Рет қаралды 38
aondevamos.pt/...
Local de Realização: Cidões, Concelho de Vinhais
Festa tradicional de características únicas.
Manda a tradição que se faça uma grande fogueira com o canhoto ou tronco. O canhoto e toda a lenha que se queima nesta fogueira deverá ser roubada, pois se não for roubada, não arde.
Nesta fogueira vai ser cozinhada uma cabra em grandes potes, enquanto isso vão-se comendo castanhas assadas, figos secos e nozes.
Nessa noite a aldeia é virada ao contrário, pois a rapaziada vai roubar os vasos das flores e espalha-los pelas ruas, viram ao contrário os carros de bois e carroças de animais. Nessa noite também um carro de bois percorre a aldeia puxado pelos rapazes, com as atarraxas bem apertadas para cantar bem alto e não deixar dormir ninguém.
É um lugar de festa e convívio, trocam-se notícias de amigos e familiares ausentes, encontram-se os amigos numa noite de ambiente mágico.
www.rotaterraf...
Cidões é uma aldeia com apenas 18 residentes, mas nesta noite junta milhares de pessoas!
À VOLTA DE UMA GIGANTESCA FOGUEIRA, precisamente na noite de Halloween. Podemos dizer que foi em festas como esta que surgiu a tradição do Halloween e se espalhou para o mundo através dos Celtas. A Zona de Trás-os-montes foi habitada pelo polvo Celta. Este povo era constituído por várias tribos. Uma delas, os Zoelas ocuparam, a região de Bragança e Vinhais até às Astúrias. A eles se deve esta tradição. Acendiam uma grande fogueira para se despedirem da estação Clara - o bom tempo e prepararem-se para a estação escura - o mau tempo.
Era uma noite onde eram invocadas todas as energias positivas que a natureza podia dar. Ainda hoje em muitas aldeias do Norte de Portugal e de Espanha acendem-se fogueiras nesta noite. Em Cidões sempre se fez esta festa nesta noite!