Estava a ouvir as dicas e estava a sentir-me satisfeito por ter seguido, espontaneamente, todas elas, sendo um autodidata que começou logo por fazer música e a cantar ao mesmo tempo. Ainda hoje, quarenta e cinco anos mais tarde, quando pego na guitarra, começo por verificar a afinação de ouvido e, depois de dedilhar um pouco, percebo logo se o meu ouvido está para improvisar, ou se as cordas não têm som.
@Pedro_MVS_Lima Жыл бұрын
Muito boas dicas, sem dúvida. Já toco guitarra há uns tempos, e uma dica que eu poderia talvez juntar a essas era tocar algum tipo de percussão, acompanhando talvez uma gravação e tendo muita atenção a que se faça no tempo certo (pode-se gravar para depois analisar o resultado). Ultra-simplificando, há gravações de dois tipos: aquelas que seguem uma medida mecânica de tempo (como acontece em muitas gravações actuais) e aquelas em que o tempo é aquele que se sente na altura (muitos exemplos em blues e rock dos anos 60 e 70). O primeiro tipo permite ganhar precisão, o segundo tipo permite usar essa precisão para se ser cirurgicamente impreciso acompanhando o "feeling" da música, sendo preciso estar atento ao que está a acontecer à volta. E, claro, ao ganhar-se essa precisão e sensibilidade temporais, isso também se irá reflectir na forma como se toca a guitarra.
@claudiomanuel9434 Жыл бұрын
Professor, falou aí nas cifras tiradas da net e aproveitando a deixa, adorava que me facultasse a cifra da musica "Fado" dos Heróis do Mar...
@luisdomingues1504 Жыл бұрын
Todas verdade. A dica 7 é a mais complicada de implementar e que requer muito método.