👉 CURSO: Escreva seu Livro na Prática 🔹 novoorbe.org/escreva-seu-livro-na-pratica/
@matchevos6 ай бұрын
Fala Guilherme, to tentando contato contigo pelo email para mentoria já tem algumas semanas. Abraço!
@NovoOrbe6 ай бұрын
@@matchevos 😲 você enviou para contatonovoorbe@gmail.com? Tenho acompanho os e-mails, mas confesso que essa semana foi bem corrido por causa das provas. Me fala seu e-mail para eu procurar aqui e te responder. Já peço desculpas pela demora.
@matchevos6 ай бұрын
não to conseguindo deixar meu email aqui nos comentários, parece que o youtube derruba, mas te reenviei
@NovoOrbe6 ай бұрын
@@matchevos colação só o início ou sem o . com
@NovoOrbe6 ай бұрын
Blz.
@matheuspaulo93606 ай бұрын
O meu lado ruim é a preguiça de escrever tudo o que penso, tipo tenho em mente o começo e o fim de duas histórias totalmente diferentes e nem escrevi muita coisa e com a quantidade de conteúdo que eu consumo é grande, eu fico pensando em ideias para outras narrativas na qual eu praticamente desisto de continuar escrevendo a anterior e começo uma outra. Uma forma que tento fazer agora para impedir isso é colocar essas ideias novas nas que já escrevo.
@Atalibio_Noite6 ай бұрын
Eu também sou assim, amigo! Eu tenho 9 ideias de histórias! Cada uma com um enredo e universo diferente! (Para mim, é muito kkkk). Mas um jeito que achei de lidar com isso é simplesmente engavetar a ideia. Eu não fico pensando nela, por mais que a ideia seja legal e divertida de se pensar. Eu crio pastas, ou grupo no zap, e vou salvando as ideias lá, como se fosse um grande e bagunçado brainstorm demorado.
@Ichijion6 ай бұрын
Meu deus! Me descreveu todinho, eu tenho uma ideo, aí eu passo mo tempão desenvolvendo ela na minha cabeça aí quando eu vou escrever a história, já tô desenvolvendo outra na minha mente e interrompo aquela que eu tava escrevendo.
@coletaneatv12826 ай бұрын
Tenho esse problema. Tenho criatividade e sou bom escrevendo, mas a minha preguiça me atrapalha muito. Até coloquei minha primeira história original em hiato por causa disso. Até agora só postei 2 capítulos e escrevi só uma parte do terceiro.
@KEVIN-hj9vp6 ай бұрын
Eu sou exatamente assim kkkkkk, eu acho que o ideal é fazer várias histórias curtas pra praticar a escrita
@Jason_Alef6 ай бұрын
Eu tenho uma franquia inteira na minha cabeça, agora aonde está a força de vontade?
@MizzukiiMoon3 ай бұрын
Meu problema é no planejamento, vi tanta gente falando pra criar cm cuidado os personagens, q eu sempre fico num ciclo sem fim, e praticamente, tdas as minhas histórias são abandonadas
@NovoOrbe3 ай бұрын
Eita 😵 tenta não ser tão perfeccionista. O importante é ficar legal. O cuidado vale a pena até onde você está se divertindo.
@fee_lipe8146 ай бұрын
Meu maior problema, é não criar dialogos que refletem bem o personagem. As vezes as falas acabam sendo parecidas, não trazendo aquela caracteristica unica para eles
@EuSouTades3 ай бұрын
Eu sei como é isso. Você quer um dialogo entre um cara sinico e outro mais sóbrio, mas no fim parecem a mesma pessoa só que fingindo estar com humor diferente. É complicado dar personalidades para pessoas. Uma dica que estou estudando é assistir filmes com personagens que tem traços parecidos com o que quero para a obra. Tento me embriagar com o tipo de um, para pegar o estilo, escrevo o roteiro e depois parto para o outro personagem, buscando referencias dele. Isso ajuda e focar em uma personalidade por vez e até aumenta a distancia entre eles quando voce dá um tempo entre uma escrita e outra.
@otavio026 ай бұрын
Iniciei um projeto já tem um tempo, mas só fui me dar conta do quão grandioso era depois de estar envolvido emocionalmente. Agora não consigo deixa-lo de lado para escrever outras coisas, e olha que já tentei. Meus pensamentos são inudados diariamente pelas tramas, personagens, possibilidades... sério não sobra espaço pra mais nada. Resolvi dar vazão, vou escrever tudo, esgotar minha mente, então vou guardar, deixar adormecido, seguir escrevendo outras coisas, até chegar o dia de rever isso tudo com novos olhos.
@NovoOrbe6 ай бұрын
Isso aí. Nesses casos não tem muito o que fazer. Só vai 🙌
@karina_22706 ай бұрын
Amg, vc poderia fazer um vídeo sobre como escrever personagens traumatizados? Eu nn achei ninguém falando sobre e eu gosto de dar essa carga emocional a meus personagens, acho que seria interessante :3 Como sempre os vídeos estão ótimos!
@AuthorClaudeSpeed6 ай бұрын
Upp
@NovoOrbe6 ай бұрын
Obrigado 😁 anotei a sugestão aqui 🙌
@AndreiMoura-gf8rq6 ай бұрын
Já iria começar a minha história pricipal , mas já percebi que melhor não começar por ela, pois a História tem um hiato de 70 anos do início dela até o seu fim.
@NovoOrbe6 ай бұрын
Eita kk
@ulissesxavier84556 ай бұрын
Sobre aquela parte de evoluir com o tempo: Eu não estava me sentindo muito bem ao escrever, com essa história de achar que não escrevo em um nível bom. Por isso, fui ler o primeiro capítulo da minha novel favorita e simplesmente não consegui acreditar que a qualidade da MAIOR webnovel do mundo era tão ruim no começo. Foi um bom tapa na cara para começar logo, mesmo que seja um hobby levado a sério. Kkk
@NovoOrbe6 ай бұрын
O seu eu de daqui a 5, 10 anos vai te agradecer bastante por isso rs
@Harley_wiw6 ай бұрын
Eu realmente precisava ver esse video, talvez um dos meus maiores erros é a pressa...e vou aderir essa dica de não começar na historia principal, eu já pensava em reescrever-la por perceber erros...agradeço pelas dicas Guilherme, sucesso para você 😁
@NovoOrbe6 ай бұрын
😁🙌
@人々彼奴2 ай бұрын
Sobre o erro de fazer histórias muito grandiosas (6:20). Normalmente eu começo com ideias extremamente simples (um viajante do tempo que não consegue mudar o futuro, garotas mágicas num apocalipse zumbi, isekai de robôs, etc.) mas depois de dois dias pensando na minha história ela começa a quase beirar um evangelion, e isso faz nem eu entender minha própria história e acabo desistindo, então gostaria de saber se então eu devo tentar ter outra ideia de história mais simples ou continuar tentando apesar da complexidade das histórias mais antigas.😥
@NovoOrbe2 ай бұрын
Não tem como eu te responder isso. O que recomendo é escrever a história que você mais quer escrever nesse momento. Se não está muito animado para continuar as antigas, comece uma nova, se quer continuar uma antiga, continue. Não tem uma resposta certa para isso. Tente perceber a que você mais gostou e mais se animou, o resto pode guardar na gaveta por um tempo.
@rodrig13354 ай бұрын
"Se divirta no processo, faça essa jornada ser a melhor parte de ser um escritor" muito obg pelo video :) meu maior problema é não saber os nomes de coisas tais como a parte de uma arma, uma área específica dentro de uma casa, sintomas causados pelo cansaço ou pelo frio à personagem, mas com um pouco de pesquisa eu vou aprendendo mais kkkk
@NovoOrbe4 ай бұрын
Essa é a parte mais fácil kkkk pesquisa constate faz parte da escrita rs
@rodrig13354 ай бұрын
@@NovoOrbe vdd kkk nós aprendemos com o tempo e pesquisando msm :)
@Asrivit25 күн бұрын
A parte de se prender ao planejamento é muito real. É importante saber antecipadamente os passos que irão compor a escrita, mas ficar inseguro de colocá-los justamente na prática poderá matar a obra como um todo. Por isso, como você disse no final do vídeo, é importante não ter pressa e saber valorizar cada aprendizado no caminho. Então, pelo menos para mim, fica claro que o planejamento é um 8 ou 80, ou ele te ajudará a fazer uma obra grandiosa, ou ele vai prejudicar a sua obra te enrolando em intermináveis reflexões
@NovoOrbe22 күн бұрын
Se o planejamento atrapalha de alguma forma, então tem alguma coisa de errado. Cada autor tem suas preferências e precisa se planejar da forma que se sinta melhor. Alguns vão preferir planejar tudo em detalhes, outros vão preferir deixar mais solto. Cada autor precisa se achar nisso e ver o que faz mais sentido para ele.
@oevandrogoes6 ай бұрын
Eu vou confessar que minha maior muleta hoje é o planejamento, gosto de pensar que estou planejando para que tudo fique perfeito, e nunca saio dele. Mas vou tentar usar a dica de fazer spin-off dos personagens da minha história principal.
@NovoOrbe6 ай бұрын
Vai ajudar bastante 🙌
@franciscojunior_escritor6 ай бұрын
Guilherme meu amigo você foi perfeito nesse vídeo, são erros que todos acabam tendo.
@NovoOrbe6 ай бұрын
São sim. Tentei não focar na parte mais técnica pq isso seria até comum não apenas para iniciantes.
@Alone_25964 ай бұрын
O meu problema, é que comecei com uma história bem grande, mas bem planejada, só que conforme vai indo, tenho muitas ideias que acrescento ou deixo guardada para uma oportunidade, assim como surge muitas ideias para outras histórias, atualmente tenho 7 histórias, onde uma é o meu foco que será uma história gigante, que terá spin-offs, outras histórias que tenham ligação para melhorar o universo, e tal. Mas oque me facilita, é que tenho prática traduzindo histórias de outros países, onde eu além de traduzir mudo muitas coisas para a história fazer sentido, tirando erros e conteúdo sem sentido.
@NovoOrbe4 ай бұрын
Tome cuidado com essas traduções, dependendo da situação, pode dar problema para você.
@ThiagoSilva00176 ай бұрын
Oiiii. Faz um vídeo sobre crianção de contos, como e onde pública contos
@NovoOrbe6 ай бұрын
Anotei a sugestão aqui 🙌 😁
@oilimdabrbr6 ай бұрын
Como sempre o Guilherme salvando nossos dias
@NovoOrbe6 ай бұрын
😁😁😁
@Atalibio_Noite6 ай бұрын
Nossa! Acabei de abrir os meus olhos. Obrigado, professor Guilherme! Eu sou um dos que as vezes ficava com medo de escrever, não acreditando estar bom o suficiente para fazer narrações e descrições boas; sou um dos que já está a uns 2 anos em pleno planejamento (Worldbuild, personagens, enredo)... lutarei para por seus ensinamentos em prática! ❤❤❤❤
@NovoOrbe6 ай бұрын
Sei como é. Já fiquei muito tempo travado por causa disso
@Marlon_R_Campos6 ай бұрын
Cara o meu erro que tô conseguindo melhorar é preguiça, achar que não vai ficar bom e ter pressa kkkkkkkk, mas essa semana e semana passada eu melhorei bastante eu tinha para no Cap 3 ou 4 não lembro, ai comecei a escrever um pouco pela manhã e a noite e cara já tô no capítulo 6 e quase terminando também. Pode parecer pouco, mas quem tá escrevendo o primeiro livro e que demorava dias para escrever um parágrafo tá ótimo. Tu tá me ajudando bastante
@NovoOrbe6 ай бұрын
Cara, preguiça é meu maior problema kkkk te entendo muito. Por isso é tão importante ter uma rotina para escrever que seja confortável, para não parecer um trabalho.
@MimmyIngrid3 ай бұрын
0:25 eu escrevo desde criança sim, sempre tive criatividade artística tanto para desenho quanto para escrita. OK esse video me ofendeu um pouco, Mas eu realmente acho cometo algum desses erros. Mas eu vou coontinuar fazendo por que sim...
@NovoOrbe3 ай бұрын
😵
@MimmyIngrid3 ай бұрын
@@NovoOrbe What f-
@WillzinhGbriL4 ай бұрын
Muito obrigado irmão foi muito útil suas informações, estamos junto!
@NovoOrbe4 ай бұрын
😁🙌
@Jason_Alef6 ай бұрын
03:55 Resumiu muita coisa, comece pequeno que você vai evoluindo a cada história nova! ❤
@NovoOrbe6 ай бұрын
Isso aí 🙌
@user-ne4sq5sd9w6 ай бұрын
Eu penso em escrever há muito tempo, desde pequena e comecei a escrever mais agora porque eu melhorei na área da escrita, mas tenho que melhorar muito e esses vídeos me ajudam muito 🥰
@NovoOrbe6 ай бұрын
😁😁😁
@isaespindola77686 ай бұрын
Muito bom eu vou até me inscrever obrigada ajudou muito ❤
@NovoOrbe6 ай бұрын
Aeeeeeeee 😁 🙌
@artemisianinfa96085 ай бұрын
Novo orbe, eu esyiu ridiculamente perdida e confusa em como narrar o livro e a minha escrita. Eu sempre li histórias com a narração da autora, li histórias em que a narração pertencia ao personagem principal, ja li historias em que alternava a narração entre 2 ou mais personagens principais, e ja li histórias em que mesclavam todas essas narrações. Minha história possui 2 personagens principais, porem ainda nao sei qual tipo de narração usar, ou qual deles seria melhor para a imaginação e a imersão do leitor! Aliás, ótimo vídeo! Sempre abordando temas importantes!!
@NovoOrbe5 ай бұрын
Os dois tem a mesma importância na história? Se tiver, talvez o mais recomendado seja o narrador onisciente (3° pessoa)
@Dunmer_696 ай бұрын
Comecei a escrever uma novel com um amigo meu, esse vídeo me ajudou bastante. A história vai se basear em um mundo de fantasia e pós apocalíptico, onde bestas vieram de um metero e dominaram toda a superfície. Humanos e monstros tiveram que viver juntos em uma ilha, separando ela em três partes: subsolo(usada para mineração e como um cemitério) superfície (área onde ficam os monstros) e céu(uma cidade suspensa, onde vivem os humanos). A protagonista vai ser basicamente uma tentativa da natureza para retornar o equilíbrio do mundo. Ela vai começar no subsolo, nascendo dos corpos mortos de algumas bestas, e deve chegar até o céu, para falar com o rei(ele quer matar ela).
@felipperohling22556 ай бұрын
Que maneiro, eu estou fazendo uma novel ambientada em um mundo post apocalíptico também. Vou seguir a sugestão desse vídeo e fazer um Spinoff sobre a história das raças e como isso levou a apocalipse.
@felipperohling22556 ай бұрын
Caso precise de um beta reader, estou ai
@Dunmer_696 ай бұрын
@@felipperohling2255 Claro mano. Por enquanto tô no processo dos personagens, o mapa já tá completo e tenho uma noção grande do roteiro. Passa teu contato q aí a gente conversa sobre nossas novels.
@Dunmer_696 ай бұрын
@@felipperohling2255 Ia me ajudar muito mano. Passa teu insta ou disc, daí a gente conversa sobre nossas novels.
@feliperocha31026 ай бұрын
rapaz... que video! parabéns! gostei muito! já cometi o erro de começar um projeto grandioso e fiquei frustado pelo resultado final. obrigado pelas dicas! vou começar a escrever contos. O youtube me recomendou esse video e já me inscrevi no canal.
@NovoOrbe6 ай бұрын
Aeeeeeeee 😁
@umbomnegocio3084 ай бұрын
Estou nas mãos um projetor muito promissor mesmo, não apenas na minha perspectiva mas na de outras pessoas também, a história em sí não depende somente das minhas ações o que facilita a entender como cada personagem pensaria ou faria porque serão interpretado por outras pessoas, cerca de mais de 10 horas de conteúdo quase diário bruto gravado pra saber uma ideia do que deveria escrever ou mudar. Mas, inicei um outro livro mais improvisado para teste e treino,melhorando a escrita para acertar o máximo possível nessa história promissora
@NovoOrbe4 ай бұрын
Isso ae 🙌 sucesso no projeto 😁
@umbomnegocio3084 ай бұрын
@@NovoOrbe valeu man adorei seu canal até mes que vem mando as 2 pra você com foco mais na principal que vou identificar na hora kkkk no caso pra serie de analisando história dos inscritos tu ajuda muita gente cara obrigado
@wesneshan6 ай бұрын
Venho escrevendo um livro (ação/aventura numa pegada de fantasia/medieval), porém, só agora que fui conhecer o canal! Estou abismado com tanto material que seu conteúdo pode oferecer. Se houver alguma forma de entrar em conversarmos, peço por gentileza, que entre em contato. No mais, muito sucesso ao canal!
@NovoOrbe6 ай бұрын
Pode enviar um e-mail para contatonovoorbe@gmail.com acho que ficaria mais fácil 😁
@daniellysantanafernandesga49836 ай бұрын
Eu comecei a escrever porque tive uma ideia grandiosa. Então é meio difícil pra mim tentar escrever outra coisa e publicar primeiro, mas eu estou tentando. A parte das referências é do estudo eu me garanto. Estudei muiiito língua portuguesa, até porque eu amo. Assisto alguns canais de escrita, sempre pedi ajuda as minhas professoras de língua portuguesa na escola. E leio bastante. Meu livro vai ficar grande, mas não vai ter sequência. Apesar de ter algumas coisas que não foram respondidas no livro, o que me daria a possibilidade de um dia no futuro, quem sabe, escrever uma origem para essa tal coisa não resolvida. E minha organização é roteiro pro livro sempre foi bem feita. Eu sou desenhista e até os rascunhos de personagens eu fiz. Meu maior erro nisso é: Eu realmente não consigo começar por algo básico. Preciso decidir, porque entendi o que o Professor quis dizer no vídeo,.sobre acharmos a nossa ideia a melhor do mundo. Mas eu confesso que a minha história tem potencial, e é por isso que eu reconheço que eu preciso melhorar minha escrita pra que ela tenha o mesmo potencial da história.
@NovoOrbe6 ай бұрын
Então, só vai. Essa dica de começar com algo mais simples é principalmente para quem está começando mesmo. Mas se é o que você realmente quer escrever e acredita na sua história, vai na fé. É esse o caminho mesmo. 🙌 acredite e persista que você consegue 😁
@JuliaGomes-z4n5 ай бұрын
gostei muito das dicas, obrigado moço
@NovoOrbe5 ай бұрын
🙌😁
@batavatara6 ай бұрын
Chegando cedo pq seus vídeos sempre salvam minha escrita kkkk
@NovoOrbe6 ай бұрын
Aeeeeeee 🙌 😁
@orlandosilva6046 ай бұрын
Livros de Teatro ajudam bastante.
@FrostHercules6 ай бұрын
Alguém saberia me dizer de onde é esse gif de 0:52 de uma mão escrevendo com o dedo?
@NovoOrbe6 ай бұрын
Vou ficar devendo essa informação 😵
@videoparastatus13216 ай бұрын
sua voz parece com o do canal Zona de Duelo, igualzinho. Vídeo muito bom.
@NovoOrbe6 ай бұрын
Kkkkkk fui conferir, achei só um pouco parecida kkkk
@videoparastatus13216 ай бұрын
@@NovoOrbe igualzinha cara
@videoparastatus13216 ай бұрын
@@NovoOrbe até o jeito da língua para algumas falas hahah
@Lord_da_traquinagem6 ай бұрын
Vídeo muito útil, queria deixar aqui que meu maior problema é que sou muito preguiçoso :| para terminar a história ...
@NovoOrbe6 ай бұрын
Te entendo kk também sou assim 😵
@jefersonmorais9296 ай бұрын
Ótimo vídeo Gui!
@NovoOrbe6 ай бұрын
🙌😁
@Losyre4 ай бұрын
O meu maior erro e que eu fico tao imerso em pesamentos que acabo escrevendo oq eu penso e acaba deixando o texto muito abstrato para outras pessoa q nao tao na mesma linha de raciocínio q eu
@Light_tsugkune6 ай бұрын
Poderia fazer um vídeo para ensinar a fazer algum vilão desgraçado q mata por puro prazer Gostaria de aprender isso em escrita Estou tentando fazer um mangá e se vc fizer isso me ajudaria muito
@mairaverlindo81516 ай бұрын
Você pretende dar uma redenção para ele? Como o Itachi de Naruto. Ou ele é maluco, se for a primeira opinião, dá um passado triste para ele, faça com que o leitor se sinta no lugar daquele vilão. Agora se ele mata por prazer, se incorpore no lugar desse vilão, o porquê ele gosta tanto de matar, porque ele sente esse prazer, isso ajuda. Na minha história, tem um maluco, ele não é nem do bem, nem do mau, mas ele mata quem tiver na frente, para dar uma aliviada nessa matança, coloquei um motivo meio que, ele tem uns lapsos mentais, nas batalhas ele mata por puro prazer, fora delas ele fica que nem um monge...
@Light_tsugkune6 ай бұрын
@@mairaverlindo8151 obrigado pela opinião gostei bastante do que vc falou Tentarei fazer ao máximo isso E uma redenção eu acho q não aconteceria com ele ,por ele já ter feito muitas coisas de ruim e matado vários na cabeça dele se redimir não é possível
@NovoOrbe6 ай бұрын
Anotei a sugestão aqui 🙌
@Napoole4 ай бұрын
Você é muito legal aprendo bastante vendo seus vídeos, poderia me responder se eu tenho que dar nome ao meu livro antes de escrever ou posso escolher ou o nome dele depois?
@NovoOrbe4 ай бұрын
Pode ser no momento que quiser. Só precisa definir mesmo antes de publicar. Antes disso pode mudar, testar, usar nomes provisórios, até achar um que realmente goste.
@Napoole4 ай бұрын
@@NovoOrbe entendi muito obrigado 💜
@The_Hillz5 ай бұрын
Criar historias e criar musicas 2 coisas que amo muito
@Juberta_6 ай бұрын
Pensei em uma historia tipo o universo de Dune e Star Wars mas com muitas diferenças,mas eu ach q e bem complexo e tal
@ToinhaBandeira-fh9mu6 ай бұрын
Qual o melhor público alvo para começar a escrever um livro?
@NovoOrbe6 ай бұрын
O que você faz parte.
@lucasgarcia7522Ай бұрын
Estou cometendo o erro de começar com um projeto grandioso...😅 Todo mundo sempre fala que eu tenho uma boa escrita, e então, decidi começar a escrever uma fanfic de duas obras que eu já conheço bastante, foi aí que percebi que não basta ter apenas uma boa escrita e referências para escrever. Embora eu conseguisse escrever com uma média de 4000 palavras por capítulo, eu tendia a escrever de forma apressada, ambientação pouco detalhada, cenas de ação sem muito impacto, meus personagens originais sem muita profundidade, algo que estou tendo paciência para desenvolver nesta história original que estou criando, porém, ainda fico meio travado em partes que precisam de mais detalhes e aprofundamento, o que mostra que preciso praticar mais antes de continuar (;ŏ﹏ŏ)
@NovoOrbeАй бұрын
A prática já seria escrever o livro rs por isso recomendam começar com histórias mais curtas, erra mais rápido e já pode começar outra rs
@Tr3yv6 ай бұрын
fale do perfeccionismo
@Atalibio_Noite6 ай бұрын
Acredito que o erro do 4:27 bata nessa tecla de perfeccionismo!
@NovoOrbe6 ай бұрын
E já comentei na newsletter dessa semana. Não teria muito para acrescentar sobre esse assunto.
@mannarose7464 ай бұрын
Eu tenho um universo de 3 livros, mas antes de pensar em publicar vou reescrever todos. E um universo complexo que está me desgastando. Então vou parar e no futuro vou continua, agora vou treinar escrevendo contos e histórias curtas
@NovoOrbe4 ай бұрын
É um bom caminho 🙌
@araujo-hh6rr6 ай бұрын
E sobre estudar demais sobre escrita criativa e ter uma certa insegurança pra começar a escrever? Ou ter começado mas sentir que não tá bom, eu devo continuar?
@NovoOrbe6 ай бұрын
Deve sim. É a prática que vai fazer você melhorar.
@daniellysantanafernandesga49836 ай бұрын
Todo vídeo seu é um tapa que eu levo kkkkkkkk
@NovoOrbe6 ай бұрын
😲🤣
@ToinhaBandeira-fh9mu6 ай бұрын
Guilherme eu sei que ja fiz essa pergunta muitas vezeses sinto muito por ta repetindo mas eu tou "meio" perdido que dizer muito pedido e eu presiço de ajudar de uma escritor profissional. É que tem uma obra chamada o cachorro samurai baseada em demon slayer(me obra favorita) onde o protagonista enfrenta criatura horrivel chamas ronis que são a representação dos novos pecados, hábitos e sentimentos ruins e eu tou com dificuldade de desenvolver a trama e ainda por cima eu tou com medo das possivel polêmicas por conta de algos ronis, plagio e Questão do grupo lgbt, o que eu faço?😢
@Atalibio_Noite6 ай бұрын
Olá. Eu não sou o professor Guilherme, mas me arrisco te dizer a ver o vídeo com cuidado e paciência. Leia livros, busque outras inspirações que você goste. Tente modifica-las com as suas ideias o máximo possível para fugir do "Ah, eu já vi isso em Demon Slayer".
@NovoOrbe6 ай бұрын
Revise até ficar satisfeito e não se preocupe tanto se não ficar perfeito. Tente usar outros elementos das lendas japonesas se quiser. E sobre uma possível polêmica de determinado grupo, se não sabe bem até onde pode ir nesse assunto, é só tirar essa parte da história. Evite polêmicas desnecessárias retirando a discussão na história. Mantenha só se você souber o que está fazendo e onde quer chegar.
@magyarbr6 ай бұрын
Ola você tem dicas para relacionamentos em harém? Queria dicas sobre isso! Ótimo vídeo de um ótimo canal, gratulálok!
@NovoOrbe6 ай бұрын
Acredito que é bom trabalhar bem cada personagem envolvido. Talvez seja o padrão desse tipo de história todos circularem o protagonista, mas ter subtramas desses personagens pode deixar mais interessante a trama.
@magyarbr6 ай бұрын
@@NovoOrbe valeu vou fazer isso então! Muito obrigado!
@ToinhaBandeira-fh9mu6 ай бұрын
Salve gulherme
@NovoOrbe6 ай бұрын
Salve ✌️
@ToinhaBandeira-fh9mu6 ай бұрын
Eu queria fazer uma boa referência com lirvos de samurai mas aqui onde eu moro os recuso são esscasso e minha mãe não deixa eu sair de casa
@toinhabandeira59846 ай бұрын
Não 16
@mairaverlindo81516 ай бұрын
@@toinhabandeira5984Colega, pelo visto, você tem acesso a internet... isso pode te ajudar muito, mas o tempo limite pode te prender um pouco... então sugiro você não consumir histórias inteiras, pega aquilo que você acha mais importante, estuda um pouco da história do Japão, conteúdo sobre ninjas ou samurais são bem interessantes, porém não acho que seja conteúdo para uma história... devia pensar em fazer um mangá.
@NovoOrbe6 ай бұрын
Leia histórias ou mangás de samurai. Tem muita coisa já criada e disponível na Internet. O que tem de filme samurai, animes, vídeos no KZbin. É o tipo de coisa que é bem fácil pesquisar sobre. De cabeça lembro aqui de umas referências: Vagabond Samurai Champloo Samurai 7 Samurai X 47 Ronins Esses são os que lembro agora. Tem livros como o Cinco Anéis, escrito pelo próprio Musashi Miyamoto. Entre outros.
@Balademel6 ай бұрын
Eu tenho 13 anos e amo escrever,sonho em um dia ser uma grande escritora,eu tento escrever todos os dias,e já tem mais ou menos uns 3 anos que eu comecei a escrever (foi na época da pandemia que ninguém aguentava mais ficar preso em casa, então descobri meu gosto pela escrita),eu já criei várias histórias diferentes, muitas já tem final,mais outras não tem(muito provavelmente por causa dos erros citados no vídeo). Mais as vezes eu sinto que minha ideia não é tão boa assim,ou que eu não estou conseguindo achar uma boa continuação e ultimamente minha família vem me desmotivando falando que talvez seria melhor eu focar em arquitetura (que eu até gosto,mais não é oque eu quero para mim)Oque eu faço?Oque está errado?Teria como me ajudar?
@NovoOrbe6 ай бұрын
Olha, recomendo levar a escrita como um hobby ou uma segunda atividade até dar certo. Geralmente demora um pouco para um escritor se estabelecer e poder viver só da escrita. Acredito que o mais seguro e recomendável seria coordenar a escrita com alguma outra profissão que não lhe tome todas as suas forças e tempo. Leve a escrita como um projeto para o futuro e vá construindo com calma até chegar lá.
@Balademel6 ай бұрын
@@NovoOrbe Mais eu tenho 13 anos,vai demorar até eu ter que me sustentar, até lá, se eu for trabalhando em meus projetos eu consigo me estabilizar mais rápido?
@GabrielLima.6 ай бұрын
Tocou num ponto bem importante
@vitorrette59246 ай бұрын
Sobre estudar gramática fica difícil, conheço um cara que escreve profissionalmente e a maior parte do trabalho dele vende em inglês, para ele compensa mas aprender gramática inglesa do que portuguesa se eu fosse falar algo sobre estudar isso para ele
@NovoOrbe6 ай бұрын
Sim. Precisa estudar a gramática do idioma que escreve principalmente. Mas um ajuda a aprender o outro. Então não seria inútil.
@vitorrette59246 ай бұрын
@@NovoOrbe sim, o mais importante que quero destacar é que um idioma pode definir a acessibilidade de leitores em suas obras, em português não vejo um mercado rico, pessoas estão mais ocupadas tentando sobreviver do que interessadas em ler um livro, no caso de escrever em inglês vc torna sua obra mais acessível e ganha um maior mercado consumidor, não vejo outro caminho em se profissionalizar no brasil sem precisar escrever em inglês para gringos no geral, se depender do brasil duvido que vc ganha para priorizar a escrita de forma profissional em sua vida a não ser que vc se torne um funcionário publico que escreve ou vc ganha uma dessas lei ruane(não sei como escreve) da vida que não entendo como funciona e fique igual esses artistas que fazem peça de teatro super faturada
@NovoOrbe6 ай бұрын
@@vitorrette5924 não acho que o problema seja exatamente esse. O mercado americano é muito maior mesmo. Até pq tem muito mais falantes de inglês do que português. Fato. E tem a questão social brasileira que tem muito menos leitores do que deveria. Mas se não desse para viver sendo escritor no Brasil não existiria editoras grandes que sobrevivem com vendas de livros em português. Ou seja, mesmo com menos leitores do que deveria, ainda tem pessoas suficientes comprando livros para sustentar o mercado Literário brasileiro. Um escritor não precisa de tantos leitores para viver da escrita, precisa de leitores fiéis. Mas não tem como negar que é um caminho difícil e precisa ser bastante persistente. E quem tem condições de escrever em inglês ou traduzir, é um bom caminho sim. Mas meu ponto é que não é o único. Tem mercado no Brasil suficiente para manter esses escritores. Mas precisa construir um bom público. Com bons livros e um bom marketing dá para conseguir sim. Só não vai ser rápido.
@vitorrette59246 ай бұрын
@@NovoOrbe muito mais que o americano inglês te fornece acessibilidade internacional por ser o idioma mais falado do mundo sem falar de facilitar a tradução para outros idiomas agr sobre esse mercado sustentável brasileiro eu acho que deve ser tudo subsidio do governo (ao menos a maior parte da rentabilidade das editoras), eu posso sair aqui na minha rua mesmo e apontar pessoas que não compram livros de escritores brasileiros, no máximo compram livros didático agr mesmo, vc conseguiria fazer o msm se saísse de sua casa para apontar quem consome obras nacionais sem ser para ajudar a estudar para uma prova? moro em sp e não encontro os leitores imagina então fora daqui, é mt surreal ver esse mercado sustentável para mim
@NovoOrbe6 ай бұрын
@@vitorrette5924 entendo seu ponto, é difícil sim. Mas é possível.
@luiznogueiradesouza86 ай бұрын
GULHERME COMO EU FAÇO LIRVOS PARA JOVENS?
@NovoOrbe6 ай бұрын
Tente entender os gostos e interesses dos jovens, também seus medos, suas dificuldades e escreva uma história que aborde esses assuntos.
@MateusSilvaSoares-k4h6 ай бұрын
Podia fazer um vídeo criando personagem carismático
@NovoOrbe6 ай бұрын
Já fiz um vídeo falando de personagens assim. Falo sobre 3 tipos de personagens no mesmo vídeo.
@ToinhaBandeira-fh9mu6 ай бұрын
Guilherme eu tenho dificuldade em continuar uma história pois surgir uma ideia eu já poto no papel e depois ela some o que eu faço?
@NovoOrbe6 ай бұрын
Anotei tudo e crie um roteiro dos acontecimentos da história.
@EEMLUIZATAVORA6 ай бұрын
Guilherme como eu faço para continuar uma história,Pois eu tive uma ideia mas ela vai se enfraquecendo?
@NovoOrbe6 ай бұрын
Crie um roteiro do início ao fim da história. Vai ajudar
@toinhabandeira59846 ай бұрын
Gulherme dar para ter figurantes em lirvos?
@NovoOrbe6 ай бұрын
Não faria muito sentido. Pq figurante serve para preencher os espaços e parecer um lugar normal.
@mairaverlindo81516 ай бұрын
Ghilherme, você acha que o RPG ajuda na criação de histórias? Sei que tem meio que uma ligação entre os dois, até por causa da narrativa e a criação de mundos do RPG. Isso me influencia muito, mas acho que são poucos que fazem isso, estudar sobre RPG, para escrever histórias...
@Atalibio_Noite6 ай бұрын
Eu já tentei fazer isso. Criei uma mesa e usei o sistema 3d&t alpha. Eu posso te dizer que valeu a pena, pois, como eu estava mestrando, o improviso veio a me dar algumas ideias para o meu worldbuild. Infelizmente a campanha era curta, pois o meu worldbuild não estava completo. E agora que o meu mundo já tem bastante coisa, eu tô meio sem condições de mestrar um rpg de novo.
@NovoOrbe6 ай бұрын
Acho que costuma ser o oposto. Pessoas estudam sobre histórias para narrar melhores histórias de RPG (pelo menos nos rpgs de mesa). O inverso pode ajudar por ser como entrar num livro e moldar a trama com suas atitudes. Então é uma boa forma de entender melhor sobre ambientação, no sentido de mostrar o que os personagens estão sentindo no ambiente. Pode ajudar nesse é em algumas outras coisas. Jogar RPG é bom para muitas coisas kk
@toinhabandeira59846 ай бұрын
Gulherme é errado colocar personagem que são do mal pq sim mesmo sendo humano?
@NovoOrbe6 ай бұрын
Não é errado.
@ToinhaBandeira-fh9mu6 ай бұрын
Guilherme tem um jogo que eu gosto muito mas eu queria incluir alguns personagens dele na minha história mas como referência?
@ToinhaBandeira-fh9mu6 ай бұрын
E seria errado colocar os mesmos nomes?
@NovoOrbe6 ай бұрын
Se for uma citação curta acredito que não tem problema.
@marcelocsantos2129 күн бұрын
O segredo é eu fazer um spin-off da série principal para ver o que sai.
@NovoOrbe26 күн бұрын
Seria um bom início rs
@Any_sla3 ай бұрын
Meu problema é desenvolver personagens
@undergroundrap5436 ай бұрын
Se o escritor tiver que revisar vários capítulos de sua história, você acha que ele deve pausar a história para apenas revisar tudo e após terminar voltar a escrever novamente ou continuar a história e depois revisar?
@NovoOrbe6 ай бұрын
No geral eu prefiro revisar tudo depois de terminar tudo. Mas escrevi um livro com tática diferente. Eu escrevia uns 3 capítulos por semana e no fim de semana revisa só esses 3. E segui assim até o final. Funcionou e até fiz um vídeo sobre o assunto, se chama o mapa para escrever um livro.
@toinhabandeira59846 ай бұрын
Gulherme eu devo para de jogar ou mexer com no celula?eu sinto que ta atrapalhando mas não consigo larga.
@mairaverlindo81516 ай бұрын
Sei que a pergunta foi direcionada a ele, mas na minha humilde opinião, cara você não precisa parar de mexer com a internet e os jogos, isso da uma boa inspiração. No meu caso, o celular me ajuda bastante, até porque digitar e mais rápido do que escrever a mão, além de que existem vários aplicativos que ajudam a escrever, organizar e até publicar suas histórias. O que você deve fazer é, organizar seu tempo, você não deve ficar jogando por tempo demais, assim como não deve escrever por um dia inteiro, gerencie seu tempo... Não esqueça também de sempre anotar suas ideias... mesmo que seja uma cópia daquilo que você acabou de consumir.
@NovoOrbe6 ай бұрын
Como já foi falado, não precisa parar de usar o celular. Administrar seu tempo que é a chave. Tente se controlar para usar de uma forma que não te atrapalhe. Pode reservar apenas uma parte do dia para isso, ou colocar as tarefas que você precisa fazer antes desse tempo no celular.
@impossiblegames97196 ай бұрын
Guilherme, o quão difícil você acha que é escrever uma história no estilo Death Note?
@NovoOrbe6 ай бұрын
Olha, a parte difícil é deixar os personagens realmente inteligentes. Não basta dizer que eles tem uns 300 de QI se eles não agirem comprovando isso. Então a dificuldade é que o escritor precisa ser inteligente também. Aí pode variar na dificuldade também se esse escritor acompanha muitas histórias com esses duelos mentais, a referência ajudaria. Sem isso diria que a dificuldade seria bem alta, mas nada impossível.
@ulissessantos11396 ай бұрын
Cara eu quero muito fazer algo diferente, existe muitas histórias boas Japonesas, Brasileira, Americanas e por ai vai eu quero fazer slgo diferente e cativar as pessoas porém "Nada que eu penso eu acho que vai ser bom, por isso eu nem escrevo"
@ulissessantos11396 ай бұрын
Não sei, vc comentou sobre a gente pensar que nossa história é única, comigo já é diferente kkkk, sempre que tenho uma ideia eu me frusto porquê já penso que vai dar errado etc
@NovoOrbe6 ай бұрын
Escreva uma história sobre algo que é importante para você. Isso que alcança as pessoas. O resto é detalhe.
@Mickey.drawser3 ай бұрын
Todas essas dicas se aplicam para história em quadrinhos?
@NovoOrbe3 ай бұрын
Todas não. Uma ou outra acredito que sim.
@EEMLUIZATAVORA6 ай бұрын
Guilherme eu posso fazer historia baseado na minha vida e isso atrapalha?
@NovoOrbe6 ай бұрын
Pode fazer sim. Não atrapalha.
@daniellysantanafernandesga49836 ай бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@f.b.zanella96286 ай бұрын
Eu já escrevi mais de 500.000 mil palavras nesses anos e ainda me sinto iniciante kkkk
@NovoOrbe6 ай бұрын
Kkkkkk acho que o escritor deixa de ser iniciante quando publica um livro de forma profissional. Mesmo que seja de forma independente como e-book na Amazon. Completou todo o processo e dá para dizer que deixou de ser iniciante rs
@Universo4896 ай бұрын
Orbe como posso escrever uma obra com várias personagens !?
@NovoOrbe6 ай бұрын
Já fiz um vídeo sobre o assunto. No geral eu prefiro dividir em núcleos diferentes de personagens.
@gustavodefreitascarvalho50166 ай бұрын
Não sei desenhar e sou horrível mais queria criar uma capa para minha história
@Maria-fo6hb6 ай бұрын
Acreditar que suas ideias são as melhores do mundo é uma merda, só não é pior que ter autossabotagem, que é o meu caso. Já tô para desistir tudo pela milésima vez 😢
@NovoOrbe6 ай бұрын
Talvez devesse colocar esse como erro número 9. Tem escritores que erram por se cobrar muito.
@ToinhaBandeira-fh9mu6 ай бұрын
Guilherme vc recebeu o meu email?
@NovoOrbe6 ай бұрын
Recebi alguns e-mails. Qual é o seu?
@ToinhaBandeira-fh9mu6 ай бұрын
@@NovoOrbe toinhabandeira730
@ToinhaBandeira-fh9mu6 ай бұрын
toinhabandeira730
@ToinhaBandeira-fh9mu6 ай бұрын
toinhabandeira730
@JowKS3005 ай бұрын
Muito enche linguiça no vídeo. Poderiam ser 5 minutos, mas quase dobrou o tempo com divagações.