceito nosso de cada dia.
@wesleytigresantos40314 жыл бұрын
Qual é o nome do artigo?
@joaovilareal48544 жыл бұрын
@@wesleytigresantos4031 A invenção das raças e o poder discricionário dos estereótipos
@marta_2022 Жыл бұрын
Esse video é um show de vergonha alheia. Um monte de informação errada.
@annasantos67164 жыл бұрын
"Domésticos/doméstica " está na lei. E aí, como fazer se é um termo jurídico? "Da cor do pecado" já foi até título de novela. Mas significa tb uma mulher sensual bem bronzeada,morena. Não é isto?
@floydiano56584 жыл бұрын
Embora eu seja absolutamente combativo nessa luta contra qualquer forma de preconceito, de quem quer que seja, é interessante esse lance de termos racistas. Eu percebi que em Salvador, cidade mais negra fora da África, as pessoas, inclusive os próprios negros, se referem às pessoas negras como "escurinho" ou "moreninho". Outra palavra muito usada por lá é "negrinhagem", um termo que aparentemente designa o que se conhece como chatice ou malcriação. Portanto, estes casos não seriam exemplos claros de racismo? Falados pelos próprios negros, que tal problematizar isso? Senão esse vídeo fica parecendo cartilhinha do politicamente correto ou então um manualzinho de boas maneiras para crianças desprovidas de raciocínio crítico, que tal começar a tratar dessas ambiguidades, professora Schwarcz? Será que essas pessoas são apontadas e expostas publicamente como racistas quando usam esses termos? Qual o termo que se usa nesse caso, quando um negro diz que outra pessoa está com "negrinhagem"? Responde aí! Eu penso que a extrema direita cresceu nesse país exatamente devido a estes discursos prontinhos da academia, feito por uma turma riquinha que sequer morou uma semana numa favela, que adora pousar na frente de livros, são mestres e doutores na arte de escrever sobre os pobres bem longe deles, parece mesmo que a grande maioria dessa intelectualidade institucional não passa de decoradores do inferno alheio, ficam decorando ideologicamente as mazelas reais das pessoas enquanto estas vivem a fome e a miséria na carne. A favela não é de esquerda nem de direita, o processo de favelização é o fracasso de um projeto de cidadania, não importa se o governo é de esquerda ou direita. Então, penso que essa lógica de cartilha não explica as contradições do racismo no Brasil, esse tema tem que ser discutido sem tabus, sem esse argumento persecutório, criminológico, é preciso tratar não do óbvio mas do não dito, do ignorado.
@luba57403 жыл бұрын
Pelo o que eu li, essa história de criado mudo como subestimado um escravo surgiu em 2019 a partir de uma propaganda da loja Etna, tanto que antes disso não tem referência nenhuma a essa associação entre criado mudo e racismo. Acho importante que isso seja elucidado, para não se passar desinformação.
@mozartarturdacosta29304 жыл бұрын
Professora .... o que voce falou - As Palavras tem História e é preciso pensar nelas; foi incrível. Valeu por tudo.
@heliofernandomoreno65123 жыл бұрын
Será que se falar "Quadro negro" estou sendo racista🤔😂❓
@isaac-28404 жыл бұрын
Vai dormir, dona. KKKKK' Era só o que faltava.
@nandooliveira24474 жыл бұрын
kkkkkkk
@oxentejack82324 жыл бұрын
Racista safado
@ronaldothomejunior37024 жыл бұрын
Tanta gente corrigindo a Lili aqui embaixo e esquecendo o mais importante: cadê as fontes de vocês?
@luiztoledo40294 жыл бұрын
professor a senhora presta serviço inestimável com conhecimento e acima de tudo, sabedoria!
@zelamour32014 жыл бұрын
EU ADORO A LILI PQ ELA SÓ PINÇA ASPECTOS NEGATIVOS DA SOCIEDADE DE 200 ANOS ATRÁS (ONDE O PENSAMENTO DA ÉPOCA ACEITAVA-SE AS COISAS QUE ELA CITA) , METE O PAU NA SOCIEDADE DAQLA ÉPOCA E AINDA COLA ESSA NEGATIVIDADE , METENDO O PAU NA SOCIEDADE ATUAL ( COMO SE FOSSE UM REVISIONISMO ) E ATÉ METENDO O PAU NO GOVERNO ATUAL. ESPETACULAR LILI. E MAIS, DIFERENTEMENTE DOS EUA , ESPANHA, FRANÇA, RÚSSIA, ONDE AS CRIANÇAS SÃO ENSINADAS A AMAR O SEU PAÍS, NOS COMENTÁRIOS SOBRE SEUS VÍDEOS, VÍDEOS DA LILI (QUASE TODOS RESSALTANDO OS APECTOS NEGATIVOS SOCIAIS DE 150/200 ANOS ATRÁS) MUITOS, MAS MUITOS PROFESRORES INFORMAM QUE VÃO ENSINAR O CONTIDO NOS VÍDEOS ÀS NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA 7A, 8A. E SEGUINTES SÉRIES. OU SEJA, COM ESSA PROFUSÂO E ESPALHAMENTO DESSA NEGATIVIDADE, NOSSOS FILHOS TERÃO VERGONHA DO PRÓPRIO PAÍS. É SÓ VER OS OUTROS COMENTÁRIOS, POIS ESSES FATOS DO PASSADO ESTÃO SENDO DIGERIDOS , AGORA, COM OS OLHOS DO PRESENTE. SEM PALAVRAS LILI. MARAVILHOSO !!!@@!!!!!!!!!!!
@rosemarysantana87584 жыл бұрын
Professora, acho que a origem de algumas palavras citadas é 'controversa'. TB acho estranho ter que varrer do vocabulário tais palavras ou patrulhar quem faz uso delas. Existe a noite, existe o medo do escuro e nem tudo o que se fala quer fazer menção ao preconceito racial. Gostei do vídeo pq chama a nossa atenção, pq eleva a nossa crítica. Muito obrigada.
@Luissergiofernandez4 жыл бұрын
Com todo respeito à doutora Lilian, a quem admiro, acho que rebuscar a etimologia racista de certas palavras cuja origem ninguém mais lembra não colabora em muita coisa para lutar contra o profundo racismo essencial da sociedade. Posso estar errado, mas me parece que absolutamente ninguém sabia a origem da palavra "boçal" e nunca nas últimas décadas deve ter usado o termo, consciente ou inconscientemente, com intenções racistas. Escavar sua etimologia, como muito, me parece que servirá aos racistas explícitos como novo/velho xingamento. Certamente é possível ser totalmente racista sem nunca usar esses termos, e vice-versa.
@anacletwilliams83154 жыл бұрын
Perfeito! Acho que a professora está querendo fazer uma hipercorreção da língua. Acaba-se caindo no extremo oposto. Será que queremos uma língua politicamente correta? Onde se deva pensar duas vezes antes de dizer que "a noite é escura", ou que a sala está "um breu danado"? E o que falar das expressões de raça ou miscigenação do nosso idioma, que são infindáveis: mulato, moreno, neguin (como o da Beija-Flor), escuro, pardo, cafuzo, caboclo, mameluco, sarará, preto, negro, crioulo.. Vamos expurgar todas elas?
@emersonc70424 жыл бұрын
Excelente, Sérgio! A língua evolui e, com o tempo, os vocábulos passam a ter novos significados totalmente desvinculados dos anteriores...
@leonardocolossi22704 жыл бұрын
Sendo que negro muitas vezes significa o contrário de claridade e que existe em muitas línguas, mercado negro existe em todas as línguas.
@anacletwilliams83154 жыл бұрын
@@leonardocolossi2270 Da mesma forma dizer que empregada doméstica tem algo a ver com "domesticar alguém". Absurdo total! Doméstico se refere simplesmente àquilo que é do lar, da casa, da "domus" em latim. Ou será que a expressão eletrodoméstico também é racista? E olha que a minha geladeira é branca!
@leonardocolossi22704 жыл бұрын
@@anacletwilliams8315 ,pois é é delírio puro
@renatonascimento93068 ай бұрын
Algumas dessas expressões não tem origem ou conotação racista, se trata de sinalização de virtude meramente
@andrempz4 жыл бұрын
Aprendi na escola que “Mulato” é a pessoa que nasce do ato sexual entre um caucasiano é um negro. Aliás, sempre uso o termo mulato para designar as pessoas com respeito devido ao invés de chamar de mais moren@ ou moreninh@. Diante deste vídeo, gostaria de saber qual seria o termo correto, pois é o meu interesse tratar as pessoas com o devido respeito ao mesmo tempo que salte aos olhos dos racistas que somos miscigenados e não há nada de errado em ser um país multinacional. 🙂
@nubia18264 жыл бұрын
Vc pode trocar termos perjoroativos pelo nome das pessoas mesmo.
@tatamourao5864 жыл бұрын
Muito boa proposta de reflexão, professora. Recentemente, um colega professora, que é negra, comentava não ter problema com o fato de ser negra. Segunda ela, hoje em dia, as pessoas estão sensíveis demais e cheias de "mi-mi-mis". "Eu sou negra e pronto, qual o problema de ser chamada de negra", argumentou. Então eu disse: "O problema não estar de fato em ser negro/negra, colega, mas, em sendo negro/negra, servir de referência a coisas ruins, maldosas e desprezíveis",. E dei um exemplo: "Ela é negra, mas é legal". Ela então entristeceu o rosto, antes desinibido.
@anacletwilliams83154 жыл бұрын
Pois então, dona Tatá, a senhora prestou um desserviço. Se sua colega estava feliz, a senhora foi lá colocar minhoca na cabeça dela. Qual o problema de ser negra? Nenhum! Há expressões racistas, pejorativas? Sim, milhões. Mas vamos enaltecer o que é positivo e deixar de lago o que é negativo. Ou será que a palavra "negativo" vem de nego?
@sergyyou4 жыл бұрын
perdi três minutos da minha vida assistindo esse vídeo
@lilischwarcz71504 жыл бұрын
Sergyyou lamento. Mas está perdendo mais ao comentar tanto. Pelo jeito não “ passou em branco”
@rsvecp12344 жыл бұрын
O termo 'negrito" também seria considerado racista? Por exemplo: Ela deixou em negrito os termos mais importantes do contrato.
@felixnotthecat42494 жыл бұрын
Liberdade de expressao? Nao, vamos rotular palavras e começar a prender/perseguir/processar pessoas por usar palavras. Excelente tempo para se estar vivo. Sempre tem o "moralmente superior" pra nos dar sermão.
@bygone.57634 жыл бұрын
temos que entender algo. a palavra "negro" ou "negra" não se refere só à cor da pele. Pelo contrário, o certo seria usar como algo escuro, trevoso. Por isso algumas palavras do vídeo foram levadas em outro sentido. Isso nada mais nada menos é uma perspectiva racista de ver os termos.
@leoladeira064 жыл бұрын
"Dia de Branco" é horrível!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
@giovannibeiriz54173 жыл бұрын
singelo substantivo “rapaz”, por exemplo, é um parente etimológico do rapto e da rapina e nasceu com o sentido de “ladrão, salteador”. E agora, porque não começamos a discutir mais essa aí?. Ê muito mimimi é chororô. Para mim mulata e uma mulher bonita e pronto.
@odracirnavegador98494 жыл бұрын
Professora a língua é viva , eu sei que na sua bolha isso deve ser gritante mas veja , se vc tem que contar ,ou melhor ensinar a origem de uma palavra , de que maneira o uso dessa palavra se torna pejorativo ,? Vc acha que alguém pensa em mula quando diz que alguém é mulato ,? Tô vendo um exagero enorme nisso tudo , o problema é sério mas não é por aí .
@camila-fm1en4 жыл бұрын
As pessoas não tem a intenção de serem racistas quando usam essas palavras e expressões, mas acabam sendo. Quando usam o termo "mulata(o)", querem dizer que a pele de alguém é marrom clara devido a uma suposta descendência de indivíduos negros e brancos. Entretanto, além desse termo vir da palavra "mula", o que é problemático, ele ainda esconde que as pessoas as quais se refere não são brancas e sofrem racismo. É como se dissesemos que aquela pessoa não é negra e nem branca, ela é outra coisa, e por isso não ha discriminação. Mas na verdade, há preconceito com pessoas de peles marrom clara sim, e muitas vezes esse preconceito é difetente do que os que tem a pele mais escura sofrem. Mas não deixa de ser racismo. Por isso é importante nos atentarmos pra quais termos nós usamos e o quais são as consequências deles, que vão além das nossas intenções. A expressão "mulata(o)" apaga a negritude dos indivíduos e os preconceitos sofridos por eles. Por isso, acredito ser bom evitar essa palavra e substui-la por "negra(o)"
@Augustov124 жыл бұрын
A língua é viva, portanto, podemos mudá-la para melhor! Se a língua carrega aspectos preconceituosos, por que não???
@pokefan27114 жыл бұрын
Como já bem disseram aqui nos comentários, há uns erros bem grosseiros por parte da Lilia (que continuo a gostar, apesar disso), com exceção de poucos termos aí obviamente racistas que de fato merecem um vídeo para eles. Sinceramente, esse foi um dos motivos da explosão da direita no Brasil, essa vontade de lacração e de mudanças culturais sem embasamento. Aí, você continua a usar o termo por saber que ela errou e o termo não é racista, mas você acaba por ganhar olhares tortos e represálias de quem adotou essas novas regras sociais. Então, para evitar esses constrangimentos no futuro, você passa a não usá-los mais, mas, tomou desgosto por quem implicou estas regras que você sabe que são erradas. Percebem? Este é um dos exemplos que aconteceram e ainda acontecem. Obviamente, há MUITA reivindicações sociais e culturais a serem feitas, mas, pra isso, vamos ter maturidade e responsabilidade. Nem só de fake news cresceu o atual fascismo. Vamos passar a pensar estrategicamente, com os resultados futuros de nossas ações. Eu, estudante de federal, mesmo sendo de esquerda, já me deparei inúmeras vezes com esses ímpetos de falsos moralismos que em nada contribuem para as pessoas e para o país, muito pelo contrário. Abraços
@eduardoconsolodossantos21824 жыл бұрын
Na boa, nessa eu prefiro ficar com o José Paulo Netto. Não contem comigo com o politicamente correto!!!
@generalswain82033 жыл бұрын
vou dar minha opnião e entendimento.. sla to sem nada pra fazer... a, isso é minha visão, se n concorda pode dar tua opnião ai 1- Denegrir- sinceramente eu n uso essa palavra então puft 2- Mulata- Eu tbm n uso, n consigo imaginar como da pra usar esse verbo mas ok 3- Nasceu com o pé na cozinha- Bom... aqui onde eu moro a gente fala isso quando a pessoa cozinha bem, não consigo ver racismo nisso. Tipo, isso numa época de cem anos atrás isso era usada para negros n sei, mas tanto faz também, isso só é racista caso vc queira que seja ( Logo n é racista pode usar... com cuidado) 4- Lista Negra- pqp... enfim, a lista negra n é cheio de pessoas negras, o "negro" associado aqui são as trevas, o mal, pessoas ruins basicamente, mas caso voce não queira falar "lista negra" vc pode falar " Lista de pessoas cujo as índoles não são bem intencionadas" ( n é racista, só se vc achar) 5- Mercado Negro- bom... pelo meu ponto de vista é por conta do sentido novamente de "trevas", pois mercado negro é escondido, vendido seus itens no escuro a noite e etc ( também n é racista) 6- Boçal- essa n sei, realmente n sei, tipo boçal é considerado um esporro não racista né? 7- Criado Mudo- é uma gaveta. 8- Doméstica- bha, essa história faz sentido, mas o termo ja ta na cultura e vc(criadora de conteúdo) n deixou para nós um segundo termo, ai complica, enfim n considero racista 9- Cabelo ruim- é... esse talvez seja racista dependendo do contexto, mesmo eu (Branco) ja ter sido chamado de cabelo de pixain 10- Serviço de preto- nunca vi esse termo. Mas parece ofensivo e provavelmente racista 11- A coisa ta preta- novamente no sentindo de feitiçaria, enfim. 12- Da cor do pecado- n sei tu não, mas uma pessoa branca que se queima fica vermelha... ela só fica peta quando é cremada 13- Dia de branco- nunca vi esse termo, enfim, a, e se você acha que somente os negros que trabalharam no Brasil vcs estão enganados. Muitos alemães, italiados em geral trabalharam pra caralho no Brasil, ambos de nós que somos 1 só( Brancos e Negros) trabalhamos para o Brasil, todos sofreram . e se você associa negro com escravidão, pena e trabalho... tué racista os outros 3 pra dar 16 sumiram enfim, ai tem muita coisa que provavelmente não são racistas mesmo com uma fonte hístorica, isso é mais vitimismo, mas caso eu tenha falado algo que n esteja certo, eu peço que comentem suas opniões ai