Concordo com o Pedro a 100%, como se costuma dizer "Toda a gente olha para o que eu ganho, mas ninguém olha para o que eu trabalho". Enfim, as comparações são muito perigosas, tem que ser feitas tendo em conta toda a envolvente (dai odiar quando vejo políticos e afins, a compararem o país X com o Y, e se isto funciona no X também funciona no Y). Tenho que comparar o meu salário sempre com quem está a fazer algo equivalente ao que eu faço e também toda a envolvente... Não faz sentido, por exemplo um Eng. da empresa do fundo da rua comparar o salário dele com um Eng. da NASA ou ESA... O do fundo da rua pode ganhar menos, e ter mais peso nos gastos da empresa onde trabalha, etc. Conheço algumas pessoas assim, gostam de dizer que a pessoa XPTO ganha muito, mas quando lhe pergunto, mas tu querias estar na posição dele, fazer o que ele faz? A resposta que dão "Ah não o que ele faz é muito difícil ou tem muita responsabilidade".
@luisgraca89602 жыл бұрын
Bela lição! Infelizmente esse é a realidade de muitas pessoas no nosso país... Parabéns e muito obrigado pela partilha!
@patriciajralmeida2 жыл бұрын
Falou tudo! É mesmo isso. Autoresponsabilidade é tudo.👍👏
@antoniomatos83182 жыл бұрын
apenas ser um borrego e papagaio falante do sistema, não precisas produzir nada!!!!
@tarsifioro68322 жыл бұрын
Adoro seu conteúdo e a maneira do senhor abordar tudo. Um grande abraço e força em seu trabalho. 🇧🇷
@rui7659 Жыл бұрын
o problema é que muitas vezes as pessoas têm "muito tempo disponivel" Pedro, grande abraço
@Ndarte2 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho 🤩
@amandiomorgado23302 жыл бұрын
Concordo em absoluto. Mas um jovem de 21 anos sem qualquer experiência ser assessor de um ministro e ganhar 4000€... Não concordo.
@amf19642 жыл бұрын
O problema dessas pessoas é a inveja, egoísmo, ganância. Para mim não existe qualquer problema, cada profissão tem as suas responsabilidades e têm de ser remuneradas conforme as mesmas. Preocupava-me se um colega recebe-se mais do que Eu, ia considerar que profissionalmente, Eu, seria menos profissional mas por antiguidade de serviço é normalíssimo.
@andrademargarida2 жыл бұрын
Muito bem, é isso nesmo👌
@pedromoreira6662 жыл бұрын
O que interessa é que as pessoas ganham bem, invistam o máximo possível em aplicações que lhes proporcionem futuramente um rendimento futuro e façam a mexer a economia de forma a mesma não fique estagnada.
@antoniomatos83182 жыл бұрын
apenas ser um borrego e papagaio falante do sistema, não precisas produzir nada!!!!
@jorgecortinhas82422 жыл бұрын
Sr Pedro, o nosso povo é latino, ora é invejoso. Eu gosto muito que todos estejam bem, um abraço.
@Pedrocerqueira222 жыл бұрын
Eu fico preocupado e contente quando os outros ganham mais que eu na minha area, significa que quem esta mal sou eu, vou logo atras do que preciso de fazer para ficar igual ou melhor que os outros HEHEHE
@joserelva10872 жыл бұрын
Ainda agora vi uma noticia que os tripulantes de cabine da swissair vão receber 4000 mil, pois eu acho que recebem muito. A comparação faz parte. Acho que a comparação com ganhos de irs com profissões, nada têm a ver, porque no irs, por ex é uma dedução, que todos podemos atingir, ao contrário das profissões. Nada tem a ver com invejas. Um Jovem de 21 anos sai da faculdade para o Governo e vai ganhar quatro mil euros. Como se fosse fácil procurar outros trabalhos, isso se a especificidade do emprego, nomeadamente publico, que não se pode ter qualquer outra ocupação. Não se trata de ficar zangado, por um poder comprar um carro, passar férias, zero, é uma analise de outras profissões por conta de outrem, estado, por ex, nem sempre á sempre razões para isso, como se sabe. Também não podemos ficar indiferentes, a que uns tenham de descontar sobre os rendimentos e o tal eletricista, receber 150 euros dia e nada descontar sobre. No lirismo tem razão. Esse sentimento é tendencialmente português, porque se ganha pouco dinheiro e vê-se outros a fazerem um vidão. Nada tem a ver com inveja do sucesso dos outros, se for pelo mérito, mas muitas x nada tem a ver com mérito. Pois, agora além do ordenado, tem outro rendimento, pois, alguns não podem. Continuação.
@susetesimoes34342 жыл бұрын
Alguém me disse, não importa o que se ganha, o que importa é o que se consegue poupar.. isto tem todo sentido e é verdade.. vi um anúncio no Facebook, uma senhora pedia por passar a ferro 6 euros á hora.. eu li os comentários, que tristeza as pessoas escreverem que 6 euros á hora é muito dinheiro.. na minha opinião é muito pouco. Como querem que Portugal seja um país mais rico com ordenados tão baixos.. depois choram que não conseguem pagar as contas.. Ganhar dinheiro e ter mais dinheiro é um bem essencial para ter qualidade de vida e deve ser visto como normalidade…
@bernardeseduardo2 жыл бұрын
Na minha opinião uma pessoa ganha mal quando, apesar de trabalhar muito e ser um bom profissional, não ganha o suficiente para ter uma vida sossegada (não digo desafogada), mesmo que sem grandes mordomias excentricidades. Ou seja o seu ordenado é apenas o suficiente para pagar as suas contas no dia-a-dia, sem idas ao café, sem frequentar restaurantes, sem gastar dinheiro mal gasto, e mesmo assim como uma ginástica financeira muito grande. Não estou a queixar-me (felizmente não me acontece), mas conheço pessoas a quem acontece. Façamos as contas: um casal, com 2 filhos, em que ambos ganham o salário mínimo, com contas para pagar: 2 filhos na universidade Renda de casa Água, eletricidade, seguro do carro, combustível, alimentação, etc. Atenção que há pessoas que não tiveram hipótese de estudar e não arranjam melhores empregos facilmente. Muitas vezes têm 2 empregos para conseguir pagar contas e não deixar faltar comida na mesa.
@davidlguerr2 жыл бұрын
Comigo é precisamente o contrário, ficaria preocupado se os outros ganhassem menos do que eu😂 É que seria mesmo muito mau sinal. É isso mesmo, quem acha que ganha pouco tem de encontrar forma de ganhar mais, e fique calado. A vida é assim mesmo, uns ganham mais, outros ganham menos.
@dazouk2 жыл бұрын
acho que quando as pessoas falam, não tem muito que ver com o facto de ganhar mais ou menos, mas sim com o MÉRITO para o ganhar. Obviamente comparando o comparável .
@davidlguerr2 жыл бұрын
Há de tudo um pouco.
@joserelva10872 жыл бұрын
Logicamente.
@djcamuflas2 жыл бұрын
Uma coisa é certa, se os ordenados, fossem mediante a dureza do trabalho, todos seriam trolhas. Cada posto é um posto. Obrigado pelas dicas.
@davidlguerr2 жыл бұрын
A questão é que o quanto se ganha não é proporcional à quantidade ou dureza do trabalho. Há muito boa gente com trabalhos duros e que trabalham muito, mas ganham muito pouco.
@djcamuflas2 жыл бұрын
@@davidlguerr, isso é bem verdade. Por isso é que falei nesse aspecto. Eu já trabalhei horas malucas seguidas e quase sem férias, mas não recebi mais por isso. Tive que mudar de trabalho. Mas nunca me comparei aos ordenados dos outros. Por vezes, existem trabalhos, que só a responsabilidade não tem preço.
@davidlguerr2 жыл бұрын
@@djcamuflas E existem também pessoas com trabalhos de imensa responsabilidade que ganham muito mal. Nem sempre o salário é proporcional à responsabilidade.
@joserelva10872 жыл бұрын
@@djcamuflas compara sempre, acabou de fazer. Nas observações que fizeram compararam
@djcamuflas2 жыл бұрын
@@joserelva1087, não sei se por acaso se apercebeu mas, estamos mais preocupados com os outros do que connosco. Ou por acaso não reparou nisso?
@analopes93092 жыл бұрын
🌟🌟🌟🌟🌟
@luisloureiro45262 жыл бұрын
Olá Pedro, gostaria de saber se é possível que o IRS automático tenha falhas sobre as despesas com a habitação ou seja os juros, dado que o meu contrato é de 2010 e sempre esteve abrangido com a tal dedução mas o que é certo é que nos últimos anos nem dei conta no reembolso terá sido por a euribor ter estado negativo. Obrigado pela atenção abraço.
@davidlguerr2 жыл бұрын
Sucedeu isso com muita gente, como não pagaram juros, não aparecem no IRS.