exemplo de arquitetura hostil que eu ouvi da boca de um engenheiro: porque os shopping centers tem sempre os banheiros longe da entrada lá na casa do chapéu? é pra impedir que "gente não desejada" use os banheiros todo dia, se voce tiver que todo dia caminhar 20-30 minutos só pra ir ao banheiro,voce acaba desistindo daquele banheiro e indo cagar/mijar em outro lugar mais perto
@mateusandrade29612 жыл бұрын
A aporofobia é um conceito novo para um problema arcaico. Lembro que, quando criança, na escola, fui vítima de diversos tipos de agressões. Naquela época, não sabia o nome do fenômeno. Hoje, já sabemos que se tratava de bullying. Isso representa um avanço. Analogamente, nomear o preconceito com os pobres já é um avanço significativo. Agora, no entanto, está mais que necessário criminalizar isso. Muito obrigado, professor, por desenvolver esse tema!
@aprendicomopapai2 жыл бұрын
Eu que agradeço pelo comentário! É a tentativa da língua de acompanhar os velhos problemas, né?
@renato2009cdf2 жыл бұрын
É relevante pontuar que o problema tem raizes históricos. Podemos citar a questão da higinização sanitária que ocorreu no RJ em meados de 1900- A EXPULSÃO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA das ruas para manter uma boa aparência da cidade, o que levou o surgimento de cortiços e favelas. Além disso, podemos falar sobre a falta de empatia na sociedade, a qual tenta levantar muros para esconder a situação de desigualdade social- muros esses que podem ser relacionados a metafora do Ensaio sobre a cegueira, de josé Saramago- o que faz separada as pessoas "pobres das ricas". Assim como feito no Hospital de Barbacena, o qual pessoas sãs era colocadas la por ser diferentes, hoje a gente vivência isso tirando as pessoas da nossa visão. Amei o conteúdo, professor!! Sucesso
@zautt Жыл бұрын
brabo
@carlosandino821 Жыл бұрын
Não esquecer também a grande reforma urbana de Pereira Passos em 1908 que queria "modernizar" a cidade do Rio de Janeiro de modo que se parecesse com a cidade de Paris, mas tinha o problema no caminho: os cortiços. E por fim quase todos os cortiços do centro do Rio foram demolidos e os moradores foram forçados a se mudarem para as favelas que nasciam, tal como o Morro da Providência, Morro da Cabeça de Porco e Morro da Mangueira.
@alicegomes91642 жыл бұрын
A gentrificação tb seria um ótimo argumento p falar da questão da marginalização daqueles q pertencem às classes mais baixas
@marianatrigueiro65122 жыл бұрын
Que tema mais fora da caixa,sensacional esse debate! Super necessária essa discussão. Obrigada professor, sempre surpreendendo.
@aprendicomopapai2 жыл бұрын
Muito obrigado, viu? ❤️❤️❤️❤️
@edud.g41722 жыл бұрын
Tenho que fazer uma redação sobre esse tema, obrigado pelas informações. Depois eu venho aqui dizer como fui na redação.
@elainepereiradeazevedo2597 Жыл бұрын
Oi eu gostaria de ler sua redação.
@alicegomes91642 жыл бұрын
Tema mto bom!! Abriu minha cabeça p temas diferentes e tb muito importantes assim!! Mto obg!! Esperamos por mais temas inusitados q abordem a questão da desigualdade social
@lunaosso85973 ай бұрын
Professor, o senhor é maravilhoso em suas aulas. Muito obrigada.
@stefanisnalker17223 ай бұрын
Muito bom , O,brigada professor!❤
@intensomuitointenso2 ай бұрын
Me ajudou muito! Obrigada.
@peixoto-vn5hq Жыл бұрын
Tinha que ser descutido a aporofobia tbm no seio familiar ,ate pq ,a situação de rua esta interligada com o abandono familiar e afetivo.Eu conheço pessoas que foram para as ruas pq parentes não deram recurso nem ajuda .Tenho uma amiga que trabalhava no banco do Brasil e ganhava bem,ela foi mandada embora ,perdeu sua renda ,e a partir daí começaram os comenrário hostil no meio de irmaos ,pai e mãe,por nao poder mais ajudar nas despesas.Ela ainda se encontra desempregada atualmente e só não está em extrema pobreza pq tem um casa pra morar em uma comunidade .A familia dela pratica a Parafobia pois evitam ela nas festas comemorativas da família ,e sentem vergonha e desprezo. por ela .Agora recentemente caiu em depressao e foi internada so nao cometeu suici@# ainda pela a misericordia de Deus!Teve um dia que ela me pediu sapatos e roupas e eu doei ,não tem um celular ,outro dia não tinha um pão para comer rm casa
@lunaosso85973 ай бұрын
Muito triste a situação em que sua amiga está passando. Não deixe de ajudá-la sempre que puder. Penso que você está sendo uma pessoa importante para ela nesse momento.
@lenox17462 жыл бұрын
Você é incrível irmão, obrigado pelo seu conhecimento!
@mariamilena83462 ай бұрын
Podemos ser uma pessoa melhor e tentar ser diferente
@Zayhon_ Жыл бұрын
Obg pelas informações 😊
@opinioeseverdades2 жыл бұрын
Obrigada!
@jadhe_2 жыл бұрын
os seus vídeos são incríveis, me ajudam demais! muito obrigada!
@doutorleco Жыл бұрын
Papai manja.
@giselarigatti3026 Жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo escolhido 🥰
@Beatrizcvilar2 жыл бұрын
Sem defeitos!! Perfeito!
@jsaw-8saw6632 жыл бұрын
Trabalho muito bom o seu, parabéns.
@rafaelamaria71182 жыл бұрын
Eu só vim conhecer esse tema, pelo padre Júlio Lancelotti
@gabrielaodorizzi95702 жыл бұрын
Vídeo muito bom e cheio de conteúdos! Amei e espero outros🫶🏻
@jonv.greennight94823 ай бұрын
Obrigado
@anakeilacamargo7 ай бұрын
Vídeo muito bom
@kaleb4472 жыл бұрын
Muito bom. Gostei!
@viniciussurkamp66332 жыл бұрын
O assassinato de Genivaldo por oficiais da PRF é um exemplo de aporofobia!
@mileporf2 жыл бұрын
Excelente aula professor! Uma pergunta fora do conteúdo... onde o senhor comprou essa camisa? Adoro a banda e achei muito linda!
@lorranesousa21542 жыл бұрын
Se eu escrever/cita uma frase de um filme ou novela de um personagem, é classificado como citação ou repertório de filme?
@opinioeseverdades2 жыл бұрын
Professor, pode me tirar duas dúvidas, por favor? Se eu utilizar o argumento da urbanização do Rio de Janeiro durante a Belle Époque como forma de afastar os pobres e depois usar a reportagem sobre os dois Matheus, ambos os argumentos entram como repertório histórico? Se sim, isso é um problema no Enem?
@aprendicomopapai2 жыл бұрын
Eu adoro as duas ideias. São bons repertórios: um mais de atualidades e outro mais da história, no caso…
@opinioeseverdades2 жыл бұрын
@@aprendicomopapai obrigada! 😁
@carlosandino821 Жыл бұрын
Fala da Reforma Urbana de Pereira Passos em 1908?
@stellasilva74822 ай бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻☕
@poltercast54662 жыл бұрын
Adorei o vídeo
@aprendicomopapai2 жыл бұрын
Muito obrigado!
@larabianca970810 ай бұрын
Não consigo botar no papel
@cidavieira58832 жыл бұрын
Misericórdia
@luizfernandes99772 жыл бұрын
Existe muito pobre porque procriam demais
@Tommyleepica Жыл бұрын
Vdd, a maioria são filhos da sua mãe inclusive 😎
@FabianoSilva-gd6ssАй бұрын
A aporofobia é ruim 😢
@GabrielSantos-wo4hm Жыл бұрын
Adsssssssssssss
@eduardosidneysimoesdeolive45832 жыл бұрын
A nossa classe média é aparofóbica.
@LNVACVAC Жыл бұрын
O brasil não tem classe média. As migalhas de classe média que existem são o funcionalismo público, meia duzia de advogados, e um que outro adulto solteiro e sem filhos acima dos 40.