Рет қаралды 13
Esta semana explorámos este conceito - eu mereço! Eu mereço tudo!
Mas acreditamos mesmo nisto?
Muitas vezes temos a sensação de que não merecemos tudo aquilo que desejamos. Andamos numa luta interna entre o que queremos, o que sentimos que podemos alcançar e as vozes críticas dentro de nós. Vivemos numa sociedade onde, muitas vezes, o esforço é romantizado e a recompensa é vista como algo que só pode ser atingido através de sacrifício extremo. Mas porquê que acreditamos nisso?
Ouvimos vozes internas que nos dizem “não és suficiente”, “não mereces isto” ou “não estás preparado”. Estas vozes não surgem do nada. São, muitas vezes, o reflexo de experiências passadas, da educação que recebemos, das expectativas da sociedade, e, claro, das nossas próprias inseguranças. Desde cedo, aprendemos a ouvir críticas, muitas vezes antes mesmo de ouvir incentivos e crescemos num mundo que privilegia a comparação constante. A consequência disto é interiorizamos estas exigências e transformamo-las numa espécie de “ditador interno” que, por vezes, fala demasiado alto.
Libertarmo-nos destas vozes não é fácil, mas é possível. A chave está em desenvolvermos uma nova narrativa interna, uma que seja mais compassiva, mais positiva e mais alinhada com os nossos desejos e objetivos.
Temos que criar um hábito de reconhecer as nossas conquistas, por menores que sejam.
Desconstruir crenças limitadoras. Quem disse que eu não mereço?
Aceitar a vulnerabilidade, porque o medo de falhar é natural e errar faz parte do processo de crescimento e não invalida o nosso valor.
Cercarmo-nos de apoio positivo, porque as vozes exteriores também têm um grande impacto em nós.
A verdade é esta: todos merecemos viver em pleno. Merecemos encontrar propósito e prazer naquilo que fazemos. Merecemos sucesso, descanso, tempo para sonhar e espaço para ser. E merecemos acreditar nisso, porque não há nada de errado em aspirar a uma vida plena e abundante. Se não formos nós a reivindicar esse lugar, quem o fará por nós?
Portanto, quem manda na nossa vida? Somos nó! E está na hora de começarmos a viver como tal.
O que acharam deste episódio?
O vosso feedback é muito importante. Comentem e partilhem com alguém que sintam que está a precisar de ouvir este episódio.
Obrigada por estarem connosco!
INSTAGRAM @avidaacontece.podcast
/ avidaacontece.podcast
Queremos agradecer ao Rodrigo e Filipe Pessoa Jorge por criarem a música do nosso podcast. Só se ouve uma pequena parte mas podem ver a jam session completa aqui
• PJ - Pitch (jam session) ĺ