49 - Como tornar a aparência do antiX Linux similar a do Windows 10 - Parte 1 (FT10 no antiX Linux)

  Рет қаралды 356

antiX Linux em Português

antiX Linux em Português

Күн бұрын

Пікірлер: 15
@ERTech874
@ERTech874 20 күн бұрын
Ótimo conteúdo como é bom ver distros Linux com maior divulgação mesmo que seja pouca, faz muita diferença para quem é iniciante no mundo Linux
@marcelocripe
@marcelocripe 19 күн бұрын
Olá, @ERTech874. "Ótimo conteúdo como é bom ver distros Linux com maior divulgação mesmo que seja pouca, faz muita diferença para quem é iniciante no mundo Linux" Uns dos objetivos do canal é exatamente este, acolher os usuários iniciantes no mundo das distribuições GNU/Linux, mas especificamente, no antiX Linux. Alguém, em um outro vídeo, havia comentado se eu poderia "resumir os roteiros dos vídeos do canal", mas quando alguém escreve isto, certamente está pensando apenas nela mesma e não nas outras pessoas. Muito obrigado pelo seu comentário neste vídeo.
@werickdejesus6537
@werickdejesus6537 5 күн бұрын
Irei instalar na minha máquina
@marcelocripe
@marcelocripe 4 күн бұрын
Olá, @werickdejesus6537. "Irei instalar na minha máquina" Obrigado pelo seu comentário. Eu tenho certeza de que você vai se surpreender com a velocidade que o antiX vai se comportar na sua máquina.
@canalpanoramadaserra
@canalpanoramadaserra 17 күн бұрын
Muito bom esse tutorial, sou usuário do AntiX e não sabia dessa funcionalidade. Muito obrigado!
@marcelocripe
@marcelocripe 15 күн бұрын
Olá, @canalpanoramadaserra. "Muito bom esse tutorial, sou usuário do AntiX e não sabia dessa funcionalidade. Muito obrigado!" Eu recomendo você acompanhar o fórum do antiX, porque é lá que podemos ter contato com os diversos programadores e desenvolvedores da comunidade do antiX. O professor e mestre PPC começou a desenvolver o FT10 há muitos anos atrás para chegar no que chegou o FT10 que foi demonstrado neste vídeo. Eu pude testar cada uma das novas melhorias e funcionalidades do FT10, além de traduzir tudo que foi possível no programa. Existem outras funcionalidades do FT10 que não foram demonstradas neste vídeo. Eu agradeço pelo seu comentário e parabéns pelo seu canal de notícias e variedades sobre o Panorama da Serra.
@carlosrobertomenezesmartin3612
@carlosrobertomenezesmartin3612 18 күн бұрын
Marcelo, boa tarde. Sou usuário novato do linux e comecei a utilizar o antiX. Gostaria de saber se é possível instalar o antiX (ou outra distribuição linux) em um CF ou SD card utilizando-os como HD. Tentei e não consegui porque não deu boot. Não encontrei explicação na internet. Consigo instalar o windows XP se problemas. Obrigado.
@marcelocripe
@marcelocripe 18 күн бұрын
Olá, @carlosrobertomenezesmartin3612. "Sou usuário novato do linux e comecei a utilizar o antiX." Eu espero que o canal antiX Linux em Português possa te ajudar, para isso, comece assitsindo o vídeo 7, 8, 5 e depois continue do 9 em diante. "Gostaria de saber se é possível instalar o antiX (ou outra distribuição linux) em um CF ou SD card utilizando-os como HD. Tentei e não consegui porque não deu boot. Não encontrei explicação na internet. Consigo instalar o windows XP sem problemas. Obrigado." Eu nunca fiz este teste de instalar o antiX em um cartão de memória. Penso o seguinte sobre isso, para ser algo utilizável e não extremamente lento, o cartão deve ser de um modelo com alta taxa de leitura e escrita, algo semelhante aos dispositivos USB (pendrive) 3.0 ou superior. O antiX foi projetado para ser totalmente funcional a partir do dispositivo USB. Conforme as explicações do criador do antiX no seu fórum, a velocidade do dispositivo USB tem que ser 3.0 ou superior, bem como a porta USB do computador para utilizar o antiX com persistência (todo o sistema operacional, com todas as atualizações, personalizações e programas são mantidos) no dispositivo USB, mesmo após desligar o computador. Você poderia fazer os testes, já que você possui um cartão de memória para isso, eu não possuo um cartão de memória de classe 10. Na pesquisa que eu fiz na internet, encontrei que o dispositivo USB USB 3.2 de um fabricante, possui as velocidades de 1000 MB/s para leitura e 900 MB/s para escrita. E um cartão de memória classe 10, deste mesmo fabricante, possui a velocidade de gravação mínima de 10M B/s. Comparativamente, o dispositivo USB 2.0 possui uma velocidade de 480 Mb/s. Você consegue compreender as limitações envolvendo os cartões de memória? E tem mais, a placa-mãe precisa aceitar ou reconhecer o cartão de memória com a capacidade de ser inicializável (ou "boot", como você escreveu). Esta sua pergunta ficaria muito bem na aba ou guia "Comunidade" ou "Postagens" daqui do canal antiX Linux em Português.
@carlosrobertomenezesmartin3612
@carlosrobertomenezesmartin3612 18 күн бұрын
Marcelo, tentei instalar em um CF card conectado na porta IDE da placa mãe. A instalação correu sem problemas e o grub foi instalado na opção disco rígido. Ao reiniciar deu erro. Esses cartões tem velocidade similar aos discos IDE e são ótimas alternativas aos discos duros pois são mais duráveis (além do que é difícil encontrar um disco duro IDE). O uso de distribuições com baixos requisitos como o antiX é uma ótima opção para viabilizar o uso de computadores retro sem os problemas de segurança dos Windows XP 0:14 ou 9X. Acredito que o Linux, ao contrário do Windows, não consegue reconhecer o CF card como disco duro e sim como dispositivo USB, daí o erro no boot. O que acha? Agradeço a atenção.
@marcelocripe
@marcelocripe 18 күн бұрын
​@@carlosrobertomenezesmartin3612, como você retornou a esta conversa e ainda trouxe muito mais informações, então vale mesmo pena continuar com mais testes. "tentei instalar em um CF card conectado na porta IDE da placa mãe" Tentou instalar qual sistema operacional no quê? O que é um "CF card"? "porta IDE da placa mãe" Por acaso você tem um adaptador da conexão IDE para o adaptador do cartão de memória? Isso eu não conheço. "Ao reiniciar deu erro." Por acaso, no BIOS da placa-mãe tem a opção "USB FDD" ou "USB HDD", se tem uma destas opções, você pode conectar o cartão de memória em um adaptador para a porta USB e iniciar a partir do dispositivo USB. "Esses cartões tem velocidade similar aos discos IDE e são ótimas alternativas aos discos duros pois são mais duráveis (além do que é difícil encontrar um disco duro IDE)" Eu estou curioso no adaptador de IDE para o cartão de memória (ao menos é assim que eu estou entendo o que você escreveu). Se o cartão de memória puder ser conectado por meio da porta IDE, então você pode fazer uma instalação frugal. O processo da instalação frugal foi explicado pelo "runwiththedolphin" no vídeo "antiX (and MX) frugal installs (with grub entry)" e possui as legendas que eu traduzi para o idioma "pt_BR" a partir do idioma alemão que foi produzido pelo professor e mestre Robin. "O uso de distribuições com baixos requisitos como o antiX é uma ótima opção para viabilizar o uso de computadores retro sem os problemas de segurança dos Windows XP 0:14 ou 9X." Como eu quero poder te ajudar, mas acredito que não tenho o material necessário para te ajudar com estes testes, eu sugiro você criar um tópico no fórum do antiX e explicar com detalhes o que você quer e precisa fazer para manter os computadores antigos em pleno funcionamento com o uso dos cartões de memória. "Acredito que o Linux, ao contrário do Windows, não consegue reconhecer o CF card como disco duro e sim como dispositivo USB, daí o erro no boot. O que acha? " Alguém no fórum do antiX com muito mais conhecimentos e experiência do que eu poderá te ajudar. Quem sabe existem outras pessoas que também estejam utilizando o antiX da mesma maneira que você quer e pretende utilizar. Depois de tentar pedir ajuda no fórum do antiX, e se, eventualmente, não obtiver sucesso, você ainda poderá tentar com outras distribuições GNU/Linux, como por exemplo: Tiny Core (em "en"), SliTaz (em "pt_BR"), Raspberry Pi Desktop (muito mais pesado do que os dois anteriores) e vasculhar no Distrowatch outras distribuições que possam ser utilizadas diretamente no cartão de memória. Por favor, se você conseguir funcionar um GNU/Linux a partir dos cartões de memória me avise.
@carlosrobertomenezesmartin3612
@carlosrobertomenezesmartin3612 15 күн бұрын
Boa tarde. Tentei instalar o Debian e o Q4OS linux e também não consegui. Deve existir alguma incompatibilidade no reconhecimento do cartão como disco duro. Esse problema não ocorre com o Windows.
@antixlinuxemportugues
@antixlinuxemportugues 12 күн бұрын
Olá, @carlosrobertomenezesmartin3612. "Tentei instalar o Debian e o Q4OS linux e também não consegui. Deve existir alguma incompatibilidade no reconhecimento do cartão como disco duro." Como eu havia respondido antes, o antiX foi projetado para funcionar a partir do dispositivo USB (Pendrive, USB Stick, USB Flash Drive, etc.), eu nunca encontrei no fórum do antiX menção a respeito de instalar o antiX a partir de um cartão de memória. Novamente, eu sugiro você criar um tópico no fórum do antiX e obter respostas dos desenvolvedores do antiX. Você tentou preparar o cartão de memória para receber a ISO antiX com o programa "Criador de Dispositivo USB Executável" ? Eu não tenho um cartão de memória para fazer testes deste tipo. A outra pergunta é: será que existe algum GNU/Linux que foi projetado para ser instalado no cartão de memória? Obtenha mais informações lendo estas páginas: antixlinux.com/ antixlinux.com/the-most-extensive-live-usb-on-the-planet/ At. marcelocripe
@samayajoycedasilva1037
@samayajoycedasilva1037 7 күн бұрын
Tem como enxugar mais esse sistema, tirando apps que não usamos?
@marcelocripe
@marcelocripe 6 күн бұрын
Olá, @samayajoycedasilva1037. "Tem como enxugar mais esse sistema, " Só para lembrar que o FT10 não é um "sistema" ou um "sistema operacional" (eu não sei o que você entende por "sistema"), o FT10 é um programa que permite "transformar" o antiX Linux (este sim é um sistema operacional) instalando o Tint2 (barra de ferramentas) e o JGMenu para o menu do primeiro nível do antiX. "tirando apps que não usamos?" Sim, você pode apagar os programas que estão incluídos no FT10, porque o GNU/Linux é exatamente isso, você pode alterar, editar, modificar e lançar uma nova versão, desde que mantenha os créditos do autor original e saiba exatamente o que você esteja fazendo. Por tanto, não venha reclamar comigo ou com o professor e mestre PPC, se você fizer besteiras no FT10 ou no seu antiX. Com o zzzFM, acesse como administrador as pastas "/usr/local/bin" e "/usr/local/lib/ft10", apague somente os arquivos que são correlatos ao FT10 e os programas que você tem certeza absoluta de que não quer ter no seu antiX. Se você não sabe identificar os arquivos que são correlatos ao pacote FT10, então não apague nada, porque você certamente vai fazer o FT10 parar de funcionar e a culpa será sua e não minha. Eu recomendo você fazer todos os testes a partir de um dispositivo USB executável sem persistência, teste e apague à vontade. Se der tudo errado, apenas reinicie o computador com o dispositivo USB executável e comece novamente. Quando você estiver seguro de aplicar estas alterações no FT10 do antiX que está instalado, aí você terá tranquilidade de fazer tudo sem correr o risco de estragar o que não devia. Eu desejo boa sorte para você e obrigado pelo seu comentário que é correlato com o assunto do vídeo.
@antixlinuxemportugues
@antixlinuxemportugues 6 күн бұрын
Olá, @samayajoycedasilva1037. "Tem como enxugar mais esse sistema, " Só para lembrar que o FT10 não é um "sistema" ou um "sistema operacional" (eu não sei o que você entende por "sistema"), o FT10 é um programa que permite "transformar" o antiX Linux (este sim é um sistema operacional) instalando o Tint2 (barra de ferramentas) e o JGMenu para o menu do primeiro nível do antiX. "tirando apps que não usamos?" Sim, você pode apagar os programas que estão incluídos no FT10, porque o GNU/Linux é exatamente isso, você pode alterar, editar, modificar e lançar uma nova versão, desde que mantenha os créditos do autor original e saiba exatamente o que você esteja fazendo. Por tanto, não venha reclamar comigo ou com o professor e mestre PPC, se você fizer besteiras no FT10 ou no seu antiX. Com o zzzFM, acesse como administrador as pastas "/usr/local/bin" e "/usr/local/lib/ft10", apague somente os arquivos que são correlatos ao FT10 e os programas que você tem certeza absoluta de que não quer ter no seu antiX. Se você não sabe identificar os arquivos que são correlatos ao pacote FT10, então não apague nada, porque você certamente vai fazer o FT10 parar de funcionar e a culpa será sua e não minha Eu recomendo você fazer todos os testes a partir de um dispositivo USB executável sem persistência, teste e apague à vontade. Se der tudo errado, apenas reinicie o computador com o dispositivo USB executável e comece novamente. Quando você estiver seguro de aplicar estas alterações no FT10 do antiX que está instalado, aí você terá tranquilidade de fazer tudo sem correr o risco de estragar o que não devia. Eu desejo boa sorte para você e obrigado pelo seu comentário que é correlato com o assunto do vídeo. (Eu tentei responder com a minha conta pessoal, mas o KZbin bloqueou a minha resposta)
Arch Linux Experience - Hyprland
39:02
Bog
Рет қаралды 253 М.
I tricked MrBeast into giving me his channel
00:58
Jesser
Рет қаралды 23 МЛН
Human vs Jet Engine
00:19
MrBeast
Рет қаралды 158 МЛН
黑的奸计得逞 #古风
00:24
Black and white double fury
Рет қаралды 28 МЛН
So, I Tried Arch Linux.. (and Hyprland btw)
36:10
Livakivi
Рет қаралды 172 М.
I'm switching to Linux... and abandoning Windows
17:54
ZolaKluke
Рет қаралды 7 М.
Resurrecting my ancient MacBook Air with Ubuntu Linux
20:13
Level 2 Jeff
Рет қаралды 109 М.
КАК НАЧАТЬ ПОНИМАТЬ LINUX (2024)
21:10
PLAFON - Канал о линуксе
Рет қаралды 201 М.
Linux Mint 22: Excellent Distro for Windows Users
23:36
ExplainingComputers
Рет қаралды 237 М.
An early Windows 11 beta (build 21370)
10:58
XPower7125
Рет қаралды 23 М.
Ubuntu 24.10: the SNAP ecosystem improves, with a touch of nostalgia
21:21
The Linux Experiment
Рет қаралды 72 М.
I tricked MrBeast into giving me his channel
00:58
Jesser
Рет қаралды 23 МЛН