Finalmente um canal de história brasileiro que não é sobre só segunda guerra mundial. Vídeo muito bom, parabéns
@cadimjf4 ай бұрын
Rapaz, tem váirios bons: Eduardo Bueno, Paulo Rezzuti, Vogalizando a história, esse aqui de História Ibérica é muito bom!...
@cadimjf4 ай бұрын
@UmjovemTridentino abriu um canal com o mesmo tema e não sabe conteúdo? Fraco hein...
@cadimjf4 ай бұрын
@UmjovemTridentino bem, eu tenho uma ideia. Vc usa cumprimentos católicos. Que tal nos mostrar a versão católica de vários fatos polêmicos? Normalmente escutamos só um lado da história. DeMolay, Galileu, escravidão, Tordesilhas, Lutero, Henrique VIII.. Queria saber a perspectiva oficial da Igreja nesses casos e muitos outros. Sugiro originalidade a vc. Fazer . Um canal de historia ibérica já existe. Abraços.
@rdosza4 ай бұрын
Como de hábito, mais um comedor de sardinha que arrota caviar delirando e ostentando seu recalque.
@UMMONARQUISTA4 ай бұрын
A narração desse canal é ótima, e essa história é inspiradora. É por falta de heróis como estes que o mundo já não é mais o mesmo, a honra e dever já não são tão valorizadas como nessa época.
@nathanaelpereira52074 ай бұрын
Herói rsrssrs4 continua sonhando
@UMMONARQUISTA4 ай бұрын
@@nathanaelpereira5207 Explique, por favor.
@marialuizasaboiasaddi21604 ай бұрын
Historia é uma área fascinante e estimulante. Península Ibérica parte da nossa própria história.
@lucianocesario18744 ай бұрын
Bom dia PAZ e bem e DEUS te abençoe sempre
@Janai3460Melo4 ай бұрын
Excelente vídeo. Tenho uma sugestão ; Um vídeo sobre as especiarias, muitas pessoas não compreendem a função das especiarias como remédios, conservantes, essências aromáticas e moeda de troca. Muitos vêem as especiarias como um sazon medieval e é muiiiiito mais na história . A linha comercial levando produtos europeus e também especiarias europeias pro Oriente é muito desconhecida
@historiaiberica4 ай бұрын
Ótima sugestão!
@alvorecerdourado64904 ай бұрын
Faça um m vídeo sobre o terremoto de 1755!
@Belinda88814 ай бұрын
Gostei muito do video.Nao conhecia muitos dos pormenores da batalha A Reconquista cristã marcou decididamente a história da Iberia e a história de Portugal em particular,pois foi um reino que nasceu por causa da reconquista e foi um produto da reconquista .
@nahmend69874 ай бұрын
@@Belinda8881 exato e isto hoje em dia de abrir as portas para os mouros é uma traição à nossa história!!! É o desfazer de uma nação!!!
@Belinda88814 ай бұрын
@@nahmend6987 a emigração excessiva e muito mau mas não vejo os governantes com vontade de resolver o problema.A situação é caótica.Nao gostaria de ver a situação da França e do RU em Portugal
@cristinasousa76694 ай бұрын
@@nahmend6987 Lamentável que os governantes continuem a deixar entrar imensa gente islâmica no pais, mesmo sabendo que os portugueses não querem.Vergonhoso.
@nahmend69874 ай бұрын
@@cristinasousa7669 existe uma agenda um complô qualquer só pode,...o pessoal jovem que abre aboca para chamar alguns de islamofobicos anda mal informado sobre os islamicos, aposto que o único que sabem do Islão é que existe um profeta chamado Maomé, que eles chamam o deus deles de Allah e que as mulheres usam burka, não sabem o que é nem em que é que consiste a sharia, não sabem nem ao que estão a abrir as portas....o que vem por aí é horrível...mas andam todos distraídos
@isoldatraducoes4 ай бұрын
Mas também foi quando perdemos protagonismo pro Castelão-falantes
@alvorecerdourado64904 ай бұрын
Pelasgo, foi o patriarca dos dois futuros impérios " Portugal e Espanha".
@Wsghtc4 ай бұрын
Os Homens que dividiram o mundo entre si.
@nathanaelpereira52074 ай бұрын
Não mesmo, houve muita falsificação de genealogia. Era o chamado goticismo ... se reclamar como herdeiros do Projeto Gótico de Unificação. Mas o Reino da Galiza que sempre quis sua independência seja dos Romanos, Godos fanáticos e Castela. Os árabes foram aliados no começo
@isoldatraducoes4 ай бұрын
Paio.. assim é o nome português. Pelágio é uma relatinizaçao desprezando nossas características das línguas Galaicas (celta)
@YagaKimIsolda5917 күн бұрын
não, ele era só um chefe tribal menor, depois cresceu e atacou por motivos pessoais. Primeiro se aliou aos Ibéricos muçulmanos, depois trocou de lado.
@jalbx4 ай бұрын
Ainda bem que processo da Reconquista é extenso. Só assim a série vai ser longa! Parabéns a quem faz parte do canal História Ibérica. Vcs são brabos!
@cesarortega62234 ай бұрын
Aquí un nuevo subscriptor que viene del canal de Armesilla.
@InhigoAlai4 ай бұрын
Yo también.
@historiaiberica4 ай бұрын
@@cesarortega6223 ¡bienvenidos! 😄
@CarlosDavidbjj4 ай бұрын
Gosto muito da história da batalha de Covadonga, a persistência de Pelágio é impressionante, e essa batalha foi a base de sustentação da cultura ocidental, sem covadonga a cultura ocidental teria ruído!
@alessandracosta68534 ай бұрын
Tenho uma amiga que é espanhola e a filha dela se chama Covadonga, na minha abissal ignorância não entendi sobre o significado tão profundo desse nome. Vídeo esclarecedor 😊
Não se mexe com a família de um homem. Quando isso acontece, e sendo homem, a vala é certa para você.
@JanioSilvadeLimaJunior4 ай бұрын
Astúrias um forte DNA de guerreiros Celtas.
@ffreire55454 ай бұрын
Sim! E a liderança genial de visigodos.
@Usui_Sensei4 ай бұрын
E Suevos
@isoldatraducoes4 ай бұрын
@@ffreire5545suevos.. godos foram pro outro lado
@isoldatraducoes4 ай бұрын
Sim, mas queria saber se, apesar da forte Romanização, houve um reavivamento celta aquando da queda de Roma. Na Gália a cultura celta desapareceu por completo, Só ficando num estrato profundo e latente
@ffreire55454 ай бұрын
@@isoldatraducoes “foram pro outro lado”. Como assim? Você se refere dessa forma aos povos que salvaram a europeidade dos nossos ancestrais ibéricos!!
@prof.jorgealbertodeoliveir91144 ай бұрын
Bela história, infelizmente pouco conhecida. Vamos divulgar!
@MarinaMontserrat4 ай бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻Excel.lents il.lustracions: miniatures medievals, pintures a l'oli, gravats en blanc i negre... Les imatges no son horribles IA (bé, n'hi ha alguna...)
@BrunoSaulodeAssisReis4 ай бұрын
Mais um vídeo preciso e fiel a história!!! O que é difícil nos dias de hoje
@kildarebeco29884 ай бұрын
Maravilhoso vídeo
@yuri24984 ай бұрын
Ótimo vídeo como sempre! você deveria falar sobre Jerônimo de Albuquerque! o "Adão brasileiro"
@cristinasousa76694 ай бұрын
Muito bom vídeo. O tema da Reconquista Cristã é cativante. Obrigada pelos pormenores interessantíssimos e pertinentes.
@leandronunescavalcante73674 ай бұрын
Louvada seja a Santíssima Trindade
@isoldatraducoes4 ай бұрын
A Trindade celta, amém. Larouco Reus (Jupiter Maximus) seja louvado.
@leandronunescavalcante73674 ай бұрын
@@isoldatraducoes Jesus Cristo o grande Irmão, Javé o Engenheiro Supremo que és Pai e Deus mercado ou Espírito Santo, estou com eles
@leandronunescavalcante73674 ай бұрын
@@isoldatraducoes quais seriam os 3 celtas???
@isoldatraducoes4 ай бұрын
@@leandronunescavalcante7367 ele é triúno, entre outros
@SamuelF.Reis.4 ай бұрын
Um vídeo melhor que o outro
@LuisFranco-fides4 ай бұрын
Se o tal terremoto é aceito pelos historiadores, creio que o diálogo do príncipe com o sacerdote deve ser verdadeiro. Ao citar as Escrituras, o SENHOR foi atraído para a batalha, daí Ele usou o terremoto pra dar vitória a Pelagio!
@eldernhone38094 ай бұрын
Belo canal, sempre fico a espera dum novo vídeo. Moçambique
@DelanoArraes4 ай бұрын
Juan Javier Sparza Espanhol escreveu um livro a respeito desse fato monumental sugiro a leitura a todos vale a pena.
@godthorvikings16984 ай бұрын
CANAL MUITO TOP MESMO!
@Usui_Sensei4 ай бұрын
Eu acho que Pelagio era descendente de alguma familia romana, pois não era comum um Visigodo usar um nome greco romano, como Pelagio, e ele ainda foi auxiliado por nobres como Conde Silvius e o Duque Petrus da Cantabria, ambos com nomes romanos
@isoldatraducoes4 ай бұрын
Sim, maioria falseou suas genealogias e vindicaram para si Ascendência Gótica quando não havia prova ou documento alguns, foi tudo invenção posterior pelos Cronistas Castelãos... o chamado Goticismo. Eles eram Hispano-Romanos, Vascônios e Galego-Romanos (se for provado que a Galiza/Portugal mantiveram parte de sua cultura hispano-celta).
@brunoalbano6164 ай бұрын
Os Hispano Romanos ainda existiam, os Suevos miscigenaram-se com os Romanos no Reino Suevo, os Visigodos não eram de grandes misturas, inicialmente. O que explica haver muitos portugueses de olhos claros na região centro e norte de Portugal e nos galegos da Galiza.
@isoldatraducoes4 ай бұрын
@@Usui_Sensei a cultura romana era presente nas Espanhas (Ibéria). Os visigodos morreram como cultura com a invasão dos árabes e amazigues ( ainda bem). Os galaicos tiveram parte em chamá-los. O Goticismo, em que usar o prestígio dos nobres e governantes godos para ter legitimidade no poder, foi um pretexto para conquistar reinos cristãos e islâmicos ( taifas) e unificar as Espanhas. O Norte das Espanhas e o Oeste não foram tão latinizadas como o Leste e o Sul. Esses novos Reis e Líderes da Conquista cristã eram de origem autóctone, mas vassalos dos Romanos Carolíngeos. A cultura romana foi usada como pretexto para unificar um passado Romano (Hispania) sob o poder de vários reinos que brigaram: os Castelhanos, Aragoneses, Catalães , todos Celtiberos e bascos iberizados e depois latinizados...os Asturianos, Cântabros e Galaicos ( Portugalegos) mantinham muito de sua cultura celta autóctones, que nunca se iberizaram (viraram celtiberos) , mas se romanizaram parcialmente. Os celtas encontraram o Norte da Ibéria como refúgio e ali fizeram sua cultura e povo, dos quais herdamos e nunca falaremos Castelão/Castelhano, que é um Galego Oriental basquizado e iberizado. Espero que os BR tenham ciência de suas origens celtas latentes e ocultas
@isoldatraducoes4 ай бұрын
@@brunoalbano616 não não e não. Primeiro que Romanos era só um estilo de vida. O Noroeste Ibérico sempre foi independente e manteve sua estrutura original Calaica. Os Conventos mostravam isso. O Número 3 é sagrado entre os celtas: os Brácaros, Gróvios e Calaicos ao Sul, os Astúres ao Leste e os Ártrabros Lúgueos e Nérios ao Norte (entre outras tribos). O Noroeste Hispano e Ocidente Hispano mantêm muito de seu povo e sangue original, com as devidas misturas dos Impérios, que é de origem atlântica (e mediterrânea autóctone também). Esses Atlânticos se concentrarem no Oeste e Norte da Ibéria é que lhes dão o aspecto mais claro, e não os Suevos. Esses impactaram minimamente ou quase nada, e muito menos os Visigodos. Eles podem ter selecionado e mantido mais o Aspecto mais louro, galego do que já havia, já que eram os nobres prestigiados. Os Espanhóis e Portugueses são muito parecidos, mas se dividem em grupos de sangue conforme a Língua e comunidades autônomas ( Espanha é um Estado Plurinacional). Por DNA, os Hispanos (incluindo os Portugueses): 70% Nativos 30% dividem-se entre os mediterrâneos que vieram nos vários Impérios e berberes. Fonte: Olalde, 2019☆ Porém os Portugalegos e os Bascos mantiveram mais do Sangue da Idade Do Bronze, assim como os Irlandeses, mantendo sua cultura e sangue profundamente proto-celtas e celtas. Conclusão: os Galegos, Portugueses , Asturianos, Leão, regiao de Salamanca, Estremadura e bascos são mais descendentes dos Povo do Vaso Campaniforme ( Bell beaker) de há ~ 4500 anos. Porém os Bascos mantiveram sua língua e num pegaram cultura celta. A invasão dos Galos na id. FERRO fechou o esqueleto dos Ibéricos atuais. Com isso, eles têm de revisar que a cultura celta foi uma dessas que vieram da cultura do V. CAMPANIFORME, pois a Irlanda não teve impacto genético dos povos de _La Tène_ e _Halstatt,_ dos quais se supõe maioritariamente a origem da cultura celta. Fonte: Carlos Quiles. // indo-european.eu e Bryan Sykes, Oxford. ☆ História genômica da Pen. IBÉRICA nos últimos 8000 anos.
@mariosergioribeiro4994 ай бұрын
O duque Petrus era descendente da Famila real Vidigoda !!!
@cosimodemedici37554 ай бұрын
Que Viva Don Pelayo🙏🗡️
@canadiansoul94014 ай бұрын
seu Canal é muito bom. O melhor que eu encontei em lingua portuguesa
@eltomcordeiro19414 ай бұрын
Muiito bom para todas as postagens históricas e culturais.
@ReneMuradBushcraft4 ай бұрын
Daleeee..... conhecer a história é viver numa máquina do tempo capaz de mudar o futuro
@JoelMartins-dn6qk4 ай бұрын
Portugal é uma nação que nunca se deu bem com estranhos ou invasores! Portugal é e para sempre será dos portugueses!
@rvrv70214 ай бұрын
Eles comem kebabs com os Paquistanes nas ruas de Lisboa
@JoelMartins-dn6qk4 ай бұрын
@@rvrv7021 Culpa do socialismo degradante!
@jeffersoncruz28984 ай бұрын
@DiscípuloDoPauloKogosSIM. ESSA É A MISSÃO QUE CRISTO DEU A PORTUGAL. LEVAR A FÉ CATÓLICA AS NAÇÕES. SEJA, DE UM JEITO OU SEJA PELO OUTRO!
@marie35874 ай бұрын
@DiscípuloDoPauloKogos Portugal sempre foi um país de miscigenados (miscigenação: cruzamento de indivíduos de raças, povos ou de etnias diferentes) portugueses que levariam esse ADN miscigenado para o Brasil e para outras bandas. A mãe do Padre António Vieira era mulata e ele, por arrasto, amulatado era, ainda antes sequer de meter o pé direito no Brasil. Apesar de relativamente pequeno, o território português tem uma imensa história e um grande legado de arquitetura, de vivência, de tradições, de vários povos A península Ibérica era um fim do mundo para os invasores que vinham do leste No território que viria a ser Portugal, no nordeste da península ibérica futuros portugueses foram descendentes do galaico romanos, depois foram sendo descendentes também de todos os povos que foram chegando, e que aí se integraram ou foram integrados, a península ibérica foi ocupada/invadida por vários povos, iberos, celtas entre eles os lusitanos, gregos, fenícios, cartagineses, romanos, vândalos, suevos, visigodos, Suevos e visigodos já eram cristãos muçulmanos que ocuparam a península a partir de 711, com a reconquista os povos cristãos do norte da península retomaram o controlo depois foram chegando africanos/escravos, ou comerciantes, judeus, flamengos, genoveses, florentinos, templários, todo o tipo de pessoas que quiseram de uma maneira ou de outra participar nas grandes descobertas marítimas, e chegaram ainda ao longo dos séculos refugiados da revolução francesa, da guerra civil espanhola, refugiados dos nazis, refugiados das colónias de África, e da Índia, toda essa gente tem constituído o povo português e ainda os refugiados das ex-colónias (mais de meio milhão) que no século passado tudo perderem na violência da independência, e encontraram refúgio em Portugal vindos de Goa, Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, fossem eles brancos, negros ou mestiços.. Essencialmente as civilizações dos império romano, muçulmano, visigodos, suevos, os cristãos, e os judeus, tudo junto, deixaram grande pegada no território que iria ser Portugal, deram origem a um enorme conhecimento que culminou com as grandes descobertas e as viagens dos navegadores portugueses por todos os continentes E têm chegado inúmeros brasileiros, chineses, venezuelanos, romenos, moldavos, ucranianos, indianos, italianos, ingleses, americanos, etc... que em Portugal procuram trabalho e ou residência
@marie35874 ай бұрын
@@Canal_Abandonado_0923 os tempos desses séculos eram assim, muito duros, infelizmente para os escravizados e não só as pessoas eram transportados aos milhares de um território para outro, sem que fossem donos do seu próprio corpo e destino, um pouco como até recentemente levavam/levam jovens para as guerras para terem em grande maioria um fim trágico e doloroso, mesmo que não queiram eram/são obrigados sem de modo algum relativizar o sofrimento dos escravos, Havia escravos por todo o mundo até chegarem as máquinas da revolução industrial que substituíam pouco a pouco os braços de homens e de mulheres e de crianças Assim lemos que "O tráfico árabo-muçulmano começou depois do fornecimento de escravos no Leste da Europa se ter esgotado..." "Quatro milhões de escravos exportados pelo Mar Vermelho, outros quatro milhões pelos portos suaílis do Oceano Índico, talvez até nove milhões ao longo da rota de caravana transaariana e de onze a vinte milhões (dependendo do autor) através do Oceano Atlântico" Para 9 a 11 milhões de deportados na época do comércio transatlântico, existem hoje 70 milhões de descendentes. E ainda, segundo outras publicações: "O comércio árabo-muçulmano de escravos deportou 17 milhões de pessoas que tiveram apenas 1 milhão de descendentes, por causa da maciça castração praticada durante quase catorze séculos...."
@andrebotafogof.r98124 ай бұрын
Eu adoro a história da reconquista, mas da batalha de Covadonga eu gosto ainda mais em especial. É incrível como poucos homens movidos por coragem e fé foram responsáveis por literalmente mudar a história do mundo. Figuras como Dom Pelayo das Astúrias, Rei Fernando o Santo, Isidoro de Sevilha, Rodrigo Dias de Vivar, Rei Afonso, Isabel de Castela etc. Deveriam ser mto mais divulgadas e reconhecidas do q são. Mas infelizmente poucas pessoas hj os conhecem e dão a eles o valor q merecem
@cayobv4 ай бұрын
Mais um ótimo vídeo!!
@Edu-te7kc4 ай бұрын
Excelente vídeo. Muito Grato. Saudações da cidade de Madrid, Espanha
@fabriciosilvadasilva89024 ай бұрын
Muito bom!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@marialuizasaboiasaddi21604 ай бұрын
Excelente video. Obrigada ML Br.
@alvorecerdourado64904 ай бұрын
Faça um vídeo sobre o terremoto de 1755!
@felipegrote4 ай бұрын
Imagina fazer um filme sobre essa épica batalha!!
@maykson.teixeira.vieira4 ай бұрын
Ótimo vídeo! Trouxe muito dos acontecimentos menores dentro da narrativa que desembocaram no eixo principal e mais afamado, bem esclarecedor.
@MarcosAndre-ho1gx4 ай бұрын
ESPETACULAR!
@zardportugal4 ай бұрын
Brilhante.
@AlexandreSilva-jm5rq4 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo. Não conhecia esta história.
@danielg.16984 ай бұрын
Vou deixar um comentário para engajar o vídeo.
@wayneleite31784 ай бұрын
Já chego dando like.
@MariaEduardaBaptista4 ай бұрын
Muito interessante. Infelizmente voltamos à estaca zero em pleno século XXI mas agora um bocadinho pior porque a invasão é por toda a Europa à excepção da Polónia e da Hungria que têm políticos conscientes. Estes srs m0ur0s não desistem porque não conseguem aprender que estão destinados à derrota uma vez que contra Cristo ninguém vence. Obrigada. ❤
@edermanutencaoejardim9138Ай бұрын
Parabéns pelo comentário,é exatamente minha opinião 👏👏
@YagaKimIsolda5917 күн бұрын
sabe nem que é mouro xD
@VictorPMarcos4 ай бұрын
A batalha mais importante da Peninsula ibérica, ou pelo menos aquilo que ela representa: Cristandade. Aconselho vivamente a todos o ibéricos e seus descendentes fora da Peninsula, nomeadamente da América do sul, a visitarem o Santuário de Cuadonga/Covadonga, antes mesmo de Compostela.
@brunoalbano6164 ай бұрын
As batalhas que travaram os meninos foram: Covadonga, Poitiers, Navas de Tolosa, Salado, Diu, Lepanto e Viena. Nunca se esqueçam.
@YagaKimIsolda5917 күн бұрын
Não. Não era uma dicotomia.
@ronaldopereira99154 ай бұрын
Showwww! E daí viemos! Povo heróico!
@obasto7114 ай бұрын
Conhecia....mas não dessa forma. Conhecia uma outra versão. Por Coincidência ou não, ao estudar a Heráldica de Família me conduziram a Reconquista Cristã também em Portugal. Portugal e Espanha ainda não existiam. Mas a região em que teve estes acontecimentos também de Batalha, deu origem a uma Região no Norte de Portugal. Na divisa com a Espanha. O nome dado a esta Região em Referencia a um personagem em específico, originou a Região do Basto. As pessoas nascidas nesta Região associaram a localidade aos seus nomes. Posteriormente, construíram a Nação de Portugal expulsando os Mouros e também mais adiante, participaram nas Navegações e Colonização do Brasil a partir de 1.536. Quando efetivamente, Portugal decidiu tomar posse desta Terra e a Coloniza-la.🇧🇷
@izabela10554 ай бұрын
otimo vídeo, bem explicado, poderia falar sobre a história de Dom João I o bom
@junqueira0214 ай бұрын
Cheguei mais rápido do que a queda dos visigodos
@alvorecerdourado64904 ай бұрын
Foi um dos nossos ancestrais querendo ou não, pois Pelasgo era filho de visigodo com asturianos.
@mariosergioribeiro4994 ай бұрын
Faltou informar que os Asturianos eram aliados dos Suevos !!! Existia uma certa divisão entre suevos e visigodos - dois reinos unidos e independentes politica e economicamente !!!O reino suevo é a origem do Reino de Portugal e a raiz da resistência Asturiana !!! A união de suevos, godos e povos iberos romanos com apoio dos francos do sul da França deu origem aos reinos de Portugal e Espanha !
@MapadoHistoriadorOfficial4 ай бұрын
Grande Batalha! Ótimo Vídeo!
@louroadiodato12654 ай бұрын
Adeodato Carneiro Fontenelle moro Cidade granja ceará. Estou inscrito. Obrigado!.
@mcscakАй бұрын
Ouvi falar nessa batalha quando, recentemente, reli "Eurico o presbítero".
@rafaelvincereАй бұрын
Até que enfim um canal que narra a história sob uma perspectiva cristã, a qual é muito mais crível do que essa historiografia modernista/marxista/materialista que tende a justificar todos os eventos unicamente do ponto de vista dos interesses financeiros/econômicos.
@YagaKimIsolda5917 күн бұрын
e tem outras ópticas, a da crítica, disprovida dos colorismos, romantismo e óptica só de um lado como este canal tenta mostrar.
@neideaparecidaalvesdeamori52564 ай бұрын
Excelente vídeo!!
@nahmend69874 ай бұрын
E agora 2024 ---->Tempo de RECONQUISTA 2.0 !!!!
@PatriciaSantos-re8ts4 ай бұрын
Reconquista de quem ou de que explique melhor?
@nahmend69874 ай бұрын
@@PatriciaSantos-re8ts andas a dormir debaixo de alguma pedra?? Contra os mesmos
@PatriciaSantos-re8ts4 ай бұрын
@@nahmend6987 Fale claro e nao na indireta eu nao entendo.
@nahmend69874 ай бұрын
@@PatriciaSantos-re8ts a sério!? Contra os mouros porra! O vídeo acima é sobre quem? Quem haveria de ser!?
@PatriciaSantos-re8ts4 ай бұрын
@@nahmend6987 Entao pra voce e' tempo dos muculmanos reconquistar de novo Portugal e Espanha ? Errado o certo e' cada muculmano no seu lugar de origem. Porque nao sabe respeitar outras culturas diferentes. Cobicar terras dos outros e' mal diante dos olhos de Deus. Como diz as escrituras nao cobicaras nada do teu proximo. Estas numa terra que te recebeu mas estas no lugar errado nao e' seu.
@Historiaymas.3 ай бұрын
Interesante
@geocuriosidades4 ай бұрын
Amigo , seus vídeos são ótimos. Amei sua narração. Gostaria de saber qual microfone voce usa?? Sou criador de xonteudo, e preciso de um microfone de alta qualidade como o seu
@historiaiberica4 ай бұрын
Muito obrigado pela gentileza! Todos os áudios dos meus vídeos são gravados pelo microfone do meu IPhone 8. 😅 Em seguida exporto o áudio para o meu e-mail e começo a edição. Desejo tudo de bom na sua jornada aqui no KZbin!
@geocuriosidades4 ай бұрын
@@historiaiberica uau me surpreendi de novo. Rssss parabens pelo seu trabalho. Continue assim e que voce cresça cada vez mais.
@marcelocl54504 ай бұрын
Eu não fui notificado
@historiaiberica4 ай бұрын
Pois é, estou notando que muita gente não foi. O vídeo está com a visualização bem abaixo do normal, infelizmente
@croton41154 ай бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@brunoalbano6164 ай бұрын
Pensavam que iam dominar facilmente a Península Ibérica, cometeram o mesmo erro que muitos... Só que para correr com estes meninos, o pessoal teve que ser tão feroz como eles. Não foi bonito.
@nadjasilva61424 ай бұрын
Não sabia❤
@lulapt20304 ай бұрын
Faz um video do papel dos ju... que auxliaram nas invasoes mouras
@historiaiberica4 ай бұрын
Mencionamos brevemente nesse vídeo aqui no canal onde tratamos da invasão da península. kzbin.info/www/bejne/hpe5m6Gnlpx5fcUsi=lRGGsCg4ruL5PoU1
@lulapt20304 ай бұрын
@@historiaiberica muito rapido pra ELES nao derrubar o canal 🤣
@iomarsilvalima9693 ай бұрын
❤❤
@Lokrio93 ай бұрын
Astúrias: imposto é roubo! 😂
@edermanutencaoejardim9138Ай бұрын
Deus Vult,salve os heróis cristãos ✝️⛪
@LeonelInacio274 ай бұрын
Legendas enquanto existe narrativa é de principiante pois tira todo o conforto de ver o video sem ter que interromper. Se não interrompermos temos de optar ou por lêr ou por ouvir ficando de fora uma das opções. De resto o video é excelênte pecando apenas que foi dito.
@aldomourao2384 ай бұрын
História Ibérica, é verdade que o reino cristão das Astúrias deveria enviar 100 virgens como tributo ao califado Omíada?
Gosto muito dos seus vídeo mas acho que você não deveria usar essas thumbnails feitas em IA. Use algum quadro que represente o tópico do vídeo, isso dá uma valorizada bem maior no seu conteúdo
@isoldatraducoes4 ай бұрын
Pode ser ambos
@pedrokarstguimaraes10964 ай бұрын
💪
@Janai3460Melo4 ай бұрын
"A" batalha
@lelefialho4 ай бұрын
muito bom o video. Espero que tu não seja outro zé cruzada do youtube.
@YagaKimIsolda5917 күн бұрын
Reconquista é um termo equivocado e impreciso. A geopolítica ali era muito mais complexa, não uma dicotomia. Havia cristãos sob domínio muçulmano; muçulmano sob domínio cristão; (e judeus, claro); Cristão + Cristão; Cristão Vs Islão; Islão vs Islão; Islão + Islão; Não tem como reconquistar algo que não é deles, sempre foram diversas nações na Ibéria. Galécia = Galiza (Galaicos) e Portugal (Norte) Convento Asturicense Ástures = Astúrias e Leão (havia um corredor que os separava) Lusitânia / Taifa de Badajoz = Portugal (centro) e Estremadura Algarve = Tartessos (Oeste) Taifa de Silves = Cônios Tartessos = Andaluzia ocidental Ibérica do Sul / Cartaginense= Múrcia, Valência Ibérica = Catalunha Bástulos = castela Celtibéria = Aragão e Castela A Mancha Vascônia = País Basco e Navarra Cântabros = Cantábria Célticos no Oeste = Alentejo Túrdulos = Estremadura Portuguesa Depois vieram muitos romanos pras grandes cidade,s mas o povo rural continuou nativo, porém integrado à cultura do Império e veio depois a integração orientalizante no Al-Andalus
@PedroHenrique-gf7pu4 ай бұрын
Islam : a Pelágio : ovô destruir ocês...
@alastor9234 ай бұрын
Bispo oppa fez parte da traição ao rei Rodrigo em 712, não)
@LucasSilva-m7r7m4 ай бұрын
Asturiano era naturalmente ancap hahahaha
@vs2cardoso4 ай бұрын
Não eram pois pagavam imposto aos Omiadas😉😂😂
@fatimaveiga14464 ай бұрын
Por que os nordestinos tem o habito de chamar " galego " às pessoas de pele e olhos claros?
@ronnaisaac89024 ай бұрын
Execelente video, seu conteúdo é muito bom. Mas tenho uma sugestão: você repete muitas redundancias e pleonasmos durante a narração e deixa o video cansativo. Exemplo: "assim, desse modo, por isso, e aí...". Pelo que percebi, você está lendo um roteiro provavelmente escrito por IA, então peça ao modelo de linguagem que melhore a narração. Se foi você mesmo quem escreveu, use as ferramentas que a tecnologia proporciona, como o chat gpt. Te garanto que a qualidade será muito superior. Outra sugestão: sua entonação e oratória são muito artificiais, parece até que está usando uma outra ia para narrar o video.
@historiaiberica4 ай бұрын
Obrigado pelas dicas. Produzo tudo sozinho e aparte dos meus empregos quando chega no fim de semana. Aí como é um trabalho bem artesanal e gasto muito tempo com pesquisa (sempre ponho as fontes na descrição) acaba por vezes saindo esses errinhos. Roteiro e narração são meus mesmo, a IA só uso para algumas imagens. Mas muito obrigado pela seu conselho, levarei em consideração para tentar melhorar.
@isoldatraducoes4 ай бұрын
Spoiler do Vídeo Abaixo: Com as Conquistas Cristãs, geneticamente, voltamos a ser (Galo)-Romanos (Galo porque é uma região de alto estrato celta e os Romanos eram principalmente Itálicos, Gregos e Fenícios de Tiro). Mas o perdedor sempre morde o calcanhar e deixa sua marca: somos 5% Norte Africanos( Amazigh ou Árabes-Magrebinos + Cartagineses) kzbin.info/www/bejne/pnKnqHuLjtmpZ80si=AFYTvOaOmyTXYemf
@nathanaelpereira52074 ай бұрын
Hoje o termo Reconquista é incorreto. Era muito completa e não era A x B como tentam passar
@nathanaelpereira52074 ай бұрын
Narrativa de Castela que apagou o protagonismo da Galiza 👎 viva o mundo Galego- Luso- Brasileiro
@vs2cardoso4 ай бұрын
Esqueceu de dizer que o esse território das Astúrias em nada tinha a ver com os cristãos do restante da península. Antes da conquista islâmica os visigodos tentaram subjugar por séculos os povos das Astúrias e não conseguiram. Já os islâmicos ao menos tornaram esse território um reino vassalo que lhes pagava tributo e cedia homens para lutar nas guerras dos omiadas. A revolta das Astúrias com o califado por lógica teria aspecto econômico, já que não há como conceber essa ideia de retomada pois lutavam com os povos ibéricos cristãos anteriores a chegada do islã na mesma intensidade. Os asturianos não tinham relação com o território ibérico como um todo.
@BrunoSaulodeAssisReis4 ай бұрын
Falou muita merda!!! Não vale a pena nem rebater!!
@vs2cardoso4 ай бұрын
@@BrunoSaulodeAssisReis Ignorando a grosseria gratuita, pode contrapor se quiser, sou aberto ao conhecimento. Tive o primeiro contato sobre esse tema de acordo com a narrativa do vídeo e suas fontes, e depois tive acesso outras fontes com narrativas diferentes. Algo que na minha opinião, todos deveriam fazer pra não ficar preso a ideologias ao tratar de acontecimentos históricos.
@jeffersoncruz28984 ай бұрын
A PENÍNSULA IBÉRICA ERA CATÓLICA DESDE O IMPÉRIO ROMANO! VOCÊ VIAJOU NA MAIONESE.
@jeffersoncruz28984 ай бұрын
A RECONQUISTA FOI TRAVADA POR MOTIVOS RELIGIOSOS E NÃO ECONOMICOS.
@jeffersoncruz28984 ай бұрын
NÃO HAVIA LUTA COM POVOS IBÉRICOS CRISTÃOS. POIS ANTES, ERAM O IMPÉRIO ROMANO. CATÓLICO DESDE TEODÓSIO. A CONQUISTA VISIGÓTICA NA PENÍNSULA, SE DEU POR MOTIVOS POLÍTICOS CONTRA OS ROMANOS E NÃO RELIGIOSOS.
@caioalmeida41393 ай бұрын
Pqp essas imagens feradas por IA são ridículas 😂 Mas o conteúdo até que legal man. Dica: apenas para de usar IA
@Ninnynhafields4 ай бұрын
No Brasil o povo tá pagando impostos exorbitantes até em blusinha...
@isoldatraducoes4 ай бұрын
Nunca houve revolução burguesa no brasil entao o Antigo Regime e Feudalismo foram transplantados para o Brasil. Viva! Continuemos a sustentar os descendentes da Nobreza de Portugal, a elite BR... e nós somos os camponeses luso-galaicos misturados com os Nativos