A Dança da Morte no BLUES de Robert Crumb

  Рет қаралды 13,472

Quadrinhos na Sarjeta

Quadrinhos na Sarjeta

Күн бұрын

Пікірлер: 52
@filia_de_sofia
@filia_de_sofia Жыл бұрын
Essa visão sobre a arte, como algo parte do cotidiano e não como um "fazer artístico", me lembrou a dos antigos sambistas dos morros.
@Imaginationdoor
@Imaginationdoor 2 жыл бұрын
Foi uma das leituras mais densas que ja fiz, video esclarecedor, obrigado
@TheXm2012
@TheXm2012 3 жыл бұрын
Live hard. Die fast. Excelente vídeo, como sempre. A música como ritual dionisico é uma leitura cirúrgica; e não reclamo, sou produto completo desse pensamento (geração 2000), mas acho sensacional pegadas como essa. Isso transparece também na cadência e no tempo da música (e das outras expressões artísticas também): cada vez menores, cada vez mais recortaveis para caber em Instagram, TikTok e por aí vai. Daí pegar um Blues aleatório, um Neil Young, Bob Dylan ou alguém mais "jovem", como o Nick Cave, soa muito diferente pra mim. Tive que treinar a minha atenção para tal. O mesmo com obras cinematográficas ali dos anos 30, tive que me adaptar ao tempo delas, pq sempre consumi, voluntária e involuntariamente, obras desse "não amanhã": coisas super rápidas e feitas para durar somente a sua aurora. Deve ser aí uma grande graça dos quadrinhos: você impõe seu tempo a ele. O tempo que você fica numa página é o seu tempo, não o da obra, (obviamente, há sempre um grande esforço para "driblar" isso). Abraços, professor!
@Geovano.04
@Geovano.04 2 жыл бұрын
Excelente análise, parabéns!
@leavemealone802
@leavemealone802 9 ай бұрын
Falamos de Blues, eu lembro de Terapia do Mario Cau
@laboexit1457
@laboexit1457 3 жыл бұрын
Muito bom! A 'juventude' como a vemos desde o pós guerra é criação da indústria cultural. "(...) uma banda numa propaganda de refrigerante".
@caltamoio6705
@caltamoio6705 3 жыл бұрын
Esse Canal me representa, é um reflexo da minha visão crítica. Esse Canal é necessário.
@agnaldoalves6078
@agnaldoalves6078 3 жыл бұрын
Alexandre ouvir vc falar de qudrinhos é sempre muito bom...uma aula dinâmica sobre HQs...obrigado pelo vídeo-resenha...como sempre vc nos presenteia com mais uma análise da nona arte...valeu...abração carioca...
@juliocesarduartegarcia5962
@juliocesarduartegarcia5962 3 жыл бұрын
Essa HQ é sensacional. A 1a do Crumb que eu li e me ensinou muita coisa. Comprei a da Conrad num sebo 1 ano depois que saiu, quando vi em casa, a minha veio encadernada de cabeça pra baixo 😅 mas gostei pq tornou ela única (ou não, de repente foi um lote todo 🤷‍♂️)
@wilsonjoseferraz9177
@wilsonjoseferraz9177 3 жыл бұрын
Excelente resenha, professor Alexandre! Tenho a versão antiga deste álbum (saudosa Conrad), mas estou pensando em adquirir este da Veneta. Vale sempre ler as HQs do Crumb ao som de blues: inclusive a Veneta sugere uma playlist para ouvir acompanhando a leitura deste álbum. Obrigado. Abraço 👍🏻
@cafeinablue
@cafeinablue 2 жыл бұрын
Tenho a edição Conrad. Em "É a Vida" eu fiquei pensando em Mississippi John Hurt. Excelente!
@reythervilard3695
@reythervilard3695 3 жыл бұрын
Pô Alexandre, passando só pra agradecer pelas reflexões. Seus vídeos me instigam cada vez mais a pesquisar sobre quadrinhos, fica aqui minha gratidão pela sua contribuição ao pensamento critico através dos quadrinhos. Parabéns pelo trampo!
@thedouglasabc
@thedouglasabc 3 жыл бұрын
Cara, tem um canal que analisa bilheteria de filmes. Deve ser para investimentos futuros.
@DrLeolocke
@DrLeolocke 3 жыл бұрын
Fantástica análise Alexandre, como sempre! Parabéns!!!!!!
@luciogregorio5603
@luciogregorio5603 3 жыл бұрын
Muito bom, cara. Excelente vídeo pra esse momento que a gente vive. Esse terrível momento :/
@chackal7596
@chackal7596 3 жыл бұрын
Gosto de crítica que me deixa feliz. Esta foi muito feliz em me deixar assim. Felicito-o, por mais uma feliz crítica feliz.
@alcebiadesdiniz
@alcebiadesdiniz 3 жыл бұрын
O ponto de vista de Crumb é interessante, mas um pouco passadista ou “conservador”, em sua condenação muito específica da modernidade. Compreendo que a industrialização da cultura popular por uma classe média sedenta de “entretenimento” tenha produzido horrores sem fim em termos estéticos, mas é complicado afirmar que o avanço inexorável (ou não) do progresso leva a isso. Daí que a visão de Crumb se revela bastante romântica, de certa forma, pois como um Novalis, para ele há um passado em que os valores não estavam completamente perdidos. E, isso, claro, não é apenas uma idealização: é uma fabricação.
@cafeinablue
@cafeinablue 2 жыл бұрын
Extato. Não pude deixar de pensar em "Meia Noite em Paris" em que todos os escritores apreciam melhor o passado. Por outro lado, o exagero tem a função de despertar nossa atenção.
@emoliv76
@emoliv76 3 жыл бұрын
Apesar de eu discordar muito de algumas opiniões suas, esse já é meu canal favorito sobre quadrinhos. (Isso é um elogio) :-)
@napoleaogaby9883
@napoleaogaby9883 3 жыл бұрын
Essa espontaneidade da arte, falando em HQ eu via nos franzines também. Aqueles autorais feitos em xerox.
@maisumcanalderesenhas6812
@maisumcanalderesenhas6812 3 жыл бұрын
Sobre "Uma Breve História da América" acho impossível não comparar com o "Aqui" do McGuire, afinal, é a história de um canto qualquer e suas mudanças ao longo do tempo. Claro que cada um com propósitos diferentes, mas ainda assim um tanto similares. Mas uma das histórias que mais me chamou a atenção foi a "É a Vida"; uma historinha curta, concisa, lindamente amarrada e que, além de outras coisas, mostra as várias facetas da exploração.
@foxmementoart777
@foxmementoart777 3 жыл бұрын
Viver no presente é fazer da vida uma liquidação. Entra aí na rádio Accuradio, um milhão de blues pra ouvir.
@guilhermesantiagolimasanti1196
@guilhermesantiagolimasanti1196 3 жыл бұрын
Eu considero um material obrigatório
@andreibressan2164
@andreibressan2164 3 жыл бұрын
melhor canal!
@ALESSANDROJEFF
@ALESSANDROJEFF 2 ай бұрын
Ótimo!
@ninjagau3636
@ninjagau3636 3 жыл бұрын
Carai mano, virei sei fã 👊
@ramonbacelar2066
@ramonbacelar2066 3 жыл бұрын
Ótima análise.
@mauricionavarro4428
@mauricionavarro4428 3 жыл бұрын
vim ver por causa do Crumb, mas o que marcou foi o sommelier de trailer
@jacobtattoo2337
@jacobtattoo2337 3 жыл бұрын
Gosto de seus comentários e criticas certeiros! Canal vai crescer!!
@giulyanoviniciussanssilva2947
@giulyanoviniciussanssilva2947 3 жыл бұрын
Não dá só lembro do mangá, Me and The Devil Blues que foi cancelado, porque querem o autor nos Hentais. A pegada é muito diferente é uma ficção baseada na vida do Robert Johnson, mas vale a pena dar uma olhada é totalmente um retrato, sobrenatural dos anos 30.
@giulyanoviniciussanssilva2947
@giulyanoviniciussanssilva2947 3 жыл бұрын
Mas pra deixar claro, o mangá retrata muito bem essa pegada do Blues de algo regional, mas que era visto como algo do diabo por pessoas próximas, você vê como era parte da cultura desse povo e como fã de Blues como hoje em dia fica apenas no passado pela leitura do Crumb.
@ivyjmarinho
@ivyjmarinho 3 жыл бұрын
Fiquei feliz ao ler essa HQ porque me descobri um cara legal por ter escutado (qiase) as mesmas coisas que Crumb llkkkk
@brunosilveira5090
@brunosilveira5090 2 жыл бұрын
Ouçam Charlie Patton.
@matheusferreira-pk9lb
@matheusferreira-pk9lb 3 жыл бұрын
Confesso que não esperava ver você citando Lana Del Rey nesse vídeo, mas isso despertou uma curiosidade. Sei que aqui talvez não seja o lugar, mas fale um pouco mais de música que você gosta
@tubedobrunodeoliveira
@tubedobrunodeoliveira 2 жыл бұрын
Pegando um pouco o gancho dos youtubers de quadrinhos serem superficiais, acho que isso não é algo específico desse segmento. Se você for ver os da literatura, pegue a Tati Feltrin, por exemplo, eles são bem toscos também, apelam para a identificação do leitor com os personagens, os sentimentos e tal, mas não têm capacidade de questionar o livro de forma mais ampla.
@ramonlimberger
@ramonlimberger 3 жыл бұрын
Não é verdade essa história de estar tocando Die Young na boate Kiss. A banda que estava tocando era Gurizada Fandangueira.
@MsValdenor
@MsValdenor 3 жыл бұрын
Sei lá às críticas do Crumb em parte estão certas em outras equivocadas, já que muito do sucesso dele é ligado a essa música que ele despreza, pra quem não sabe inclusive ele fez uma capa do disco da Janis Joplin, portanto ele meio que está cuspindo no prato que comeu
@lucasperuzzo23
@lucasperuzzo23 3 жыл бұрын
cacete, esse ai preciso ler! nunca li nada do Crumb… preciso correr atrás
@paulopaulada3920
@paulopaulada3920 3 жыл бұрын
eita. corre lá
@pedrocenturion7599
@pedrocenturion7599 3 жыл бұрын
Precisa se precaver porque há iletrados dos dois lados do espectro político. As pessoas progressistas cometem erros pela boa vontade, mas ter boa vontade e fazer o que é certo são coisas bem distintas. Como dizem: o inferno está cheio de boas intenções.
@pau1no2ceu3cu4googl1
@pau1no2ceu3cu4googl1 3 жыл бұрын
saindo levemente do assunto, agora que eu percebi que você deixa o nietzsche ao lado do Heidegger. Cuidado com essa combinação ai
@gabriel.gg__
@gabriel.gg__ 2 жыл бұрын
ih cara, nada a ver....
@lendoanona4688
@lendoanona4688 3 жыл бұрын
Não seria de todo ruim não é mesmo?
@Reikairuler666
@Reikairuler666 3 жыл бұрын
Eu ia curtir mas como está 666 likes, eu não quis acabar com a magia, então deixo o meu like simbólico e mantenho o 666 em homenagem ao Robert Johnson
@mxmarcoscraft
@mxmarcoscraft 3 жыл бұрын
Devo disser q nao sou fã do Crumb. A leitura me incomoda prefundamental (talvez como o proprio queria q fosse). Como vc mesmo disse, Crumb nao é um racista mas seus desenhos e texto as vezes podem ser facilmente utilizado como panfletagem de grupos como a KKK pois o mesmo deixa muito pouco claro que certas coisas não passam de ironia. Acho q a edição merecia um texto como os mangas de Tesuka e os livros de Dr. Seuss explicando a representação caricata e preconceituosa feita de certos grupos étnicos.
ISSO É RACISMO??? A polêmica personagem de Crumb e o problema do black face
22:39
TODO ARTISTA É UM VENDIDO!
9:03
Quadrinhos na Sarjeta
Рет қаралды 17 М.
小蚂蚁会选到什么呢!#火影忍者 #佐助 #家庭
00:47
火影忍者一家
Рет қаралды 116 МЛН
Миллионер | 1 - серия
34:31
Million Show
Рет қаралды 2,9 МЛН
Seja Gentil com os Pequenos Animais 😿
00:20
Los Wagners
Рет қаралды 28 МЛН
Good teacher wows kids with practical examples #shorts
00:32
I migliori trucchetti di Fabiosa
Рет қаралды 13 МЛН
A DURA REALIDADE DE POPEYE: Fome, desemprego e crise econômica
13:08
Quadrinhos na Sarjeta
Рет қаралды 62 М.
Harvey Pekar on His Career and Comics.mov
8:51
Ken Mills
Рет қаралды 56 М.
KitineteHQ 467 - Blues, Por Robert Crumb
8:56
kitinete HQ Quadrinhos
Рет қаралды 1,3 М.
Why does Homosexuality Evolve?
7:03
Soliloquy
Рет қаралды 848 М.
Why You Can’t Trust Good People | Kafka's Metamorphosis
14:29
Unsolicited advice
Рет қаралды 1 МЛН
Quando O HOMEM SEM TALENTO encontra A ABOLIÇÃO DO TRABALHO
18:56
Quadrinhos na Sarjeta
Рет қаралды 48 М.
小蚂蚁会选到什么呢!#火影忍者 #佐助 #家庭
00:47
火影忍者一家
Рет қаралды 116 МЛН