Obrigada!! Estou trabalhando em uma fanfic e saber sobre a importância dessas duas estruturas me ajudou muito.
@rafatofanetto8641 Жыл бұрын
Oi Samanta gostaria de agradecer ao seu vídeo. Adorei suas explicações estou preparando meu primeiro livro para publicação na Amazon. Consegui entender de forma facil o prólogo e o epílogo. Eu ja tinha escrito mas nao sabia diferenciar cada um deles. Muito obrigado mais uma vez. Meu epílogo eu tinha colocado como bônus por pedido de muitas pessoas que leram os primeiros esboços. E isso me ajudou bastante. Muito obrigado mais uma vez.
@joaorenatomendes75287 жыл бұрын
Seu vídeo foi de muita ajuda pra mim, eu estou escrevendo uma fanfic e na hora de fazer o epílogo acabei fazendo algo muito longo e que unia parte da história ainda inacabada, era como um capítulo grudado no epílogo. Mas quando você falou sobre o epílogo ser o fechamento do personagem, da história, isso acendeu uma lâmpada na minha cabeça e eu entendi exatamente o que tinha de fazer. Criei mais capítulos e acabei com um epílogo umas cinco vezes menor. A propósito, seu canal parece ótimo, vou dar uma passeada e aprender um pouco. :D
@SamantaHoltz7 жыл бұрын
Olá, João! Seja muito bem-vindo ao canal :) Que bom saber que meu vídeo não somente o informou como ajudou a dar aquele "insight" sobre o que fazer no epílogo! Sensacional!! Obrigada por me contar isso. Espero que adore todos os outros vídeos! Abraço e volte sempre!
@eduardoschs7 жыл бұрын
Eu vi esse video e estou revendo meses depois... Você torna tudo fácil ahusuhashuasa. Obrigado ^^
@SamantaHoltz7 жыл бұрын
Que bom saber disso, Eduardo! Muito obrigada!
@Don-Antonio-884 жыл бұрын
Meu Deus do céu! Minha nossa Senhora!! que mulher mais linda! Parabéns pelo vídeo. Me ajudou bastante. Mas... porém... mais parabéns para você. Na terceira vez precisei ouvir só o áudio porque não conseguia me concentrar nas informações enquanto olhava para angelical beleza.
@nodegravata85213 жыл бұрын
Sucesso, bem estar e que o futuro te favoreça.
@otawink430811 ай бұрын
Eu uso o prólogo como uma cena em que é importante ou que marcou a história principal. Um tipo de contextualização.😊
@soniaavallone1110 ай бұрын
Gratidão. Muito bom rever os conceitos e suas explicações.❤
@ArlindoEscritor7 жыл бұрын
Já tenho um Prólogo, fiz justamente com a ideia de instigar curiosidade. Esses seus vídeos realmente ajudam, acredite.
@SamantaHoltz7 жыл бұрын
Boa tarde, Arlindo. Obrigada pela visita! Que ótimo saber que meus vídeos têm sido úteis :) Obrigada pelo feedback! Forte abraço!
4 жыл бұрын
Mais um inscrito!
@davia47948 жыл бұрын
Eu uso o prólogo pra dar dicas sobre o ponto principal do livro, como por exemplo, numa série que estou escrevendo e estou no segundo livro, o primeiro tinha um prólogo resumindo o passado de um dos protagonistas, no decorrer eu acrescentei as devidas informações. No segundo livro o prólogo mostra diversos pontos diferentes do que seria a narrativa a ser seguida, com os protagonistas, eram personagens novos e lugares novos, mas já ditava o que seria esse segundo livro. Não revisei nem nada ainda, mas são umas 14 páginas se não me engano kkkk Eu uso prólogo para isso, mostrar algo que não necessariamente precisa fazer parte de algum capítulo do livro.
@SamantaHoltz8 жыл бұрын
Olá, Davi! Perfeito uso do prólogo nos livros da sua série :) Apresentar o passado dos personagens e preparar o leitor para o universo a ser explorado são duas excelentes formas de "prepará-lo" para a história na qual ele irá mergulhar! Obrigada por compartilhar comigo e por estar aqui no canal mais uma vez! Um abração!
@amadormaia Жыл бұрын
Muito bom. Usarei estas dicas no primeiro prefácio que fui convidado a fazer para esta semana.
@liamreis3 жыл бұрын
Vídeo antigo, mas de extrema utilidade!
@wericareijane28682 жыл бұрын
Eu amei o seu vídeo!!!! Ajudou- me muito. Estou escrevendo um livro e tinha dúvidas sobre o epílogo. Obgdaaaaaaa!!!!! Ah! Quando eu publicar o meu quero que vc leia tbm. Bjs.
@LúcioAltoRião Жыл бұрын
Em "Renascer de um outono", da Samanta, é contada a história de uma garota, que a sua vida, aos dezoito anos, está muito diferente do que Anna Hills havia sonhado. Sozinha em uma cidade estranha, reprovada no vestibular e demitida do emprego, ela enfrenta a difícil batalha para superar o desânimo e ir em busca de um lugar no mundo que possa chamar de seu. Determinada a deixar os fracassos para trás, Anna descobre nos classificados a vaga para baby sitter de uma garotinha que vive com o tio. No entanto, ela não imagina que aquele pequeno anúncio de jornal se tornará o passaporte para as maiores emoções da sua vida, colocando-a face a face com mudanças, escolhas e com John, o rapaz que amava em segredo desde a infância, em um encontro que os levará a desvendar o verdadeiro sentido do amor, da vida e da importância de fazer cada instante vivido valer a pena. Em uma tortuosa e apaixonante jornada, Anna descobrirá a força de uma grande amizade, a dificuldade de se conquistar o coração de uma criança e, acima de tudo, o poder transformador do amor, naquele que será o melhor e o pior outono da sua vida.
@felipesan46905 жыл бұрын
Muito obrigado por ter esclarecido o significado de ambos, porque estou fazendo história em mangá e gosto muito de usar ambos, tanto prólogo quanto epílogo.
@charliewallace50605 жыл бұрын
Com certeza! O teu epílogo no romance: Quando o Amor bate à sua porta foi bem bacana. :)
@SamantaHoltz5 жыл бұрын
Que legal saber que gostou, Bruno! :) Nem fale, eu não conseguiria terminar a história sem aquele "adendo" após o fim hahaha!! Ajudou a dar todo o sentido à transformação da personagem, né? Obrigada pelo comentário e por ler meu livro! Um abração!
@charliewallace50605 жыл бұрын
@@SamantaHoltz. Foi um livro que me fez pensar em várias situações por semanas. Os teus personagens me confrontaram por dentro... Fez-me questionar situações e atitudes que tomei. Enfim, eu fiquei apaixonado pela obra e esta me é muito cara. Desejo a você muito sucesso e felicidades como mulher, profissional e esposa. Deus a abençoe. :) És a minha inspiração literária.
@emanuelrodriguesmachado23834 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso! Parabéns pelo conteúdo!
@marianacarina25804 жыл бұрын
Eu comecei o prologo com uma cena próxima do "final", entre aspas porque não é realmente um final, mas parece um.
@SamantaHoltz4 жыл бұрын
Legal, Mariana! Já dá ao leitor a expectativa do que está por vir :)
@PauloHenrique-cb7rv4 жыл бұрын
Obrigada eu vou escrever capítulo ✍
@PauloHenrique-cb7rv4 жыл бұрын
Roteiro eu vou escrever meu livro ✍
@nodegravata85213 жыл бұрын
Me ajudou bastante, estava em duvida se começava ou não com um prólogo e você me auxiliou com essa duvida, vou começar com um prólogo, já que se encaixa muito bem com a Trama. Tendo a oportunidade de mostrar os traumas , apresentar a base de tudo daquilo que será a personalidade do protagonista e ambientar o publico com o tema sombrio do livro.
@viniciuscruz36405 жыл бұрын
A objetividade neste vídeo é sedutora! Ah se todos fizessem vídeos assim....
@SamantaHoltz5 жыл бұрын
Olá, Vinícius! Que alegria saber disso, muito obrigada pelo feedback sobre meu vídeo :) Seja sempre bem-vindo ao canal!
@manoelaraujo6790 Жыл бұрын
Maravilhosa aulas
@nodegravata85213 жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo, foi bem esclarecedor, assim como objetivo.
4 жыл бұрын
Muito bom esse vídeo, me ajudou muito! Eu já tinha um epílogo na minha história e nem sabia hehehe
@Zyckosalles5 жыл бұрын
Gostei muito do seu vídeo. Altas dicas. muita luz pra vc 👏👏
@SamantaHoltz5 жыл бұрын
Amém, Zycko! Gratidão pela visita ao canal :) Muita luz a você também, muita inspiração e sucesso em sua jornada literária!! Espero que meus vídeos sempre ajudem!
@TayaneNogueiraSouzaOliveira7 ай бұрын
Topizera!
@thaisoliveiraautora23378 жыл бұрын
Amei o vídeo, me ajudou bastante. Eu já havia criado um prólogo, mas você me ligou uma cena para mudar o prólogo. 😍❤🙌
@SamantaHoltz8 жыл бұрын
Juraaaaaa, Thata??? Que maravilha saber disso, fico muuuuuito feliz, de verdade! Sucesso pra você, querida :D Seja sempre bem-vinda ao canal!
@thaisoliveiraautora23378 жыл бұрын
+Samanta Holtz obrigada! Já era inscrita mas tava meio ausente. Mas mesmo assim, obrigada! ❤🙌
@SamantaHoltz8 жыл бұрын
:* Eu que agradeço!!!
@escritorsamueltenorio8 жыл бұрын
Gostei demais do vídeo Samanta Holtz. Nos livros que escrevi ainda não usei esses recursos, mas, fiquei tentado, por outro lado, nem toda história os demandam, pois, poder acabar confundido o leitor ou pior o desmotivando para a leitura. No caso do prólogo, é um recurso ótimo para descrever um mundo, muito utilizado na literatura fantástica, bastante válido uma vez que o leitor não conhece as ideologias, signos e meios de convivências de tal mundo. ah!!! se não for abusar demais, gostaria de ver os erros de gravação de alguns vídeos vindouros, pois, muito pensam que é só sentar e falar, assim, demostra o tanto que você se preparou. Sem falar também que é muito engraçado!!! >
@SamantaHoltz8 жыл бұрын
Olá, querido! Realmenteeee, há histórias que não "pedem" um prólogo nem epílogo, ou pedem apenas um dos dois. Tudo vai da história que você está criando e da forma como está fazendo isso, né? ;) Obrigada pela sugestão hahahahaha nos últimos vídeos eu tenho "me comportado bem" e não têm saído tantos erros engraçados quanto nos primeiros rs... mas, sempre que tiver, claro que vou deixar aqui pra vocês verem ;) Obrigada pelo comentário! Beijoooo!
@icaroyuri88974 жыл бұрын
Essa é exatamente a minha idéia!
@teubemestarimporta6 жыл бұрын
Tu é muito fera... Parabéns!!!
@SamantaHoltz6 жыл бұрын
Obrigadaaa!! :)
@Probleis4 жыл бұрын
Ótimo
@isamazza77086 жыл бұрын
Boa tarde! Muito boa suas dicas! A personagem do livro que trabalho,chama-se Samantha Lorys! Queria publica-lo mas estou achando muito difícil!
@SamantaHoltz6 жыл бұрын
Boa noite, Isa! Que lindooo, sua personagem é minha xará :) heheh já curti! A publicação é realmente um caminho bem árduo, não vou mentir, mas continue tentando... quem sabe, de repente, começar por uma publicação virtual na Amazon ou publicar alguns capítulos no Wattpad para testar a aceitação do público? É um começo! Beijoooo :*
@marcelobrasil674 жыл бұрын
Obrigado, me ajudou muito!
@adriano1976ful5 жыл бұрын
Outro vídeo esclarecedor. Muito bom. Parabéns pelo teu trabalho. Forte abraço.
@SamantaHoltz5 жыл бұрын
Obrigada, Adriano!!
@semconteudo27007 жыл бұрын
gostei muito desse vídeo com certeza vai me ajudar
@SamantaHoltz7 жыл бұрын
Que ótimo saber disso!! Obrigada pela visita e pelo comentário :)
@sofiagrimaux6 жыл бұрын
Amei
@laurabeatriz6707 жыл бұрын
Ótima explicação! Me ajudou bastante!
@SamantaHoltz7 жыл бұрын
Muito feliz em saber, querida Laura :) Seja sempre bem-vinda por aqui!
@cafedatarde56145 жыл бұрын
Obrigado pela dica
@SamantaHoltz5 жыл бұрын
:)
@Ccelo19686 жыл бұрын
Os leitores betas, que leram a minha história, reclamam que eu demoro a engrenar a história. Eu uso 3 prólogos e uma introdução antes de iniciar a história, propriamente dita.
@SamantaHoltz6 жыл бұрын
Olá, Marcelo! Importantíssimo atentar-se ao que seus leitores-beta dizem... talvez seja o caso de colher opiniões, sugestões e repensar a forma de iniciar sua história para que o começo seja mais dinâmico e prenda o leitor logo de cara!! Abração!
@geosianadepaula54345 жыл бұрын
Decidi fazer um prólogo com um acontecimento do passado do meu personagem principal e, para isso, optei por utilizar o narrador em terceira pessoa -um estilo de narrador conhecido como "manipulador", para esse tipo de gênero. Pensei em fazer o livro dividido entre três personagens que serão importantes na construção do enredo, e aí está minha dúvida: posso continuar com o narrador em terceira pessoa e ainda assim dividir entre os personagens??? P.s.: +1 inscrita! 🙂✨
@SamantaHoltz4 жыл бұрын
Oieee! Claro que pode :) Lembre-se de explorar, na mudança de ponto de vista, a VOZ de cada personagem nas cenas. Por exemplo, um pode ser mais dócil... o outro, mais agressivo... um pode ser mais relax, mais descolado... ter a característica de cada um marcada na narrativa enriquece muito a conexão do leitor com a obra e com os personagens!!
@jennygomes20044 жыл бұрын
Muito obrigado, amei o seu vídeo, você explica muito bem e esclareceu muitas de minhas dúvidas. Pergunta: Eu estou escrevendo um livro e ele tem uma continuação, eu posso usar o epílogo para colocar alguma cena do próximo livro?
@SamantaHoltz4 жыл бұрын
Olá, Jenny! Que ótimo saber que a ajudei :D Obrigada pelo feedback!! Quanto à sua pergunta, sim, usar o epílogo do livro anterior para antecipar ao leitor algo que acontecerá no próximo volume é uma excelente estratégia para despertar a curiosidade e fazê-lo querer continuar leitura da série! Lembre-se de usar essa informação estrategicamente, de forma a deixar no ar o que acontece para despertar a curiosidade. Um abração e sucesso!
@jennygomes20044 жыл бұрын
Muito obrigado🥰🥰❤
@vinniaira6 жыл бұрын
Nova idola!!! Pergunta! Um livro que possui 2 personagens favoritos, pode ter os 2 pontos de vista e uma narraçao em 3 pessoa??
@SamantaHoltz6 жыл бұрын
Obrigada pelo carinho!! Que bom saber que gostou do canal! :) Siiim, você pode explorar tranquilamente quantos pontos de vista quiser - uma das minhas autoras favoritas, a Liane Moriarty, costuma explorar uns 5 ou 6 núcleos de personagens hahaha! O cuidado a se tomar é como conduzir a troca desses PV's. Seguem outros vídeos do canal que podem te ajudar: - Pontos de vista: kzbin.info/www/bejne/m4rceJqCe7mKoc0 - Narrativa: kzbin.info/www/bejne/qWfFmoyceNmoY68 Se ainda tiver dúvidas, fique à vontade para me escrever! Abração!
@adeldezsuper6 жыл бұрын
Que video maravilhoso !!! justamente queria me referir a mensagem central não da história, mas da personagem, qual a lição daquela personagem, se ela é melhor que outra grande personagem da literatura ? se é pior se é mais insana e etc... mas epilogo nao tá ultrapassado não ??
@SamantaHoltz6 жыл бұрын
Olá!! Você pode encontrar sua forma original e criativa de utilizar o epílogo em sua história, inclusive nomeá-lo de forma diferente - mas exercendo a função de epílogo! :) Os elementos que compõem o texto, embora se mantenham o mesmo, vão se reciclando na criatividade dos autores!
@andreribeiro8622 жыл бұрын
Quando a professora é lindíssima fica muito mais fácil aprender 😅
@halleycariricearense4 жыл бұрын
Obrigado pelos seus videos. Gostaria de saber se o prólogo pode ser escrito em dois textos distintos e por dois pessoas distintas que não seja autoras do livro? Obrigado.
@SamantaHoltz4 жыл бұрын
Olá, Halley! :) Normalmente, quando é escrito por outra pessoa que não o autor do livro, é um Prefácio, e não Prólogo! Traz normalmente uma impressão sobre a leitura, antecipação de sentimentos, do que o leitor encontrará na obra... ou pode ser uma nota de abertura. Abraços!
@simplesassimacercadomundo5 жыл бұрын
Como escrever pensamentos no diálogo, cenas que estariam passando na cabeça do personagem? Obrigado.
@SamantaHoltz5 жыл бұрын
Olá! Respondi em seu comentário no vídeo sobre Ponto de Vista :) Obrigada!!
@simplesassimacercadomundo5 жыл бұрын
@@SamantaHoltz eu vi. Obrigado...
@hellenrz66195 жыл бұрын
Oi Sam. Amo seus vídeos. Eu poderia usar a letra de uma canção no epilogo?
@SamantaHoltz5 жыл бұрын
Olá, querida Hellen! :) Obrigada pelo carinho!! Letra de música, ao menos com base no que vejo de outras obras, normalmente não é usada em epílogo, e sim como uma abertura (sem título mesmo, só abrindo a história). Eu mesma, em meu novo romance, usei um trecho de música em caráter de abertura, mesmo :) Não é preciso intitular como epílogo - a não ser que a letra faça parte de um contexto, de uma dissertação etc. Beijos e sucesso!!
@PauloHenrique-cb7rv4 жыл бұрын
Obrigada Amiga ✍assim
@PauloHenrique-cb7rv4 жыл бұрын
aulas dos escritas vive a sim
@jaquelynebalsani59804 жыл бұрын
_Eu não gosto de "conversar" com o leitor durante a história. Então eu poderia fazer o prólogo em segunda pessoa pra contextualizar a história?_ _Ex. "Esse fato b que vc sempre ouviu falar será contado de um jeito diferente... por isso vamos voltar ao século 1 no que ainda não se chamava Sicrolandia"._
@analuciagomesdasneves51695 жыл бұрын
(Conta da minha mãe) Sabia que tava usando do jeito certo! É que eu uso o wattpad, e eu vejo muito autor que usa prólogo e epílogo da forma errada
@SamantaHoltz5 жыл бұрын
Aeeee, que legal :) E vale lembrar que, no processo criativo, é bom nos desapegarmos de fórmulas do "certo e errado"... às vezes romper com um padrão pode justamente nos dar um diferencial e virar nossa marca! Beijossss
@Pobrefilosofia4 жыл бұрын
como amar personagens vazios? Os personagens não são usados como referências acadêmicas, são sempre superficiais, não agregam nada a vida prática, não servem pra nada; cumprem apenas o papel de preencherem páginas. Sobre as pessoas (eu) que costumam ler livros pesados(kant), por exemplo; como poderiam passar a gostar de gêneros fantásticos(fantasia/ficção) ?
@gracielivz25064 жыл бұрын
Olá Samanta. Ótimo vídeo!! Fiquei c outra dúvida. Qual a diferença entre prólogo e introdução? 😘
@SamantaHoltz4 жыл бұрын
Olá, Gracieli! :) O prólogo sempre acaba tendo uma função introdutória na história - apresenta ao leitor o contexto, o passado dos personagens, um fragmento do futuro para gerar expectativa e, ao mesmo tempo, situar o leitor "no que é que ele está embarcando" ao iniciar a leitura... rs. Penso que a introdução seja mais utilizada em livros técnicos. Logo, digamos que o prólogo é a introdução dos livros de ficção... rs! E a introdução é o prólogo dos livros de não ficção :) Ao menos é como, até hoje, sempre vi ser utilizado, e como penso fazer mais sentido. Um beijo!
@Ccelo19686 жыл бұрын
Oi Samanta, porque você não nos brindou com mais vídeos? Acabei de comprar um livro seu "Quando o amor bater à sua porta".
@SamantaHoltz6 жыл бұрын
Olá, Marcelo! Estou justamente subindo um vídeo novo hoje, retornando ao canal :) Acabei de me casar e a correria estava muito intensa. Daqui a pouquinho estará no ar!! E que legaaaaal, espero que adore a leitura! Depois, me conta!!
@Ccelo19686 жыл бұрын
Samanta Holtz acabou de casar? Parabéns Sam, que Deus abençoe a sua família com muitos anos de sabedoria, Fortaleza e cumplicidade.
@SamantaHoltz6 жыл бұрын
Amém, Marcelo!! Muito obrigada pelos votos! :D
@deglauable8 жыл бұрын
Oi Samanta! Gostei bastante do vídeo e confesso que fiquei curiosa/ansiosa pelo epílogo de Renascer de um outono rs. E o que vc acha dos bônus que alguns autores divulgam um tempo depois? Obrigada! Bjos!
@SamantaHoltz8 жыл бұрын
Bom dia, Glauciane! Obrigada pela visita ao canal :) Acho legal quando os autores lançam um bônus para os leitores algum tempo depois do lançamento, especialmente quando fazem isso online, em uma plataforma virtual gratuita ou, se for vendido, a um valor bem acessível! Quando esse bônus vem em uma nova edição do livro, por exemplo, complica um pouquinho porque o leitor pode se sentir "injustiçado", obrigado a comprar o livro "de novo" só para ter acesso ao material exclusivo de uma história que ele já prestigiou, já comprou, já leu. Também é complexo quando o autor relança um livro "totalmente revisado"... o leitor sente que a história que ele leu já não existe mais. Então, é preciso tomar bastante cuidado com o impacto que você vai causar nos leitores! Se for o caso, mesmo que o bônus venha em uma nova edição como estratégia comercial (afinal, esse lado também deve ser pensado), nada impede que, algum tempo depois, o autor também disponibilize o material extra em um site :) Beijo enormeeee!
@danniissantos7 жыл бұрын
Samantha eu concordo com você sobre o uso dessas duas ferramentas mas tenho uma dúvida. É necessário que eu use os dois?
@SamantaHoltz7 жыл бұрын
Olá, querida Daniela! Obrigada pela visita ao canal :) Você pode tanto usar apenas o prólogo, apenas o epílogo, usar os dois ou até mesmo nenhum deles em sua história! Não há regras a respeito disso ;) Beijão!
@PaulaDunguel5 жыл бұрын
Olá, Samanta Holtz. Adorei seu vídeo. Já me inscrevi no seu canal. Eu curto muito livros com prólogos e epílogos. Todo livro que eu leio, que adoro, me emociona; me dá aquela pena quando acaba: " Nossa! Já acabou? Que tristeza!" Eu sempre fico com aquele gostinho de quero mais na boca e sinto falta. Eu gosto muito de escrever, ou pelo menos tento... Rsrsrsrs Eu gostaria que você me tirasse uma dúvida, por ser uma escritora experiente... O epílogo, assim como você disse sobre o prólogo, é aconselhável que ele seja curto? Ou no epílogo a gente pode detalhar e escrever um pouquinho mais, sobre a vida feliz do personagem?
@SamantaHoltz5 жыл бұрын
Olá, querida! :) Não se apegue a regras ou padrões... eu mesma já escrevi epílogos de 1 página e outros que pareciam um capítulo - hahaha! O importante é a função que ele tem a exercer, não o tamanho, ok? Não há qualquer problema em se estender e detalhar! Beijosssss
@PaulaDunguel5 жыл бұрын
@@SamantaHoltz muito obrigada
@shirleygaldino335 жыл бұрын
O Prólogo pode ser repetido dentro da história? Tipo, o leitor vai ler o prólogo e depois quando chegar a hora daquele momento, ele vai ler de novo, só que completo.
@parkmoonshin36145 жыл бұрын
O que não pode faz parte de um prólogo 1- Uma cena que aparece no meio de algum capítulo 2- Fatos que poderiam ser colocados na história 3- Um monte de informações jogadas e desconexas
@SamantaHoltz5 жыл бұрын
Olá, Shirley! :) Li a resposta do amigo acima, mas eu já vi isso acontecer em um prólogo, sabia? Justamente em um dos livros da saga Crepúsculo, que é suuuper comercial (acredito que em Lua Nova). O prólogo antecipa uma cena, interrompe no ápice e então começa o capítulo 1... mais tarde, a gente revive aquela cena antecipada no prólogo, mais para o final da história. Lembre-se de que escrever é uma arte! As dicas acima são super pertinentes para livros técnicos ou de não-ficção, mas, em se tratando de literatura, a criatividade é sempre bem-vinda desde que atue a favor da história e das emoções do leitor! Beijos!!
@Pobrefilosofia4 жыл бұрын
sabe se é possível usar todos gêneros dentro de um livro sobre memórias?
@PsychoXXI3 жыл бұрын
Toda a história tem que seguir a jornada do herói?
@laianesales64567 жыл бұрын
Samanta, eu tinha excluído o comentário que eu pedir uma opinião sua sobre minha história, até pq, eu tinha consciência sobre pq vc tinha dito sobre o comentário público, então apenas aguardei sua resposta para em seguida apaga-lo. Mas eu estou precisando de ajuda, eu quero desenvolver bem minha história, quero me aperfeiçoar na minha escrita, mas eu queria uma ajuda mais profunda como por exemplo na história em si. E eu de uma certa forma confio em vc, n sei pq, só sinto (e eu peço a Deus q por favor n esteja errada) Tem algum contato seu como Facebook por exemplo em q possamos conversar? Algo privado, sem ser zap.
@SamantaHoltz7 жыл бұрын
Olá, Laiane! Ahh que legal :) Eu ofereço, sim, o trabalho de mentoria literária (acompanhamento da escrita do autor) e leitura crítica (relatório com parecer crítico sobre o roteiro da sua história, personagens, trama etc.). Estou com a agenda meio apertada, mas, se quiser um orçamento para quem sabe trabalharmos juntas no ano que vem, pode falar comigo por e-mail: contato@samantaholtz.com.br E obrigada pela confiança!! Pode ter certeza de que minha intenção junto aos outros autores é sempre de ajudar
@alexandrejose67252 жыл бұрын
Como faço pra te enviar uma parte do meu livro para vc ler e dar uma opinião? Obrigado!
@hellenrz66194 жыл бұрын
Oi Sam, tudo bem? Ao invés de escrever a palavra " Prólogo", eu posso usar um título diferente nele?
@TheArgribeiro6 жыл бұрын
Se eu escrever um prólogo, automaticamente preciso fazer um epílogo?
@SamantaHoltz6 жыл бұрын
Não necessariamente! Há livros somente com prólogos, outros somente com epílogos, alguns com ambos e outros com nenhum. Depende da necessidade da sua história, sem regras! Abraços!
@PedroHenniker3 жыл бұрын
Coloquei o prólogo (livro de ficção), agora sou obrigado a por o epilogo? Não achei na internet. Me responde por favor!!! Mais outra, um epilogo pode ser uma parte do capitulo 1 da continuação do mesmo livro? Tipo escrever uma cena do livro 2, no epilogo do livro 1. Ps:... revi seu vídeo rsrsrs. (Desde já agradeço)
@SamantaHoltz3 жыл бұрын
Oi, Pedro! Nããão, não é "obrigado" a escrever epílogo só porque escreveu o prólogo - nem vice-versa! E a forma como irá construí-los é bem livre. Já vi prólogo antecipar uma parte lá do fim da história (pra deixar o leitor na expectativa). Já vi contar o contexto dos personagens, o contexto histórico... algum fato do passado do personagem... já o epílogo normalmente trata algo do futuro, pós-último capítulo. Não sei se entendi a 2a parte da sua pergunta! Avise se eu não tiver conseguido responder a contento, tá? Mas, em resumo: prólogo e epílogo, você pode ter os dois, só um deles ou nenhum, que tá tudo certo :) Use QUANDO e SE for ajudar a contar sua história. Abraços!
@PedroHenniker3 жыл бұрын
@@SamantaHoltz Te agradeço pela resposta, entendi sim. GRATO E FELIZ! Sobre a 2 pergunta, queria saber se o epilogo pode ser uma parte de qualquer capitulo do livro seguinte; tirar algo do 2 livro (que no caso é a continuação do 1) para por no epilogo do 1 livro... Mas creio que não, já que o epilogo é para dar uma "conclusão/algo a mais" da historia contada/narrada e, não para dar um "spoiler" do segundo livro, portanto o epilogo não tem essa função. *Creio que estou certo e já me respondi, pensando aqui* Mas claro que quem ler o livro vai entender que terá continuação, pois tem coisas que precisam ter fim. (kkkkk) eu confundo as coisas, um pouco, mas acho que dessa vez, deu para entender a segunda pergunta, mas de toda forma, obrigado por me responder.
@SamantaHoltz3 жыл бұрын
@@PedroHenniker Oi, Pedro! Ahhhh agora sim eu entendi sua segunda pergunta! Simmmm, se o livro for parte de uma série, usar o epílogo para antecipar algo do próximo volume (e, claro, deixar o leitor afoito pela continuação!) é suuuuper permitido sim!! :) vai fundo!!! E muito sucesso em seus escritos!!!
@PedroHenniker3 жыл бұрын
@@SamantaHoltz 😁💚 Deus do céu!!! OBRIGADOOO!
@helderfelix55466 жыл бұрын
samanta, existe um tamanho aconselhável pra eles? pode ter a ver com o tamanho da história?
@SamantaHoltz6 жыл бұрын
Boa tarde, Helder. Obrigada ela visita ao canal! Não há uma medida padrão, mas eles normalmente são pequenos, mais curtos do que um capítulo. É só observar nos livros que você lê: há epílogos de meia página, outros de uma, de quatro, cinco... Cada história trará uma necessidade, mas normalmente é assim que se encontra!
@helderfelix55466 жыл бұрын
pq eu tenho um modelo de livro um tanto "inovador", carnavalesco ou desnecessário pra alguns... nele, escrevo 7~8 capítulos enormes, coisa de mais de 50 páginas cada e houve uma necessidade de fazer prólogos interiores, ou seja, antes de mais que só do primeiro capítulo. a característica/justificativa desses prologos são simples: cenas necessárias que não têm um encaixe legal ou se passam em tempo e/ou espaços muito distintos. dado o tamanho curioso do capítulo, esses trechos são meio grandinhos. não temo em fazê-los, houve a necessidade, mas opiniões são sempre bem-vindas!
@SamantaHoltz6 жыл бұрын
Helder, a beleza da literatura está justamente em não ter regras :) Isso é arte! Viva sua arte e acredite nela, mas um cuidado interessante a se ter especialmente ao usar um formato inovador como você está propondo é ter um leitor-beta que possa ler e opinar com sinceridade se está confuso, se sua intenção está funcionando etc. Vídeos que podem te ajudar: - kzbin.info/www/bejne/pYC3oJKooMehb5I&list=PLW3s09s_qiUNmi4s5_ZJm3-oVXc09UO29&index=2 - kzbin.info/www/bejne/bpOofqtoqraseNE&list=PLW3s09s_qiUNmi4s5_ZJm3-oVXc09UO29&index=50
@helderfelix55466 жыл бұрын
Maravilhinda! Vlw msm
@oswaldodeoliveira24455 жыл бұрын
OLÁ SAMANTHA. ENVIEI A VOCÊ UM E-MAIL, A RESPEITO DA REMESSA DE DOIS LIVROS DO PHOTO & LETRAS DE TERESÓPOLIS, RJ. POR FAVOR VÁ À SUA CAIXA DE ENTRADA. ABRAÇOS, OSWALDO.
@SamantaHoltz5 жыл бұрын
Olá, Oswaldo! Muito obrigada pelo presente e pelo e-mail! Recebeu minha resposta? :) Abraços!
@anaconceicao315 жыл бұрын
O prólogo e o epílogo devem ser usados juntos? Ou seja, não dá para colocar prólogo sem ter um epílogo?
@SamantaHoltz5 жыл бұрын
Olá! Pode ter somente o prólogo, somente o epílogo, os dois ou nenhum :) Um é independente do outro, ok? Beijão!
@manoelaraujo6790 Жыл бұрын
Eu escrevo
@parkmoonshin36145 жыл бұрын
Sei que não tem nada haver com o vídeo, mais eu tenho uma dúvida, eu posso escrever um prólogo em 3° pessoa e o resto do livro em 1° pessoa? Você pode me ajudar? Desde já eu agradeço.
@SamantaHoltz5 жыл бұрын
Olá! Sim, você pode brincar com pontos de vista diferentes sem nenhum problema. Já vi autores fazerem isso capítulo a capítulo - ex.: no capítulo 1, é em primeira pessoa pelo personagem X. No capítulo 2, é narrado pelo personagem Y em 1a pessoa, ou em 3a. E por aí vai! Você pode usar um narrador onisciente no prólogo (ou seja, nenhum dos personagens), ou mesmo um dos personagens narrando, mas mudar o narrador na história! Se te ajudar, tem um vídeo a respeito de 1a e 3a pessoa: kzbin.info/www/bejne/qWfFmoyceNmoY68 E também sobre ponto de vista da narrativa: kzbin.info/www/bejne/m4rceJqCe7mKoc0 Espero ter ajudado!
@carlosbernardo99594 жыл бұрын
Um livro deixará de ser ótimo apenas por não possuir prólogo e epílogo? Não creio.
@SamantaHoltz4 жыл бұрын
Oi, Carlos! Claro que não :) Apenas explico, no vídeo, a finalidade de cada um, para que o autor os utilize, ou deixe de utilizar, conforme seu critério. Abraços!
@janduifelipe71306 жыл бұрын
Linda, obrigada você é um anjo 😘😘😘
@felipematos8026 жыл бұрын
Eu achava que prólogo era uma simples introdução
@SamantaHoltz6 жыл бұрын
Funciona como uma introdução, Felipe, pois o leitor tem o primeiro contato com o universo da história :) Legal saber como pode ir muito além desse papel, né? Obrigada pela visita ao canal e volte sempre!
@felipematos8026 жыл бұрын
@@SamantaHoltz Já me inscrevi e ativei o sininho, essas suas dicas são muito preciosas e com certeza estão ajudando muitas pessoas
@SamantaHoltz6 жыл бұрын
Muito obrigadaaaaaaaaa :D
@oswaldodeoliveira24455 жыл бұрын
Olá Samanta Holtz... Interessantíssimo até demais o tema que você aborda neste video. Dos seis livros meus, dois têm prólogos que eu pediria para submeter a você. Mandarei os dois livros com todo amor e carinho. Chamam-se: "OS TROPOS - FOTOGRAFIA DE TEATRO" e "FOTOCRÔNICA DE UM BRASIL FALADO". Em ambos os casos os prólogos são necessários para introduzir dados e meios linguísticos e semânticos para o conteúdo do livro. Se você aceitar os livros, enviarei para qualquer endereço que você possa informar. Informe ao email..... photoeletras@gmail.com (Teresópolis, RJ).... Esqueci de dizer que somos um projeto Lítero-fotográfico a toda prova. Nosso próximo título é: "POÉTICA DA FOTOGRAFIA".... Chegará em junho.... Abraços, Oswaldo (Teresópolis)
@SamantaHoltz5 жыл бұрын
Olá, Oswaldo! :) Que legaaal, e que gentileza sua! Manda mais informações em meu e-mail? Será uma alegria conhecer seu trabalho! contato@samantaholtz.com.br
@Ccelo19686 жыл бұрын
Eu achava que epílogo era o último capítulo da história...