Рет қаралды 5,292
Um video muito interessante e único registo que conheço desta época de meados dos anos 70, mostra-nos imagens do início da urbanização do vale de Algés. Muitos de vós irão com certeza recordar estes tempos em que as contrastes sociais entre os bairros de Santa Marta (ou de Santas Martas) e Pereiro, ao longo da estrada de circunvalação e Miraflores eram muitas e evidentes
Por esta altura a esperança em receber nova habitação por via do acordo entre o promotor da urbanização, sr Peña Michó da Habitat e a CMO estariam já perdidas uma vez que os 48000 contos entregues para cumprimento do contrato de realojamento das famílias pobres dos Bairros de Santas Martas e do Pereiro em 1973 , desapareceram misteriosamente em finais de 1974. Assim sendo estas cerca de 1100 famílias iriam ter de aguardar até à década de 90 o seu realojamento, já acordado em 1965 e com contrato assinado com a edilidade oeirense em 1973.
Neste video podemos ver uma panorâmica desde a encosta do Alto do Duque, passando pelo bairro de Santas Martas, a estrada de circunvalação, a recentemente aberta Avenida dos Bombeiros Voluntários ainda em terra batida, a quinta do Bicho da Seda, o estaleiro de obras da Habitat (no local onde se encontra hoje a escola secundária), os prédios da nova urbanização, a piscina de Miraflores, alargando-se depois para uma perspectiva mais ampla, mostrando os edifícios Compave e a nova escola primária. Bem marcantes neste video são as diferenças entre a vida difícil da pobreza dos bairros que subiam a encosta do Alto do Duque desde Algés e as magníficas construções que iam a pouco e pouco surgindo na paisagem. Continua o video com a visita das crianças de Algés à piscina de Miraflores e das mostras da sua felicidade e contentamento, registando assim a arquitectura e configuração inicial das piscinas de Miraflores, um espaço que já foi único em toda a Lisboa e desespera por ressuscitar.
Video - Parte do documentário 1975 As Novas Regras do Jogo - RTP Arquivos
Musica - Ludwig van Beethoven, Sinfonia n°8 em Fá maior, Op. 93, New York Philharmonic Orchestra