Dica 1: Transformar Memórias em Significado A autobiografia deve ser entendida como uma construção significativa. Todas as memórias devem estar articuladas com a vida que estamos construindo, criando um arco narrativo coerente. É necessário saber qual história queremos contar e quem desejamos ser. Sem essa unidade, as memórias podem agir como "demônios" que nos fragmentam. Dica 2: A Memória Não Mente, Mas Edita Embora as memórias sejam verdadeiras em essência, elas são seletivas e filtram eventos conforme sua relevância emocional. Não devemos basear nossa vida apenas nelas, mas utilizá-las como aliados para construir o arco narrativo desejado. Elas são instrumentos, não prisões. Dica 3: Você Não É Uma Ilha O "eu" deve estar relacionado com o contexto cultural, social, econômico e familiar. A autobiografia verdadeira reconhece que a nossa vida está entrelaçada com outras forças, antagonistas e aliados. Somos influenciados e influenciamos o contexto em que vivemos. Dica 4: Valorização do Diálogo Entre Indivíduo e Contexto Para uma autobiografia autêntica, é essencial considerar o diálogo constante entre a individualidade e o contexto social, seja ele a família, o trabalho ou a comunidade. Ninguém vive isolado de seu entorno. Dica 5: A Sua Vida É Um Romance Devemos encarar nossa vida como uma narrativa contínua, com origem, clímax e desfecho. Evitar uma visão fragmentada ou limitada a momentos pontuais. Projete sua vida no futuro, enxergue-a como parte de uma história maior e aceite a tensão entre verdade e ficção. Dica 6: Articulação Entre Ficção e Realidade A capacidade de imaginar e articular a própria vida entre realidade e ficção é essencial. A imaginação é uma ferramenta poderosa para construir um destino significativo. Quem não projeta sua vida nessa articulação está mais sujeito ao desespero e à tristeza. Dica 7: A Sua Vida É Mais do Que a Sua Vida A autobiografia deve ser usada como ferramenta de autotranscendência. Ela não se limita a confissões ou realizações materiais imediatas, mas alcança algo universal. É um meio para transcender a experiência pessoal e encontrar significado maior, alinhado a uma narrativa que vá além do mundo material.
@hannykristinny2 күн бұрын
Obrigada!
@regianevianna1181Күн бұрын
🙏
@fatimasantos4240Күн бұрын
Obrigada por compartilhar ❤🙏🏽
@guilhermeafonso590322 сағат бұрын
👏👏👏
@DJC.KC.A..21 сағат бұрын
❤🙏🏼
@felipecosta4612 күн бұрын
Italo, desde que comecei a te acompanhar quando foi no pânico há uns 4 ou 5 anos minha vida se transformou. Você é incrível!
@comercialbragasouza14802 күн бұрын
Não tem esse tempo todo não, creio.
@veronicasoares61752 күн бұрын
Excelente. Realmente, precisamos de papel e caneta. Obrigada mestre. Deus e Nossa Senhora continuem te iluminando
@b.jordao2 күн бұрын
um privilégio viver no mesmo tempo que o doc! 🙏🏽
@lucileneoneziomartinsmarti16992 күн бұрын
Feliz Ano Novo Doc 🥰 Deus abençoe por nus ensinar e direcionar sempre 🙏🏻
@jozeneydserafim74652 күн бұрын
Feliz ano novo ❤🎉
@liriobranco2 күн бұрын
Feliz ano novo doc 🎉
@marciafangueiro8932 күн бұрын
Obrigada dr Italo por TUDO!❤
@ingridribeiro8322 күн бұрын
Toda aula do doc é excelente. 😊
@giselesilva9382 күн бұрын
Extraordinário 🙌🏼🔥
@gaishanwushu60632 күн бұрын
Baita aula! Vida longa ao rei 👑🇧🇷
@adrianeoliveira86362 күн бұрын
Sensacional doc❤
@betaoraiz-O-original2 күн бұрын
Espetacular!
@mariliavieira6681Күн бұрын
Amém
@emilzeeloy2 күн бұрын
Galera, pega papel e caneta! Aproveitemos!!!
@oguilhermeribeiro2 күн бұрын
Doc para imperador do Brasil!
@vitorkuze32252 күн бұрын
obrigado pelas lives
@gabrielamouramiranda73852 күн бұрын
Feliz 2025 pra você e sua família, Doc.
@tiagoxman2 күн бұрын
7 dicas para escrever a autobiografia Inspirado pelo autor Jorge gufute do livro autobiografia 1. transformar memória em significados. (Qual história se quer contar? Qual a unidade do arco narrativo 2. A memória não mente, mas edita. ( Basear a vida no eixo narrativo e trazer a tona apenas as memórias que articula de forma coerente com o argumento vital ) 3. Você não é uma ilha ( o nosso eu deve está articulado com o contexto familiar, histórico , social , cultural, profissional) 4. Sua vida é um romance ( visão de continuidade do arco narrativo com projeções alinhadas realidade atual e a ficção no tempo futuro) 5. A sua vida é mais que a sua vida ( autobiografia como meio transcender os desejos matérias e alcançar a força universal que fará da autobiografia da personalidade uma história transcendental.)
@messias072 күн бұрын
Obrigado, Deus abençoe!
@Edlanoaraujo2 күн бұрын
Quem tem boca vai a Roma ❤😊
@viniciusluizdeoliveiraКүн бұрын
Eu preferia que você permanecesse como Górgias, apenas exibindo seu extraordinário talento sofístico oralmente, mas já que quer escrever, quem sou eu para questionar sua vaidade? No mais, muito boa exposição sobre a importância da reflexão autobiográfica.
@monicabritto81962 күн бұрын
Muito bom, Como sempre. Você e o Pablo Marcal fazem uma otimo dupla politica.
@joanapinheiro407318 сағат бұрын
😂
@lilianelima36942 күн бұрын
Não consegui pegar a 4 e 6
@AlexBorges-z5p2 күн бұрын
Tem certeza de que não vamos.
@zaninithg192 күн бұрын
16:00 - Pablo Marçal uai!
@comercialbragasouza14802 күн бұрын
Fala sério. Sem comparação. Pablo é neném perto do Italo.