Concordo em número, gênero e grau. Vivo há 8 meses em Lisboa, minha experiência tem sido boa porque vim com as expectativas alinhadas com relação a estes pontos, mas conheço pessoas que se sentem frustradas aqui porque se depararam com uma realidade diferente daquela que foi imaginada antes. Imigrar, pra qualquer lugar que seja, requer MUITO planejamento emocional e financeiro, racionalidade lá no teto e zero emoção nas decisões. Parabéns por levantar esses pontos Bea, isso pode ajudar muitas pessoas a tomarem as decisões corretas sobre esse tema.
@lorenaoliveirac15 күн бұрын
apaixonada no seu canal, bea 🥹 também sou designer e estou me organizando para ir para Portugal! esse vídeo é essencial ☝🏽
@veronicamoura9215 Жыл бұрын
Eu acho que como vc disse no começo, tem gente que romantiza e tem gente que só fala mal. E eu, vendo mtos vídeos antes de vir, e chegando aqui e vivendo isso tudo, posso dizer que não tem jeito, cada um vai viver uma experiência diferente, no positivo e no negativo. Então eu acho que o vale, para quem pensa em vir, é planejamento, e isso engloba acho que todos os pontos que vc citou. Eu me planejei muito, e as coisas estão dando certo! Estou amando viver aqui! Mas só cheguei a 2 meses! Tenho mto o que viver e aprender ainda!
@abeacampos Жыл бұрын
Exatooo! Vir com o máximo de informação possível nos ajuda a ter uma experiência mais leve. Não anula os perrengues, mas acho que nos poupa alguns hahaha 🤍
ótimo video Bea! se conseguir contar um pouco de como foi sua vivência com a saúde publica e privada daqui, seria ótimo. Abraço
@abeacampos Жыл бұрын
ótimo saber que um vídeo nesse tema pode ser útil 💖 anotado aqui!
@MsMsbrightside Жыл бұрын
@@abeacampostambém gostaria de ouvir mais sobre, tema importantíssimo. Obrigada 😊
@19mgl Жыл бұрын
Muito legal esse ponto de vista! Realmente só vi coisas romantizadas sobre Lisboa, mas eh importante sermos racionais também kkk
@abeacampos Жыл бұрын
Muuuuito! Eu amo Lisboa, sou apaixonada pela cidade e pela vida que tenho aqui, mas isso não anula que ela é cheeeeeeia de pepinos!
@mabeeez Жыл бұрын
Perfeito e sincero
@gustavoleandro1473 Жыл бұрын
Condomínios fechados em Lisboa não fazem parte da nossa cultura. Isso são prisões domiciliárias apreciadas pelos sul-americanos. Aqui na Europa não há essa cultura, temos segurança e a classe média, média-alta e alta, vive em bairros e prédios centenários ou dos anos 50/60, os mais inacessíveis encontram-se nas grandes avenidas em edifícios históricos. Benfica, Alvalade, Príncipe Real, Av. da República, Av. da Liberdade, Campo de Ourique, São Sebastião da Pedreira, Av. Guerra Junqueiro, Estrela, Chiado, Parque das Nações, etc.. Numa capital europeia onde a arquitetura do edificado é história, ginásios, lojas e supermercados existem nas ruas acessíveis a todas as carteiras.
@abeacampos Жыл бұрын
Como eu disse, são diferenças culturais, mas, diferente do argumento de “prisões domiciliárias”, não fiz juízo de valor 😉 há lugar para todos os gostos no mundo e não precisamos desmerecer o que nos desagrada.
@gustavoleandro1473 Жыл бұрын
@@abeacampos O que pretendi explicitar é que na europa não fomos empurrados para essa necessidade de condomínios fechados, nas nossas sociedades existe uma cultura de convivência social e não de segregação. O facto de não necessitarmos de condomínios fechados também não significa que os edifícios antigos não sejam ricos, são ricos culturalmente e em muitos casos também extremamente luxuosos, só não são tão visíveis, muitos são até extremamente discretos e ao lado de edifícios de classe média. Como disse e bem, são diferenças culturais onde nós apreciamos e tiramos prazer do passeio pelas ruas, daquele encontro na esplanada em plena avenida, de uma breve viagem a qualquer país da UE ou daquela ida ao ginásio da zona de residência seguido de um café. Juízo de valor também se pode considerar quando casa luxuosa significa casa nova, mas não é bem assim, luxo não é sinónimo de novo.
@abeacampos Жыл бұрын
@@gustavoleandro1473 acho que você está complicando as coisas. Prédios antigos revitalizados são apaixonantes, eu mesma moro num prédio que tem 99 anos e sou apaixonada pela arquitetura do meu apartamento, mas, acho que podemos concordar que, a maioria de nós que habitam prédios antigos, enfrentamos desafios com infiltrações, encanamento antigo, problemas estruturais. Tenho certeza que no vídeo não disse que velho é sinônimo de ruim, mas sim que, tem seus desafios e, pra brasileiros, como eu, acostumados a viver em edifícios mais modernos em termos de construção e comodidades, é uma diferença grande que, se a pessoa não quer enfrentar, talvez não deva vir 😉 mais uma vez, reforço o que digo várias vezes no vídeo, não é um vídeo para dizer onde é melhor ou pior, mas dizer o que é diferente e atentar para as romantizações. Escolhi Portugal pelo que valorizo, quem valoriza outras coisas, talvez não deva escolher 😊
@gustavoleandro1473 Жыл бұрын
@@abeacampos Entendo perfeitamente a sua perspetiva e experiência em relação ao público ao qual se dirige. Por isso é que ao comprar em edifícios antigos (o edifício onde moro tem 50/60 anos e já morei num de 1800), precisamos ter em conta a manutenção constante do edifício e uma boa remodelação interior do nosso apartamento. No entanto recordo que existem edifícios antiquíssimos cuja recuperação foi de tal forma profunda cujas regras de reabilitação cumprem as maiores exigências. E sei que não está a dizer que é melhor ou pior, mas por vezes a fachada antiga esconde o moderno. Bom dia e continue com os bons vídeos que tem apresentado.
@CristianaSalgueiroMaia7 ай бұрын
Evidente que Portugal é diferente afinal Portugal não é Brasil e NUNCA será, Portugal é um pais e o Brasil outro não confudam as coisas ou vão voltar rápido para o outro lado do Atlântico.
@abeacampos7 ай бұрын
graças a Deus que o vídeo é justamente pra falar das diferenças e que, se alguém espera que seja igual, não venha 🫠