5 problemas que acontecem no Depoimento Especial

  Рет қаралды 5,626

Canal Proteja

Canal Proteja

2 жыл бұрын

Neste vídeo, vamos falar sobre problemas que acontecem no Depoimento Especial, apesar de todos os esforços que os tribunais e os profissionais fazem para que as crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência tenham uma escuta protegida.
O Depoimento Especial é o procedimento de escutar a criança ou adolescente sobre uma situação de violência alegada perante a autoridade policial ou judiciária, então, se trata de um momento de produção de prova. A criança vai estar com um entrevistador forense, que vai conduzir uma entrevista que é assistida simultaneamente pelos operadores do Direito que estarão na sala de audiências. Esse procedimento completo, como vocês podem ver, envolve várias pessoas, equipamentos, então, depende de uma série de fatores para funcionar como se espera. Mas é claro que tem diversos problemas que podem acontecer e que de fato acontecem, que acabam prejudicando ou atrapalhando a fluidez e o bom andamento do Depoimento Especial. A ideia desse vídeo é apontar fatores que devem melhorar, então, é no sentido de aperfeiçoarmos esse serviço que prestamos à sociedade brasileira.
▶️ Entenda o Depoimento Especial
• Entenda o Depoimento E...
▶️ Depoimento Especial e Escuta Especializada
• Depoimento Especial e ...
▶️ 5 princípios da escuta protegida de crianças e adolescentes
• 5 princípios da escuta...
=====================================
🔔 Faça parte do Telegram do @canalproteja
t.me/canalproteja
=====================================
❤️️ Baixe agora GRATUITAMENTE nossa cartilha: Proteção de Crianças e Adolescentes: Uma cartilha para adultos
www.canalproteja.com.br/cartilha
=====================================
➡️️ Este é o Canal Proteja, aqui falamos sobre diversos temas relacionados à infância e juventude. Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!
Siga a gente nas redes sociais:
/ canalproteja
/ canalproteja

Пікірлер: 16
@halexsieber1590
@halexsieber1590 5 ай бұрын
E preciso ser muito qualidicado e apeimorado esse trabalho de entrevista forense..pq um mau profissional ou uma entevista mal feita pode condenar um inocente
@andreandreluis1913
@andreandreluis1913 Жыл бұрын
Tem que se levar em conta as falsas acusações de abuso sexual
@alexansouza
@alexansouza Жыл бұрын
É sobre isso que eu vim atrás. Crianças devem ser protegidas. Inocentes de falsas acusações or parte de adultos que manipulam crianças, também devem ser protegidas...
@paulanunessmagar8348
@paulanunessmagar8348 2 жыл бұрын
Olá, na minha opinião acredito que o hel não deve estar presente pq a criança além de passar por abuso , ainda ter que relatar ele na frente do abusador, é muito sofrido .
@naelymoreira5696
@naelymoreira5696 2 жыл бұрын
Excelente!
@fabyoalexander
@fabyoalexander 2 жыл бұрын
Excelente vídeo, como todos os do canal
@terapiamatinal
@terapiamatinal Жыл бұрын
A meu ver, a "pergunta" que mais atrapalha é sempre voltada aos pais, de "como é que não sabiam disso?" Torna-se uma culpa inerente e afasta a família do acompanhamento, por incômodo pela acusação e por receios de se tornar cúmplice do abuso/agressão.
@oziasjose6680
@oziasjose6680 2 жыл бұрын
Oii!!... Vi o seu vídeo falando sobre abuso sexual na infância... Na verdade as vezes se torna até difícil de perceber sinais de abusos pois muitas vezes o abusador conquista a menina: (geralmente um padrasto por exemplo). uma menina com 9/10 anos começa as curiosidades aí o abusador se aproveita, muitas vezes quando se vêr é o resultado a menina grávida e aí alguns bota culpa na mãe porque não percebeu, sendo que a mãe não tem culpa e nem a menina que foi abusada único culpado é o abusador que comete esse tipo de covardia
@CanalProteja
@CanalProteja 2 жыл бұрын
Exatamente! Jamais a vítima vai ser responsável pela violência que sofreu. Obrigada por acompanhar o canal!
@marcio0102193
@marcio0102193 2 жыл бұрын
Minha filha atualmente tem 15 anos, me contou que sofreu diversas vezes abusos dos 9 aos 11 anos, foi ouvida na delegacia e só após 7 meses o acusado foi chamado pra depor. Além da demora, o advogado teve acesso ao depoimento de minha filha antes mesmo do seu cliente ser ouvido, gostaria de saber se todo esse procedimento está correto ou não. Estou tendo muitos gastos, como advogado e perda de trabalho, fui demitido por faltar pra ter que levar e buscar minha filha na escola. Devo entrar também com reparação financeira,... ?
@CanalProteja
@CanalProteja 2 жыл бұрын
Olá, Marcio, sinto muito por sua filha. Infelizmente nós não podemos te dar uma resposta precisa sobre isso, pois não somos advogados. Acredito que seu advogado possa lhe dar a orientação correta.
@rodrigodias2257
@rodrigodias2257 Жыл бұрын
Boa tarde, Marcio! Como advogado que sou, afirmo que o procedimento está correto. O advogado pode solicitar todas as provas já colhidas, antes mesmo de apresentar defesa. Tem previsão processual.
@isacgomescosta82
@isacgomescosta82 Жыл бұрын
Infelizmente tem pessoas mal caráter no forum assistente social despreparada faz o relatório que deseja pq não é a filha dela nem parente dela que foi abusada
@halexsieber1590
@halexsieber1590 5 ай бұрын
Existem relatos de laudos fraudados beneficiando falsos acusadores..obtidos atravéz de suborno financeiro aceito por profissionais sem escrúpulos .pra mim devem ser várias etapas de entrevistas..Abusadores devem ser punidos sim..mas pessoas inocentes não podem ser condenacoes baseadas em laudos duvidosos...
@sgp1975
@sgp1975 10 ай бұрын
Alguém pode analisar essa situação:Já ambientados na sala de Depoimento Especial, enquanto os operadores do Direito (Magistrado, Promotor, Advogado de Defesa e Acusado) encontravam-se na Sala de Audiência, Maria do Carmo, Pedagoga responsável pela tomada deste procedimento, apresenta-se para João Carlos (6 anos de idade) e diz que ali eles irão falar sobre o abuso sexual que esta criança foi exposta e que para isso a conversa entre eles irá acontecer de forma que ela fará várias perguntas e ele deverá responder todas estas, para que as informações sejam esclarecidas. Então a referida entrevistadora começa a perguntar "Me conte como o sr. Carlos Alberto mexeu com você?", logo em seguida a criança responde que não sabe o que é mexeu e a entrevistadora prossegue perguntando, "então me fale como foi que ele abusou sexualmente de você?", a criança então responde que o sr. Carlos Alberto abusou dele em casa, quando então a entrevistadora prossegue questionando "que dia e aproximadamente que horas isso aconteceu?".
@CanalProteja
@CanalProteja 10 ай бұрын
Olá este trabalho requer uma análise responsável por um profissional que vá olhar em profundidade a condução do depoimento. É possível contratar um assistente técnico para isso. Nós não fazemos este trabalho, mas existem vários profissionais que tem feito.
5 princípios da escuta protegida de crianças e adolescentes
11:29
Lei do depoimento especial é o tema do Entender Direito desta semana
56:22
Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Рет қаралды 5 М.
КАК ДУМАЕТЕ КТО ВЫЙГРАЕТ😂
00:29
МЯТНАЯ ФАНТА
Рет қаралды 9 МЛН
Alex hid in the closet #shorts
00:14
Mihdens
Рет қаралды 9 МЛН
- А что в креме? - Это кАкАооо! #КондитерДети
00:24
Телеканал ПЯТНИЦА
Рет қаралды 7 МЛН
Como extrair a CONFISSÃO em um depoimento pessoal
9:05
José Andrade
Рет қаралды 34 М.
Depoimento de crianças no filme: Anatomia de uma queda
11:47
Canal Proteja
Рет қаралды 161
Prática em audiência: depoimento especial
1:14:56
Escola Superior da Defensoria Pública de MS
Рет қаралды 8 М.
depoimento-sem-dano
9:32
Conselho Regional de Psicologia Rio de Janeiro
Рет қаралды 13 М.
Execução fiscal é tema da semana no Entender Direito
59:28
Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Рет қаралды 2,1 М.
O depoimento especial e a escuta especializada - Juliana Borges
7:39
Eu Me Protejo
Рет қаралды 2,5 М.
COMO SABER SE ALGUÉM ESTÁ MENTINDO? | Cortes do Venus
6:30
Cortes do Venus [OFICIAL]
Рет қаралды 4,8 МЛН
O que faz um Psicólogo Jurídico? - Elza Lobosque
15:21
Elza Lobosque
Рет қаралды 13 М.
Depoimento de crianças na série: O Caso Outreau
9:29
Canal Proteja
Рет қаралды 235
A Lei da Escuta Protegida
11:03
Childhood Brasil
Рет қаралды 22 М.