É invejável a maturidade e responsabilidade que tiveram ao abordar o tema
@vbariloche8 ай бұрын
Interessante que nao foi citado os nomes nem os rostos dos criminosos. Acho isso certo, essa popularização que dão a essas pessoas é um perigo.
@thaisgomes36378 ай бұрын
No próprio vídeo o Filipe fala que essa é a forma correta de se abordar esse tipo de crime. Mandaram muito bem
@lucashernandes088 ай бұрын
nem precisa, qualquer pessoa com mais de 20 anos sabe quem são os assassinos, e reconhece só de ver a imagem da thumb. Graças a midia da época eles jamais serão esquecidos. E por estar publicado aqui na internet, qualquer maluco que tiver interesse vai ter acesso a tais informações. Inclusive os jornais e materiais de tv que foram usados na edição do vídeo.
@ramon129528 ай бұрын
e legal fera, acha que o Google serve pra que? os caras vão pesquisar lá a fundo desses imbecis de Columbine
@WILDMUTTDude8 ай бұрын
Literalmente o primeiro vídeo que eu vejo que não cita o nome dos caras. Todo vídeo gringo que cequer cita Columbine fala o nome
@macdowellbc62568 ай бұрын
By Hollywood
@vtr.r8 ай бұрын
Estudei em um comunity college nos eua em 2020 a 2021 e é bizarro que perto dos elevadores tem placas de "em caso de ataque se abrigue", dando instruções de como se portar como se fosse um desastre natural igual tornado ou terremoto. Triste demais, ainda lembro do choque que foi ver os jornais noticiando o que aconteceu em Suzano, sem pudor nenhum. Em um mundo ideal, cada escola deveria ter psicólogos para fazer acompanhamento dos alunos e serviço social pra ajudar os que não tem suporte em casa.
@salomaolorran1798 ай бұрын
Trabalho em uma escola infantil e houveram ameaças de invasão e ataques a não muito tempo atrás. O pânico desse tipo de situação é horrível, mesmo os menores percebem a tensão extrema dos professores, mesmo sem saber oq está acontecendo. Crianças de 4 e 5 anos...
@krishinaprette90098 ай бұрын
um dos adolescentes que sobreviveu ao massacre disse que acabou se viciando em opióides depois do ocorrido. Ele fazia palestras sobre o ocorrido, sobre a falta de informacoes sobre como lidar com o trauma e o meio que descuidado acesso que ele teve a medicamentos para dor física, quando o que ele tinha era uma dor emocional do ocorrido. Ele acabou morrendo de overdose em 2019 :(
@LucianoGome6357 ай бұрын
Concerterza mano mi isnpirei no massacre de colombine
@HackerAutodidata4 ай бұрын
@@LucianoGome635Analfabeto
@LazinBR2 ай бұрын
@@LucianoGome635Aprende a escrever, depois se inspira em alguma coisa boa.
@joaogabrielsilva7414Ай бұрын
Ta tão errado que nem a tradução entende😂😂@@LucianoGome635
@Watashi02028 күн бұрын
@@LazinBRCara sem zueira, eu pensei q ele era até de algum país q fala espanhol, o comentário tava até "traduzir para português"
@gabrielmauricio14758 ай бұрын
Ja sofri bullyng e sempre falava cm meus colegas sobre fazer um atentado, mas obvio nunca cheguei a fazer, no exército me passou varios pensamentos sobre isso, portando um fuzil e sofrendo bullyng era foda, a vontade nao chegou em mim do nada, chegou por saber dessas noticias, mas eu nunca fiz nd eu sabia q eu tinha uma familia q me amava
@joaoakamatsu8 ай бұрын
mas meu amigo, o que pessoas inocentes tem a ver com o bullyng que você sofreu ? não tinha mais sentido pensar em ir atrás de quem te fez mal ao invés de inocentes ?
@gabrielmauricio14758 ай бұрын
@@joaoakamatsu isso é delicado pois o ódio não escolhe indivíduos quando está em tempos de fúria, eu nunca cheguei ao ponto de fazer, mas já tive a experiência do sentimento dos que fazem e eu não era o único na escola, vários estudantes passam por isso é só um filtro pra ver até onde sua insanidade vai
@Yas_lacerda8 ай бұрын
@@joaoakamatsu quando você passa por depressão, os pensamentos negativos são compulsivos, você não escolhe ter, não é lógico. Então uma pessoa que não tem apoio ou auto conhecimento pode acabar fazendo merda.
@tomazsouza60058 ай бұрын
@@gabrielmauricio1475bom que você foi forte é não sucumbiu a isso.
@brunomotta64867 ай бұрын
Graças a Deus que vc pensou no amor de sua família, no amor de Deus e não estragou sua vida por isso! Há tantos casos como esses de Columbine que as pessoas não pensaram no amor de suas famílias e em tudo o que a vida ainda tinha reservado pra eles de bom e foi como foi.
@whitte_bonnes_23998 ай бұрын
De forma alguma incentivo ou apoio tal ato. Mas só quem sofreu na época da escola com exclusão, surras, humilhações públicas procurar ajuda em casa ou na coordenação e obter desdenho e risos, , bullying, ser ofendido até a 4° geração de decentes, ser ignorado ativamente , ser humilhado constantemente e relembrado diariamente de ser alguém inferior e indigno de frequentar o mesmo local que os restantes levam a pessoa a a "um beco sem saida". Te leva pra doce e possessiva depressão, ou pra linda e calorosa raiva pura. O ambiente escolar quando permitido é um dos mais tóxicos ambientes. Eu lhes digo. Por mim. Eu vivi isso. Até o 7 ano onde explodi durante uma humilhação, eu arrebentei uma cadeira de madeira na cabeça de um valentão que me zoava por conta de "ser um personagem de gibi" e "estar sempre de dieta" era chamado de o saudável, sombra de osso, palito negrinho. Por não ter dinheiro pra levar merenda e usar o mesmo tenis e as mesma calça jeans pra o dia a dia e uma de tactel. Usava tênis doado 2 números menor que o meu. Eu ia no banheiro pra poder tirar os tênis e aliviar a dor. Riam e me chavavam de cabeça de chapéu porque meu pai não levava a gente cortar o cabelo, a cachaça era mais importante Roubavam meu único lapis e resto de borracha, escondiam e gargalhavam com meu desespero. Em casa meu pai batia na minha mãe e na gente, chegava de madrugada e colocava todos pra rua sem mais nem menos. Minha infância até meus 15 anos quanto arranjei meu primeiro emprego foram nessas condições. Tô escrevendo isso e chorando cara. Saber o quanto era foda minha vida e meus colegas que moravam perto contavam as histórias das situação de briga vividas em casa e todo mundo achava graça de meu pai bater em nós, diziam que era porque eu não devia ter nascido e coisas do tipo. Eu realmente não sei como passei por isso. Hoje formado na área da saúde. Tendo minha casa, carro, etc tudo graças ao meu estudo e dedicação em ser alguém: Responsável, estudioso, esforçado, educado, e curioso. Se você tá passando por situação parecida. Não desiste cara, tudo na vida passa, o mais longo dos milênios sempre terá seu segundo final, assim como toda situação que você passa na vida. Seja sempre forte e corajoso, essa pessoa que está lendo em pensamento dentro da sua mente essa mensagem te ama, e você precisa cuidar dela, ela é sua alma e sua maior responsabilidade, lembre se disso nos momentos difíceis. Um abraço meu amigo!!!
@jeanoliveira48328 ай бұрын
Força irmão. Parabéns pelas conquistas. Nunca deixe de lembrar das pessoas que realmente se importam consigo. Aquele abraço.
@Caue-g4h2 ай бұрын
Bom que você conseguiu se estabelecer cara, você realmente é um vencedor. Nunca cheguei a passar por humilhações, agressões ou algo parecido, mas eu era muito excluído das coisas, geralmente quando tinha trabalho em grupo eu era o que "sobrava", especialmente nas aulas de educação física quando tinha algum esporte. As únicas vezes que meus colegas falavam comigo era pra pedir resposta de alguma tarefa de casa ou se tinha trabalho. E assim, eu espero me estabelecer que nem você e conseguir esquecer essas coisas ruins do passado.
@mariaeduardafonsecadesa258526 күн бұрын
É isso aí! Você agiu com maturidade muito diferente de outras pessoas. Que Deus possa te abençoar e continuar cuidando de vc.
@marcospereira67218 күн бұрын
Quando não tiver mais nada a perder, como eu… Mandem seus bullyinadores pro Vasco…
@gabrielsantini45078 ай бұрын
Episódio extremamente triste, mas proporcionalmente importante. Parabéns ao Filipe e ao Estúdio 42 pelo ótimo trabalho.
@anabelvilela73288 ай бұрын
Dentre os motivos, lembrar que o BULLYING nos EUA NÃO É, em absoluto, COIBIDO pela direção das escolas ou por autoridades superiores. Quando a criança ou adolescente humilhado reage, é ELE, a vítima, que é SUSPENSO pela escola. Muito embora a escola saiba perfeitamente quem são os “bullynadores”, geralmente nenhuma ação concreta é tomada contra eles. Porque são considerados “winners”, já que são os astros dos esportes, ou os mais populares, vale dizer ricos. Vítimas de bullying são “losers”, perdedores que não merecem sequer um olhar. O massacre em escolas é diretamente consequência de uma sociedade estupidamente competitiva, altamente presunçosa e com valores duvidosos sobre como alcançar o sucesso. Crianças de 12 a 14anos , ou mais, já se suicidaram nos EUA, por conta de sofrerem bullying na escola e na internet. Não sei se houve alguma reação efetiva por parte das autoridades competentes. Mas tenho quase certeza de que NÃO. Esse problema é tipicamente da sociedade americana. Já ocorreu em outros países, provavelmente por uma questão de IMITAÇÃO. O que os EUA fazem é “bonito”… Triste legado
@evelinegomes8 ай бұрын
pois é, só olhar pra qualquer filme americano de adolescentes. que tortura ser um adolescente normal naquele país.
@Guilherme59888 ай бұрын
Isso é um estereótipo. Frequentemente, os “bullynadores” são adolescentes agressivos que não são bons em esportes e tem problemas familiares. Eles são "losers" e descontam em outras pessoas". As escolas tem a ideia de lidar com isso dentro do ambiente escolar ao invés de expulsar o indivíduo. Existe uma discussão em curso sobre o efeito da expulsão destes alunos nas vidas dos próprios “bullynadores” e "bullinados" que atrapalha a tomada de medidas mais enérgicas.
@anabelvilela73288 ай бұрын
@@Guilherme5988 Dizer que, com frequência, os “bullyinados” são adolescentes problemáticos NÃO É VERDADE em absoluto. Apenas não se encaixam nos padrões norteamericanos de serem atletas ou populares e, preferencialmente, BRANCOS. Este é o PADRÃO VIGENTE. Se um jovem for tímido ou retraído, preferir a leitura ao invés dos esportes, não tiver muitos amigos, ele será uma VÍTIMA DE BULLYING. Se for Judeu, também sofrerá bullying. Caso de Steven Spielberg. Então, NÃO É O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO. Parece que você está defendendo os “bullyinadores”, como se eles estivessem fazendo um favor à sociedade. Esqueci de dizer: os POBRES também são vítimas desse esquema. Se não tem dinheiro, você é um LOOSER!
@LuizFelipeSouza8 ай бұрын
Qual seria a fonte do seu argumento? (pergunta sincera)
@Fernando_janiski_racing308 ай бұрын
falou muito merda , pqp , e fala como uma propriedade mostruosa, onde a realidade do seu umbigo e universal, patetico.
@marcosvieira33368 ай бұрын
Identificar e notificar comportamentos de possíveis agressores pode não ser tarefa fácil, mas ainda é o melhor caminho.
@ImpChadChan8 ай бұрын
Eu diria que a receita pra isso é: 1) Isolamento - A pessoa não se enturma com outros, e passa a ver o mundo de um modo diferente delas. A.k.A: Ideias malucas. 2) Desumanização - O isolamento pode criar pra pessoa uma perspectiva que a faz parar de ver outros como seres humanos. Nesse momento, as outras pessoas não são mais partes do grupo, em vez disso, as outras pessoas são mais parecidas com "coisas" sem valor. Usualmente isso acontece através de brigas/bullying. 3) Raiva - Conflitos entre o sujeito o os outros são frequentes, mas ninguém faz nada. E enfim, As outras pessoas não são mais vistas como humanos por ele, e agora elas estão também irritando o kra isolado com ideais malucas na cabeça, ta ficando perigoso. 4) Acesso ao que você precisa pra iniciar o ato - Vamos, ver, nesse ponto, o kra doido não tem empatia com pessoas, ou seja, não liga pra dor delas, ele tem motivos pra querer se livrar delas, E agora tem um modo pra fazer isso. Pronto, a receita da tragédia ta ai. Agora é só deixa em banho Maria por algumas semanas, até o kra ter um dia ruim, e bang! acontece novamente.
@jjoao628 ай бұрын
se cometem bullying com um psicopata, assinam o proprio atestado de obito
@PedroHenrique-nu3ls7 ай бұрын
@@jjoao62isso e meio que culpabilização da vítima (como no caso da shannan watts e da leigh leigh que e menos conhecido mais muito mais extremo)
@marcospereira67218 күн бұрын
O principal motivo é o 3º…
@arthurluna61898 ай бұрын
6:12 Esse trecho da "frustração sexual" é quase que um dos pontos de atos violentos cometidos pelos chamados "incels". O caso de Elliot Rogers em 2014 foi o primeiro desse tipo de ação, e seria necessário um Nerdologia próprio sobre esse caso
@andersonrockeravenger67495 ай бұрын
@Theballcats12345 Pois é, mas o grande problema é que a base deles não vem só disso que vc colocou no seu comentário, ela vem principalmente da própria sociedade, sim, a sociedade é tóxica nesse nível, a pressão social e o bullying, principalmente em cima de homens, a respeito de sexo, virgindade, etc. é o que dá origem a essa cultura cotidianamente. Inclusive, a própria esquerda, que é quem deveria combater esse tipo de coisa, já que falam tanto sobre "empatia", são os que mais fazem isso, toda vez que vão falar sobre esse tipo de coisa acontecendo no campo político adversário, usam o exato mesmo tipo de "bullying sexual", e todo tipo de termo relacionado a isso da forma mais pejorativa possível para atingir seu inimigo político, mal sabem eles que a única coisa que isso causa é mais extremismo e mais ódio. Triste...
@elysfreitas31568 ай бұрын
Eu lembro desse caso e moro em Suzano /SP onde houve o massacre na escola Raul Brasil inspirado neste caso 😢💔
@miguelzin82498 ай бұрын
Esse caso foi pesado também, essa escola deve ter uma energia pesada até hoje imagino
@elysfreitas31568 ай бұрын
@@miguelzin8249 sim... o caminho da escola é triste, pesado 😿 minha filha tem um amigo que sofre de terrores noturnos até hoje, pois ele estudava lá. E pensar que eu queria tanto que a minha filha fosse estudar lá, mas ela se recusou na última hora. Umas das coisas mais tristes, é que aconteceu no dia 13/03 e o aniversário da minha filha foi dia 14 e lógico que não tivemos como comemorar 💔😔
@deployyKill3r8068 ай бұрын
As pessoas falam sobre o massacre, como eles lidam com isso ter acontecido tão perto assim e sobre conhecer vítimas e os atiradores?
@elysfreitas31568 ай бұрын
@@deployyKill3r806 não se fala, não. Quando chega o período do ocorrido, o jornal da cidade solta alguma nota...mas não no cotidiano talvez conversem entre si e familiares. Eu não esqueço nunca, lembro que me arrumei pra trabalhar, entrei na lotação e uma amiga me ligava sem parar, quando atendi ela gritava desesperadamente pra eu ter cuidado no centro que havia tido um massacre, foi quando passaram vários carros de polícia, duas ambulâncias e helicópteros voando baixo.
@Kingkingscream7 ай бұрын
@@elysfreitas3156caramba ela nasceu no mesmo dia e no mesmo mês, ela nasceu em que ano?
@louizehelenameyerfranca44008 ай бұрын
Sou professora e tive um treinamento do que fazer em caso de ataque em escola. Confesso que foi um treinamento que me deixou bem triste...
@igortiger98628 ай бұрын
Relata o que fazer, alguns alunos poderão ler e aprender.
@cfo60968 ай бұрын
Na parte onde fala para não mencionar ou fazer do evento um espetáculo midiático, percebo que algumas pessoas tendem a pensar que o melhor é esquecer tudo por completo, o evento, os atiradores, outros envolvidos etc etc... eventos como esse JAMAIS DEVEM SER ESQUECIDOS, o que é diferente de ser cultuado como se fosse um marco na cultura pop, por exemplo. Quem apaga o passado fica sem memória, sem referência. A sociedade precisa falar sobre isso sempre quando for o momento certo.
@gustavoalcantara76628 ай бұрын
É exatamente isso
@ivomcampos8 ай бұрын
Em nenhum momento foi dito p esquecer o caso ou não noticiar, e sim transformar em midiático. Os atiradores buscam fama e notoriedade e muitos fazem somente por isso, apagando isso apenas já diminui a motivação de muitos.
@verblc8 ай бұрын
@@ivomcampos Em um minuto do vídeo tem literamente a frase "Deixar que sejam esquecidos"
@irinaiturri8 ай бұрын
@@verblc os envolvidos em si, que eles (os atiradores) não adquiram fama
@verblc8 ай бұрын
@@irinaiturri Não tem como desvincular os autores, precisamos saber sim suas histórias.
@polkture8 ай бұрын
Menção Honrosa ao Super Choque que me ensinou sobre isso no episódio sobre Bullying
@Beserkito5 ай бұрын
Bem lembrado! 😅
@pedromiyazawa21898 ай бұрын
Vendo o filme "Elefante" de Gus Van Saint, vc se sente até mal depois de visto, uma parada assustadoramente real e que infelizmente ainda continua. Graças a Deus nunca presenciei esse tipo de coisa na minha época de escola, más é horrível de se acompanhar, principalmente se é parente de alguma vítima.
@saratf8 ай бұрын
Triste é termos que viver situações como essas para dar valor porque ignorar o outro parece ser padrão para o ser humano. Eu estava no ensino médio quando isso aconteceu, uma época muito ruim na minha vida. Ouvia sobre Columbine e via como não existia recurso nenhum para mim. Hoje, tenho filhos em escola pública americana. As coisas melhoraram muito em relação ao combate ao bullying. Mas quantos jovens morreram e mataram nesse tempo para levarem a sério que adolescente tem problema sim.
@giovanabonfim14078 ай бұрын
Como professora de história da rede pública, enxergo que a maior necessidade hoje é um investimento por parte da máquina estatal em profissionais de saúde (psicólogos, por exemplo), nas escolas. Infelizmente o professor não consegue abraçar o mundo - por mais que a gente tenha essa vontade muitas vezes. Precisamos de ajuda.
@rafaelchemistry8 ай бұрын
Sugestão Nerdologia : Santos Dumont !!!
@deniseldantas8 ай бұрын
Já tem
@rafaelchemistry8 ай бұрын
@@deniseldantas Não, não tem.
@TeamRick018 ай бұрын
Esse ataque na minha opinião é um dos mais influentes eventos do século XX, Com uma influência imensa na cultura e na educação mundial.
@KauãAbre23227 ай бұрын
Todo massacre que acontece tem expiração nesse caso 😢
@PauloRoberto-fx7sz8 ай бұрын
Claro que saúde mental é um dos fatores importantes nesse caso específico, mas o pior deles é o acesso fácil a armas e munições.
@Obaeon8 ай бұрын
Muito triste e muitas lições para se aprender sobre uma sociedade tóxica e muito competitiva, que se esquece dos mais vulneráveis.
@oldsingleplayer30128 ай бұрын
eu conheço um monte de gente que idealiza violência, estão quase todos na política...
@danielshinogure51658 ай бұрын
Alguns ainda não entraram,tem gente quer entrar que já disse que quer uma boa pá e uma boa cova pros empresário
@bruno166257 ай бұрын
psicopatas perversos ou se tornam assassinos ou se tornam estelionatários/políticos
@voltmox8 ай бұрын
Isso prova que os videogames violentos não são uma ameaça imediata; encarar a vida real pode ser muito pior se a pessoa tem uma família disfuncional, problemas na escola e não aceita ser quem é.
@G_Teles2 ай бұрын
Essa violência das escolas diz mais sobre o formato das relações que os americanos criam dentro da escola do que o mero acesso à arma de fogo. Essa divisão entre "winners" e "loosers", entre rico e pobre... é algo extremamente doentio. Fora o distanciamento nas relações pessoais
@ryangustavo72488 ай бұрын
Eu lembro que era zoado, humilhado pela minha baixa estatura na escola, claro que eu tentava levar na "brincadeira", mas nao só isso, tentavam de todo o jeito fazer minha vida um inferno, destruindo meus materiais, agressões físicas com tapas, socos, humilhações diárias, a sala tods ria de mim, inclusive os professores. Chegava em casa frustrado, querendo desabafar com a minha familia, mas só falavam que eu tinha que engolir o choro e que isso era frescura. Teve um dia que simplesmente CANSEI e quebrei o nariz de um maluco que me infernizava. Depois disso, ninguem nunca mais mexeu comigo.
@guidoricciardi8 ай бұрын
Video incrivel. Parabens ao Filipe e aos editores! Continuem com o excelent trabalho.
@Br-Victor8 ай бұрын
anos e anos passam... mas o bullying ainda existe...
@saintpaavo7 ай бұрын
Só acaba quando o ser humano acabar
@PedroHenrique-nu3ls7 ай бұрын
Eu sei que bullying e um problema, mais isso está começando a si tornar uma desculpa pra cometer e até justificar esses atentados (veja o vídeo da sentença do TJ Lane em só tem pessoa defendendo ele nos comentários), está se tornado tão manjado quanto a "eu sofria agressões" pra mulheres que mataram maridos ou namorados um exemplo disso e a jodi arias que viajou da california pro arizona pra matar o seu EX namorado travis alexander, ela esfaqueou ele 27 vezes, deu um tiro nele e cortou a garganta dele tão profundamente que quase o decapitou
@JunhaoNogueira03058 ай бұрын
Nunca é culpa exclusivamente dos criminosos, sempre querem colocar a culpa em alguma coisa para "amenizar" a situação!!!!! Tanto q as vítimas são mostradas e não os Assassinos!!!!
@ladoragb8 ай бұрын
Na verdade esse é o jeito correto de falar sobre o assunto, as vítimas merecem ser lembradas, os assassinos não. Esses caras tem que cair no esquecimento para não serem endeusados e nenhum maluco querer se inspirar neles. É péssimo quando aprofundam muito sobre os criminosos pq abre espaço para o Efeito Contágio, o sensacionalismo gerado ao redor desse massacre já criou uma sequência doentia de imitadores. A melhor forma de n torna-lor mártires que sofriam bullying e se vingaram, é não dar estrelismo a nenhum dos dois, n mostrar seus rostos e nem seus nomes.
@ademarlourenco44588 ай бұрын
"Tiros em Columbine", de Michael Moore, é um documentário obrigatório sobre o assunto.
@spidermanextreme38658 ай бұрын
No Colorado também teve um outro ataque que aconteceu em 2012 que um cara entrou em um cinema e saiu atirando em um bocado de gente
@talkysassis8 ай бұрын
Esse aí teve um ngc interessante que o padrão de ataque foi mt específico. Tinha um cinema mais perto da casa dele mas ele n foi lá Se n era distância poderia ser quantidade, mas o maior cinema da região também não foi Ele foi em um não tinha nada aparente que justificasse a escolha. Só que aí tinha uma diferença. Dos cinemas da região, esse não permitia a entrada com armas de fogo, então ele não teria reação das pessoas quando atacasse, e por isso escolheu esse.
@spidermanextreme38654 ай бұрын
Mas ali ele pegou de surpresa as pessoas não é que o cinema tava todo escuro as pessoas estavam prestando atenção no filme , não teria como verem ele ali
@spidermanextreme38658 ай бұрын
Fala de casos tipo esse que aconteceram no Brasil como o massacre de Realengo em 2011 e o de Suzano em 2019
@grilocolt38398 ай бұрын
Difícil. São casos que não podem culpabilizar a facilidade de acesso as armas.
@jeanoliveira48328 ай бұрын
@@grilocolt3839 na verdade podem sim. Inclusive por isso o Brasil é segundo país que mais sofre ataques em escolas. www.cartacapital.com.br/sociedade/maioria-das-armas-de-fogo-usadas-em-ataques-a-escolas-foi-obtida-em-casa-aponta-estudo/
@yagoqueiroz79498 ай бұрын
A música Adam's song do Blink 182 tem uma triste relação com essa história, um sobrevivente desse massacre se matou ouvindo essa música. Quando se encontrou o corpo tocava essa música, por esse motivo o Blink tirou essa música do setlist por anos, mesmo sendo uma das músicas mais populares da banda 😢
@JJesusEN8 ай бұрын
Estou indo ao psicólogo,o vídeo sobre depressão do próprio nerdologia são uns dos quais mais fico sentido ao escutar,busquem ajuda,não guardem pa si,a vida é longa e prometo que bela,se cuidem.
@Treehomee8 ай бұрын
Absolutamente nada a se comentar de positivo sobre esse caso. Então... só vim aqui pra ressaltar como você, Felipe Figueredo é O CARA! Adoro todos os episódios que você participa no nerdcast e comecei a acompanhar o xadrez verbal. Você fez falta na minha época de ensino médio! Obrigado por dar aula, até pra mim, um cara de 28 anos.
@Salv8dor_8 ай бұрын
8:58, Acho quê não vou nem falar Nada sobre Isso... 😪🖤
@rapolseham8 ай бұрын
Onde tu estuda?
@Salv8dor_8 ай бұрын
@@rapolseham Não me convém falar.
@aeolian88998 ай бұрын
Uma vez em que um menino na minha sala começou a falar que ia matar todo mundo, foi na época em que a discussao sobre massacres em escolas estava ganhando força. Tudo o que ele falou parecia tao real(principalmente pelo historico problematico dele) eu tenho ansiedade, entao eu cheguei a chorar de terror e nao dormir por varias noites. Gracas a Deus esse menino nao fez nada, mas essa situacao plantou na minha mente o quão bizarro isso é, só de pensar que a qualquer momento eu posso ter uma morte violenta, ou que eu posso ver meus amigos serem mortos na minha frente me um sentimento que eu nao posso colocar em palavras. Eu imagino o terror que deve ser pra quem realmente passou por isso. (P.S: A direção foi super imprudente, e foi preciso os pais relatarem isso a coordenação pra que eles falassem com o menino - E nem sequer chamaram os responsáveis dele - Isso so mostra o quao negligente as escolas sao quando se trata de ameaças a segurança dos alunos, e esse nao foi o unico caso, depois dele vieram outros - até piores - e novamente a escola tomou uma atitude relaxada de apenas falar com o aluno, e nao com os pais, ou com autoridades locais)
@bernardo133118 ай бұрын
Desde a época do ensino médio essa história me chama atenção e sempre quando assiti conteúdos sobre, sentia uma espetacularização do absurdo que ocorreu e um certo culto de personalidade aos 2 assassinos. Gostei da abordagem de não mencionar seus rostos e nomes, ele não merecem ser lembrados, mas o que fizeram, merece ser condenado e tudo por trás também. Para q situações como essa não se repitam, como anualmente temos episódios no Brasil. Recomendo o documentário "bowlling for columbine" de Michael Moore
@joaomariano098 ай бұрын
Assunto difícil mas tratado de forma super respeitosa
@spidermanextreme38658 ай бұрын
Fala do massacre de sandy Hook em 2012
@marcosffontes8 ай бұрын
Estas pessoas que visitam o local deveriam ser monitorados, alarme de detecção de Maluco disparou alto
@caiofeitosa79658 ай бұрын
Pumped up kicks fala da letra de columbine né?
@gabriellopes60418 ай бұрын
Fala sobre todos os massacres já ocorridos, até o ano de 2010 seu lançamento.
@cfo60968 ай бұрын
Não, não é sobre Columbine. Eles mesmos já declararam isso há anos atrás. Fala sobre massacre escolar no geral.
@lucashernandes088 ай бұрын
Não! essa canção aborda o tema de ataques em escolas, e da cultura armamentista dos EUA. Também fala do bullying, da negligencia, e da falta de atenção das famílias desses jovens que cometem os crimes. Repare na parte que diz que o pai do garoto trabalha o dia inteiro e que não tem tempo pra ele. Que ele queria ser um cowboy e coisas do tipo. Não tem ligação direta com columbine, até pq antes mesmo de columbine já tiveram outros ataques parecidos. E depois tiveram vários outros, columbine não foi o único, muito menos o ultimo.
@rafaelchemistry8 ай бұрын
À CNN, Foster explicou: "Eu escrevi 'Pumped Up Kicks' quando comecei a ler sobre o crescimento de doenças mentais em jovens. Eu queria entender a psicologia disso. É terrível como isso cresceu na última década. Eu queria entrar na cabeça de um jovem psicopata e trazer consciência para o problema da violência com armas, que se tornou epidêmica". O título se refere aos tênis caros do narrador, um símbolo de status social. Além disso, o baixista Cubbie Fink é primo de uma sobrevivente do massacre de Columbine, em 1999, e encorajou Foster a abordar o tema. O problema é que, retiradas do contexto, as palavras passaram a ser um incentivo para grupos de jovens e homens misóginos. Os problemas começaram cedo. "Pumped Up Kicks" teve retiradas as palavras "arma" e "bala" para que o clipe pudesse ser veiculado pela MTV. Críticas diversas surgiram pedindo para que a canção fosse banida, por supostamente glorificar os atentados. "A canção não é sobre perdoar a violência. Pelo contrário. Ela é um meio incrível para se conversar com as crianças sobre algo que não pode ser ignorado, para que seja abordado de uma forma amorosa", disse Foster. Uma das enxurradas de críticas surgiram depois do ataque à escola Sandy Hook, em 2012. Depois do tiroteio de Las Vegas, em 2017, quando mais de 50 pessoas morreram em um festival de música, o Foster the People se recusou a tocá-la. "Soaria como uma irreverência. Eu pensei nas famílias atingidas para tomar essa decisão", disse o líder do grupo, à CNN. A cada novo tiroteio, a polêmica vem à tona. Ainda assim, a canção voltou ao setlist do Foster the People.
@Caue-g4h2 ай бұрын
@@rafaelchemistry tanto que a prima de um dos integrantes da banda já esteve em um massacre escolar
@carloshenriqueprod7 ай бұрын
E ainda temos que escutar de alguns aqui no Brasil, que a facilitação ao acesso de arma de fogo que acontece nos EUA seria um exemplo... Quanto mais arma mais violência e tragédia.
@lamborghini8708 ай бұрын
O que fez o EUA a popularizar armas de fogo, foi à independência, já que as 13 colônias, temiam uma vingança ou ataque rápido dos ingleses. O que é mais incrível, é a Rockstar, ter feito Bully, onde esse jogo é simplesmente um reflexo das escolas dos EUA. Pior disso, é que esse jogo recebeu varias criticas, sendo, que é só baseado na vida real.
@MeusEstudos-d9p8 ай бұрын
não só isso, mas acho que também porque os EUA possuem uma indústria armamentista MUITO FORTE, e para suprir essa demanda a cultura internalizou essa indústria, o pais está sempre envolvido em guerras, vendeu/vende armas para potencias europeias em guerras, o pais respira guerras
@adelwloco8 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo. Postura muito ética!
@livelive20148 ай бұрын
Filipe, só uma coisa, não sei se você quis dizer que a escola ensina o equivalente ao ensino médio brasileiro que tem 3 anos ou se você quis dizer que a escola ensina os ultimos 3 anos que equivale ao ensino médio no Brasil, mas se foi o segundo a informação está errada. Nos Estados Unidos, o high school tem 4 anos (Freshman, Sophomore, Junior, Senior), enquanto no Brasil o equivalente, ensino médio, tem 3 anos.
@gustavocarvalholoboleite35268 ай бұрын
Oi Nerdologia uma sugestão para o nerdologia criminosos: Escândalo do mensalão já que faz quase 20 anos que ele virou público.
@MiguelLucasRibeirodaCruz8 ай бұрын
Seria muito interessante já que a maioria dos vídeos que tem ou inventa coisas que não tem nada aver ou defende o nine
@alvarorexs8 ай бұрын
A população brasileira de nerds e virjões tá muito doente.
@Dado87-qo3kj8 ай бұрын
@@MiguelLucasRibeirodaCruzIsso foi desde a saída do Átila porque antes ele falava dos crimes do Bigodinho e de toda a esquerda: Stalinismo e o resto da URSS, Maoísmo, Coreia do Norte, Cuba... Havia até reacts de esquerdistas "refutando". Átila e o Nerdologia são de extrema direita?
@venusbcarmesim278 ай бұрын
Seria excelente. Porquê iria calar a boca dos bolsonaristas, kkkkkkkkkkk.
@deniseldantas8 ай бұрын
Seria ótimo, principalmente o povo veria q os maiores envolvidos são o partido do Lira, do Jefferson e mdb, mas a gente sabe quem pagou por tudo sozinho
@Diego824148 ай бұрын
O nerdologia história tem se superado em cada vídeo. Parabéns ao Felipe e a equipe.
@hsantana1288 ай бұрын
o que explica ataque em escolas nos EUA? fácil acesso a armas e a propaganda armamentista em exaustão
@Wasabialt7 ай бұрын
0:28 Massacre de Bath School supera o número de mortes, sendo até hoje, o massacre com mais mortes em uma escola americana.
@carlosfilho34028 ай бұрын
Um Tema Muito importante Que Também Está Muito Presente No Brasil.
@klebermalheiro51248 ай бұрын
Tem um livro interessante sobre columbine, de Dave Cullen da editora darkside, em que ele justamente fala da responsabilidade da mídia em dar holofotes a esse tipo de cr1m3 o que incentiva outros a também cometerem, meio que encorajando adolescentes que tem esses tipo de pensamentos porém não tem coragem de praticar os atos, inclusive posteriormente outros que cometeram atentados em escolas citaram esses dois adolescentes de columbine: Erick Henry e Dylan Klebold.
@lucasjuazevedo8 ай бұрын
Foster the People, banda que compôs "Pumped up Kicks" anunciou que vai parar de tocar essa música devido as inúmeros tiroteios em escolas e porque a música estava se tornando um hino entre os atiradores
@flavionovaes50688 ай бұрын
taxa de ataques em escolas cai pra casa do caralho
@G_Teles2 ай бұрын
Corretíssimo, tem até filmes americanos que parecem ir na vertente de abordar o tema de forma espetacularizada (o que só reforça o proiblema)
@nathaliatavares5568 ай бұрын
Eu acordei pensando sobre o Massacre de Columbine hoje. Depois de muito tempo sem ler ou assistir absolutamente nada sobre🤔💀
@Luiz392078 ай бұрын
tomou seus remédios antes de dormir ontem?
@lucasoliveiradasilva35878 ай бұрын
busque ajuda
@rafaelsousa1991.8 ай бұрын
Foi devido a isso que o livro "Fúria" de Stephen King foi banido para sempre! Quem tem, está vendendo por mais de R$ 1.400.
@alexandrinobruno8 ай бұрын
Obrigado
@Bruno_C.P8 ай бұрын
Excelente modo de tratar o assunto.
@emanoelbraga1007 ай бұрын
Li o livro Columbine de Dave Cullen e posteriormente, o livro que a mãe de um deles escreveu. É uma história triste pra todos os lados, mas não tira a responsabilidade dos dois pela causa do ataque.
@sergipana11137 күн бұрын
Cidade de Suzano no Interior do Estado de São Paulo é a Columbine Brasileira. E o Massacre de Columbine foi em 1991 nos Anos 90 em 1991.
@wemerson.romano8 ай бұрын
Como a maioria acaba suicidando após o ataque, a única pena possível é "Damnatio Memoriae" do direito Romano.
@rafaelsimoesmarques5068 ай бұрын
Acredito que o psicológico seja realmente o agravante nesses casos, pois lembro que onde estudei o acesso às armas era relativamente simples, devido ao tráfico, escola pública de ensino médio onde várias vezes presenciei pessoas armadas no banheiro.
@GuriloSauroSilvaBarbosa-fe6ls7 ай бұрын
No massacre d Suzano os 2 atiradores tbm se inspiraram nesse do columbine do Eric Harris e Dylan Klebold
@Vaniapsyche8 ай бұрын
Só um pequeno adendo, no sistema escolar americano/ estadunidense as escolas secundárias têm 4 anos de estudo, não 3. Eu trabalho na maior parte do tempo como intérprete numa escola " High School " em Ohio e quando necessário sou deslocada para outras escolas. Nem sempre os anos escolares são compatíveis. ❤
@raulbiazi5688 ай бұрын
Caso Marielle Franco poderia ser o próximo vídeo da série
@Heverton-wd5sf8 ай бұрын
Como o mandante n e o que eles querem nao vai ter video
@TONICOMAPUA8 ай бұрын
🤓☝🏾@@Heverton-wd5sf
@salomaogomes73118 ай бұрын
@@Heverton-wd5sf Achei o gado
@lucasfraga94468 ай бұрын
@@Heverton-wd5sf e muge o corno
@CowboysInsidernews8 ай бұрын
Interessante
@thiagoflorindo28498 ай бұрын
Acho que alguns valores precisam ser expostos a adolescentes para ajudá-los a enfrentar esses dilemas, e quem sabe, reduzir esses números. . - Primeiro que meritocracia não existe em nenhum lugar do mundo. Mais de 70% do seu sucesso depende-se mais do ambiente social que você vive, enquanto menos de 30% é seu esforço individual. Populares são populares por conta do ambiente que eles foram moldados, e não porque eles merecem a popularidade que tem. . - Segundo: a troca de ambiente social é fundamental para fazer qualquer coisa, até mesmo para ter sucesso nos relacionamentos. Você nunca vai namorar, flertar, ou ter relações sexuais em meios sociais incompatíveis com você. A culpa não é sua, mas sim do meio social que você vive. Procure outros ambientes sociais que as pessoas vão se interessar por você. . - Terceiro: o mundo não gira ao seu redor e você não é o centro das atenções. Aprenda a lidar com o protagonismo dos outros e está tudo bem. . - Quarto: Hollywood é uma piada, então não use o cinema como softpower pessoal, pois tudo que eles vendem não funciona na prática. . - Quinto: ricos são ricos porque eles nasceram ricos ou foram moldados em ambientes sociais que proporcionaram a riqueza deles. A maioria deles se quer se esforçou para ter a fortuna que tem. Então não crie expectativas de ser rico ou se mate estudando ou trabalhando para isso. . - Sexto: Homens choram e colapsam emocionalmente. Lide com isso. . Se todo adolescente tivesse esse conhecimento, tenho a certeza que muitos massacres escolares seriam evitados.
@DrOriginSonic5 ай бұрын
O maior crime já registrados até os dias atuais esse massacre genocídio em High School Columbine nos EUA jamais eles deixaram que ainda perdura até hoje. Foi o mais criminal do terrorismo há mais de 20 anos atrás um verdadeiro terror!
@YuriCarvalho-s6t2 ай бұрын
e aconteceu de novo, o pai de a arma no filho de "presente" um filho que já demonstrava claramente que tinha essas intenções
@Sniper_72558 ай бұрын
Violência Bullying Racismo
@franciscograziano68848 ай бұрын
Não se deve nomear nem dar rostos para os assasinos, visibilidade é tudo oque eles querem, só vai incentivar que outros malucos com parafusos a menos na cabeça que se sentem abandonados e ignorados pela sociedade cometam mais massacres, se deve focar nas vítimas, nos nomes e rostos, no que elas gostavam, no que elas faziam, mostrar quem eram as vítimas, para as pessoas verem oque esses monstros fizeram e não como eles fizeram, porque fizeram e quem eram os assasinos, sem falar que país que dã armas de fogo para crianças e adolescentes são irresponsáveis e cúmplices dos massacres e devem ser punidos pela lei, não ter uma idade mínima para comprar uma arma em alguns estados dos EUA não ajuda em nada a evitar esse tipo de tragedia, se deve ter uma idade mínima alta para comprar uma arma, requisitos rigorosos para comprar uma arma de fogo (como saúde mental, antecedentes criminais, histórico de violência, histórico de alcoolismo e uso de drogas), períodos de espera mais longa para receber uma arma de fogo, restrições de armas de fogo para uso civil como armas semi-automáticas, automáticas, metralhadoras e qualquer armas de uso militar, ninguém precisa de uma metralhadora ou tanques de guerra para a auto-defesa pessoal, é muito menos de vinte metralhadoras e um arsenal de armas como muitas pessoas tem nos EUA e no Brasil nos CACs,armas de fogo só tem um único objetivo que é matar, ninguém come arma, ninguém se locomove com armas, o uso de armas deve ser extremamente restrito, apenas uma sociedade muito doente vai glorificar armas de fogo e a violência como “a solução para os seus problemas”, armas não são a solução para os nossos problemas elas são o problema, leia livros e estude
@Nicolas_SS888 ай бұрын
Eu sugiro voce estudar antes de querer dar palpite e entregar "solucões". Primeiro que muito do que voce disse, já é feito nos EUA, segundo que arma não se come, mas morto tambem não come! Nos ultimos 60 anos, mais de 95% dos atendados aconteceram em zonas "FREE GUNS", são locais que são proibido de pessoas portarem armas! E é por isso que escolas são tão comuns nos atentados, pois ela são "FREE GUNS". E terceiro, não se meta na seguranca pessoal alheia, armas salvam vidas, muito mais do que sua capacidaide cognitiva consegue entender!
@diabojunior8 ай бұрын
Crie uma sociedade baseada em sempre ser melhor que o outro ao invés de cooperar, crie uma sociedade em que as armas são base de sua constituição e crie uma sociedade em que o dinheiro é seu Deus e as pessoas são sua escada para alcançar tal privilégio ai verás que essa sociedade é de psicopatas. Welcome to the United States of America, this is the place for you.
@dieg0jj8 ай бұрын
Verdade, o BR com o pé na lama tem que ensinar a eles a civilidade.
@diabojunior8 ай бұрын
@@dieg0jj A lama que vê é o viralatismo que te cegou pra cair nela.
@alexandreaugusto1198 ай бұрын
Dito isso EUA>>>>>>>Brasil.
@diabojunior8 ай бұрын
@@alexandreaugusto119 vei, duvido tu sendo um br tankar 1 ano nos EUA.
@petruspetronio8 ай бұрын
Que vídeo bem feito e responsável. Parabéns!
@lucas_santos_697 ай бұрын
Diretores e Professores são os primeiros! já notaram se for fazer um massacre não quebre a tradição!
@epicobr01oficial7 ай бұрын
Esse ataque foi 3 dias antes de mim fazer 3 anos de idade , esse ataque serviu de inspiração pra outros ataques escola nos últimos 20 anos.
@evertonalves528 ай бұрын
Que vídeo espetacular.
@1gorSouz48 ай бұрын
É surreal pensar que alguem pode chegar nesse ponto e ainda atacar pessoas inocentes
@rodrigooliveira87287 ай бұрын
Infelizmente, mesmo desenhando assim tem gente que ainda nega a realidade.
@marcosvieira33368 ай бұрын
Eric Harris(um dos jovens autores do massacre), tinha em seu site várias letras do grupo KMFDM (Anarchy, Power, Son of a Gun, Stray Bullet e Waste). Em entrevista, perguntaram ao líder desta banda: " - se pudesse, qual pergunta você faria para o seu fã assassino?". O músico responde: "Não perguntaria nada, apenas ficaria a disposição para lhe ouvir".
@notimportant05078 ай бұрын
banda bem paia, além de que quase ninguém conhece, e, se conhece, é por causa desses 2
@marcosvieira33368 ай бұрын
@@notimportant0507 , eu também não conheço nenhuma música desta banda, o que me chamou a atenção, foi o contexto da resposta do líder, pois ele esclarece, que é necessário dar mais atenção para os jovens, pois, ainda estão em formação.
@notimportant05078 ай бұрын
@@marcosvieira3336 dei até like pq tu ganhou 3 likes e eu nn ganhei nenhum kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk aiai
@IranDarunia8 ай бұрын
Obrigado por mais uma ótima obra!
@sergipana11137 күн бұрын
No Estado do Colorado lá nos Estados Unidos também teve um outro ataque que aconteceu em 2012 que um cara entrou em um cinema e saiu atirando em um bocado de gente. Massacres em Escolas eu até entendo pq nas Escolas tem muito bullying coletivo. Mas Massacres nos Cinemas não faz sentido pq nos Cinemas as pessoas nem se conhecem e nos Cinemas nem tem Bullying Coletivo. E os Estados Unidos é o País que mais tem Massacres , nos Estados Unidos tem até Massacres em pontos Turísticos motivados por Xenofobia contra Latino Americanos ( Brasileiros são sim Latino Americanos ) e quem tá nos Pontos Turísticos dos Estados Unidos são os Latino Americanos ( geralmente são Mexicanos pq o México faz fronteira com os Estados Unidos )
@danieldelemosdelima26908 ай бұрын
5 anos esperando o nerdologia fazer um vídeo sobre esse caso kkk
@eicomics25188 ай бұрын
Sugestão Nerdologia: Unificação Italiana.
@rmassano8 ай бұрын
Foi um choque mesmo?????, Acho que não, os massacres continuam.
@saintpaavo7 ай бұрын
E por continuarem você acha que as pessoas não vão se chocar? Não é algo que acontece todo dia
@PedroHenrique-nu3ls7 ай бұрын
Isso e pra ser algo chocante, e quando isso parar de ser o mundo está ferrado
@lucianoprata868 ай бұрын
Nerdologia sobre os Skinheads
@raphaelr92518 ай бұрын
Que baita vídeo, parabéns pessoal
@dagobertomenezes10288 ай бұрын
querendo ou não o que se foi feito foi idealizado pra ser um marco, tanto fitas como fotos e o tutorial que eles deixaram, fora o jogo que pode ser encontrado em fóruns ainda, meio que inspirou pessoas e faz isso até hoje, fora que e fácil encontrar coisas sobre eles na internet o mau já foi feito
@martonrenan8 ай бұрын
Nerdologia excelente como sempre
@Kenybred8 ай бұрын
8:35, teve também o do saung hui-cho,33 vítimas fatais, aconteceu no estado de virginia,em uma universidade
@reinaldoferreira19118 ай бұрын
Valeu
@leandrogalo19808 ай бұрын
Excelente vídeo. Parabéns
@FranciscoBredof8 ай бұрын
Mais um belo trabalho do nerdologia. Aguardo o nerdologia criminosos Caso Aracelly
@wilsonpereirajr.98748 ай бұрын
Obrigado pelo vídeo.
@pedrobottino49788 ай бұрын
07:55 O dado é incorreto, pq considera como acidente qualquer tiro que ocorra dentro do perímetro escolar.
@augustof.s87818 ай бұрын
Que merda é essa que você acabou de escrever.
@guilhermecordeiro54568 ай бұрын
Exatamente,oque inflaciona e MUITO esses numeros,geralmente com proposito politico
@demervalaugustodacunha19548 ай бұрын
ele deixou bem claro que o dado inclui disparos sem vitimas, ou vc acha que é normal um disparo mesmo que acidental em uma escola??
@ThiagoVendramini-k5r8 ай бұрын
Existe outra maneira de se disparar uma arma dentro de um perimetro escolar que nao seja acidental ou criminoso?
@giovannamautone7 ай бұрын
todo mundo sabe que disparos acidentais em escolas são comuns e devem ser normalizados...
@yuriribeiro6428 ай бұрын
Faltou falar e enfatizar a cobertura da mídia, infelizmente, como um primeiro caso é de enorme impacto a mídia explorou ao máximo o acontecido, e outros casos de atentado do tipo mostraram clara influência desses caso em si, hj acredito que existam leis ou algum código moral de tratamento de novos casos do tipo
@DeivisonCarlos-uv9zk8 ай бұрын
Ataques como esses simplesmente se tornou tipico mas que devem ser combatidos.
@Welber-M3L7 ай бұрын
Sobre o Autor de Duna: Incrível como é fácil para alguns apontar o dedo hoje em dia.
@leonardoperes-so1nc8 ай бұрын
1700 alunos divididos entre 3 anos? Imagino quantas turmas tem em cada ano, na minha escola tinha até o 1E, mas essa escola deve ter até o 1Z
@boni_cop8 ай бұрын
Um dos temas mais interessantes envolvendo atentados e políticas de acesso a armas... Indico demais o documentário do Michael Moore sobre o assunto. Aprofunda as especulações políticas culpando a indústria da música e dos games. Obviamente, a sociedade quis achar alguém para apontar o dedo, havendo por ela como um dos grandes vilões o cantor Marilyn Manson e não o fato de qualquer indivíduo ter o poder de comprar uma pistola semiautomática, independente da idade e saúde mental.
@sucrilhossucrilhos90958 ай бұрын
Se os professores estivessem armados teriam evitado muita coisa
@cavalobroxa7 ай бұрын
são tristes, porém o direito de ter o direito a uma arma de fogo é essencial para a proteção própria e de seus familiares.
@doncomuna3786 ай бұрын
Uma mesmo. Mas tem "cidadão de bem" querendo ter 50 armas em casa...
@SilvanaDeSouzaMateus6 ай бұрын
@@doncomuna378❤❤❤❤
@is_bolo_e_cha8 ай бұрын
Tem um filme sobre a história de uma das vitimas do massacre, o nome é "Uma vida com propósito"