é possivel ser CLT (outra função) e atuar por fora (freelance) como arquiteto pessoa fisica? se sim, ainda assim seria mais viavel abrir cnpj?
@paulomezzomo9 ай бұрын
É possível sim como pessoa física, Kelly. Sobre abrir CNPJ, serve o mesmo que falei no vídeo, independente de já trabalhar em outra função. Desde que sua outra função não seja cargo público.
@NaLupaDesign8 жыл бұрын
Quero saber mais!!!'
@paulomezzomo8 жыл бұрын
+Na Lupa da AnaLu Qual sua maior dúvida nesse quesito AnaLu? amanhã 24/05 e sexta vou postar mais 2 videos falando mais sobre esse assunto!
@gelsonsilvadonascimento96394 жыл бұрын
eu poderia por exemplo: trabalhar em prefeitura e ter um escritório de arquitetura?
@paulomezzomo4 жыл бұрын
Opa, Gelson! Na verdade, quando se é funcionário público não pode ter outros empregos ou empresas, por lei. Abração e obrigado por comentar!!
@arq32758 жыл бұрын
muito obg vc e o cara, precisso de umas dicas sua
@paulomezzomo8 жыл бұрын
Jackson!! Muito obrigado pelo comentário, cara! No que precisar estou à disposição. Grande abraço e um 2017 de muito sucesso!!
@ligiaferreiradesouza15658 жыл бұрын
Olá, você disse que autônomo não pode emitir nota fiscal, mas e o talãode recibo que a prefeitura "emite" não é nota fiscal?
@paulomezzomo8 жыл бұрын
+Ligia Ferreira de Souza Oi Lígia! Na verdade o que existe é a figura do autônomo, o qual faz um cadastro na prefeitura e emite um RPA (Recibo de Pagamento de Autônomo). Mas não é nota fiscal. É um recibo. E recolhe-se o imposto posteriormente. Portanto, emissão de NF apenas através de CNPJ.
@paulomezzomo8 жыл бұрын
+Paulo R. Mezzomo Mais informações sobre o RPA --> is.gd/FuPADl
@ligiaferreiradesouza15658 жыл бұрын
obrigada
@paulomezzomo8 жыл бұрын
De nada Ligia!! Qualquer dúvida ou sugestão fique à vontade!!
@premiumcontabilidade93067 жыл бұрын
Olá Paulo, estava procurando informações sobre arquitetos e encontrei seu canal e achei bem interessantes suas dicas para a classe dos arquitetos. Sou contador e percebi que você entende bastante dessa parte burocrática sobre sua profissão. Então, apenas para acrescentar um pouco, à sua fala, sobre a sua resposta a pergunta da Ligia Ferreira. As prefeituras em sua maioria, emitem notas fiscais de serviços avulsas, para profissionais pessoas físicas, porém o ISS, que é o imposto sobre prestação de serviços, já é retido na hora da emissão da nota e varia de 2% a 5% dependendo do município. Portanto, em ambos os casos, RPA ou NFSA, a empresa tomadora do serviço estará obrigada a recolher, 11% de INSS, IRRF (dependo do valor do serviço) e além disso, a empresa contratante vai arcar com o pagamento de 20% de INSS, sobre o valor pago ao arquiteto (caso a empresa não seja do simples nacional). O que, em muitos casos, torna a aquisição de prestação de serviços por profissional autônomo, uma opção, com custo maior, que a contratação de uma PJ. Parabéns pelo canal, e se precisar de alguma orientação tributária, pode enviar suas dúvidas para o e-mail: premiumcontabilidade.paulo@gmail.com