ouvi pela 2x excelente... Tenho lido critica textual e faz todo sentido boa parte das minhas duvidas que vemo desde infancia. Estou ansioso em ler as novas traducoes... se tiver novos video Frederico Lourenco, nao deixa de postar.
@terciocamargojuniorcamargo1574 жыл бұрын
Parabens pela entrevista. E bom incentivar os autores com perguntas sobre seus trabalhos.
@terciocamargo7244 жыл бұрын
Sobre a escravidão, que tinha um precedente no AT, Paulo aconselhava os cristãos que dessem exemplo de conduta e se pudessem obter a liberdade continuariam a ser escravos de Cristo. A tensão escatologia sempre existiu e continua até hoje, isso e visto nos filmes e literatura.
@terciocamargojuniorcamargo1574 жыл бұрын
Essa questao das citaçoes do AT no NT tem sido abordada por D.A.Carson e G.K. Beale. Quem estuda a epistola de Romanos constata essa pratica que tem certa formula, gegraptai-esta escrito. Afirmam alguns que Paulo tem uma pratica de citaçao semelhante a literatura judaica.
@terciocamargo7244 жыл бұрын
Eu acho interessante essa questão linguística que o professor Lourenço apontou. Me parece que Paulo cita três poetas gregos: Arato, Menandro e Epimenides. Será que a cidade de Tarso onde Paulo nasceu tinha abundância de livros? Na carta a Timóteo ele pede para que tragam os livros e pergaminhos, ficasse com aquela curiosidade, quais eram essas obras?
@terciocamargo7244 жыл бұрын
Essa divisão no NT entre cartas autênticas e pseudoepigrafas vem do liberalismo teologico iluminista devido a diversidade de estilo, vocabulário e contexto. Algo que tem várias respostas. Uma certa comparação de manuscritos e edição de um NT Grego é função da crítica textual que analisa as mudanças que ocorreram na transcrição do texto.
@terciocamargo7244 жыл бұрын
Essa questão autoral não era sem importância para os autores cristãos do NT. Haviam obras apocrifas e pseudoepigraficas anteriores ao NT. Na carta de Paulo aos tessalonicenses ele chama a atenção para essas falsificações e em outra carta ele deseja que seja repassada a outra igreja para ser lida.
@terciocamargo7244 жыл бұрын
É interessante as interpretações do texto, pois William Ramsey considerou Lucas um dos maiores historiadores da antiguidade. Ramsey fez extensa pesquisa arqueológica e constatou a precisão das citações de Lucas em Atos. Quanto a conversão de Saulo, eu acredito que há três relatos em Atos devido ao impacto dessa experiência para a igreja nascente.
@terciocamargo7244 жыл бұрын
Os cristãos reconheceram desde o início as perspectivas diferentes dos evangelhos e mantiveram a diversidade. No final do segundo século, Taciano elaborou uma harmonia dos evangelhos da qual sobrou pouco para a apreciação dos eruditos.
@terciocamargo7244 жыл бұрын
Maria teve o seu papel na história da redenção relatado pelo companheiro de Paulo, Lucas, no evangelho e Atos. Foi uma das testemunhas oculares da época. De forma indireta é mencionada por Paulo em Galatas 4.4, nascido de mulher, se referindo a Cristo. Há muitas coisas como afirmou certo autor norte-americano, I.Howard Marshall, que são problematizadas demais gerando uma exegese fragmentadora. Essa foi a tendência do liberalismo que gerou vários autores e editores para varios livros bíblicos e questionou a autoria, autenticidade e credibilidade, foi chamado de crítica destrutiva.
@terciocamargo7244 жыл бұрын
Era uma característica medieval o ideal do Corpus Cristianum, a pessoa nascia e morria na fé cristã, batismo e extrema unção. Havia essa união entre Igreja e Estado. A teocracia islâmica é exemplo desse modelo social.
@terciocamargo7244 жыл бұрын
A Bíblia é uma literatura fundacional, como alguns defendem, pois a história de uma etnia estava vinculada a esse texto. Haviam outros povos e outros textos antigos na antiguidade na época do patriarca Abrão. Alguns afirmam que as primeiras línguas foram o cuneiforme na Mesopotâmia e o hieróglifo no Egito. Me parece que há uma cosmogonia, teogonia e escatologia nos povos antigos e isso coincide bastante conosco hoje quando falamos de cosmologia e escatologia do Universo, mas agora com o deus Natureza. A Natureza nos criou e a Natureza trará a extinsao do Universo. Começou com fogo e terminará com frio. São narrativas interessantes. Na escatologia cristã há uma regeneração cósmica, novo céu e nova terra, há uma intervenção redentora. O natural e sobrenatural são aspectos da mesma realidade.
@terciocamargo7244 жыл бұрын
A alfabetização na antiguidade não é como hoje. Os vitrais e arquitetura das igrejas eram tentativas de suprir essa deficiência numa sociedade bastante estratificada sem quase nenhuma mobilidade social. Para quem estuda a Reforma Protestante, acaba vendo o esforço para se colocar a Bíblia na mão das pessoas no vernáculo. Esse esforço também aconteceu na igreja antiga com as várias versões em latim, aramaico oriental, copta, saidico, boairico, etíope, gótico, armênio...
@terciocamargo7244 жыл бұрын
O marco histórico apontado pelo historiador eclesiástico Justo L. Gonzalez para uma nova era, que de certa forma dura até hoje, é o édito de Milão em 313 d.C, suspendendo a perseguição aos cristãos e em 325 d.C, convocasse o primeiro Concílio Ecumênico, com bispos do Oriente e Ocidente, que se reúne em Nicéia. O tradicional paganismo perde espaço para o cristianismo em ascensão.
@terciocamargo7244 жыл бұрын
O que une os evangelhos e as epístolas é a obra magistral de Lucas, Atos dos apóstolos. Inicialmente seriam dois volumes de um único livro e acabaram sendo desmembrados.
@terciocamargo7244 жыл бұрын
As religiões sobrevivem devido ao mistério que ainda persiste na realidade. Não se consegue reduzir a realidade a qualquer coisa. Há camadas na realidade: matéria, harmonia, informação, funcionalidade, regularidade, reprodução, beleza.
@terciocamargojuniorcamargo1574 жыл бұрын
A sensaçao que tenho ao estudar a Biblia e qualquer outra coisa e o aumento de respeito. Se algo foi produzido, ha energia, esforço, dinheiro e tempo gasto. Quando chegamos em qualquer texto e preciso se despir de muitas coisas que interferem na interpretaçao. E como embarcar numa maquina do tempo e se transferir para outro contexto.
@terciocamargojuniorcamargo1574 жыл бұрын
A escravidao e um assunto que daria um livro pois e uma pratica muito antiga. Desde a descoberta do Codigo de Hamurabi se tem comparado a pratica na Babilonia com o codigo mosaico no pentateuco. As guerras produziam escravos e de acordo com certos historiadores era melhor se fazer escravo do que ser livre e desamparado. Certos escravos tinham mais poder do que aristocratas livres, esse e o caso de escravos da Casa de Cesar. Wilson Paroschi no seu livro, Origem e Transmissao do NT, aponta para o valor exorbitante de um escravo letrado na Roma imperial. O movimento abolicionista surgiu entre ingleses ricos e cristaos liderados por Wilberforce. Logo depois da Proclamaçao da Independencia dos EUA, em 1776, houve a guerra da Secessao por causa da escravidao. Os direitos inalienaveis de todos os homens proclamados oitenta anos antes levaram ao conflito. No NT ha algo mais profundo do que o status social, e o ser nova criatura, pertencer a uma nova ordem e aguardar a parousia.
@terciocamargo7244 жыл бұрын
Os testemunhos dos evangelhos devido a sua aparente contradição são bastante respeitados por certos historiadores pois versões iguais cheirariam a fraude. Não sabemos as circunstâncias em que foram escritos cada evangelho, há certo relato em Papias, Irineu, Eusébio que podem ser exatos ou não. E igual a tradição sobre a Septuaginta.
@terciocamargo7244 жыл бұрын
Esse desenvolvimento dogmatico medieval foi uma das causas da Reforma Protestante. Esse período medieval de mil anos passou a ser melhor estudado ultimamente e mais compreendido. Não há só trevas ali, há certa gestação daquilo que chamamos de ciência que tem sido reconhecido por muitos filósofos e historiadores.
@terciocamargo7244 жыл бұрын
O grego é como se fosse o inglês hoje. A língua internacional. Adotada pela classe dominante romana e substituída pelo latim a partir do século III d.C.
@terciocamargo7244 жыл бұрын
Os reformadores na sua polêmica com o papado deram ênfase a continuidade doutrinária e não institucional, sua luta era marcada por um desejo de mudança institucional e um retorno a simplicidade e modéstia que se vê no evangelho. A igreja medieval era diferente da igreja antiga, ela se tornou uma máquina gigantesca administrada por uma hierarquia indiferente aos leigos e os vícios do pluralismo, simonia e absenteísmo eram escandalosos.
@informeeestude55975 жыл бұрын
conteudo é otimo, mas portugues de portugal apesar de ser mesmo idioma é barreira linguistica.. nao entendo claramente pronuncia como todas as silabas sem vogais abertas... parece com ovo mas omitindo as vogais. Tem vogais que sao suprimidas. Parece que so tem consoantes, uma pronuncia das linguas eslavas. vou rever mais exige esforco.